Excessos de Hoje

Post da minha querida amiga Rô, do Agenda de Casa. Mais oportuno, impossível!!
Excessos de hoje

Ontem conversei longamente com uma amiga enquanto separávamos e organizávamos objetos que foram doados para troca no bazar da igreja. A idéia é que as pessoas tragam os excessos para trocar ou doar. A sala destinada para esse fim estava vazia a espera de algo e até o final de semana estará com aparência de loja de variedades.

Lembramos que o apego que muitas pessoas têm a certos objetos e roupas se deve também, a falta de lugares seguros para deixar os objetos para doação ou troca. Como doar um scarpin, um belo casaco, um jeans, um bom eletrodoméstico ou uma bolsa social numa aldeia, por exemplo?

A conversa me levou a refletir sobre um outro problema: os excessos. A vida atual proclama o excesso em tudo. A começar pelo excesso de informação, de propaganda, de apelo ao consumo. Muita coisa é só ruído e nem deveria merecer atenção, porque o excesso de produtos e serviços é um consumismo que funciona também, como uma válvula de escape para não olharmos para nós mesmas.

Acredito que se conseguirmos viver com o que é essencial, a vida será melhor e mais leve. Para mim sempre é hora de refletir e avaliar, pois o excesso gera estagnação. Ainda bem que na prática, a gente sempre tem mais alguma coisa a fazer. Vou comentar só duas atitudes:

1 - Usar o que tem em casa

Use aquela louça maravilhosa, suas taças de cristal e todos os outros tesouros escondidos a sete-chaves que você mantém em casa. Essas coisas materiais acabam, não foram feitas para durar para sempre. Use no almoço de domingo com a família. Essas lembranças serão mais importantes para sua família do que os objetos que poderá deixar de herança.

2 - Faça uma verificação em casa em busca de roupas, calçados e acessórios.

Avalie o que realmente precisa e se realmente é útil. Se está guardado há mais de um ano é sinal de que você não precisa da roupa e do sapato, por exemplo. Por que não uso? Por que este objeto está guardado? Estas são boas perguntas para serem feita, quando se deparar com algum desses objetos. Se não encontrar resposta satisfatória, separe, doe, venda ou troque.

Agora faço meus comentários: doe apenas objetos, roupas e sapatos em BOAS CONDIÇÕES DE USO, tá? A roupa lavada, cheirosa, se possível passada, sapatos limpos, nada de brinquedos quebrados! Lembre-se que vc estará ajudando tanto quem trabalha no bazar (e normalmente são voluntários que fazem isso por amor) quanto quem vai receber.

E que tal uma limpa no armário do coração?? Jogue fora pra bem longe todos os sentimentos, lembranças ruins, mágoas, raivas, invejas, ciúmes!! Tudo pra fora!! A vida agradece. E aproveite para dar uma boa andada no blog da Rô, tem dicas maravilhosas para facilitar a nossa vida: Agenda de Casa, vá por aqui.

4 comentários:

  1. Eu sempre faço isso Paula, só que por comodidade dou sempre para as pessoas que trabalham perto de mim. Acho legal criar esse desapego!
    bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  2. Paula tenho isso comigo, o que não me serve passo para frente para onde vai ser mais útil, se formos ver o que compramos porque achamos bonitinho para usar não sei quando, tenho me policiado muito com isso.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maura! É verdade, o desapego é fundamental.

    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olha, Teresa, do jeito que somos bombardeados para estar na moda, ter o carro do ano e mais um monte de coisas, é difícil mesmo! Mas com boa vontade e atenção, podemos, sim, simplificar a vida, né?

    Adorei te "ver" por aqui.

    beijo

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.