Dúvidas nos Salgadinhos? Respondo todas!

Recebi vários emails esta semana com dúvidas a respeito de salgadinhos para vender. Espero poder responder todas aqui, se ficar faltando alguma outra informação, escreva, ou deixe comentário. Não esqueça de deixar um email para que eu possa responder, OK? Ou passe aqui depois para ver a resposta.


As massas de salgadinhos são basicamente água (ou leite), farinha e sal, e gordura. O correto equilíbrio desses ingredientes é que vai deixar seu salgadinho especial. Esse tipo de massa é conhecido como massa cozida, porque cozinhamos a farinha. É muito importante manter a massa no fogo baixo, após acrescentar a farinha, mexendo sempre, sem parar, para que a farinha cozinhe e não fique, portanto, gosto de farinha.

A quantidade de sal depende do recheio. Recheios salgados pedem menos sal na massa, por exemplo, carne seca ou mesmo a carne moída.

A qualidade de qualquer prato depende da qualidade dos ingredientes. Com os salgadinhos, é a mesma coisa. Use produtos de qualidade. Farinha de trigo, principalmente. Não economize. Compre a melhor (Renata em primeiro lugar, Anaconda, ou se não for possível nenhuma dessas duas, Dona Benta). Não adianta economizar, porque o barato sai caro: o salgadinho fica ruim, você perde cliente, e não rende a mesma quantidade. Acredite, pois eu já testei.

Mantenha a mesma qualidade no recheio: use carne de primeira, patinho, coxão mole. Retire a gordura, o máximo possível, pois ela amarga. Use peito de frango para a coxinha, e não outras partes de frango, achando que o sabor vai ser o mesmo. Evite os corantes (tipo colorau e outros artificiais). Além de não fazerem bem a saúde, dão uma cara de "artificial" mesmo ao seu salgadinho, parece que você quer "esconder" alguma coisa, disfarçar, entende?

Farinha de rosca: use também a melhor. Se for possível, faça a sua própria farinha, usando pão francês do dia anterior, levemente torrado no forno e passado no liquidificador, em pequenas porções. Peneire a farinha de rosca de vez em quando, e sempre que ficarem "grumos" do ovo no processo de empanar. Esses grumos comprometem o visual, e podem arrebentar o salgadinho na hora de fritar.

Para fritar. Aqui temos uma queixa comum: meu salgadinho racha. Se isso aconteceu, alguma coisa está errada. Nas massas que sugeri aqui, isso não acontece. Em outras massas, não sei. O importante é saber que, se rachou, faltou gordura na massa, ou você trabalhou a massa fria. Isso também não pode. Não faça várias receitas de massa de uma vez para enrolar depois. Não funciona. Faça uma de cada vez, enrole e depois faça outra. A única etapa que pode ficar para depois é empanar. Trabalhe a massa quente, quanto mais quente, mais maleável e mais fácil de selar e modelar.Assim que você aguentar o calor na mão, enrole. Com o tempo, você acostuma. Pegue a porção de massa na mão e amasse ligeiramente para que fique lisa, abra, coloque o recheio e modele. Coloque numa forma grande levemente untada com óleo e termine toda a massa. Empane, e mantenha na geladeira coberto com um pano limpo até o dia seguinte. Então, frite e congele, ou entregue.

Óleos e gorduras: outro ponto importante. Não use óleo de soja na massa. Ele deixa um sabor residual forte, e um cheiro também. Use óleo de milho, canola, girassol. Óleos mais pesados, como de amendoim, não são recomendados. O mesmo vale para fritar. O óleo de milho custa caro para usar na fritura, você vai dizer. Só que o óleo de soja queima mais depressa, se você for fritar um cento de salgadinhos, em quinze minutos seu óleo vai estar cheio de farinha no fundo da panela, queimada. Esse queimado vai grudar no salgadinho e ele vai ficar escuro, feio. Lembre-se que a gente come primeiro com os olhos. Seu cliente avalia a qualidade também pela aparência, e vale mais um salgadinho lindamente dourado do que um meio escuro, parecendo sujo. O óleo de milho, se mantido o fogo médio, não queima, e você frita mais salgadinhos.

Por falar em sujeira, atenção total na higiene. Faça os recheios e mantenha-os em recipientes tampados, na geladeira, até a hora de usar. Use somente vasilhas limpas e secas, parece bobagem falar isso, mas é fundamental: lenço na cabeça. Se só um, apenas um, fio de cabelo cair na massa ou no recheio, você nunca mais vende nada. Seu cliente vai contar para todo mundo que ele conhece e aí, já era, se você trabalha na base da recomendação. Aproveite também para lavar a pia onde você trabalha com água fervendo, os utensílios de inox também. Não se esqueça de que as crianças são os principais consumidores de salgadinhos nas festas. Já pensou você ficar sabendo que alguma criança pegou uma bactéria por causa do salgadinho?? O frango é campeão na hora de proliferar bactérias, algumas bem perigosas, como a salmonela, podem até matar. Então, higiene absoluta e cozimento no ponto certo para o frango.

Ainda na onda das bactérias: utilize leite de caixinha, nunca o leite fresco, pois você corre o risco de azedar a massa. Da mesma forma, tomate também azeda fácil, prefira usar molho de tomate pronto. A cebola, bem picada, deve estar bem refogada.

Queijo: outro problemão. Use mussarela e outros queijos de qualidade. Observe atentamente se a peça de queijo tem data de validade, e olhe. Se estiver muito perto de vencer, não compre. Lembre que o salgadinho talvez fique congelado um tempão. Se não tiver data de validade, então, nem me fale! Em breve vou colocar aqui uma matéria falando sobre as principais marcas de queijo do mercado. Aguarde. Ah, use o queijo ralado no ralo grosso ou no processador. Rende mais e não corre-se o risco de um cubinho de queijo romper a massa e o salgadinho estourar justo na hora de fritar. O mesmo vale para os outros recheios, não podem ter "pontas". Ah, faltou falar do requeijão...Use requeijão de verdade (coloquei aqui uma receita de requeijão caseiro muito boa!!). Não use misturas lácteas que têm amido (maisena). No congelamento, a maisena desprende água e isso pode estragar o salgadinho. Sem falar no sabor.

Que mais? Ah, sim. Embalagem. Embalar corretamente é agregar qualidade ao seu produto. Use bandejinhas de isopor e filme plástico para pequenas quantidades, e caixas de isopor ou papelão alimentício para os centos, não esquecendo de forrar com papel manteiga ou alumínio. Aqui também vale a dica da higiene e do prazo de validade. Informe corretamente, em uma etiqueta, para o seu cliente saber quando o salgado foi produzido e quantos dias de validade ele tem. Para salgados congelados, que a pessoa vai levar e fritar em casa, 3 meses. Para os entregues fritos, para serem aquecidos na festa, de preferência faça num dia e entregue no dia seguinte. A validade é mesmo de um dia só.

Quantidade: a maioria das pessoas encomenda salgadinhos por cento, para festas. Eles são pequenos, conhecidos também como tamanho "coquetel". Para a venda em bandejinhas, podem ser maiores. A venda pode, portanto, ser por peso, ou por unidade.

Preço: vai depender do lugar onde você vende, além, claro, dos gastos que você teve. Uma boa maneira de calcular, é marcar tudo o que você gastou para uma receita. Faça e veja quantas unidades conseguiu fazer, o que vai depender também do tamanho do salgadinho. Você vai ter, então, o preço de custo por unidade, dividindo tudo o que você gastou pelo número de salgadinhos feitos. O valor de venda pode ser 2 ou 3 vezes o valor do custo. Neste caso, vale o bom senso e o conhecimento do mercado. Procure saber na sua região quanto se cobra e avalie.

Ainda sobre preço, não pense que mais barato vende mais. Nem sempre. Se você inovar nos recheios, inventando, por exemplo uma bolinha de queijo que tenha 2 ou até 3 queijos em vez de 1, pode cobrar mais. Criatividade vale mais.

É isso aí. Qualquer outra dúvida que ainda tenha ficado, escreva para mim ou deixe comentário. Já fiz muito salgadinho, para vender, e para muitos aniversários de família, por isso, sei do que estou falando. Conquiste seu cliente pela boca, com um produto de qualidade. Cliente satisfeito, encomenda sempre.

Espero que tenha ajudado e que você possa ganhar seu dim-dim. E, mesmo que você vá fazer para a sua família, acredito que vale a economia, em primeiro lugar, e a segurança de saber o que se está comendo, em segundo. Além claro, que é muito gostoso fazer salgadinhos!
ATENÇÃO POR FAVOR:

Não pode empanar salgadinho na água
Não pode aquecer no microondas
Não pode usar farinha vagabunda
Não pode deixar o frango na geladeira 1 semana
Não pode fritar e vender o mesmo salgado 2 dias depois
Não pode descongelar e congelar de novo
Não pode trabalhar a massa fria
Não pode guardar massa pra modelar no dia seguinte
Não pode colocar o salgadinho junto com carne crua pra vender
Resumindo
INGREDIENTES DE QUALIDADE - HIGIENE ABSOLUTA - CUIDADO NO PREPARO
Quem não pode fazer direito, é melhor nem começar. 
Leia os comentários, provavelmente a sua dúvida já foi respondida aqui.

