Ganhar dinheiro com Comida - Identidade


Muito bem, agora começa a ficar bom.

Precisamos criar uma identidade visual para o seu negócio. Como assim?

Pense em como vai se chamar o seu negócio. Mesmo que ainda não tenha uma empresa aberta, é importante que seus clientes possam identificar você e o que você vende. Assim, um nome é fundamental. Pode ser o seu, claro, mas um nome mais genérico é mais profissional.

Por exemplo, em vez de Paula Chocolates, eu usava "Atelier de Cozinha Paula Mello", até por que eu também dava cursos de culinária, então precisava ser um nome que desse conta de tudo o que eu fazia. Mas pode ser qualquer coisa que você quiser, por exemplo, Carinho Alimentos Artesanais. Procure não usar coisas muito populares, afinal você em breve será uma empresária de verdade e como tal, precisa de um nome "empresarial". Não use coisas como "Comidas da Naná", caso seu apelido seja Naná, nem coisas como "Trem Bom" a não ser que você vá fazer comida mineira, claro. Enfim, perca um pouco de tempo pensando nisso, é importante.

Também não gosto muito de nomes estrangeiros, acho que eles dificultam. Principalmente no futuro, quando você for fazer um logotipo, ou colocar seu site no ar, é preciso pensar em algo que seja simples e fácil, e não algo como "www.stratnersgoodsbetterstrunds.com.br" que ninguém no mundo vai conseguir digitar isso aí e você com certeza, não será encontrada.

Não se esqueça de se identificar com o mesmo nome, ao atender seus clientes, seja pessoalmente ou por telefone.

Você mesma pode fazer seu cartão de visita, no word, para ir imprimindo aos poucos, até poder mandar fazer em uma gráfica. Ele deve ser simples, mas o essencial é que tenha:

- o nome da sua empresa
- o seu nome
- o que você faz
- seu endereço, telefone, email e site se você tiver (pode ser um blog, por que não?)

Da mesma forma, você com certeza vai precisar de etiquetas, não só para identificar sabores, mas para informar ao seu cliente os ingredientes e a validade. Informar os ingredientes é muito importante, pois há pessoas que não podem comer determinados alimentos e eles precisam saber. Por exemplo, tem gente que tem intolerância a lactose, então não podem consumir produtos feitos com leite. Ou ainda, alérgicos a grãos como nozes, amendoins, etc. Ou limão e ácidos em geral. Ou diabéticos. Enfim, quanto mais informações você fornecer, melhor. Não queremos ninguém doente, certo?

A sua etiqueta deve fornecer também a data de fabricação e a data de vencimento do produto. Você também pode fazer essas etiquetas (pode ser uma só, com todas as informações) no word e ir imprimindo conforme precisar.

A Embalagem

A embalagem é outro ponto muito importante para determinar o sucesso do seu produto. Ela tem várias funções, sendo a mais importante a de proteger o seu produto e garantir que ele chegue inteiro e em perfeitas condições ao seu cliente.

A embalagem de um produto artesanal diz tudo sobre ele. Ajuda a vender, claro! Uma embalagem de encher os olhos valoriza qualquer produto, agrega valor, faz o seu cliente acreditar que ele está comprando mais, e a gente também não é assim? Quantas vezes você viu um produto no supermercado e comprou, só por que achou a embalagem atraente?

Você pode usar uma embalagem diferente para cada coisa, mas não deve. A sua linha de produtos deve "falar a mesma língua". Assim, procure decidir como serão as embalagens, usando por exemplo, a mesma cor para todas elas. Ah, mas se eu faço trufas, não posso embrulhar a de cereja com a mesma cor de papel da de maracujá, dirá você. Tudo bem, mas as embalagens precisam ter um elemento de ligação entre elas. Pode ser uma etiqueta, uma fita, uma caixinha, ou outra coisa.

