Embalagem à Vácuo conserva alimentos por mais tempo



Cheese Collection by Russel Brown, Shutterstock, All Rights Reserved.


Conservar alimentos por períodos longos de tempo sempre foi um desafio para quem trabalha na área de alimentação e uma das melhores opções para isso é a embalagem à vácuo.

O vácuo nada mais é que a ausência completa de ar. As vantagens de embalar alimentos neste sistema são:

- sem ar, não existe contaminação por bactérias que decompõem o alimento. Quanto menos ar, maior a vida útil do alimento.

- oxidação: tudo o que está exposto ao ar pode oxidar. Os alimentos não são diferentes. Por exemplo, quando você corta uma maçã, imediatamente ela começa a ficar escura, ou seja, seu interior já começou a oxidar. Com o processo de embalagem à vácuo, a oxidação é super reduzida e a conservação do alimento é aumentada.

Na prática, a embalagem à vácuo permite conservar os alimentos por muito mais tempo. Para quem tem um negócio de alimentação, isso significa, entre outras coisas, poder comprar determinados produtos em oferta, conservá-los adequadamente por um bom tempo até a utilização.

Por exemplo, imagine que você tem a oportunidade de comprar aspargos ou alcachofras frescas e orgânicas para compor o seu cardápio. Só que o produtor tem disponibilidade sazonal desse produto, ou seja, tem em uma determinada época do ano e não tem no restante do tempo. O que fazer? Como aproveitar a oferta e garantir que o seu restaurante tenha o produto em estoque o ano todo?

Ou se você consegue comprar uma boa quantidade de queijos, importados, sofisticados, que poderão ser usados por um bom tempo em seus pratos, como conservar?

Perceba as vantagens: economia e disponibilidade dos produtos, preservação com qualidade.

Para o processo você precisa de um equipamento que se chama Seladora à Vácuo.

A Sulpack foi o primeiro fabricante brasileiro de seladoras à vácuo a obter a certificação do INMETRO, através da Portaria 371/2009, que trata da segurança de equipamentos elétricos, ou seja: garantia de segurança e qualidade no processo.


Seladora à Vácuo Sulpack SVC 200

Artichokes, Shutterstock, All Rights Reserved.

O que pode ser embalado à vácuo?

Alimentos frescos: carnes, vegetais e queijos devem ser refrigerados ou congelados antes de serem embalados à vácuo.

Alguns alimentos podem emitir gases quando embalados à vácuo, como couve-flor, brócolis e repolho. Assim, primeiro é preciso escaldar em água fervendo por alguns minutos (branqueamento) antes de continuar o processo.

Existem bactérias que se multiplicam mesmo na ausência do ar, como a do botulismo (Clostridim Botulinum), para que possam ser embalados devem primeiro ser refrigerados ou congelados.

Como é o processo de embalagem à vácuo?

O alimento é preparado (limpo, lavado, desinfetado, fatiado, porcionado, etc). Depois, é colocado em um saquinho feito de um filme especial  (Polietileno com nylon com 3 ou 5 camadas) (*) e a seguir, colocado na seladora que retira o ar e funde o filme através do calor.

Veja no vídeo:



Para quem está lendo o post por email, o link do vídeo é:

https://youtu.be/8fG_ZikDsOo

A Seladora à Vácuo SVC 200 é ideal para pequenos negócios. Ela tem painel digital com programação fácil, é toda de aço inox por dentro, não ocupa muito espaço (dimensões: 38,5 cm de largura, 42 cm de altura e 45 cm de comprimento).

Se você preferir uma máquina um pouco menor, pode optar pela SVC 100, que tem o mesmo revestimento em aço inox por dentro e as medidas: 31 cm de largura, 30 cm de altura e 45 cm. de comprimento.

Seladora à Vácuo Sulpack SVC 100


Você pode adquirir através do cartão BNDES em até 48 vezes, ou através de cartão de crédito, em até 6 vezes.

A Sulpack tem um centro de treinamento em seu showroom e conta com representantes em todos os estados do Brasil. Oferece todo o suporte necessário para que o empreendedor tenha o máximo de segurança e retorno na utilização dos equipamentos.

(*) A empresa não fornece as embalagens, mas indica fornecedores. Na compra do equipamento, você receberá um kit de embalagens para fazer seus testes iniciais.





Sulpack Máquinas para Embalagens

Site: http://www.sulpack.com.br

Blog: http://www.sulpack.blogspot.com.br/
Endereço: Rua Vereador Otto Scheifler, 899 - Desvio Rizzo
Caxias do Sul - RS
Telefone:(54) 3223-9351

Este post é um publieditorial. 

Coleção de Queijos de Russel Brown e Alcachofras, imagens originais gentilmente cedidas pela Shutterstock, todos os direitos reservados. Cheese Collection by Russel Brown and Artichokes, original images kindly provided by Shutterstock, All Rights Reserved.



0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.