Atualização em 6 de maio de 2013

Não serão mais permitidos comentários neste post. Veja nas respostas se a sua dúvida já foi explicada. Desculpem, mas não tenho mais como responder sempre a mesma coisa: 

NÃO PODE EMPANAR SALGADO EM ÁGUA, ok? 

Ok. 

Caso a sua dúvida ainda não tenha sido respondida aqui (leia as respostas dos comentários que já respondi), mande um email no 
paulamellomorgana@hotmail.com

Mas não pergunte pra mim se pode empanar na água, tá???

brigadu.


148 comentários:

  1. olá!!
    Fico feliz em ter o prazer de conhecer esse blog,nahora em que eu mais estou precisando.
    Sei que nada é por acaso e venho orando fervorosamente pra que meu pai maior me ajude a não cair e não desistir.
    Será,que quando entrei nesse blog sem querer, era a mão de Deus ??

    ResponderExcluir
  2. Olá simpática amiga! Que pena que vc não deixou email para eu te responder, mas agradeço a sua visita mesmo assim, espero que vc encontre aqui o que precisa, e tenha certeza, a mão de Deus está em todo lugar, nos amparando, nos ajudando! Tenha fé que tudo vai melhorar, trabalhe confiante pois se Jesus é por nós, quem pode ser contra??
    Felicidades! Volte sempre!!

    ResponderExcluir
  3. OI VC ACHA QUE KAFTA NO ESPETO DARIA BONS LUCROS? PARA VENDER EM BARES E LANCHONETES.ASSADOS OU EM BANDEJAS PARA ASSAR. E QUANTO TEMPO ELES DURAM CONGELADOS?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,
    Primeiramente parabenizo pelo ótimo site!!!
    Vou começar a fazer salgados para vender, quero contratar 2 ou 3 pessoas para vender nas oficinas, lojas, enfim onde tiver uma aglomeração de pessoas. Gostaria de obter dicas: o que vende mais? qual porcentagem posso colocar? Qual porcentagem devo pagar para os meus vendedores? Qual o tamanho da esfiha, da coxinha, etc...? Posso em uma única cesta colocar alimentos doces? Ao invés de cesta posso usar caixas de isopor? Posso congelá-los em geladeira comum?Gostaria também de obter receitas economicas. E pode acrescentar alguma coisa que porventura eu possa ter esquecido. Agradecida Adriana.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Adriana, que pena que vc não me deixou seu email, era mais fácil. Bom, acho que o que vende mais é coxinha e bolinho de carne. Se vc trabalhar com menos de 20% terá prejuízo; acho que no caso dos vendedores não posso te ajudar, não sei; o tamanho de salgadinhos para vender na rua é diferente daqueles de festa, faça-os com um tamanho que caiba na palma da mão, acho um bom tamanho. Pode colocar os doces em cesta, sim, desde que estejam embalados e não fiquem uns por cima dos outros. Caixas de isopor são melhores, pois são térmicas. Pode conservar em geladeira, salgados fritos de um dia para o outro, não mais. Receitas econômicas com certeza vc encontra aqui, não uso receitas que não sejam.
    Obrigada pela visita e fique a vontade se quiser me mandar um email.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, somente agora vi seu comentário. Não acho uma boa vender kafta, vc vai estar concorrendo com empresas que fazem espetinhos (a não ser que na sua cidade não tenha). É preciso cuidado, pois a carne é um problema para estragar. Espetinho pronto sem assar no freezer dura três meses.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia CHEF

    Tenho muitas dúvidas ainda, porque li várias matérias sobre o assunto e me sinto um pouco confusa, apesar do esclarecimento que tive agora.

    A respeito do armazenamento:
    ___ Depois de um tempo congelado,o salgado não perde o sabor?
    ___ O recheio deve ser preparado e usado ou posso, congelar e usar em outra massa?
    ___ Posso fritar o salgado e deixar por um dia na geladeira, entrego ele frio? Como funciona?

    Amei te encontrar. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  8. Amei te encontrar também, Juliane! Como vc não deixou email, espero que passe aqui novamente para ver a resposta. Não aconselho congelar o recheio e depois usar novamente se vc for congelar o salgadinho (o recheio seria congelado duas vezes, aí não dá). Se for fazer e entregar frito ou para fritas, mas sem congelar, tudo bem.
    Depois de congelado o salgadinho não perde o sabor, não.
    Pode deixar o salgadinho frito na geladeira, sim, ou até mesmo congelar frito. Tudo vai depender de como seu cliente quer.
    Atente para os prazos de validade: frito congelado - 30 dias no máximo; congelado para fritar depois, vale 3 meses.
    Beijos!
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  9. Porque meus salgadinhos (coxinhas, pastéizinhos, bolinhas de queijo) estão estourando ao fritar?
    Estou fazendo umas coxinhas de festa e quando frito elas estão explodindo, sai a casquinha quase inteira e crocante, mas o recheio vai lá pro teto, todo mundo faz coxinhas e isso quase não acontece com os outtros, onde está o meu erro? Detalhes: O recheio é de frango com batatas, uso oleio de milho mais trinta por cento de gordura hidrogenada (já tentei sem a hidrogenada mas estourou assim mesmo), não coloco recheio quente, não uso ovos para empanar, a gordura é quente na medida certa. noto que abre um furinho pelo qual sai um fio de massa e provavelmente por aí que ela explode. Será que é massa mole? Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  10. Olá amiga dos salgados estourando! Torno a dizer: deixem seu email no formulário de contato para que eu possa responder!! Bom, a única coisa que posso achar é que vc está trabalhando a massa fria, então preste atenção: quanto mais quente, melhor, por que vai fechar direitinho e não vai estourar. Se estoura, é por que o recheio tá escapando, e isso só acontece por que a massa está rachada e aberta.
    Boa sorte, se precisar, escreva de novo.

    ResponderExcluir
  11. Bom Dia. Adorei seu Blog, com certeza irei visitá-lo muitas vezes.
    Como eu faço par enrtregar o salgadinho ainda quente para meu fregues? Já coloquei em papel aluminio ou caixa de isopor, mas achei que saiu a crocancia e a massa ficou mole. e depois do salgadinho frito e congelado, como faço para esquentar? mei IMAIL é: c.idaribeiro@hotmail.com. Obrigada pelo seu carinho. bjs. cida

    ResponderExcluir
  12. Adorei suas explicações como vender os salgadinhos.Foi bem esclareredor um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Ola gostari de lhe agredecer por este blog, saiba estou pensando fazer alguns salgados bolos sucos e outros para vender em parada de onibus o que vc acha me aconsehe obrigado ueslei-14@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. olá!gostei muito de suas explicações.Gostaria de saber , quero vender salgados para açougues e supermercados revenderem, os salgados precisam ser congelados ou podem estar apenas refrigerados?

    ResponderExcluir
  15. Cida e Ueslei já receberam resposta por email, obrigada pela presença!

    Lizenilda, boa sorte!

    Graziela, os salgados podem ser apenas refrigerados ou congelados, quem vai ter que decidir como quer é seu cliente. Eu acho mais prático vender congelado, por que o prazo de validade é maior e vc trabalha com mais segurança.

    Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  16. gostaria de saber pq depois de congelado a massa racha e tbm como eu faço para a massa ficar crocante depois de frito para conservar para entregar p/ cliente obrigado bjoss,

    ResponderExcluir
  17. Bom dia

    Teremos um niver aqui d 20 , mas o local q fornece salgados soh funcionará ate dia 19 noite.
    Posso colocar os salgados fritos como bolinho de bacalhau e risole de camarao na geladeira. E colocar no microondas na hora da festa..q serah horario do almoço?

    grta

    ResponderExcluir
  18. Pode deixar na geladeira,sim, mas coberto com um pano de prato limpinho ou uma caixa com tampa. Aqueça no forno do fogão, e não no microondas, por que o salgado fica mucho.
    Feliz aniversário!
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Vou fazer a festinha da minha filha de 3 anos de idade... não estou muito bem financeiramente, por isso gostaria de saber se posso compra salgadinhos congelados, fritar e armazenar horas antes da festa.
    Como posso fazer isso e quanto tempo antes... corro o risco dos salgados murcharem? Por favor me passe dicas agradeço!
    obrigadaaaa

    ResponderExcluir
  20. Giselle, pode sim, vc pode inclusive fritar um dia antes, para a festa nao ficar com cheiro de fritura se vc for fazer tudo no mesmo local. Frite, escorra bem o óleo, espere esfriar e guarde na geladeira, tampado. Umas duas horas antes da festa, aqueça o forno bem baixinho, e comece a colocar os salgados em bandeja de alumínio, sem cobrir. Vai ficar jóia. Não aqueça no microondas por que fica mucho.
    Boa festa para vc e sua filhota e obrigada pela visita. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá, estou com um problema nos meus salgadinhos,pois depois de congelados eles aparecem umas rachaduras. O que estou fazendo de errado? E o que devo fazer para solucionar este problema? Agradeço desde já e, aguardo respostas.
    Abraços!
    Pety.

