Cachecóis da Semana


Fazer tricô é a nova ioga? Não sei, mas eu adoro.


Eu tenho andando meio fora do ar esta semana, com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. 

Confesso que não tive ânimo nenhum para postar aqui no blog, embora já tenha vários posts bacanas encaminhados, quase prontos... nem o post da Blogagem Coletiva da Elaine eu terminei. É de lascar rsrs

Uma coisa que me ajuda muito nesses dias, além claro de me apegar mais ainda com a minha fé e com a minha religiosidade, é fazer tricô!


Quase como um mantra, um ponto após o outro e consigo me acalmar. Esta semana preparei dois cachecóis, um para a minha mãe e um para a minha sogra. Ambos ficaram lindos, sem modéstia nenhuma rsrs

Ali acima, na foto de abertura, você confere o que eu fiz para minha mãe. Ela adora rosa! Aproveitei o mesmo ponto que usei para a Echarpe que eu já mostrei em detalhes e passo a passo, relembre:





Eu adoro esse ponto porque ele é simples, você pode achar que não pela aparência, eu só te digo o seguinte: faça uma amostra, você vai ver como é fácil e como fica lindo!!


Lã macia, cor vibrante e um ponto lindo para aquecer no inverno!

Gostei muito dessa lã, é o Fio Seda Círculo. É muito macia, gostosa de trabalhar, desliza pelos dedos sem desfiar, não é torcida de menos, não abre. Essa cor cereja é linda!! Na verdade o nome da cor é Mescla Vermelho, referência 9517.

Os vários tons de rosa ficam muito bonitos depois do trabalho pronto.

Receita

2 novelos de Fio Seda Círculo de 100g (sobrou metade de um, portanto dependendo de como você trabalha, da espessura da agulha, pode ser que sobre mais ou menos. Compre 2 que é para ter certeza que vai conseguir fazer)

1 par de agulhas de tricô 6

Agulha de crochê para arrematar (ou tapeçaria)

Fazer 5 pontos de borda (eu fiz em ponto arroz, mas você pode fazer no ponto que quiser) nos dois lados do trabalho = 10 pontos de borda.

O ponto ajurado é feito sobre 10 pontos, por isso olhando a foto você vê que eu repeti 3 vezes (= 30 pontos). Ele é feito em 7 carreiras, sendo que as carreiras do avesso são sempre em tricô.

Execução:

Monte 40 pontos e trabalhe: 5 pontos do lado esquerdo para a borda, 30 pontos no padrão (repita 3 vezes) e mais 5 pontos do lado direito para a borda. Avesso sempre em tricô, nas bordas faça o ponto escolhido. 

Ao atingir o tamanho desejado, arremate. A minha ficou com 1 metro, a minha mãe não é alta e eu queria que ficasse mais delicado. Não coloquei franja, pode colocar se quiser.


Ponto Ajurado (Múltiplo de 10)

Primeira carreira: * 1 laçada, 3 meias, 1 mate duplo, 3 meias, 1 laçada, 1 meia *

Segunda carreira e todas as pares (avesso): em tricô

Terceira carreira: * 1 meia, 1 laçada, 2 meias, 1 mate duplo, 2 meias, 1 laçada, 2 meias *

Quinta carreira: * 2 meias, 1 laçada, 1 meia, 1 mate duplo, 1 meia, 1 laçada, 3 meias *

Sétima carreira: * 3 meias, 1 laçada, 1 mate duplo, 1 laçada, 4 meias *

Para minha sogra, muita suavidade com o fio sedificada e cores pastéis.





A minha sogra não gosta de cores berrantes. Ela é mais dos beges. Então, como eu tinha sobra da lã rosa da echarpe, aproveitei e tricotei junto com a sedificada da Pingouin, a cor é Cream, referência 7705. Como é uma cor da linha padrão, é fácil de achar. O fio é muito macio, uma delícia trabalhar com ele.

Para dar conta dos dois fios, usei uma agulha mais grossa, a 8. E esse ponto! Gente, muito fácil!! Até criança faz. 

Usei 1 novelo e meio da sedificada cream e mais as sobras da lã rosa, da Vitória Quintal. Acredito que foi 1 novelo também. Pode parecer muito, mas acredite, usando os dois fios juntos e a agulha grossa, em 1 dia você faz e fica lindo. Compensa! 

O ponto é muito simples e tem um efeito bem bonito, Aqui apenas 2 repetições.



Esse padrão cria pontos inclinados, à direita e à esquerda. Nesse cachecol eu fiz duas repetições apenas do desenho.

Para enfeitar, como eu também não queria colocar franjas, fui no Pinterest e aprendi a fazer os dois "tassels" que são esses pingentes lindos. É bem simples de fazer! Veja como no meu painel Crafts!! É só clicar na imagem:


https://br.pinterest.com/paulabrasilsp/boards/

Execução:

Monte 34 pontos nas agulhas 8, com os dois fios juntos (então é 1 fio da sedificada e 1 fio da lã Vitória Quintal que sobrou da echarpe).

O desenho é feito sobre 13 pontos + 1 mais as bordas.

Trabalhei 4 pontos de borda (em ponto arroz) de cada lado = 8 pontos

Duas repetições do padrão = 26 + 1 pontos.

Primeira carreira: 1 meia, *1 laçada, 4 meias, 2 pontos juntos em meia, 1 mate simples (passe 1 ponto sem fazer em meia, faça 1 meia, passe o ponto sem fazer sobre o meia feito), 4 meias, 1 laçada*

Repetir de * a *. Eu repeti apenas 2 vezes. O final da carreira termina com 1 meia, não esqueça dele senão o desenho dança totalmente.

Segunda carreira e todas as pares: em tricô, bordas no ponto escolhido.

Trabalhe assim até atingir o tamanho desejado. O meu ficou com 1,20 m.

Um cachecol largo, bem quentinho, em cores mescladas e em maxi tricô como a moda pede.

Se quiser, coloque franjas ou os tassels como eu fiz. Olha que graça:

Fiz uma carreira de ponto baixíssimo em crochê para segurar os tassels,





Ambos os pontos estão na Revista 1300 pontos de tricô, se você tiver confere a página 55, Chevrons para roupa de bebê VI, é esse ponto que usei no cachecol da minha sogra. O ajurado lá de cima, do cachecol da minha mãe, está na página 67, Ajur em ângulo II.

Revista 1300 pontos de tricô, uma raridade. Na Cozinha do Quintal


Eu comprei essa revista há muitos anos para a minha avó Angelina. Ali, com a letrinha dela, dentro do zero do 1300, dá para ver: 1981. Depois que ela morreu, minhas tias a deram de volta para mim. Guardo e tenho usado muito. Talvez você encontre à venda em sebos. No Pinterest tem muita gente postando pontos que estão nela.

E como falei da vó, outra herança, essa muito mais preciosa, que está sempre comigo.

O terço de cristal da minha avó, herança guardada no coração.


Eu volto semana que vem, se Deus quiser, com um novo ânimo, esperando que as soluções aos problemas me encontrem trabalhando, confiando e seguindo, como sempre.


Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2017


0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss

  • Início
  • Índice por Categoria
  • Uso e Privacidade
  • Loja Virtual
  • Anuncie
  • Contato


Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Siga pelo Bloglovin'

Follow on Bloglovin

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.