Tricô simples para bebê



Tricô simples para bebê na Cozinha do Quintal



Uma amiga vai ganhar gêmeos em breve, por isso eu fiz um conjuntinho para cada bebê, infelizmente não saíram boas as fotos para a versão verde, então vou mostrar somente a azul, ok? Mas fiz igual para os dois, apenas mudando a cor.


Já fazia muito tempo que eu não tricotava e foi gostoso. Embora não tenha ficado uma perfeição, acho que vale a intenção de oferecer um presentinho feito à mão, com muito carinho.

O conjunto é composto por um coletinho, que se chama Esquenta Coração. Existem muitas versões e receitas variadas por aí. Esta é uma receita da minha avó, bem antiguinha, eu achei que ficou bem fofinho.

Além do Esquenta Coração, fiz uma touquinha e dois pares de sapatinhos, que são diferentes um do outro. Um é bem simples, o outro com o cano virado é um pouquinho mais elaborado, mas também bem fácil de fazer.

Tricô simples para bebê na Cozinha do Quintal

Tricô simples para bebê na Cozinha do Quintal





Usei lã Cisne Bebê Todo Dia, o novelo é grande, tem 100g. Com um novelo deu para fazer todas as peças e sobrou muito ainda, que eu vou usar para sapatinhos e touquinhas para doação.


É uma lã macia, rende muito, adorei trabalhar com ela! E as peças ficaram bem fofinhas. 
Vamos às receitas!!

Esquenta Coração

Tamanho RN (Recém Nascido)
Agulha para tricô número 4

Colocar 44 pontos na agulha e fazer 10 carreiras em barra 2/2 (2 meias, 2 tricôs, avesso acompanhando o ponto).

A seguir, separar 4 pontos em cada lado para as bordas. Tricotar assim: 4 pontos de borda em ponto arroz (1 meia, 1 tricô no direito, no avesso inverter, onde é meia faz tricô e onde é tricô faz meia), depois 36 pontos em meia (meia no direito, tricô no avesso) e 4 pontos de borda em ponto arroz de novo. 

A 16 cm. do começo inicia-se o decote:

4 ponto arroz (borda) 
4 ponto meia
4 ponto arroz + 20 ponto arroz + 4 ponto arroz
esse é o decote - 4 pontos de borda, mais 20 pontos para o decote propriamente dito e mais 4 pontos de borda do decote novamente = 28 pontos.

A divisão é 12 pontos, 20 pontos, 12 pontos. 

Olhando a foto você vai entender.



Trabalhe assim por 5 carreiras, arremate os 20p. centrais do decote e continue cada lado separadamente por mais 5 carreiras. Arremate. 

As costas são iguais, a única diferença é não arrematar os pontos  centrais do decote, é só seguir até dar a mesma altura, ou seja, são 10 carreiras.

Fechar as laterais somente na parte da barra e os ombros. 


Sapatinho Simples

Tamanho Recém Nascido
Agulha para tricô 4

Colocar 36 pontos na agulha e trabalhar 10 carreiras em meia (no direito e no avesso: são os "cordões de tricô", você faz 10 carreiras para ter 5 cordões). A seguir marcar o décimo oitavo ponto (18) e fazer 2 pontos juntos ANTES e 2 pontos juntos DEPOIS desse ponto, sempre em meia no direito e tricô no avesso. As diminuições são feitas no avesso também. Faça 6 carreiras assim.

A seguir, faça mais 5 carreiras em meia no direito e tricô no avesso e mais 2 cordões de tricô (= 4 carreiras de meia avesso e direito). Arremate e feche o sapatinho. Faça o outro igual.