    ResponderExcluir
  22. Pety, veja só, todo mundo tem o mesmo problema. A única solução é trabalhar a massa quente. Só isso. Beijos e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  23. Como eu faço par enrtregar o salgadinho ainda quente para meu fregues? Já coloquei em papel aluminio ou caixa de isopor, mas achei que saiu a crocancia e a massa ficou mole. e depois do salgadinho frito e congelado, como faço para esquentar? mei IMAIL é: wal_caldeira@yahoo.com.br Obrigada pelo seu carinho. bjs.Walquiria

    ResponderExcluir
  24. meu nome é Alex e primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo Blog.
    Muito bom para tirar dúvidas e aprender sempre com as dicas sobre venda de salgadinhos e como fazer.
    Bom gostaria de saber uma coisa, foi dito por um leitor se poderia congelar o recheio e a sua resposta foi que você não aconselha isso, mesmo porque iria ficar congelado 2x o recheio.
    Agora minha dúvida é: O frango da coxinha em um recipiente fechado pode ficar quanto tempo na geladeira? Exemplo, se eu desfiar o frango e temperar hoje, posso usa-lo daqui 7 dias?
    Meu e-mail é rabechi@ig.com.br
    Obrigado e fique com Deus

    ResponderExcluir
  25. Walquíria e Alex já receberam a resposta por email, mas mesmo assim:

    WAL, não tem jeito, querida. Entregar quente só se vc fritar e sair correndo, ou o seu cliente reaquece depois.

    Alex, nunca deixe o frango na geladeira por 7 dias!!! No máximo de um dia para o outro, e olhe lá.

    Obrigada, galera.

    Beijos a todos!!

    ResponderExcluir
  26. adorei suas explicações, parabéns pelo lindo gesto de humildade de explicar com detalhes o processo sobre os salgados, Deus te abençoe e te cubra sempre de muitas bênçãos. bjs

    ResponderExcluir
  27. dicas de qual o melhor jeito de empanar salgados

    ResponderExcluir
  28. gostaria de saber como posso preparar o recheio da coxinha para que eu possa fechar as coxinha na máquina moldadora, pois o recheio tem que ser cremosa e o o peito de frango é seco. obrigado desde ja´.

    ResponderExcluir
  29. Ricardo, vc tem várias opções, de acordo com o que deseja gastar.

    Você pode usar requeijão, do tipo Catupiry ou do normal mesmo, ou pode fazer uma mistura de uam colher de sopa de amido (maisena) para uma xícara de leite e colocar no recheio, ainda no fogo, e deixar encorpar. Pode usar farinha de trigo em vez de amido, também dá certo.

    Boa sorte!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  30. Anônimo, o melhor jeito de empanar os salgados é melecar a mão numa clara (sem bater) e ir jogando os salgados melecados numa assadeira grande com a farinha de rosca. De vez em quando, vc chacoalha a assadeira, para os salgados ficarem bem enfarinhados e tá pronto. Uma clara rende o suficiente para empanar um cento e ainda sobra.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  31. olá bom dia!
    que bom que encontrei esse blog, adorei as dicas pois estou decidida a começar fazer salgados para vender em casa, estou muito feliz por poder compartilhar minhas ideias e duvidas com vcs...um grande a braço e uma boa semana! meu email éh : vespernoemi@hotmail.com..
    Noemi

    ResponderExcluir
  32. Olá adorei seu blog está bem completo principalmente as dicas para salgados.Tenho uma dúvida:Posso congelar os salgadinhos fritos(coxinhas)e depois pra esquentar?Nao perdem o sabor?Obrigada e Deus te abencoe por compartilhar conosco preciosas dicas.

    ResponderExcluir
  33. Valteir, vc pode sim congelar as coxinhas fritas em aberto, ou seja, coloque numa assadeira ou travessa grande, e ponha no freezer. Quando estiverem congeladas, ensaque, retire o ar do saco e etiquete. Não perdem o sabor, não, pelo contrário: tudo o que é congelado intensifica, por isso muito cuidado com o SAL!

    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  34. Olá!!!

    ESTOU COM UM PROBLEMÃO!!!!
    QUANDO FRITO AS COXINHAS QUE ESTÃO CONGELADAS, O RECHEIO NÃO DESCONGELA, FRITO COM ÓLEO QUENTE E DEPOIS ABAIXO O FOGO, EM PANELA FUNDA COBERTA DE ÓLEO, FRITO MAIS OU MENOS 3 MINUTOS, E O RECHEIO DE FRANGO FICA UMA PEDRA DE GELO...
    GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM SEGREDO PARA AQUECER O RECHEIO?

    EMAIL: lupajor@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Luciana, esse é mesmo um problemão. A solução é retirar o salgado do freezer com pelo menos 1 hora de antecedência para fritar, mais tempo só se mantiver em geladeira. Além disso, três minutos é muito pouco, vc vai ter que deixar mais. Está certo abaixar o fogo quando o óleo já estiver quente. Outra coisa importante é não encher demais a panela de salgadinhos, isso abaixa muito a temperatura do óleo de uma vez só e demora a voltar, o resultado é um salgado encharcado de óleo.

    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  36. olá como vai?fiquei sem freezer na semana do niver do meu filho,posso deixar os salgadinhos na geladeira de 1 dia pro outro?obrigada

    ResponderExcluir
  37. Oi, Mariana!! Pode sim deixar na geladeira de um dia pro outro, não tem problema não. Coloque numa travessa e cubra com um pano limpo, ou em uma caixa grande com tampa. Boa festa pra vc e pro seu filhote!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Olá Amada!
    Estou hiper feliz por encontrar o seu blog, que vem nos auxiliano a cada dia "Obrigado".
    Eu comecei a fazer salgados para balcão e festas a pelo menos uns 2 meses e meio, te digo que antes eu não sabia fazer nada de salgadinhos, nada mesmo, nada. Mais pelas necessidades tive que aprender alguma coisa para ajudar na minha renda. Sou vigilante e resolvir trabalhar anoite para ficar mais tempo em casa com minhas filhas Carol de 14 e Bruna de 7 anos, e anoite minha mãe vem dormi com elas, para não ficarem
    só. E como no momento só tenho a minha renda pedir a Deus que me ajudasse a ter mais um trabalho e than than than, than aprendir a fazer salgados com ajuda da minha amiga Rita de lá do serviço, começei pelas coxinhas de galinha e agora também estou fazendo bastante para festas. Amiga Paula tenho uma duvída, os salgadinhos de salsicha fritos racharam ao fritalos, a salsicha inchou o que devo fazer?
    meu e-mail é: eloisa10@hotmail.com
    beijos fica com Deus.

    ResponderExcluir
  39. Olá Elô amada!! Espero que vc passe aqui para ler a resposta. Olha, eu nunca fiz salgado de salsicha frito, então só posso palpital...Das duas uma: ou você faz tipo um risole com a salsicha bem fechada dentro da massa ou se a salsicha ficar um pedaço para fora, tem que assar, e não fritar.

    De qualquer jeito, não esqueça de ferver a salsicha primeiro, e deixar esfriar antes de usar no salgado.

    BOA SORTE e VOLTE SEMPRE!

    ResponderExcluir
  40. Obrigada Paula pela dica. vou tentar dessa maneira tá. a corrigindo o meu e-mail: eloisa10@gmail.com. beijos

    ResponderExcluir
  41. Olá, em primeiro lugar te parabenizar pelo Blog e gostaria de pedir para me mandar um e-mail, assim poderei tirar minhas duvidas direto com vc...Muito obrigada, Deus te abençõe!!! monikyttaangel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Bom, Paula, primeiramente parabéns pelo seu blog, é tudo muito claro e bem escrito...
    Estou com uma dúvida à respeito de congelamento de camarão empanado... a maioria de sites, etc... de receitas não aconselham a congelar, mas com certeza dá, já que a gente compra congelado.... Gostaria de saber a maneira correta... congelamento aberto mesmo???
    Agradeço desde já
    Alessandra Roliz
    ale_roliz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Alê, já te mandei a resposta por email, mas mesmo assim respondo aqui também porque pode ajudar outras pessoas.

    Não pode de jeito nenhum congelar duas vezes o mesmo produto ainda mais se for camarão. Então, ou vc usa fresco e depois congela ou nada feito... Camarão é que nem frango, campeão para criar bactéria, é melhor não arriscar.

    Se vc for empanar e fritar o camarão fresco, pode fazer o congelamento em aberto, sim, depois que esfriar.

    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  44. Olá amiga, estou aqui para tirar algumas duvidas afinal estarei abrindo um pequena lanchonete frente a um ponto de ônibus e uma escola, dai as dúvidas aparecem, eu num faço a mínima ideia de como fazer salgados, se compensa comprar pronto ou fazer em fim, gostaria de algumas dicas se puder é claro..!
    meu e-mail é
    jdaudioproducoes@terra.com.br
    espero e estou ancioso por um contato breve, abraços colega.. e parabéns por compartilhar suas experiencias...

    ResponderExcluir
  45. Gostaria que vc me enviasse receitas de joelhos,pq toda vez que faço fica com gosto de fermento...e aproveitando para elogiar seu blog que me ajudou muito e muitoooo bom,parabéns.
    bjs,sucesso.

    ResponderExcluir
  46. Gostaria que vc me enviasse receitas de joelhos,pq toda vez que faço fica com gosto de fermento...e aproveitando para elogiar seu blog que me ajudou muito e muitoooo bom,parabéns.
    bjs,sucesso.

    ResponderExcluir
  47. Jana, querida, fui no seu blog mas não consegui entrar! Espero que vc passe aqui para ver a resposta.

    Eu não sei o que são joelhos!

    As únicas receitas de joelhos que eu conheço são aquelas que a gente faz "de comer rezando!" rsrs

    beijão!

    ResponderExcluir
  48. Juninho acho que já respondi por email, né?

    abçs

    ResponderExcluir
  49. Olá! Estou muito feliz de ter encontrado este blog,porque trabalhar com comida, mas sempre há uma duvida ou outra. Bem gostaria de fazer comida congeladas(lasanhas,caneloni,rondeli,empadão,etc..),mas preciso saber qual o prazo de validade de um prato como esse,se pode ir molho bechamel, o que pode ou não ser feito na hora de congelar. Meu email:misturadosabor@hotmail.com
    Muito obrigada por sua atenção. um abraço

    ResponderExcluir
  50. Prarabéns amiga,
    "O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar."
    --Sócrates

    Obrigada!
    Beijos de Parabéns pelo seu Blog

    Rosa Bartalo

    bartalosfood@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Mistura, receitas congeladas que levam ingredientes com bastante água como tomate, vegetais, leite, etc precisam ser usados com cuidado para não "aguar" mesmo a receita. Lembre que durante o congelamento os alimentos despreendem água.
    A validade vai depender dos ingredientes, em geral 20 a 30 dias, não mais que isso é uma boa margem.
    A única dica quanto ao bechamel é não usar amido nele. Aliás, nada congela bem quando é feito com amido.

    bjs

    ResponderExcluir
  52. Olá amiga, descobri seu blog na net e adorei.Faço palha italiana para vender e gostaria de saber quanto tempo posso colocar a validade delas.Grata e beijos.

    ResponderExcluir
  53. Juju seja bem vinda! A palha italiana dura uns quinze dias, não mais do que isso.

    beijo

    ResponderExcluir
  54. oi em primeiro lugar quero dizer que fiquei feliz em saber que existe pessoas maravilhosas assim como voce p/ajudar.estou fazendo salgados p/fora so que os risolis so tão rachando ao fritar porque sera sera porque são congelados estou perdendo um monte abraços espero anciosa resposta.

    ResponderExcluir
  55. oi estou feliz por ter achado esse site queria saber porque a massa do risólis racha a o fritar sera que é por que eu congelo pq faço pra fora?espero sua resposta ansiosa abraço

    ResponderExcluir
  56. oi amei ter te encontrado na hora que mais estou precisando,como ja pedi porque sera q os risolis q faço racham na hora q frito ;quero lhe pedir passo no cilindro e não gruda fica linda a massa mas tm q ser mais grossinha ou mais fininha a massa.faço assim ponho o recheio e corto q ja sai fechado os risolis pode ser?eo frango pode ser molhadinho?espero não tar abusando. um grande abraço.MARIVANE SATICQ

    ResponderExcluir
  57. marivane, ufa! É o mesmo problema de todo mundo, né? Não tem jeito: para o salgado não estourar vc tem que modelar a massa quente. mesmo que seja passando no cilindro primeiro, procure usar logo para que ela não resseque. Se estourou é porque não ficou bem fechado, para fechar bem tem que estar macia.
    O recheio de frango pode ser úmido mas não exagere, pois molha a massa e pode azedar ou no mínimo amolecer...

    Não é abuso, não, pelo contrário!

    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde Paula, estou querendo montar um negocio no qual o cliente encomenda(lasanha, frango recheado, rocambole de carne...) e entrego ja pronto. Por favor me passe algumas dicas, pois tenho as ideias mais não sei como colocar em pratica.
    Abraços,
    Letícia

    ResponderExcluir
  59. OLÁ BOA NOITE. TENHO MINHAS DUVIDAS MINHAS COXINHAS ESTAO ESTOURANDO QUANDO FRITO, NAO USO RECHEIO QUENTE. E MINHAS ESFUHAS ALGUMAS TAMBPEM ESTOURAM NA HORA DE ASSAR USE SEMPRE CARNE CRU. O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO.FICO MUITO DESANIMADA QUANDO FAÇO E ACONTECE ISSO. DESDE JA AGRADEÇO.

    SANDRA. R.G

    ResponderExcluir
  60. GOSTARIA MUITO DE FAZER SALGADINHO P/VENDER. CONGELADOS E PRECISO DE ALGUMAS DICAS. E NOVAS RECEITAS DE ASSADOS P/ANIVERSARIO TIRANDO A ESFIHA.E SALGADINHOS. OBRIGADO


    SANDRA

    ResponderExcluir
  61. BOA NOITE.
    PEDI DOIS CONSELHOS SOBRE SALGADOS A SÓ QUE NAO COLOQUEI MEU E-MAIL. SE POSSIVEL ME MANDAR RECEITAS DE SALDADINHOS ASSADOS P/FESTAS E QUE PODEM SER CONGELADOS, E GOSTARIA DE SABER PORQUE MINHAS ESFUHAS ESTOURAM NA HORA DE ASSAR. COMO TAMBÉM MINHAS COXINHAS E BOLINAS DE QUEIJO.
    DESDE JA AGRADEÇO
    FICA COM DEUS.
    OBRIGADA. SANDRA R.G

    SANDRA_ROCHA66@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  62. BOA NOITE.
    PEDI DOIS CONSELHOS SOBRE SALGADOS A SÓ QUE NAO COLOQUEI MEU E-MAIL. SE POSSIVEL ME MANDAR RECEITAS DE SALDADINHOS ASSADOS P/FESTAS E QUE PODEM SER CONGELADOS, E GOSTARIA DE SABER PORQUE MINHAS ESFUHAS ESTOURAM NA HORA DE ASSAR. COMO TAMBÉM MINHAS COXINHAS E BOLINAS DE QUEIJO.
    DESDE JA AGRADEÇO
    FICA COM DEUS.
    OBRIGADA. SANDRA R.G

    SANDRA_ROCHA66@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  63. Sarah - Letícia querida, procure aí do lado no blog onde tem Aulas Ganhar Dinehiro com Comida! Tem um monte de dicas que vão te ajudar e muito!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  64. Sandra, já mandei a resposta pra vc!! Mas volto a dizer: salgado que estoura - única solução é modelar a massa quente.

    bjs

    ResponderExcluir
  65. ola meu caro cheff, tudo bem?
    estou com problemasso e sei que so vc podera me ajudar.
    minha massa cozida e muito boa, faco, risole queijo presunto, salsicha, e fica muito bom, porem as coxinhas tbm ficam boas,mas ao congelar e descogelar ela folhinha toda como um folheado,com varios rachoes. me ajuda por favor.
    patricia ]camilinhavir@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  66. Oii...
    Primeiro, quero dizer que adorei sei site.
    Vou começar a fazer os salgadinhos para vender.. Gostaria de te pedir um favor, se vc tem receitas de sucos, vitaminas para me passar? Vou abrir uma quitanda, e pretendo vender isso, lá tbm.. ! tata.reis_r@hotmail.com

    Desde jah, obrigada.. !

    ResponderExcluir
  67. Boa Noite, menina como todos os outros comentários, adorei seu blog, estou nessa sexta anoite me deliciando com seus post.
    Gostaria de umas dicas, pois começarei a fabricar salgados, trabalho em um restaurante q compra terceirizado e consegui aval do patrao para fazer, so que ainda nao sei nada, nada, mas estou pesquisando e com mta vontade de trabalhar...vou contratar um salgadeiro(a), mas queru ter noção de como o serviço pode ser de ótima qualidade pois meu foco é revender tb, gostaria de saber quais tipos de equipamentos que precisarei para começar...oq precisarei comprar. obrigada e aguardo contato.
    mapita_1406@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. Paula,
    Estou fazendo as coxinhas, fritas para aquecerem no forno, gostaria de saber se é normal, elas perderem a crocancia? Ficam meio muchas é assim mesmo? Obs. Estou fazendo a sua receita de coxinha. Obrigada debora_amparado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  69. Débora, não é normal não, se vc aquecer no microondas aí sim, elas ficam muchas mesmo. No forno convencional a gás ou elétrico, elas devem se manter quase normais.

