Santo Antonio do Pinhal: boa comida, cidade linda e muita aventura!


                  Um dos destinos turísticos mais indicados para entrar em contato com a natureza e as montanhas da Serra da Mantiqueira é Santo Antonio do Pinhal. A cidade destaca a culinária como um dos principais instrumentos culturais e históricos, organizando anualmente diversas festas gastronômicas. Além da truta, o grande ingrediente da cidade é o pinhão, que influencia até mesmo no nome da cidade, que fica bem na divisa entre São Paulo e Minas.

 
            As centenas de araucárias presentes no local, responsáveis pela grande quantidade de sementes e frutos no outono e inverno são a verdadeira inspiração de Santo Antonio do Pinhal. Os pratos doces e salgados elaborados a base de pinhão acabam atraindo os turistas, e ainda mais quando visitam a cidade durante a Festa do Pinhão, um conhecido evento que acontece todos os anos, desde 2002.

            A festa é marcada principalmente pelos pratos feitos a base do fruto, como, por exemplo, truta ao molho de pinhão, risotos e tortas de whisky com pinhões. Os restaurantes do município são os responsáveis por preparar pratos especiais, e vendê-los por um preço tabelado aos clientes. Neste ano, o evento acontece dos dias 11 a 22 de abril, e o palco principal sempre é a boa e velha Praça do Artesão.


         Por ali, várias barraquinhas são montadas com as comidas típicas, mas não somente disso é feita a festa. Como parte da programação, sempre acontecem diversas apresentações culturais e shows com entrada gratuita. Simultaneamente, os visitantes encontram exposições de flores ornamentais, como as orquídeas, e ainda do artesanato local, bem famoso pelos ateliês e artistas de qualidade que existem na região.
Falou em comida boa, aquela de fogão à lenha, eu já me animo! E você?


A cidade é uma opção perfeita para quem quer estar nos altos cumes da Mantiqueira sem pagar os preços mais altos em Campos do Jordão. Uma vista maravilhosa lá de cima e ainda a possibilidade de fazer algo bem radical, só que não é pra mim rsrsr


Além disso, a cidade conta com lojinhas charmosas e muitos restaurantes para explorar.


 A Festa, que é organizada pela Prefeitura de Santo Antonio do Pinhal, está aí para lembrar a todos os moradores e visitantes o quanto o fruto é importante para a cidade. Sendo nutritivo e utilizado em várias receitas durante o ano, o pinhão não só deu origem ao nome do município, como atraiu o turismo e a diversão local com a grande Festa, que há tempos está no Calendário Anual e neste ano completa sua 13ª edição.

Uma boa opção de passeio para quem vai com as crianças é dar uma volta de trem no meio das montanhas! 

 
A Estação Eugênio Lefevre fica em Santo Antonio do Pinhal e recebe um trenzinho que passa por lindas paisagens na Serra da Mantiqueira, em direção a Campos do Jordão. Na Estação há restaurante e loja de artesanato onde os turistas aproveitam para passear. O Mirante de Nossa Senhora Auxiliadora fica ao lado da plataforma e proporciona vista panorâmica das montanhas. Foi inaugurada em 1919 e tornou-se um lugar com grande valor histórico e cultural.

Quer mais? Tem!! Programa perfeito para mim!! Uma pescaria no melhor pesque e pague da cidade, o Pesqueiro Arco Íris. Lá a gente pode pescar truta. Estou cada vez mais a fim de tentar porque dizem que esse peixe, além de gostoso de comer, é gostoso de pescar, briguento e manhoso rsrsr


 Vale a pena programar uma viagem à cidade nos tempos de festa. Além de provar os sabores que só se encontra no interior, ainda dá tempo de aproveitar tudo de bom que a região tem para oferecer. A Cachoeira do Lageado, o Pesqueiro Arco Íris, as igrejinhas do centro, o Pico Agudo e a linda vista panorâmica que se tem lá de cima, são alguns dos pontos principais a se conhecer.

Encontrei este vídeo que mostra bem a cidade:



Gente, tem muito mais coisas bacanas para ver e fazer na cidade. As pousadas são aconchegantes, tem sítios para ver orquídeas, tem igrejinhas, tem festança do santo padroeiro em junho, tem até haras para visitar.

Para mais informações sobre restaurantes e pousadas em Santo Antonio do Pinhal acesse

0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.