A Sedução da Embalagem

A gente já falou aqui de diversos assuntos relacionados a Ganhar Dinheiro com Comida.

Um dos pontos mais importantes para quem está nesse ramo é a embalagem. Não adianta ter um produto maravilhoso se ele for mal embalado, pois você não vai ter o retorno desejado.

É muito fácil perceber como a embalagem é importante na nossa vida. Páre e pense um pouquinho: quantas vezes você comprou um produto só por causa da embalagem bonita??? Bom, eu já fiz isso várias vezes...

Estudos de marketing sugerem que o consumidor "percebe" o seu produto através da embalagem. Assim, ela deve ter os atributos que o seu produto tem. Vamos falar português:

- alimentos preparados artesanalmente devem passar a idéia (VERDADEIRA, certo?) de que são preparados com higiene, carinho, ingredientes de qualidade, cuidado, etc. poderíamos listar aqui um monte de "adjetivos" esperados para o produto alimentício artesanal.

Da mesma forma, a sua embalagem deve refletir esses conceitos.

Devem também refletir a personalidade da sua "empresa", ou seja, a "cara" que você oferece ao seu consumidor.

Não pense que se você não tem uma empresa tudo está perdido. Estou falando da "sua" empresa. Que é o tempo, as coisas que você faz para vender. Isso é a sua empresa. Como ela é? Pense e anote. Qual a mensagem que você quer passar? Seus produtos são modernos, inovadores, tradicionais, requintados, simples e rústicos (e não há nada pejorativo aqui)?

Estas reflexões podem ser úteis para definir os tipos de embalagem que você vai usar, as cores, o jeito como elas serão, enfim, tudo.

Para facilitar sua vida, se você vende vários tipos de produtos (por exemplo, você faz trufa, pão de mel, alfajor, bombons) eles podem ter todos o mesmo jeitão, apenas mudando alguns detalhes. É como aquelas embalagens de pão de forma, que mudam de cor conforme o sabor, mas no fundo são quase iguais.

Dê uma volta no supermercado e repare nisso. As embalagens se agrupam em "linhas" de produtos, da mesma marca. Sempre há um elemento de conexão entre todas elas, e nem sempre isso é feito apenas através do logotipo.

Você pode, por exemplo, uniformizar sua linha de embalagens pela cor. Ou talvez pelo tipo de papel.

Vamos ver alguns exemplos para ajudar a entender melhor:





Acho que dá para entender. As embalagens são parecidas, têm entre si vários elementos comuns. Isso cria a noção de "família" de produtos.

Olha só mais um exemplo:

Repare: da esquerda para a direita temos molho de tomates com cebola e pimenta, depois molho italiano para pizza, depois pimentas doces assadas e...amêndoas glaçadas!! O que têm a ver amêndoas com molho de tomate?? Nada, mas o que mantém essa família unida é a tampa das embalagens, iguais para todas, e que identificam a marca. Lindas, não?
Bom, voltando ao nosso assunto, antes de sair comprando embalagens que nem doida, reflita e considere todos os aspectos. É importante, por que assim você facilita sua vida, pois já terá a idéia certa da embalagem, economiza, pois pode comprar uma quantidade maior de uma só vez e com isso conseguir um bom preço, e cria no consumidor a idéia de que você tem uma linha de produtos que é coerente.

Então vejamos alguns exemplos do que é possível fazer em termos de embalagens artesanais:

A inspiração pode vir de qualquer produto que exista. Olha que linda a embalagem do sabonete em barra da Taeq, uma marca do grupo Pão de Açúcar, rede de supermercados:


Refletem o tom natural, ecológico que o produto quer passar, e ainda ganhou prêmio de embalagem sustentável, ou seja, além de ser linda, ajuda a preservar o meio ambiente. 

Mas pense em como essa embalagem se apresenta: tons naturais, papel reciclado, letra manuscrita...Isso também pode estar na sua embalagem.
Olha que lindos esses saquinhos de milho caramelado. O charme aqui fica por conta do rótulo e da etiqueta redonda. Quer mais para se inspirar? 

Você faz geléia para vender?


Um vidro bonito e etiquetas bem trabalhadas garantem o visual chique.

Caixas em papel que você mesma pode fazer. Aliás, embalagens personalizadas são um luxo à parte, pois além de você preparar o produto, a embalagem também é artesanal. Se você faz artesanato, mãos à obra:







A Cromus tem uma linha maravilhosa e imensa de embalagens para todos os tipos de produtos. Além se serem fáceis de encontrar, são bastante acessíveis. Como é muita coisa, não dá para colocar tudo aqui, mas não deixe de conferir o site deles e inspire-se!

5 comentários:

  1. "Estou super feliz de ter encontrado seu blog pois ja trabalho fazendo trufas não tenho dúvidas da minha capacidade e da qualidade do meu produto, mas, as vezes da um desanimo mas na situação que minha familia se encontra um dinheirinho faz a diferença , Parabens

    ResponderExcluir
  2. Realmente,a embalagem deixa o produto com o nosso toque.Faço trufas de vários sabores e uso as embalagens da cromus que já vem com o sabor escrito, como alguns sabores q faço ñ tem embalagens, eu combinei os com embalagens de desenhos neutros e ñ é q até os clientes se acostumaram? Nem precisam ler mais a etiqueta pra saber o sabor.Se eu as mudasse, com certeza pegariam errado.
    Continue firme nesse blog.É td d bom

    ResponderExcluir
  3. Paula, faz horas que estou me deliciando com seu blog!
    Parabéns!
    Ele me será muito útil!
    bjs.

    ResponderExcluir
  4. qual a melhor embalagens p| gongelar salgadinhos.dilaalves34@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. OI Paula onde posso encontrar esse saquinho,que vem com milho caramelados?

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.