    Quase por que tudo o que é frito e depois reaquecido sempre perde um pouco da crocância, mas não tanto que fique mucho.

    Não sei o que pode estar acontecendo, escreva novamente tá?

    Beijo

    ResponderExcluir
  70. Olá tudo bem?
    vou fazer o niver do meu filho de 3 anos, a grana esta curta por isso estou fazendo tudo, mas não tenho experiência estou preocupada principalmente a que horas posso fritar os salgados para servi-lo quente. Ou se você tem alguma outra sugestão. A final o horário da festa será as 15 horas. Obrigada beijos Rita. ritamatheus28@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. vc não respondeu pra mim :(

    Boa Noite, menina como todos os outros comentários, adorei seu blog, estou nessa sexta anoite me deliciando com seus post.
    Gostaria de umas dicas, pois começarei a fabricar salgados, trabalho em um restaurante q compra terceirizado e consegui aval do patrao para fazer, so que ainda nao sei nada, nada, mas estou pesquisando e com mta vontade de trabalhar...vou contratar um salgadeiro(a), mas queru ter noção de como o serviço pode ser de ótima qualidade pois meu foco é revender tb, gostaria de saber quais tipos de equipamentos que precisarei para começar...oq precisarei comprar. obrigada e aguardo contato.
    mapita_1406@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. Rita, já respondi por email, mas quem quiser saber é assim: faça os salgados no dia anterior e mantenha na geladeira. Frite algumas horas antes da festa e depois aqueça no forno. Claro que se tiver alguém que possa fritar na hora para vc é melhor, mas senão faça assim mesmo, que ninguém merece ficar na cozinha em dia de festa.

    bjs

    ResponderExcluir
  73. MARIEL, desculpe não ter respondido!! Para ter qualidade tem que ter duas coisas simples:

    LIMPEZA
    BONS INGREDIENTES

    Capricho, receitas gostosas e só!

    Quanto aos equipamentos, como vc está pesquisando, com certeza vai encontrar o que se ajusta melhor às suas necessidades. Fora os utensílios de cozinha, vc pode precisar de uma fritadeira, um cilindro de massa... Tudo vai depender de quanto vc vai poder gastar e de quanto vc vai produzir.

    bjs!

    ResponderExcluir
  74. OI coo faço para fritar digamos 700 salgados e conseguir entregalos ainda quentes é possivel ? vou fritando e coloco aonde ja nas caixas? ou em outro lugar? desde já agradeço.luciana076@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  75. Luciana, que bela encomenda! Vc pode sim, fritar tudo de uma vez, mas não dá pra garantir que o salgado vá chegar quente... Talvez a pessoa possa aquecê-los novamente quando chegarem? As caixas são ótimas opções, vc vai encontrar de papelão, isopor... Não recomendo mais do que 2 camadas de salgados separados por papel manteiga, pois muito peso pode amassar tudo.

    BEIJO E SUCESSO SEMPRE!

    ResponderExcluir
  76. OI PAULA, MUTIO BOM DIA!!
    ACHO Q/ Ñ FOI POR ACASO Q/ ACHEI SEU BLOG.BEM NA HORA EM Q/ ESTOU PENSANDO EM COMEÇA A FAZER EMPADAS P/ VENDER. JA LI EM ALGUNS SITES E BLOGS Q/ É LUCRO CERTO.ESTOU FORA DA MINHA CIDADE HA 4 ANOS. E QUERO E PRECISO VOLTAR P/ CASA.FOI O Q/ ME PASSOU PELA CABEÇA EM FAZER. TENHO UM CERTA EXPERIÊNCIA, POIS JA TRABALHEI EM BUFÊ FAZENDO EMPADASE QUERO TRABALHAR POR CONTA PRÓPRIA. FAZER SÓ ASSADOS. GOSTARIA DE SUZA OPINIÃO. AH E P/Q VC PAROU? OBRIGADA VC FOI MUITO ÚTIL E Ñ É EGOÍSTA. Q/ DEUS TE ABENÇOE SEMPRE. BJS. ISABEL. MEU EMAIL É.MBELLOLIV@GMAIL.COM, AGUARDO RESPOSTA. ATÉ BREVE. TE ,AMDO NOTÍCIAS.

    ResponderExcluir
  77. OI QUERIDA QUERIA SABER COMO GUARDAR SALGADOS, MEU FILHO FAZ ANIVERSÁRIO EM JULHO E QUERIA IR FAZENDO, PASTEL SUIÇO, CANUDINHO, BOLACNHINHA DE QUEIJO, MAS NÃO SEI COMO GUARDAR PARA PERMANECER DURINHO,E CONSERVADO, SEI QUE MINHA MÃE FAZIA ASSIM, MAS NÃO ME RECORDO MUITO BEM PODES ME AJUDAR? LÍDIA

    ResponderExcluir
  78. Ola, meu nome é rodinei, faço coxinhas para vender com uma massa diferente por que acho que fica mais saborosa, eu acrescento uma cebola grande ralada e refogada, porem tenho duvidas se a cebola pode azedar a massa mais rapidamente, eu posso congelar estas coxinhas? por quanto tempo? e apenas resfria-las? tbm por quanto tempo? obrigado desde ja...meu email é rodinei_ap@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  79. ola boa noite. fiz uma massa pra coxinha que serve pra varios salgados, utilizei leite no lugar de agua, e coloquei 1 colher de sal,e a massa ficou muito doce, qual sera o motivo dela ter ficado tão doce,desdem ja agradeço pela atenção, familiaferro16@hotmail.com

    ResponderExcluir
  80. oiiiiiiiiii bom dia ,amei mesmo de coração suas dicas ,sabe vou começar a fazer salgadinhos de festa pra vender ,sou balconista e estou desempregada e tive essa ideia de fazer salgadinhos e suas dicas era o que eu procurava peço a Deus que de tudo certo e obrigada por vc esta´por ai bjssssss fica com Deus,s2.

    ResponderExcluir
  81. oi Paula gosto muito de visitar seu bloog,Deus te abençoe,fiz salgados p/a 0 aniverssario dos meus sobrinhos uma semana antes congelei para depois fritar.ficou uma delicia,fritei todos na hora de servir,-dai comesou alguns pedidos,não tenho pratica apanho muito pra conseguir fazer enroladinho presunto e queijo faço com a massa da coxinha. para empanar passo pelo leite depois na farinha de rosca ta certo??? meu email bia.pistarini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. oi paula ja aprendi bastante com seus toques mas ainda tenho algumas duvidas, e te agradeço desde já pela atenção!
    como faço para congelar salgados tipo pizza enrolada antes de assar, e ou quanto tempo que tem que ficar no forno para pré assar e depois congelar?
    eu tenho fritadeira água e oleo, vc disse que oleo de milho compenssa mais do q o de soja.isso é em custo e beneficio ou literalmente? oleo de milho compenssa mais do que gordura vegetal?
    qual é a temperatura ideal para congelar os salgados pois não sei se coloco o freezer no maximo médio ou mínimo?
    me descupe por tantas perguntas.
    abraço, e que Deus te de muitas vezes mais o vc tem passado para nois.
    dener_cesar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  83. Gente, quem não encontrou a resposta aqui é por que já mandei por email, tá?

    Dener, suas dúvidas podem interessar mais pessoas, então aqui vai a resposta:

    Para congelar salgados sem assar, como no caso da pizza enrolada, vc tem que aguardar o crescimento máximo da massa, e depois pode colocar no freezer em uma assadeira. No dia seguinte vc tira, embala e etiqueta.

    Para saber o que compensa mais, óleo ou gordura, vai depender dos preços da sua cidade. Só um detalhe: embora com a gordura vegetal o salgado fique mais crocante, ele tem uma duração menor: quando esfria ninguém mais come, fica mucho, com sabor residual da gordura (vc já tentou comer batatinha do MacDonald's fria? É a mesma coisa). O óleo de milho tem a vantagem de não deixar sabor nenhum no salgado. O importante eu acho é não deixar queimar o óleo, coar a farinha que fica no fundo e assim a qualidade do seu salgado sempre será ótima.

    Se vc tem freezer e não congelador (aquele freezer que fica em cima da geladeira) a temperatura pode ser a mínima, até para gastar menos energia. A dica é planejar para abrir o freezer o mínimo possível e sempre deixar o salgado de um dia para o outro.

    Espero ter ajudado, qq coisa escreva novamente!

    Boa sorte e sucesso a todos!!

    Paula Mello

    ResponderExcluir
  84. Gostaria de vender salgados na rua e queria dicas para conservar a temperatura deles sera que uma caixa de isopor forrada com papel aluminio seria uma boa medida

    ResponderExcluir
  85. ME RESPONDA POR FAVOOOOOOOOOOOOOOOOOR....
    A FESTA DA MINHA FILHA SERÁ EM ABRIL DE 2012....QUERO FAZER SALGADOS PRA CNGELAR DESDE JÁ....POSSO???

    QUANTO TEMPO DURA OS SALGADINHOS CONGELADOS?? RESPONDE ME POR FAVOR. OBRIGADA.... TAMMI_OLIVEIRA@HOTMAIL.COM TO AGUARDANDO

    ResponderExcluir
  86. Olá bom dia.Tenho 25 anos e quero começar a fazer salgadinhos p vender,gostaria de saber uma massa gostosa tanto p salgados fritos como congelados.E gostaria q tbm me ajudasse a montar um cartão p entregar as pessoas com o meu anúncio.
    Me ajude por favor
    rrafaellamt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  87. Boa noite

    Gostaria da sua ajuda pois minha esposa e confeiteira e não tem muita experiência com salgados ,estamos trabalhando com encomendas, mas nossos salgados depois de algumas horas ele cria uma casca e desprende da massa começa a murchar, peço sua ajuda pois e muito difícil pessoas pedirem apenas doces e bolos,

    Pode ser na hora de fritar?

    Margarina ou óleo na massa?

    Na hora de empanar?


    Edvaldo e Sabrina
    heeloim@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  88. OI EU GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO EU CONGELAR SALGADOS DE BACALHAU E COMO EU CONGELO ELES
    OBS:SEDESSE PRA ME RESPONDER RAPIDO POIS PRECISO DISSO PRA AMANHÃ
    BEIJOS CHAU

    ResponderExcluir
  89. Rosana, congele o salgado pronto sem fritar em aberto: coloque numa assadeira e depois no freezer. No dia seguinte, embale, tire o ar e coloque a estiqueta de validade: 30 dias para o bacalhau tá de bom tamanho.

    boas vendas!

    Para as outras pesssoas, já respondi por email, se vc ainda não recebeu resposta nem aqui nem por email, escreva novamente...

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  90. OI BOA TARDE...
    TENHO 32 ANOS E QUERO TRABALHAR COM SALGADOS, PODERIA ME PASSAR UMA RECEITA DE MASSA GOSTOSA PARA SALGADOS FRITOS E ASSADOS,.E COMO CONGELAR E ,QUANTO TEMPO DURA. E TBM SE VOCE PODERIA ME AJUDAR A MONTAR UM ANUNCIO PRA ESTAR DIVULGANDO OBRIGADO MEU E-MAIL claudiarita_morena@hotmail.com

    ResponderExcluir
  91. Claudia, obrigada por sua visita! As minhas receitas todas estão aqui no blog, procure-as no índice. Para congelar, depende se vc vai congelar frito ou não. De qualquer forma, o jeito é o mesmo, coloque o salgado numa assadeira (se for frito, ele tem que estar frio) e leve ao freezer até o dia seguinte. Depois disso, retire, embale e etiquete, e mantenha no freezer.
    A validade é:

    - salgado frito congelado - 30 dias
    - salgado congelado sem fritar - 3 meses.

    Quanto ao anúncio, lamento querida, mas eu não faço isso. Vc vai ter que descobrir qual é o melhor jeito de vender os seus produtos.

    Aqui no blog tem várias dicas, procure na lateral direita aonde está escrito AULAS Ganhar Dinheiro com Comida. Acho que as dicas vão ajudar muito vc a começar.

    Beijos e sucesso!!

    ResponderExcluir
  92. Acho que fiz besteira, minha massa estah meia grudenta, acho que coloquei pouca farinha... serà que ainda da pra salvar a massa???

    ATT keli

    ResponderExcluir
  93. Kinhacard, às vezes é preferível jogar fora e começar de novo do que ficar colocando mais farinha a olho, pois ela pode não cozinhar direito e seu salgado vai ficar com gosto de... farinha!!

    beijo menina :)

    ResponderExcluir
  94. Oi Paula amei seu blog eu sou de pernambuco estou desempregada e precisando muito fazer algo pra ganhar dinheiro estou pensando em fazer trufas e bombons mas não bem como começar pelo fato de não saber a validade dos tipos de recheios, estou bem perdida gostaria de que se for possivel vc me ajudasse com isso quero começar algo que não gaste muito ja não posso investir muito desde já te agradeço.

    ResponderExcluir
  95. Edielma, dê uma olhada nos artigos aqui da Cozinha, onde está escrito AULAS Ganhar Dinheiro com Comida, com certeza vão te ajudar a organizar as idéias. Tenha calma! Vai dar certo.
    Com relação às trufas, tudo o que eu sei está aí, é só procurar no índice e mandar brasa.
    Fui ver seus blogs mas não consegui postar comentário. Espero que vc passe por aqui para ver a resposta.

    beijo grande!

    ResponderExcluir
  96. Olá bom dia.Tenho 29 anos e quero começar a fazer salgadinhos p vender.
    e não tenho esperiencia alguma no assunto.
    mais a vontade de aprender é tanta que já tentei fazer algumas esperiencia para ver se levo geito pra coisa.
    e consegui.
    mais minha duvida é meus sagadinhos sairao perfeitos e saem sequinhos na hora que frito,mais quando esfria ficam um pouco mucho.
    por que .
    há gostaria de receber se for possivel um receita que posso usar para todo tipo de salgados.
    brigada pela atençao.
    lu.laurindo_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  97. Lu, já respondi a vc por email...

    É normal que o salgado perca a crocância, por isso é importante fritar e entregar tão rápido seja possível.

    Para receitas dá uma olhadinha no índice, eu não tenho uma que sirva pra todos os salgados...

    bjs

    ResponderExcluir
  98. Olá Paula! Tudo bem?
    Enviei um emailpara vc a dois dias, vc recebeu? Se não,me avise para que eu possa reencaminhar.
    Aproveito para fazer uma pergunta...
    É possivel congelar o salgado assado já pincelado com o ovo?

    Grata

    Natalia Araújo.

    ResponderExcluir
  99. Olá! adorei seu boa e preciso de uma dica: uma boa receita de empadinha de frango(massa comum)que não estoure, e dicas para a mesma. fico no aguardo!
    Obrigada!
    liza

    ResponderExcluir
  100. Olá! Gostaria de algumas dicas sobre empadinha(massa comum), por exemplo para que não estourem e uma boa receita. Obrigada!
    Liza

    ResponderExcluir
  101. Caseiro, a minha receita é boa, pelo menos quando eu façø não racha:

    http://cozinhadoquintal.blogspot.com/2009/03/empadinha.html

    Quem tiver outra receita pode deixar nos comentários??

    Obrigada!

    bjs

    ResponderExcluir
  102. Oiiii tudo bem ?
    queria saber por quanto posso deixar os risoles na geladeira,por que as vezes faço e não gosto de congelar,Obrigado !!!!

    ResponderExcluir
  103. NANDA, no máximo três dias na geladeira, coberto com um pano limpo ou dentro de uma caixa plástica com tampa, para não pegar outros odores da geladeira. POrquê vc não gosta de congelar? É mais seguro, evita que o salgado azede e prolifere bactérias na geladeira. E o sabor continua o mesmo.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  104. Paula,parabéns pelo lindo blog, adorei todas as dicas, já faço salgados a um bom tempo,dei uma parada, mas agora estou voltando com "quase" tudo,gostaria de saber sobre salgados para assar qual é o melhor tipo de congelamento deles crus e algumas receitas diferentes caso alguém tenha.
    Paula, meu email é mariar9@hotmail.com

    Vistem meus blogs baudonacoisinha e/ou reisassessoriaeeventos.

    Bjkas á todos

    ResponderExcluir
  105. - Ola!! adorei as dicas, mais tenho uma duvida. Pode empanar o salgadinho na agua gelada e depois na farinha de rosca? Não fica encharcado na hora de fritar? fiz uma vez mais nao gostei, quando fritei estourou e encharcou! se puder me responda, estou aguardando.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  106. Thaianne, eu nunca usei agua para empanar, desculpe, mas eu acho que é economia da base da porcaria. Agora se o salgado está rachando e abrindo não foi por causa disso, foi por que não estava bem fechado. Volto a dizer, trabalhe a massa quente, que não vai estourar. Prometo.

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  107. ola queirida!
    estou pensando em começar a fazer salgadinhos e quero saber se da para fritar os salgados para depois congela-los. e vender assim em pacotinhos para o cliente aquecer no forno ou microondas. parabens pelo site e obrigada por estar ajudando tanta gente.
    beijos

    ResponderExcluir
  108. Paula

    Ameiiii seu blog, muitissimo util, vou começar a fazer kit festa e achei muitas dicas, tenho uma receita de coxinha que fica boa mas gostaria de saber se essa receita que tenho posso colocar o óleo de milho e porque na minha receita vai margarina?
    INGREDIENTES

    Massa:
    - 250ml de leite integral

    - 750ml de água

    - 100ml de óleo

    - 1 colher (sopa) de margarina

    - 2 tabletes de caldo de galinha

    - 1 colher (sobremesa) de sal

    - 3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

    cozinho por aprox. 10 min. gostaria que vc provasse a receita e me escrevesse o q vc achou se da pra fazer pra vender usando essa receita, pois quando cozinho um peito de frango a água dá pra fazer só uma receita e sobra recheio pra mais duas, por isso estou usando essa receita que encontrei na net.
    obrigada

    ResponderExcluir
  109. Cestas, acho que vc pode substituir o óleo por óleo de milho, e acho que apenas 1 colher de margarina não faz diferença, pode por ou não.

