Faça e Venda: Petit Four Salgado


Esta receita é da amiga Solange, do Caminho de Damasco. Fica maravilhosa, embora seja bem calórica devido a uma quantidade absurda de manteiga, mas convenhamos, com uma cerveja bem gelada, cai super bem.

Aqui em São Paulo, as padarias têm uma variedade imensa de petit fours, tanto doces quanto salgados. Está na moda também pequenos pedaços de bolo com coberturas de glacê decorados, muito lindos para compor uma mesa de festa.

Para cortar bem certinho a massa, a Solange diz que a melhor coisa é usar uma régua de plástico, dessas escolares mesmo, bem lavadinha, claro.

Mão na massa que é moleza:

650g. farinha de trigo peneirada
500g. margarina (use Amélia para salgados)
5 gemas
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de chá de fermento em pó
gema para pincelar

Misture tudo muito bem, com as mãos, agregando toda a margarina. Abra com rolo no mármore enfarinhado levemente, e corte no formato desejado. Pincele levemente com a gema. Aproveite para "grudar" o sabor escolhido, polvilhando por cima do petit four.

Asse em forno bem quente, mais ou menos uns cinco minutos ou até dourar. Cuidado para não queimar.

As opções de sabores são variadas, óregano, azeitona, castanhas de caju polvilhadas, ou amêndoas, aliche, linguiça calabresa, queijo parmesão, cominho, sementes de papoula (chique!), pimenta, cebola desidratada, salsa também desidratada, etc. Use pequenas quantidades, para não ficar muito forte.

Deixe esfriar na própria assadeira e depois retire com uma espátula, com cuidado para não quebrar. Mantenha em recipiente fechado, como latas ou potes plásticos ou ainda vidro.
Validade 1 semana.

Aqui em São Paulo os preços vão as alturas: chegam na faixa de trinta a quarenta reais o quilo, dependendo do sabor. A foto aí em cima é de uma padaria. Com a minha máquininha de "férias", tem sido difícil fotografar as receitas, por isso estou "emprestando" de outros lugares.

Capriche e venda muito.

2 comentários:

  1. adorei a receita vou fazer essa semana. muuuuuito obrigado. bjim

    ResponderExcluir
  2. me parece muito fácil essa receita de PETIT FOUR. Obrigada por posta-la.


    att.
    Kátia / Mauá-SP

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.