Sapatinho de Cano Virado

Tamanho Recém Nascido
Agulha para tricô 4

Colocar 45 pontos na agulha e trabalhar 8 carreiras em cordões de tricô para a sola.
A seguir, fazer 8 carreiras em meia no direito e tricô no avesso.
Marque os 9 pontos centrais e comece a diminuir, fazendo um ponto junto com o nono ponto, vire o trabalho, faça a carreira e faça a diminuição no último ponto novamente. Faça diminuições por 8 carreiras. 
A seguir, faça duas carreiras de meia no direito, tricô no avesso.
Faça o cano: trabalhe 12 carreiras de barra 1/1 (um meia, um tricô, no avesso como se apresentam os pontos, onde é meia faça meia, onde é tricô faça tricô).

Adaptei a receita deste vídeo, que mostra bem de pertinho como são feitas as diminuições:



Não fiz os aumentos na sola porque eu queria um sapatinho bem pequeno, para recém nascido.  Fiz o cano, que não está na receita original (que é apenas uma "sapatilha", só que sapatilha para meninos não convém rsrs). As explicações também estão neste blog, que tem coisas bem legais em tricô.

Eu confesso que apanhei para aprender esse danado rsrs fiz e desmanchei um montão de vezes, mas no fim deu certo e fiquei satisfeita com o resultado, achei que é simples, eu é que não estava entendendo. O vídeo ajudou muito. Esse será o modelo que vou usar para os sapatinhos de doação, porque ele é quentinho e ficou muito fofo.

Na hora de fechar, faça a costura de metade do cano pelo direito. Vire o sapato do avesso e termine de fechar em direção à sola. Assim você pode dobrar o caninho no lado direito e não vai aparecer a costura.


Touca Simples para Bebê

Tamanho Recém Nascido
Agulha para tricô 4

Montar 72 pontos e trabalhar em barra 2/2 por 10 carreiras.

A seguir:

10 carreiras em meia no direito, tricô no avesso.
10 carreiras em cordões de tricô 
10 carreiras em meia no direito, tricô no avesso.
1 carreira em tricô (no avesso)

A seguir, começar a diminuição:

direito: 3 meias, 2 pontos juntos em meia - fazer os 2 juntos até o fim da carreira
avesso: 3 tricôs, 2 pontos juntos em tricô - fazer os 2 juntos até o fim da carreira

São apenas duas carreiras (uma no direito e uma no avesso para as diminuições, ok?)

A seguir, passar um fio de lã dobrado, colocado em uma agulha de tapeçaria, por dentro de todos os pontos restantes e retirar o gorrinho da agulha. Puxe bem o fio e faça um nó duplo. Feche o gorro pela lateral. Se quiser, pode colocar um pompom em cima, fica bem gracioso.

É isso, espero que tenham gostado! Eu gostei de fazer! A minha dica é: além de paciência, tricô precisa de uma boa dose de teimosia rsrs não se deixe vencer: se fizer errado, desmanche e faça de novo! 

Os próximos projetos são um cachecol com capuz para a minha filha Fernanda, que eu já estou quase acabando, uma echarpe feita com um fio fantasia cheio de brilhos para uma amiga querida, uma estola de lã em um ponto ajurado lindo em cor de rosa para uma outra amiga e mais um monte de cachecóis que já estão "encomendados" pela família rsrs além dos sapatinhos de bebê para doação - dá para fazer um par por noite =) Eu, como não assisto tv, só algumas poucas séries pela netflix que estão sem temporadas disponíveis, já arrumei um passatempo útil e muito gostoso, principalmente agora que começa o frio! Então, já estou cheia de trabalho pela frente kkkkkk

Assim que for terminando vou mostrar aqui no blog, ok? Já mostrei um pouco lá no meu instagram:






Acompanhe a Cozinha do Quintal por aí:


Facebook    -    Instagram    -     Pinterest     -     Rede BlogsBrasil
Ouça os nossos Podcasts






Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2017



0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss

  • Início
  • Índice por Categoria
  • Uso e Privacidade
  • Loja Virtual
  • Anuncie
  • Contato


Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Siga pelo Bloglovin'

Follow on Bloglovin

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.