    O recheio normalmente dá para mais de uma massa mesmo.

    Agora, testar para dizer se fica boa eu já não posso, aí é com vc. Veja se o rendimento é bom, faça as contas dos ingredientes...

    E não esqueça de dar uma olhada nos artigos GANHAR DINHEIRO COM COMIDA, embaixo do índice, tem muitas dicas importantes lá.

    beijooo

    ResponderExcluir
  110. ola boa tarde!!!

    Coloquei farinha a mais na massa da coxinha, posso recupera-la?

    ResponderExcluir
  111. Iracy, acho que a esta altura não tem muito o que fazer rsrsrs

    Isso acontece, tente de novo com a quantidade indicada que vai dar certo.

    Na minha receita a farinha é medida no copo do liquidificador = 1 litro de farinha.

    blz?

    beijo

    ResponderExcluir
  112. QUE CORAÇÃO GRANDIOSO VC TEM PARA DIVIDIR O QUE SABE E AJUDAR AS PESSOAS, SUA DICAS SÃO VALIOSAS, SEM PREÇO. dEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE.

    MINHAS DUVIDAS
    Como eu faço par enrtregar o salgadinho ainda quente e sem amolecer?
    Os salgados depois de fritos ele cria uma casca e desprende da massa começa a murchar.
    meu e mail llyya@bol.com.br
    bjssss

    ResponderExcluir
  113. EU SOU O JAMES BOA NOITE PAULA A MINHA DUVIDA E SOBRE PIZZA ,COMO FACO PARA PRE COZIR A MASSA E QUANTOS MINUTOS. O MEU IMAIL E JAM-29@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  114. BOM DIA PAULA, EU NAO SEI COMO EU FAÇO COM O KIBE PARA FESTA TODOS OS MEU ABRIRAN VC SABE MI ESPLICAR O QUE FOI DESDEJA AGRADEÇO.JAM-29@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  115. OLÁ BOM DIA. ADOREI O BLOG PARABÉNS!!
    MINHA DÚVIDA É QUANTO AO KIBE POIS ESTOU FAZENDO RECHEADO E NA HORA DE FRITAR ALGUNS ABREM ONDE ESTOU ERRANDO? E GOSTARIA DE SABER COMO POSSO FAZER PARA DIVULGAR MELHOR OS SALGADOS? E TAMBÉM TEM AS BOLINHAS QUE DE VEZ EM QUANDO ABREM TAMBÉM SE PODER ME DAR UM HELP AGRADEÇO. BJUS E MAIS UMA VEZ PARABÉNS!!!vania.gomes.girl.rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  116. bom dia

    meu nome é halan eu uso a mesma massa mas tenho um problema no estoque quando tento estocar ela não pode ficar mais de duas semanas que começa a rachar gostaria de ver oque coloco na minha massa pra não rachar durante a estocagem??

    meu email é halantpc1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  117. oi gente to fewliz por ter encontrado esse blog eu to com varias ideias na cabeça e aqui tive certeza para onde vou e onde quero chegar assim que colocar as ideias em pratica venho aqui dizer engraçado que tenho um blog de dietas aff não sei o que vou fazer acho que vai ser muita coisa pra adm mesmo asim to muito animada bjs e obrigada por existirem ...se quiserem me conhecer http://historiasdedieta.blogspot.com.br/ fui.

    ResponderExcluir
  118. Posso guardar esfiha prontas na geladeira para só assar no dia seguinte ?

    ResponderExcluir
  119. Milena, eu não sei!! Nunca fiz isso. Acho que vale tentar, mas não deixe o recheio muito úmido, senão vai molhar a massa e ela não vai assar direitinho.

    Depois passa aqui e conta pra nós se deu certo!

    beijos!!

    ResponderExcluir
  120. ATENÇÃO:

    Se a resposta do seu comentário/dúvida não está aqui é porque já respondi por email.

    Se vc não recebeu meu email, escreva novamente.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  121. Modelei as coxinhas ainda bem quentinha e elas ficaram bem seladas. Na hora de fritar, algumas delas estouraram, pulando da panela e caindo no chão em 3 partes: metade da casquinha, a coxinha inteira e a outra metade da casquinha. A pressão ficou entre a coxinha e a farinha de rosca. Você tem alguma idéia do que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  122. Nane, não sei o que pode ter acontecido. Vc empanou as coxinhas no que? No ovo ou na água? Tem pessoas que passam a coxinha na água e depois na farinha de rosca. Se foi isso que vc fez, tá explicado.

    Me escreva novamente dando mais detalhes, para ver se consigo te ajudar, tá?

    beijo

    ResponderExcluir
  123. Passei água nas coxinhas e depois na farinha de rosca!!!!! Então foi aí o problema? Que horror!! O estranho é que fiz isto outras vezes, mas não farei mais isto. Minha nora se queimou muito no rosto, pescoço e braços, pois ela quem estava no fogão. Muito obrigada pela orientação. Procure no Google "coxinhas que explodem" e veja a foto que uma pessoa postou. Só a casquinha na mão dela. A minha ficou do mesmo modo. Vamos ajudar estas pessoas informando para não passar água. Beijos.

    ResponderExcluir
  124. Boa Tarde!
    Primeiramente, Parabéns pela iniciativa de ajudar e pela sua humildade.
    Bom, eu vou fazer um chá de panela e irei servir salgadinhos, como preciso economizar quero comprar congelados. Mas não possuo fritadeira, como faço para fritar?
    E acha vantagoso, dessa forma ou melhor comprar fritos ?

    Desde já obrigada!
    Meu email: merillinmarques2@gmail.com

    Abçs.

    ResponderExcluir
  125. Olá Boa noite, minha duvida é mais uma sobre risoles, e mais uma pq ele abre ao acondicionar no freezer? já mudei para várias temperaturas e não encontro a solução, pra ficar mais facil pra você destinguir, minha massa leva 2 por 2 , 2kg de farinha e 2lt de leite, ela eh uma massa muito firme e a parede do salgado eh bem fina, sendo também que uso bastante recheio, o que posso mudar para que não perco minha qualidade, já que tenho uma grande clientela, Lembrando isso para salgados Mini p/ festas, Muito obrigado desde já e Parabens pela Iniciativa!
    email= lincolns4@hotmail.com

    ResponderExcluir
  126. Nane

    como eu te disse, não pode empanar em água. Se vc já está economizando na receita, por que precisa economizar mais ainda usando água?? Use clara de ovo como eu ensinei que vai ficar jóia.

    Meel
    Já te respondi por email, se não recebeu escreva de novo.

    Lincoln
    Tb já respondi por email mas a sua pode ser a dúvida de outros, então aqui está a resposta:


    A única coisa que posso pensar é que a sua massa não tem gordura suficiente, então vc pode tentar adicionar um pouco de margarina.

    Outra coisa é tentar modelar a massa ainda quente, para que fique bem selada.

    E por último, vc pode cobrir bem os salgados no freezer para eles não ressecarem muito enquanto congelam.

    Boa sorte!!

    Beijos a todos!!!

    ResponderExcluir
  127. Ola, adorei as dicas, mais tenho uma duvida, sempre fiz salgadinhos e coloquei coloral, pra dar uma corzinha na massa e no recheio, pois os clientes nao gostam de salgados brancos. Como vi voce posta que o coloral nao seria bom colocar, o que posso usar no lugar pra deixa meus salgados com uma cor legal.
    E eu sempre coloco margarina na massa isso esta correto ou tenho que usar outro tipo de gordura?
    Att, Regiane

    ResponderExcluir
  128. Regiane, pode colocar o colorau sim, a minha recomendação é sempre deixar o mais natural possível, mas se vc já usa e está dando certo, não mude.

    Quanto à margarina na massa, a mesma coisa, se está dando certo, ótimo!!

    beijoooo

    ResponderExcluir
  129. OlÁ! gostaria de saber o segredo para a massa da empadinha(comum e nao a podre)não estourar. muito obrigada!
    parabéns pelo site.
    lizapadua@hotmail.com

    ResponderExcluir
  130. Bom dia! Tenho uma loja de empadas e de uns dias pra cá a massa(empada pronta) esta ficando com uma parte cozida e não assada, já troquei farinha, verifiquei forno, a maneira de montar a empada.enfim, tudo que foi possível já fiz. Preciso de socorro, minha clientela é muito exigente, não servir um produto assim...me ajude , por favor...meu nome é maria josé....

    ResponderExcluir
  131. Maria José, eu não tenho idéia do que pode estar acontecendo.

    Mande sua receita pra mim no email, vou pensar, ok?

    paula.mello@ajato.com.br

    bjs

    ResponderExcluir
  132. Não tenho perguntas e se tivesse já teria resposta devido a sua educação em responder á todos mesmo sendo a mesma pergunta inúmeras vezes. Li tudo e achei vc sensacional e ótima samaritana, eu não teria essa paciência.Parabéns pelo seu blog e que continue sempre assim com essa paciência infinita ajudando a todos.

