Eu uso panelas de inox

Estou abrindo um novo marcador aqui na Cozinha para comentar com vocês a respeito de equipamentos, utensílios e dar dicas do que eu uso no dia a dia, a pedido de alguns leitores, inclusive para iniciar um negócio. Espero que gostem, deixem seu comentário, quem sabe ele também vira um post para ajudar a todos?


Então, vou confessar... Eu tinha o maior preconceito contra as panelas de inox, a partir de uma experiência mal sucedida no passado, ainda na casa da minha mãe. Aquela na foto lá no fundo é uma panela de pressão antiga e toda ferrada que eu tenho, mas adoro! Logo vou postar uma receita de picadão de carne que ficou maravilhoso, por isso é que ela estava em cima do fogão.

As panelas de inox são lindas e acabaram me cativando, primeiro pela beleza, segundo por tudo o que pesquisei a respeito em termos de ser mais saudável do que as panelas revestidas com teflon, que eu também gosto e uso, principalmente para fritar e grelhar.

Comprei um jogo há alguns meses e venho usando diariamente, para todos os tipos de alimentos. Demorei um pouco para pegar o jeito, pois elas aquecem pra valer e um descuido, pronto, queima. 

A panela que eu uso para o arroz de todo dia aqui de casa é uma caçarola funda, dá certinho as 3 xícaras de arroz que a minha família consome. Assim que aparecem os furinhos na superfície do arroz eu desligo o fogo e cubro a panela tampada com uma toalha de rosto que é só da cozinha.


O arroz termina o cozimento somente com o calor da panela e fica soltinho, do jeito que eu gosto. Também gosto de arroz papão de vez em quando rsrsrs

Optei pela tampa de inox em vez de vidro por que sou meio desastrada e vidro não é uma coisa que dura muito aqui em casa, mas você pode comprar se preferir ver o andamento da comida dentro da panela, também é legal.

E fiquei feliz quando marido viu no facebook o porquê do cabo das panelas terem as aberturas que tem. Eu pensava em algo como dissipar o calor, nunca me ocorreu que estas aberturas serviam para isto:


Aprendi mais uma. A colher de pau que eu estou usando aqui, suja de alho rsrs, foi um presente meigo do meu amigo Emanuel que é o autor do blog Conversas Cartomânticas. Uso demais essa colher, por que ela tem um cabão enorme e me facilita muito a vida com as panelas grandes que andam por aqui. Emanuel, eu adoro a minha colher, viu? Presente do coração que veio cheio de energias boas!!


Então, a panela de inox não gruda o alimento, como eu costumava pensar. Basta saber usar, sempre um pouquinho de óleo para refogar os alimentos, mas bem pouco mesmo, eu não sou de encharcar a comida de óleo não.

Além disso, me encantou a facilidade da limpeza, a gente apenas não pode passar palha de aço nelas, ok? Senão risca. Mas a esponja normal dá conta do recado, o fato das bordas serem arredondadas, o cabo também, tudo facilita na hora de lavar e não fica resíduo de alimento acumulado em lugar nenhum.

Tenho usado e recomendo, se você está em dúvida sobre que tipo de panela comprar, experimente uma de inox. Com certeza você vai virar fã.

4 comentários:

  1. OI Paula, bom dia. Também amo minhas panelas inox, apesar de que esqueço o arroz de vez em quando prá variar, mas isso é pq eu sou meio lerda mesmo, kkkk E por isso tenho que dar uma areada nelas de vez em quando. Já esqueci gordura no fogo também, foi o caos. Mas para arear não uso palha de aço pq não pode mesmo, né? Mas uso uma esponja que é feito de aço inox também, não arranha nadinha e ainda limpa toda melequeira que eu deixo com meus descuidos. Mas é americana (Brasil ainda não faz uma coisa assim infelizmente) e algumas pessoas comercializam aqui. A bichinha não acaba, a minha tem um ano e meio e é limpinha, acredite, kkkkkkkkk Depois vou postar uma panela que queimei e areei com ela. Bjos, amo seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Mell!! Quero saber que negócio é esse, não conheço!! Tenho uma que já está ficando detonada, coitada, tb eu uso pra caramba.

      beijossss

      Excluir
  2. Paula, eu tenho panelas inox, velhinhas já, mas não tinha repousado minha colher de alho no cabo. Ideia ótima essa. Amei. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é, Rô?? Eu tb não sabia.

      beijão

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.