Bolo Moreno de Fubá com Goiabada

em 10 de agosto de 2016



Um bolo de fubá delicioso com cobertura de goiabada para doces dias =) na Cozinha do Quintal



Já falei que amo bolo de fubá? Então!! Esta receita é a da minha avó Angelina, que já apareceu aqui na minha cozinha (quando eu estava meio chateada, quem lembra? Eu não rsrs) e antes disso, aqui, e eu levo pra todo lado, principalmente quando quero impressionar alguém, é imbatível!

Desta vez eu aproveitei um restinho (tá, estava quase inteira) de goiabada que estava na geladeira e fiz uma cobertura que ficou prá lá de boa. Foi só cortar em pedacinhos, colocar um pouquinho de água e levar ao microondas até virar um creme, fui de 30 em 30 segundos, misturando a cada parada e ficou ótimo!

Um bolo simples, de fubá e um café fresco, coado na hora: tem coisa mais gostosa?

É tão bom quando a gente acerta o bolo, né? Eu não sou uma boleira daquelas profissionais e o meu forno já está desregulado, velho, malcriado, então quando o bolo fica perfeito eu fico me achando rsrs

Este bolo é fácil de fazer e é muito, mas muito bom. Para vender, para presentear, para levar a uma reunião de amigos ou professores da escola do seu filho, para fazer um agrado para a família ou se você estiver precisando mesmo de um docinho, faça, tenho certeza que não terá arrependimento.

O bolo é grande, rende, mas é possível porcionar e congelar. Você pode fazer em formas menores também, como aquelas formas de bombocado, ou em formas individuais pequenas e com o buraco no meio, ou até mesmo em formas de bolo inglês, já fiz e dá super certo (usei 3 formas dessas). Claro que essas invenções precisam de teste e a gente sempre corre o risco do bolo crescer além da forma e derramar no forno. Faz parte.

Olha ISSO e me diz se você não está pensando em ir para a cozinha agora mesmo?

E apesar da simplicidade do bolo, eu achei que ele merecia uma apresentação especial para os meus leitores e leitoras, já que ando sumida do blog, já que os problemas se acumulam, então porquê não caprichar e deixar lindo?

Por isso a Boleira Quadrada da JO Decor é perfeita, porque nela qualquer bolo fica gourmet =)

Olha que charme o pé, as laterais com esse friso... Eu amo a minha!

Boleira Quadrada da JO Decor, linda! Amo de paixão!!


Qualquer bolo fica lindo nessa boleira da JO Decor!
Vamos à receita!

Ingredientes:

2 xícaras de fubá mimoso
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite
4 ovos
250 g manteiga
2 xícaras de açúcar
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 colher de sopa de fermento em pó
 
Modo de fazer

Peneirar a farinha de trigo, o fubá e o fermento. Reserve.
Bater a manteiga com o açúcar até ficar claro e fofo. Acrescente os ovos, inteiros e um a um, batendo bem após cada adição.
Acrescente os secos intercalando com o leite e o leite de coco.
Por último coloque sementes de erva doce a gosto (abri e usei 3 saquinhos de chá), um pouco de noz moscada.
Pode-se acrescentar 100g de coco ralado hidratado, a gosto.
Forma beeeem untada e enfarinhada, forno pré aquecido a 180C por mais ou menos 45 minutos ou até que enfiando um palito no centro do bolo, este saia seco.
Deixe amornar e desenforme. Adicione a cobertura de goiabada se desejar (e espero que você deseje porque fica bom demais)

DICA 1: use uma forma para 6 ovos, pois este bolo cresce muito. A minha forma tem 29 cm de largura, de uma borda à outra por 10 cm de altura e sempre uso para receitas com 6 ovos, dá certinho. E embora esta receita leve 4 ovos, ela cresce, então se você não tiver uma forma grande assim, divida em duas menores.

DICA 2: unte muito bem a sua forma, com manteiga mesmo. Em seguida polvilhe bastante farinha, vá rodando a forma nas mãos para que a farinha grude em toda a superfície interna da forma, tudo mesmo, não deixe nem um pedacinho sem untar e sem enfarinhar, ok? Somente assim o seu bolo vai soltar que é uma beleza. Descarte a farinha que estiver solta na forma, ela não é necessária.

DICA 3: a quantidade de manteiga é grande. Este é um bolo de vó, portanto, não é diet, ok? Se for fazer para vender, use margarina profissional com 80% de lipídios - esta informação deve estar na embalagem, procure! Margarinas caseiras não funcionam aqui e o bolo fica ruim, acredite porque eu já tentei, ele não cresce do mesmo jeito e não fica macio.

DICA 4: ovos, leite, tudo em temperatura ambiente, não use gelado! Fermento por último, misturado delicadamente à mão, com um batedor de arame e com amor! Farinha da melhor qualidade possível, escolha mesmo a melhor! Com bons ingredientes, o seu bolo vai ficar perfeito!

Bolo de Fubá com cobertura de goiabada, na Cozinha do Quintal

Olha mais de perto que eu acho que você não viu direito!

Esta fatia é para você, com muito carinho!

Um bolo amarelinho, gostoso, macio, amanteigado. Quando você fizer, tira uma foto e posta com a tag #receitadavodaPaula rsrs 

Na loja virtual da JO Decor você escolhe as suas peças, como esta boleira, a entrega é para todo o Brasil no capricho, tem várias formas de pagamento e ainda tem desconto para os leitores do blog, basta colocar o código cozinhadoquintal no fechamento do seu pedido e ganhar 20% de desconto.

Para quem tem um negócio de comida, um hotel, uma pousada, um restaurante, buffet ou bar, pode comprar com valores ainda menores no atacado, é só entrar em contato que o pessoal da JO Decor passa todas as instruções.
 

JO Decor
Instagram: @jodecor




Este post é um publieditorial. A Cozinha do Quintal ama, usa muito e recomenda JO Decor.

Cozinha do Quintal, por Paula Mello.. Todos os direitos reservados. 2009-2016

6 comentários:

  1. Que delícia de bolo! Só de ler os ingredientes, te falo Paula, e delicioso! 😋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Carminha, garanto que é!! Uma ótima opção para a gente que gosta de bolos amanteigados, que desmancham na boca =)

      beijossssssss

      Excluir
  2. Paula, Gratidão imensa por suas postagem aprendo com elas, agora estou fazendo bolos e copio suas receitas ok? Um grande abraço e Namastê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda bala!! Depois passa aqui e me conta como vai indo!!!

      beijosssssss

      Excluir
  3. Outra coisa, por gentileza essa margarina que vc disse é aquela que vem em baldes de 15K? Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelina!! Que bom ter você por aqui!

      Olha, sendo 80% de lipídios é o que importa. Tem várias marcas que vendem no baldão mesmo, se você usa bastante, vá em frente!

      beijossssssss

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir