Faça e Venda: Coxinha de Frango


Salgadinhos são sempre uma delícia, ótimos para ter no freezer prontos para um fim de semana em que a preguiça apareceu, ou convidados também...
Faço esta receita há anos, e sempre deu certo e fica ótima. O tamanho da coxinha depende de você. Se for fazer para vender, faça pequenas (tamanho coquetel). Aqui em casa o tamanho é grande mesmo, com bastante recheio, então esta massa dá mais ou menos 30 coxinhas. Se for fazer pequenininhas, deve dar umas 50. Se você não for vender, uma boa idéia é ter um montão no freezer já prontinhas para o aniversário da molecada.

Recheio:

1 kg de peito de frango limpo cozido, desfiado ou passado no processador (reserve 1 litro da água de cozimento para a massa)
1 lata de ervilhas (opcional)
1 xícara de azeitonas verdes ou pretas (opcional)
1 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados ou uma colher de sopa de pasta de alho
sal a gosto
1 xícara de salsinha fresca
1 xícara de molho de tomate
orégano

Refogue o alho e a cebola em um fio de azeite. Quando estiver ficando transparente, acrescente o frango desfiado ou passado pelo processador, os temperos, refogue e acerte o sal. Acrescente o molho de tomate, as ervilhas e a azeitona, se for usá-las, e por último a salsinha. Mexa bem, reserve em uma travessa para amornar.

Massa:

1 litro de farinha de trigo (isso mesmo, 1 LITRO)
1 litro de caldo de frango
1 xícara de óleo de milho ou canola
sal a gosto

Coloque numa panela grande a água do cozimento do frango, o óleo e um pouco de sal. Leve ao fogo alto até ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e coloque a farinha de trigo de uma vez, e misture vigorosamente com uma colher de pau. Continue misturando, em fogo baixo, até que toda a farinha absorva o líquido, e comece a desprender do fundo da panela. formando uma bolona de massa macia e lisa.
Transfira para uma travessa e aguarde alguns minutos. Vá testando a temperatura da massa, e assim que der para amassar na mão, comece a modelar as coxinhas. É bom usar a massa quente, para evitar que as coxinhas rachem.
Coloque em uma travessa levemente untada com óleo e continue a modelar as coxinhas até acabar a massa e o recheio.
A seguir, bata ligeiramente uma clara em um recipiente, onde caiba a sua mão. Passe a mão na clara e pegue uma coxinha, lambuzando-a bem. A seguir, coloque numa assadeira grande com farinha de rosca. Continue a lambecar de clara todas as coxinhas e a ir colocando na assadeira com a farinha de rosca. Repare que você não precisa mergulhar as coxinhas no ovo, nem precisa de gema, somente lambuzar de clara já é o suficiente para a farinha de rosca aderir.
Quando acabar, sacuda a assadeira com as coxinhas para que fiquem envolvidas na farinha de rosca.
O ideal é manter na geladeira para fritar no dia seguinte. Mas você pode fritar na mesma hora se quiser, não há problemas. Podem ser congeladas assim, para serem fritas depois, ou você pode fritar todas, escorrer bem, esperar esfriar e congelar.
Dica: faça uma massa, recheie e modele. Se necessário, faça outra massa, recheie e modele. Deixe para empanar todas de uma vez, é mais rápido assim.
Aqui em São Paulo, o cento da coxinha bem pequenininha vale de 20 a 30 reais, dependendo do lugar.
Congelamento aberto, depois ensaque, retire o ar do saquinho e etiquete. Dura 2 meses congelada. Para fritar congelada, use fogo baixo para que o recheio não fique gelado dentro da coxinha.

Por último, para mais dicas e receitas, procure o marcador "Faça e Venda" ali ao lado.

E tem novidade: assista ao vídeo que eu fiz para a minha participação como colunista no lindo blog da Elaine, o "Um Pouco de Mim" clicando aqui!!

37 comentários:

  1. adorei tudo que vi no site , essa paula é mesmo um sucesso , quero aprender com ela...

    ResponderExcluir
  2. Paula me desculpe em te incomodar mas já fiz cursos de salgados e testei fazer as coxinhas, ficaram bem bonitas mas murcharam porque será? essa massa de coxinha que vi no seu blog serve para fazer bolinhas de queijo e risoles tb? me ajude por favor, como faço para ficarem sequinhas meus salgados, pois tenho entregas na semana que vem, como entrego embalada para o cliente, pois tou começando no ramo agora. Please me ajude.
    obrigada
    se puder me mande por e-mail
    katiaeslima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá boa tarde me chamo Ana e fasso entregas de coxinhas encontrei o blog e gostaria de um dica com fazer para as coxinhas ficarem crocentes por mais tempo será que e a forma de empanar mail naninha_santana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Vou dar uma dica na empanação. Tem gente que passa na água gelada com bastante gelo e depois na farinha de rosca. Eu particularmente prefiro passar no ovo, mas ovo gelado, eu costumo usar um ovo de cada vez, pois assim mantem ele gelado. Acredite dá diferença, fica crocante. Existe até uma coxinha famosa de Bueno de Andrada que dá a dica de empanação: Água gelada com cristais de gelo.Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu não recomendo empanar nada na água. Na hora de fritar espirra pra todo lado e o salgado explode, podendo causar queimaduras muito graves. Empane na clara, é barato, funciona, fica crocante e não explode.

      beijoooo

      Excluir
  5. Ola,to pensando em começar a fazer salgadinhos para vender,e achei seu blog,que adorei,mas gostaria de tirar algumas duvidas.
    Essa massa da para fazer outros tipos de salgados,como risolis ou bolinha de queijo?
    Da pra substituir o oleo pela manteiga?
    O frango tem que ser cozido com algum tempero,sal,caldo de frango etc?
    E se não for pedir demais vc tem alguma receita de croquete de carne?Mto obrigado pela atenção
    E-MAIL
    priscilab.nunes@gmail.com
    Voce tem alguma receita de croquete de carne?

    ResponderExcluir
  6. Priscila, para fazer risoles ou bolinha de queijo substitua o caldo por 1 litro de leite.
    O frango tem que ser refogado depois de cozido. O tempero é por sua conta!
    Não tenho receita de croquetes de carne, vou procurar...

    Sucesso e um beijão!!

    ResponderExcluir
  7. Receita de Croquete de Carne cremoso

    500 gr de carne moída (patinho só uma vez)
    alho, cebola, pimentão vermelho, 1 tabletinho de caldo de carne,1 pitada de pimentinha vermelha, 1/2 xic de molho de tomate e sal a gosto.
    Dá uma fritada no alho, sem dorar muito (porque senão amarga) e coloca a carne para refogar. Depois da carne soltinha acrescenta a cebola, pimentão vermelho só para dar um toque), o tablete de caldo de carne, 1/2 xic de molho de tomate, sal a gosto.
    Acrescenta dois copos de leite e 1 copo de água, mais um tablete de caldo de carne e 50 gr de manteiga. Ferveu acrescenta 1 copo e 1/2 de farinha de trigo peneirada. acrescenta a farinha fora do fogo para poder agregar bem a farinha e dpois retorna ao fogo para cozinhar.Acrescenta 1 ovo ligeiramente batido. Cozinha. Coloque numa travessa e espere esfriar. Trabalhe com as mãos besuntadas de oléo. Coloque cerca de 25 a 28 grs na balança e modele. Passe no ovo e farinha de rosca. Rende cerca de 50 croquetes depende do tamanho. Pode fazer, é uma delícia. É a receita que uso para minhas encomendas.

    ResponderExcluir
  8. ola nao entendi a receita da coxinha, pois la nao diz quanto farinha devo usar e sao dois litras de liquidos que voce usa na massa? 1 litro de agua e outro de caldo? nao entendi? me explique por favor quero fazer para vender.
    beijos
    adriana
    adrianamiguel30@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Paula, fiz a coxinha conforme sua receita, congelei e frite no dia seguinte. Ficaram excelentes, além da massa ficar uma delícia, ficou super crocante.
    Vou postar mais tarde no meu blog, depois vc dá uma olhada, ficaram lindas e saborosas.