Então pense no que você quer transmitir ao seu cliente. O que o seu produto diz? Ele é rústico, chique, clássico, moderno, chocante, tradicional? Tudo o que você criar vai se refletir, criando o conceito de uma marca. No futuro, seu produto vai ser identificado com facilidade, por que as pessoas se acostumaram com ele, de uma maneira confortável, gostosa.

Muitas empresas utilizam o conceito de cor corporativa. Uma cor que é usada em praticamente tudo o que a empresa faz e que confere a ela uma identidade visual. Assim é com os times de futebol, por exemplo, com a coca-cola, com a casa do pão de queijo, com os supermercados, o boticário, etc.

Outro elemento que confere identidade visual é a fonte utilizada, ou seja, o tipo de letra. A coca-cola sempre é escrita do mesmo jeito, com a mesma letra, da mesma forma que muitos outros produtos. Não só nas embalagens, mas nos logotipos você vai reparar que sempre se procura manter um padrão, um estilo, que seja mais um diferencial no produto e que ajude ao consumidor a se lembrar da empresa, a identificar aquele produto como daquela empresa, e assim por diante.

Prestando atenção naquilo que você compra, não importa se alimento ou não, ficará fácil identificar esses elementos e a partir daí, conseguir inspiração para o seu produto também.


No site da ANVISA é possível encontrar toda a legislação que regulamenta o assunto. Claro que muita coisa você não vai precisar agora, mas informação nunca é demais.

Uma boa maneira de pensar sobre este assunto é pesquisar nos sites e ver o que está rolando. Não necessariamente sites de comida, mas qualquer um que tenha embalagens pode ajudá-la a decidir a "cara" dos seus produtos.

Dê uma olhada aqui:

Fashion Bubbles
Martha Stewart Crafts (milhares de idéias lindas, muitas com arquivos em pdf para baixar e fazer), inclusive um módulo do site permite que você monte sua papelaria em word, com templates, e imprima.

Só para dar uma idéia de como pode ser fácil, este aqui eu fiz no site da Martha Craft:




Claro que tem muito o que ser melhorado, se fosse para fazer a sério. Mas é apenas uma idéia.
Por hoje é só, garotas, ainda vamos falar muito de embalagens, vou colocar aqui muitas idéias, mas o importante era vocês uma idéia primeiro do que fazer.

Espero ler seus comentários!! Até breve!!

13 comentários:

  1. Esse eu não consegui ler inteiro, mas já imprimi pra ler em casa...hehehe.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Passei pra dizer que você simplesmente é MARAVILHOSA.
    Que Deus continue te abençoando cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. adorei seus comentarios e opção de cardapio eu estou utilizando para vender no atelier fundo de quintal,e disk marmitex

    ResponderExcluir
  4. que dica maravilhosa amiga!pois adoro cozinhar!obrigada.beijossssss

    ResponderExcluir
  5. Olá Paula,
    Estava fazendo uma pesquisa sobre quentinhas e seu blog é sensacional, e fiquei emocionado com alguns depoimentos, tenho um ditado em minha vida que Deus ajuda a quem trabalha, basta ter fé e colocar a mão na massa, a gente só sabe se o negocio vai dar certo quando a gente faz acontecer, ao meu pensamento sempre vai dar certo se a pessoa não desanimar com os obstáculos, pois eles estão surgindo de vez em quando para nos ensinar alguma coisa, mas tem gente que não vê desta forma.
    Na verdade Paula, quero iniciar no negocio de quentinhas e aproveitar que o inverno vem chegando e apostar também no negocio de caldos e sopas congeladas, mas tenho duvidas quanto a este tipo de comida congelado, não sei mas parece que caldos e sopas congelados não ficam legais, se for possivel me de uma ajuda a respeito e se tiver algumas receitas também te agradeço.
    Mais uma vez te agradeço em nome de muitos brasileiros que vem em seu blog pegar dicas super importantes para nosso crescimento.
    Um grande abraço...
    Paulo Batista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, é claro que o meu blog é sensacional!! E tem como ser diferente? Não, né? Tudo o que a gente faz com amor é sensacional. Esse negócio de dificuldade é só pra deixar a coisa interessante, pois quando tudo é fácil, a gente não dá valor.

