Bolo de Banana da Dona Irene

Este bolo é muito simples, bem básico mesmo, mas fica grande, fofo e delicioso. Até quem nunca fez outro bolo a não ser aqueles de caixinha (que também são ótimos), vai conseguir fazer. Moleza.

Vamos lá:

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
4 ovos - gemas separadas e claras em neve
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
100 g. de margarina de tablete (margarina culinária)

Bata as gemas e a margarina com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo. Acrescente a farinha de trigo alternada com o leite. Para facilitar e distribuir o fermento uniformemente, peneire antes junto com a farinha. Por último, as claras em neve, misturando na mão.
A seguir despeje na forma untada e enfarinhada.
Por cima disponha fatias de banana cortadas no comprimento, ou em rodelas, se preferir, mas dá mais trabalho. Umas quatro bananas nanicas dão conta do recado. Por cima das bananas, salpique açúcar e canela e forno (pré-aquecido, 180C, médio) por mais ou menos 30 minutos, ou até que, enfiando um palito no centro do bolo, ele saia limpo.

Já fiz esta receita invertida: coloquei as bananas em baixo, sobre o fundo da forma, o açúcar e a canela, e depois a massa, e ficou divino. Veja aí o jeito que você acha melhor.

Um comentário:

  1. Nossa adorei a massa, foi meu primeiro bolo, os de caixinhas já eram rsrsrsrs . Só acho que 4 bananas e pouco da próxima vez vou por mais .... Bis

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.