    ResponderExcluir
  10. Olá Paula ! Estou começando neste ramos culinário agora e a frase de abertura do blog me tocou profundamente, realmente não há coincidência sem a mão de DEUS. Por favor me ajuda no quesito "congelamento de coxinhas".Eu comprei um equipamento para produção de salgados e preciso produzir muito em um dia para aproveitar o equipamento .Como faço o congelamento? Meu e-mail anapauladeira@hotmail.com
    Muito obrigada !

    ResponderExcluir
  11. Ana Paula xará faça o congelamento "em aberto" - depois de pronta a coxinha, frita ou não (se estiver frita precisa estar fria) coloque em uma assadeira e leve ao freezer, no dia seguinte retire as peças e embale na quantidade desejada. Se quiser, etiquete com as datas de validade:

    coxinha frita - 30 dias
    sem fritar - 3 meses

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. oi paula sou heslly,tenho 13 anos eu e minha mae fasermos coxinhas para vender . queria saber como posso comgelar coxinha eu li tudo mas tenho duvidas como e que faso para congelar
    eu tanbem queria saber se essa massa presta pra congelar ingredientes
    ;olho,alho,quinor,agua e farinha
    por favor responda,obrigado

    ResponderExcluir
  13. Hessly, congele em aberto assim: coloque as coxinhas prontas e empanadas numa assadeira (pode polvilhar com farinha de milho se quiser) e leve ao freezer. No outro dia vc tira e coloca no saquinho, põe a estiqueta e fecha. Congelado sem fritar vale 3 meses, congelado frito vale 1 mês.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Paula , você poderia me ajudar mais uma vez ? Preciso saber a temperatura ideal do óleo para fritar coxinhas.Onde encontro um bom curso de salgados , de preferência on line , pois moro no interior? Seu blog é excelente e transmite muita credibilidade. Beijo e sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Ana Paula Ladeira, olha eu não conheço curso de salgado on-line, talvez vc possa encontrar um passo a passo no youtube. Quanto à temperatura do óleo, deve estar quente, mas não para queimar. Coloque um palito de fósforo dentro da panela, quando o fósforo pegar fogo, tá quente.

    beijo

    ResponderExcluir
  16. OLA BOA NOITE, LI A SUA RECEITA DE COXINHA E PELO JEITO FICA UMA DELICIA.A minha pergunta é:estou passando por um problema financeiro muito difícil e o mais pior não posso trabalhar fora pois cuido e um irmão doento e nao tem cm deixa-lo só por isso pensei diane de td essa dificuldade pensei em fazer sagados pra vender e pesquisando encontrei seu site de receita .
    O K VC ACHA SERÁ QUE DÁ ALGUMA COISA FAZENDO SALGADO,ESTOU DESESPERADA PORR FAVOR ME ORIENTE TENHO MEDO DE FAZER MAIS GASTO E NAO DA NADA.OBRIGADA FICO NO AGUARDO ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  17. Alzeni, se vc não começar nunca vai saber. Garantir que vai dar certo eu não posso, mas tem muita gente conseguindo.

    Leia os artigos AULAS Ganhar Dinheiro Com Comida, estão na lateral do blog, embaixo do índice, têm muitas dicas de como começar.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. olá sou Marciene de Castelo Espirito santo.passei por aqui para tirar uma dúvida?quero saber como preparar as coxinhas de bar(grande)fritar e depois congelá-las já fritas.Desde já fico grata por tudo.Meu email é marciene-bento@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. olá, Paula, tudo bem!! eu sempre venho aqui no seu site e aprendi muita coisa. Estou começando a vender coxinhas e pensei em vender em tamanho médio em bandejas com 12. quanto vc acha que eu posso vender. Moro no centro de SP. Obrigada. Sucesso e bjss

    ResponderExcluir
  20. Voce tem uma apostila com os segredinhos e tudo explicadinho? moro em usa e preciso aprender a fazer coxinha, risoles e empadas urgentemente, mas quero aprender com quem saiba pra nao perder tempo.

    Meu email publico eh theflowerbed @hotmail.com
    Nao estou pedinho de graca, pago pelo curso/apostila.

    Antecipadamente agradeco!