      A minha experiência com sopa tem sido boa, eu recomendo que vc teste, não só as receitas, mas com a sua clientela. Não tem essa de não ficar legal, se for feito direito, vai ficar bom. Todas as minhas receitas estão aí no índice, é só procurar.

      Tem sopa no meu cardápio tb, dá uma olhada no índice: Marmitex - Sopa Cremosa de Frango e Legumes.

      Obrigada pelas suas palavras gentis e tenha a certeza de que vamos juntos, sempre.

      Sucesso!!

      Excluir
  6. paula quero usar este espaço pra te agradeçer por partilhar o teu conhecimento conosco.muito sucesso e tudo de bom pra vc parabens!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula!
    Quero te agradecer por todos os conselhos e dicas que vc compartilha aqui no blog!
    Quando me veio a ideia de abrir um negócio de marmita e comecei a pesquisar na internet o seu blog foi um dos primeiros em que cai e foi uma benção! De cara me tirou um monte de dúvida e já respondeu algumas que eu nem sabia que tinha! Foi uma grande ajuda para eu partir para a pesquisa em campo e começar a correr atrás de parceiros na cidade para viabilizar o negócio de fato! Agora o sonho já está encaminhado para se tornar realidade e espero logo poder te mostrar uma foto do meu negócio montado!
    Muito obrigada! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lei, eu é que agradeço a sua presença. Desejo muito sucesso, que Deus abra essa porta para vc. Vou aguardar suas fotos e a sua história com ansiedade!!

      beijooooooo

      Excluir
  8. OI,ADOREI A PAGINA,PRINCIPALMENTE AS DICAS PRA QUEM QUE COMEÇAR NO RAMO.
    QUEIA SABE SE VOCE TEM SALGADINHOS PRA FESTA,TIPO CASAMENTO ANIVESARIO...
    SIM E GOSTARRIA DA SUA RECEITA DO CHEESE *.*
    AI VAI MEU EMAIL dann.nascimentos@gmail.com
    VOU ESPERA ANCIOSA POR SEU CONTATO
    AGADEÇO DESDE JA
    DANI,BJSSS

    ResponderExcluir
  9. ola Paula Mello nossa vece caiu do seu sai do meu trabalho aonde era chef de cozinha comida alema estou me preparando pr montar uma marmitex de inicio aqui aonde moro esrava cm uma serie de duvidas aqui to encontrado as respostas muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos e uma bencao para todos que DEUS te cuide com carinho sempre. abracos volto logo com novidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regalli, obrigada!! Adoro quando vejo que esse negócio de blog funciona rsrsrsr
      Às vezes a gente duvida, né? Que bom, fico muito feliz! Agradeço suas palavras e Deus tem me cuidado, sim, como a todos nós, a gente é que se esquece D'Ele quando a coisa fica preta. Mas Ele entende... Vai com tudo, precisando estamos aqui (eu e o blog, e Deus tb rsrsr)

      beijooooooo

      Excluir
  10. obrigada e verdade nossa vida e tAO CORRIDA QUE AS VEZES NEM PERCEBEMOS OS CARINHOS QUE DEUS NOS FACA DIARIAMENTE VOCE E UM DELES OBRIGADA TO MEIO PERDIDA E TANTA INFORMACAO MAS DAQUI A POUCO PEGO NO TRANCO E VOU EM FRENTE COMO AINDA NAO CONSEGUI COMECAR A FAZER PQ TIVE QUE TROCAR MEU FOGAO E AINDA NAO ME ENTREGARAM RSR TO INDO ATRAZ DE CLIENTE CONVERSSANDO INFORMANDO O VOU FAZZER. ENTAO CM NAO TENHO CAPITAL TENHO COMECAR DEVAGAR MAS SEI Q DARA CERTO. TENHA UMA TARDE ABENCAODA MTO OBRIGADA PELA ATENCAO.

    Rosangela Cutolo

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.