Polenta Frita


Farinha de milho é um troço mágico, não é?? É impressionante como apenas mudando um pouquinho o jeito de fazer a gente consegue pratos diferentes.

Polenta para mim, de qualquer jeito é uma delícia, e sempre temos na mesa. Molinha, com molho (que eu já coloquei aqui), ou mais firme, para fritar...

Essa aí eu fiz assim: dissolvi 500g de fubá mimoso (um pacotinho, usei da Yoki) em três litros de água numa panelona. Coloquei uma colher de sopa de alho fritinho em azeite, (com alho cru ficou meio pesado), mais um tantão de azeite no olho mesmo, sal, orégano e um cubinho de caldo de carne (profundamente desnecessário, mas vá lá!).

Misture bem e leve ao fogo até ferver. Ferveu e começou a borbulhar, abaixe o fogo, tampe deixando uma abertura para sair o vapor. Não precisa ficar mexendo o tempo todo, não...A cada dez minutos, dê uma boa mexida e deixe. O líquido vai reduzir bastante, e depois de uns quarenta minutos, a massa vai parar de borbulhar. Está no ponto de corte. É só colocar numa assadeira ou caixa plástica, deixar esfriar completamente e guardar na geladeira, tampada, até o dia seguinte.

Essa polenta precisa "dormir" na geladeira, sim, por que senão você não vai conseguir a consistência certa. No dia seguinte, corte no tamanho que quiser e passe no próprio fubá, na farinha de rosca, ou (como eu fiz) na mistura para empanar que vende pronta no mercado. Frite em bastante óleo quente, escorra no papel toalha e corra para o abraço. Aprendi com o maridão, e a minha já está tão boa quanto a dele.

Só tem o detalhe da panela: ela também vai precisar dormir cheia de água, pois você só vai conseguir lavar no dia seguinte mesmo. Grude, grude, grude!!

Mas compensa, pode crer. Crocante por fora, cremosa por dentro, leve, leve. E muito, muito saborosa.

Dá mais uma olhada de pertinho:


4 comentários:

  1. Paulinha adoro polenta!
    Uma vez até me queimei fritando. Fiquei com a barriga toda marcada.
    Na hora foi aquela dor, mas algum tempo depois sumiu.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  2. Descobri o seu blog agora, por causa de uma pesquisa. E a coisa aqui me está parecendo muito boa, devo voltar, com certeza.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Claudinha aqui adoramos! Faço toda semana!

    Marly, obrigada e venha sempre!

    ResponderExcluir
  4. I love polenta, especially fried! These little cubes look so cute! Thanks for your support and I hope you win the book!

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.