Ganhar dinheiro com Comida - Primeiros Passos 4

Fornecedores, Armazenamento e Limpeza

Depois de conversar com a família, organizar as tarefas de casa, deixar as coisas em ordem, é a hora de pensar em mais detalhes como será o seu negócio.

Uma das coisas mais importantes é pesquisa de preços das matérias primas que você vai usar. Para poder pesquisar com certeza, uma boa idéia é separar as receitas que serão feitas e anotar no seu bat-caderno as quantidades de cada ingrediente, necessários para aquela receita.

Então anote quanto vai de farinha, de sal, de carne, frango, frios, ovos, leite, etc. Tudo. Com isso na mão, pesquise na sua cidade aonde você poderá comprar. Muitas vezes compensa comprar em atacados, se você tiver um, vá conferir. Cinco quilos de farinha pode parecer muito para uso da família, mas não é nada quando você faz salgados para fora.

Alimentos frescos, como carnes e ovos, devem ser comprados em menores quantidades, por causa do risco de estragarem. Você também precisará de um fornecedor para eles, claro. A carne pode ser preparada e congelada, dependendo do que você for fazer, e assim pense em comprar em peça, pois sai mais barato.

Anote todos os ingredientes e os locais aonde você poderá comprar. Anote também os preços, e as condições de pagamento. Pode ser mais vantajoso comprar no crédito do que a vista, se você estiver sem grana, mas procure sempre não se endividar para o futuro, comprando a vista talvez você consiga ainda algum desconto.

Lembre-se também de dar uma olhada nos fornecedores de embalagens. Vamos falar delas em breve, mas é bom já saber onde tem, quanto custa, o que é possível comprar.

Depois, revise a cozinha. Você tem panelas grandes o suficiente? Utensílios em geral, como talheres, bandejas, etc?

Uma boa dica é pedir para a família inteira guardar os potes de sorvete, margarina e maionese para você. Neles poderão ser armazenados os alimentos na despensa, no freezer, os temperos, as farinhas, enfim. Sai mais barato do que ficar comprando um monte de potes novos, coisa que você realmente não precisa agora.

Uma tábua de corte grande é fundamental. Compre a melhor que você puder pagar. Uma faca grande e algumas pequenas, que possam ser afiadas sempre que necessário. E não esqueça de providenciar um cesto de lixo grande. Se você puder, aqueles com pedal para abrir a tampa são melhores, pois você não precisa ficar colocando a mão na lixeira toda hora.

Com a cozinha completa, agora é hora de dar uma arrumada em tudo e fazer espaço para os ingredientes que virão. Se for possível, separe um armário só para o material que será usado para fazer seus produtos. Pode ser um armário, ou parte dele, depende do que você tem. Limpe o local com álcool e verifique se aguenta peso, se fecha bem, etc. Procure armazenar os alimentos sempre em locais longe do chão, armários baixos podem não ser uma boa opção, por que você vai ter que ficar se abaixando para pegar as coisas, e também por que estão mais sujeitos ao pó e a sujeira.

Você precisa pensar também no local onde vai manipular os alimentos. Se tiver uma pia grande, ótimo. Se não tiver, pense em acrescentar mais algum apoio na sua cozinha, que pode ser uma mesa pequena, uma outra bancada, etc. É importante que o fogão e a geladeira também estejam próximos, assim você evita o cansaço de ficar andando pra lá e pra cá o dia todo.

Material de limpeza não deve ficar na cozinha. Apenas álcool e detergente, o restante, pra fora. A farinha, por exemplo, normalmente "pega" cheiro muito fácil, então é preciso cuidado.

Não esqueça de acrescentar na sua lista de materiais para comprar os de limpeza também. Se puder, compre embalagens grandes de detergente e de álcool, por que você vai usar bastante, então acaba saindo mais barato. Acrescente também sacos de lixo, papel toalha, panos de prato extras, esponjas para lavar a louça, papel alumínio. Uma vassoura nova, um balde e panos de chão também vão ser necessários, diariamente, então não se esqueça deles.

6 comentários:

  1. Oi amiga paula,vctem umblog muito lindo.Obrigada pela participação no meu.Lindo teu filho.Parabéns.beijos!

    ResponderExcluir
  2. Qta coisa pra se pensar né?!
    Não é tão simples quanto parece.
    Tô adorando os posts.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. É sim, Flavia, a gente tem que pensar em tudo!!

    ResponderExcluir
  4. Como tas? amei tanto o teu espaço Online!
    tas a executar um excelente conhecimento, existe por vezes imenso para expressar nos websites!
    Eu tenho um blogue de Part-Time em Casa Online sem deposito, visita la, e escreve como eu fiz aqui a tua impressao em http://www.makingmoneyonline666.blogspot.com/
    Na minha opiniao no teu espaço online so deverias ter uma caixa de traducao. Vou ser o mais participante na tua comunidade!
    cumps

    ResponderExcluir
  5. Olá Paula.
    Estou querendo iniciar meu negócio com Doces e tenho feito algumas experiências em casa e dando para a família experimentar e pretendo começar a divulgar nos mais variados meios (internet, jornal, panfletos).Adoro ler tudo a que se refere a doces, salgados e artesanatos e adorei seu blog, simplesmente fantástico.Obrigada!!!!

    ResponderExcluir

Não são permitidos comentários anônimos.

Respondo aqui mesmo, então venha ver a resposta, ok? Obrigada!!

Caso prefira entrar em contato por email: paulamellomorgana@hotmail.com

Atenção: para sorteios, não valem inscrições por email!!

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.

Estatísticas

Dias Online
Postagens
Comentários
Widget by Elaine Gaspareto
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha

Protetora da Cozinha
Santa Clara, clareai os caminhos!