    ResponderExcluir
  21. Muitissimo obrigada pelas dicas, links e explicacao!
    Estou na fila para apostila/livro. Faco parte de uma comunidade de maes Brasileiras em Houston e a pessoa que fazia salgadinhos por encomenda deixou de aceitar pedidos, entramos em panico porque amamos ter nossas delicias Brasileiras quando nos reunimos.

    Vou tentar fazer sim!
    Mais uma vez muitisso obrigada pelo carinho e atencao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, muito legal isso... Comunidade de mães brasileiras!! Adorei. Sempre que precisar, grita. Se eu souber, respondo. Se não souber, procuramos juntas uma solução.

      Afinal, não tem nada que a gente não possa aprender, certo??

      beijooooooooooooo

      Excluir
  22. Eu não entendi um litro é igual a um kilo de farinha ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Marisa. Um litro de farinha é um litro de farinha. Meça no copo do liquidificador. Se vc quiser, pode pesar para ver quanto dá, eu nunca pesei pois sempre meço assim e dá certo.

      beijooooooooo

      Excluir
  23. Oi qual eh a xicara? em ml quanto que daria?
    obrigada e boa noite

    ResponderExcluir
  24. Ademar, xícara é 200 ml.

    beijooooooo

    ResponderExcluir
  25. bom dia Paula
    comecei a fazer suas coxinha a receita eh divina estava dando certo, mas como voce disse eh melhor trabalhar com a massa quente resolvi fazer so a metade, mas nao sei onde estou errando, pois elas estao ficando enxarcadas e vejo fissuras nelas sera que voce consegue me ajudar..


    quanto tempo uma coxinha pode ficar na geladeira antes de empanar?
    posso empanar com leite?

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estão ficando enxarcadas pode ser que vc esteja colocando pra fritar com o óleo frio, precisa estar bem quente. Não passe no leite, passe em clara. Depois na farinha de rosca. Se for deixar na geladeira sem empanar, cuidado pra não grudar uma na outra e sempre em caixa com tampa, no máximo de um dia para o outro.

      Boa sorte!!

      Excluir
  26. Olá, Paula, ói eu aqui traveiz!
    O óleo só pode ser de milho ou canola ou posso usar o de soja que é o que eu tenho aqui?
    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris, pode usar o de soja sim, mas alguns cuidados para ele não deixar muito sabor no seu salgado: mantenha o fogo entre o médio e o alto, procurando não deixar queimar o óleo de jeito nenhum, ou seja, super aquecer. Também é importante coar o óleo, vc pode usar aqueles filtros de papel para café, assim ele fica livre da farinha que se desprende do salgado, o que é normal. Coando quente é melhor mas cuidado para não se queimar. Não utilizar o óleo de soja mais do que 3 vezes, depois disso ele estará muito saturado e vai deixar sabor no salgado. Espero que tenha ajudado!!

      beijooooo

      Excluir
  27. que temperatura do cronometro temos que usar para fazer coxinhas na fritadeira elétrica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaissa, aqueça o óleo dentro da fritadeira a 180. Para saber se está no ponto, coloque um palito de fósforo. Quando acender, tá ok. Não coloque muitos ao mesmo tempo para não baixar a temperatura do óleo.

      boa sorte!

      Excluir
  28. Gordura vegetal posso usar? e qual marca?

    ResponderExcluir
  29. Eu nunca usei, sempre uso óleo, então não posso recomendar. Mas vc pode testar, procure a melhor marca que puder comprar, a da Sadia é ótima.

    beijoooooo

    ResponderExcluir
  30. oi, adorei a receita e as dicas...vou fazer para o aniversário da minha filha..Parabéns vc é ótima!

    ResponderExcluir

Não são permitidos comentários anônimos.

Respondo aqui mesmo, então venha ver a resposta, ok? Obrigada!!

Caso prefira entrar em contato por email: paulamellomorgana@hotmail.com

Atenção: para sorteios, não valem inscrições por email!!

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.

Estatísticas

Dias Online
Postagens
Comentários
Widget by Elaine Gaspareto
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha

Protetora da Cozinha
Santa Clara, clareai os caminhos!