Pudim de Leite Condensado com Calda Perfeita Tamanho Família


Cansou de fazer calda de pudim que queima? Que não dá certo? Que gruda e quebra o pudim na hora de desenformar? Precisa de uma receita tamanho família, para todo mundo poder repetir a vontade o pudim, em vez de servir só um tequinho por cabeça? Então esqueça a complicação e faça esta receitinha aqui:


Faça primeiro:

Calda:

2 xícaras de açúcar
1 1/2 xícara (uma xícara e meia) de água fervendo
2 colheres de sopa de mel

Coloque a forma do pudim sobre a chama do fogão, em fogo baixo. Coloque o açúcar e vá mexendo, até dissolver e ficar escuro. Acrescente a água (cuidado pois espirra) e continue mexendo até que o açúcar dissolva. Retire os torrões de açúcar mais renitentes, que não dissolveram depois de uns cinco minutinhos de fervura, e descarte. A seguir, coloque o mel e mexa bem, sempre em fogo baixo. Aos poucos, vai engrossar e ficar lisa. Desligue o fogo e faça o pudim.

Pudim:

1 lata grande de leite condensado (ou se vc quiser usar a receita de leite condensado caseira que coloquei aqui, fica tão bom quanto.) - use 850g. de leite condensado
1 lata de creme de leite com soro
a mesma medida (da lata creme de leite) de leite integral
5 ovos
1 pacote de 50g. de coco ralado seco, hidratado em meia xícara de água fria. (opcional)

Faça assim:

Bata no liquidificador em duas partes, por 3 minutos. Coloque numa tigela e misture, para homogeneizar as duas partes da mistura.

Acrescente o coco hidratado e misture bem. (Para hidratar o coco, coloque a água e mexa, deixe descansar enquanto bate os outros ingredientes no liquidificador.)

Coloque o pudim na forma, despejando devagar sobre uma colher grande para não cair de uma vez sobre a calda.

Cubra com papel alumínio e aperte bem as bordas para vedar bem a forma.

Leve ao forno em banho-maria (coloque água quente em uma forma e depois coloque a forma do pudim, não use água fria, senão a calda esfria muito depressa e "craquela").

Forno quente, 200C, por mais ou menos duas horas, para um pudim deste tamanhão.Verifique de vez em quando o nível de água do banho maria e acrescente mais água quente se necessário.

Desligue o forno e deixe o pudim lá dentro por mais umas duas horas. Quando estiver morno, leve para gelar. O ideal é desenformar no dia seguinte. Mas se não der para esperar tanto, deixe gelar por no mínimo duas horas.

Dica: para saber se o pudim vai caber na sua forma, meça um litro e meio de água e coloque na forma vazia, antes de começar a receita. Se couber a água, vai caber o pudim.

A calda fica espessa e macia, e o pudim desenforma fácil. Faça e depois volte aqui pra me dizer se ficou ou não ficou di-vi-no. Comem e repetem e ainda sobra 8 pessoas comilonas.

Obs: foto caçada na web. Não deu tempo para fotografar o meu pudim desta vez, na próxima, prometo.

5 comentários:

  1. nossa adorei esta receita ela é muito facil de fazer.. e é muito gostosa. todo mundo aki na minha ksa adorou esta receita e todo mundo quis saber aonde foi q eu arrumei esta receita. a dona desta receita esta de parabens.. gente pode fazer pq é muito bom...
    Luana

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz esse pudim e ficou MARA lol.
    O melhor pudim que eu já comi na minha vida.O cocô ralado é um toque especial nesse pudim delicioso.
    Eu ainda adicionei na receita meia xícara de queijo ralado.Ficou muito bom!
    Amei essa receita!Vou sempre fazer!

    Marcelo Rindeiko Filho

    ResponderExcluir
  3. Pudim perfeito!Amei!!!O cocô ralado dá um gosto especial ao pudim!Eu adicionei meia xícara de queijo ralado na receita e ficou muito bom tb!
    Foi o melhor pudim que eu já comi!A pessoa responsável por essa receita está de parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Minha calda craquelou... pq a esperta aqui quis esfriar logo... e agora ? jogo fora e faço outra ?

    ResponderExcluir
  5. Lilian, vc pode tentar recuperar colocando água e deixando ferver até dissolver novamente, mas isso demora um pouco, se estiver com pressa, é melhor fazer outra mesmo.

    Beijosss

    ResponderExcluir

Não são permitidos comentários anônimos.

Respondo aqui mesmo, então venha ver a resposta, ok?

EMAILS E COMENTÁRIOS SÃO RESPONDIDOS 1 VEZ POR SEMANA, então não adianta você deixar 200 comentários aqui... Apenas 1 é suficiente, e você não vai visualizar por que antes EU preciso aprovar o seu comentário, ok?

Caso prefira entrar em contato por email: paulamellomorgana@hotmail.com

Agradeço a paciência e a compreensão.

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.

Estatísticas

Dias Online
Postagens
Comentários
Widget by Elaine Gaspareto
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha

Protetora da Cozinha
Santa Clara, clareai os caminhos!