    ResponderExcluir
  133. paula
    boa tarde

    estou montando uma mini fabrica de salgados
    gostaria de saber como posso embalar estes salgados na maquina a vaco tem que estar impanados ou nao e se eu posso embalar a vaco mesmo esta seria a melhor opcao p/ embalar eu acredito que passa mais credibilidade ao consumidor em comprar estou certo ?

    aguardando resposta
    gilson miani

    gilson@abrinquedos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilson, embale o salgado empanado, assim a pessoa que comprar só vai fritar. Vc pode embalar frito tb,

      Quanto a usar a máquina, vc é quem tem que decidir. Ela custa caro, então pense se vale a pena comprar. Mas se vc já é do ramo, tem $$$ então manda ver, fica mais profissional sim.

      Não esqueça uma etiqueta bem legal com os nomes e telefones para contato e, claro, as datas de fabricação, validade e os ingredientes. Principalmente se vc usar leite, ou qq outro ingrediente que possa causar alergia, lembre que tem gente que não pode comer um monte de coisas. Uma pesquisa no google sobre alergia alimentar vai te dar a informação necessária.

      Boa sorte!

      beijooooooooooooo

      Excluir
  134. OLA QUERIDA NAO SEI O QUE TA AVENDO COM MEU SALGADO ESTA ENXARCANDO E ESTOURANDO TBM VC PODE ME EXPLICAR O QUE ESTA AVENDO EMAIL GALLIANIMICHELLY@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  135. Boa tarde como faço para manter meu salgado quente e crocante depois que frito , pois trabalho com buffet e frito alguns salgados antes de começar a festa mais eles acabam ficando frios , coloco no forno ele fica mole , como posso manter ele quente e crocante por mais tempo?

    djlucianoa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  136. meu nome e carina, trabalho com salgado e estou com um problema quando vamos fritar o salgado de um dia para o outro eles escurecem muito rapido e a massa fica muito mole minutos depois ja forrei com pano de prato com papel guardanapo e nada sempre escurece preciso de uma solução. abrigada Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carina, eu não tenho idéia do que pode estar acontecendo. verifique a qualidade da farinha, normalmente farinhas baratas demais são escuras. Verifique tb a armazenagem que deve ser em geladeira, sempre. Não deixe mais do que de um dia para o outro.

      Ou talvez eu não entendi, vamos ver... Se vc deixa o salgado frito de um dia para o outro, aí sim, é problema mesmo, vai ficar mole.

      Gente, entendam: sempre vai haver alguma perda, não dá pra aproveitar tudo. Guardar salgado frito de um dia pro outro é jogar a qualidade do seu produto no lixo.

      É preferível vc congelar os salgados fritos.

      Então veja aí.

      beijoooooooooooo

      Excluir
  137. quando eu frito o salgado feito no dia ele frita normal.quase não tenho sobras de um dia para o outro guardo na geladeira o salgado cru ele fica normal so escurece na hora de fritar. vou tentar outra farinha tenho usado rosa branca ou suprema "especial para salgado" vou tentar a sugestão que você disse la no inicio sobre a farinha Obrigada bj.

    ResponderExcluir
  138. ola ja estou fazendo salgados para vender estou com uma demanda grande
    tenho que comprar uma fritadeira mas nao sei qual a melhor por favor se souber me responda.

    ResponderExcluir
  139. ola meu nome e sou iniciante ,faso salgados pra vender ,mas nao sei o que tou fazendo de errado ,que os meu salgados estao estourando quando vou fritar......eles forma uma casca grosca e estora que chegam da massa e o recheio dair .
    por favor min ajude

    ResponderExcluir
  140. ola min chamo maria goes estou tendo problemas com meus salgados quando vou frita_los estao estourando(abrindo a massa) min a juda por favor, ja fis de tudo mas nao dei o que ta acontecendo..........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, vc tá empanando o salgadinho na água? Se for isso não vai dar certo nunca.

      Leia a postagem, por favor, principalmente o finzinho dela.

      Boa sorte!!!

      Excluir
  141. LUCIANA LOPES

    A PAZ DO SENHOR! PAULA

    ESTOU COM GRANDES DÚVIDAS: QUANDO FAÇO MINHAS COXINHAS E ARMAZENO NO FREEZER, COLOCO-AS NUM RECIPIENTE PLÁSTICO BEM ARMAZENADAS E CUBRO-AS DIREITINHO. MAS O PROBLEMA É QUE QUANDO PASSA 2 DIAS NO FREEZER ELA FICA MOLE E SE ENXARCA DE ÓLEO. GOSTARIA DE SABER COMO DEVO ARMAZENÁ-LAS PARA UMA MAIOR DURAÇÃO E O QUE FAZER TAMBÉM PARA QUE ELAS NÃO FIQUEM MOLES E ENXARCADA.
    OUTRA DÚVIDA QUE TENHO É QUE COMO EU LI EM UM DOS SEUS COMENTÁRIOS É QUE SE FIZERMOS A COXINHA COMA MASSA FRIA ELA PODE RACHAR E ESTOURAR. MAS SEMPRE FIZ COM A MASSA QUENTE E MESMO ASSIM ELAS RACHAM E ESTOURAM. O QUE PODE SER ISSO?
    SIM! QUAL A DICA QUE VOCÊ ME DÁ: É MELHOR FRITÁ-LAS COM ÓLEO OU GORDURA VEGETAL?
    QUANTO TEMPO POSSO PASSAR COM AS COXINHAS NO FREEZER CONGELADA E QUANTO TEMPO FRITAS? E AS FRITAS COMO FAÇO PARA ENTREGÁ-LAS AOS MEUS CLIENTES QUENTINHAS TENHO QUE JOGÁ-LAS DE NOVO NO ÓLEO QUENTE OU O QUE DEVO FAZER PORQUE NUNCA TRABALHEI ASSIM.
    POR FAVOR, PAULA TIRA AS MINHAS DÚVIDAS.
    DESDE JÁ TE AGRADEÇO E ESPERO ANSIOSA POR RESPOSTAS.
    MEU E-MAIL: LUCIANAPSFR@HOTMAIL.COM
    SE NÃO FOR TE PEDIR MUITO GOSTARIA QUE VOCÊ NÃO SÓ RESPONDESSE PELO MEU E-MAIL, MAS TAMBÉM PELA SUA PÁGINA. PORQUE VOCÊ TEM RESPONDIDO A MUITAS PESSOAS E TALVEZ AS MINHAS DÚVIDAS SIRVA PARA OUTROS.
    QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, não sei o que pode estar acontencendo, nunca vi isso. Se o salgado tá congelado, não tem porquê ficar mole. Congele em aberto, colocando as coxinhas numa bandeja e depois que estiverem congeladas, vc recolhe e ensaca.

      Se vc coloca pra fritar no óleo frio, ele VAI MESMO murchar e ENXARCAR.

      Se vc trabalha a massa quente e mesmo assim abre, pode ser que esteja faltando gordura na massa.

      Pra fritar, deixe o óleo quente, abaixe o fogo e coloque as coxinhas. Quando estiverem fritas, aumente para dourar. Aí não tem jeito, vc tem que testar para ver o tempo que leva.

      Óleo ou gordura, a escolha é sua, mas lembre que a gordura deixa sabor.

      Coxinha pra fritar vale 3 meses no freezer, se já estiverem fritas, 30 dias. Quando congelar frita, espere esfriar completamente antes de colocar no freezer e faça como eu disse, congelamento em aberto.

      Para aquecer, não jogue no óleo, aqueca no forno convencional, não no microondas.

      Boa sorte, espero que dê certo.

      beijooooooooo

      Excluir
  142. Olá Paula, a paz amada.

    Eu estou encantada com o seu Blog... amo cozinhar, já tive um buffet a domicilio em São Paulo e hoje moro no Ceará. Estou pensando em começar a trabalhar com salgados e doces aqui.

    As suas dicas são perfeitas, vc um amor de pessoa, sério, quanta atenção... Eu desejo que Deus te abençoe cada dia mais...

    Um grande beijo e muito sucesso na sua vida!!! Que Deus te abençoe.

    http://receitinhasdavanessa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  143. olá querida, boa tarde! estou com uma grande dúvida: eu posso fazer a massa da esfiha, modelar á meia noite e deixar em temperatura ambiente para assar ás 4 da manhã, devo colocar na geladeira fora do freezer, oque devo fazer neste caso, confio muito nas suas dicas, obrigado por ser essa pessoa maravilhosa, bjs. elainediogenes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, vc pode fazer e modelar à meia noite, mas deixe na geladeira até a hora de colocar no forno. Depois que esfriarem (assadas), vc pode congelar.

      beijooooooooooooo

      Excluir

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.

Estatísticas

Dias Online
Postagens
Comentários
Widget by Elaine Gaspareto
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha

Protetora da Cozinha
Santa Clara, clareai os caminhos!