Espaço da Leitora: Fernanda Canto e a Danada da Nanda Comidinhas

Mais uma história das queridas leitoras, agora é a vez da Fernanda de São Paulo! Aproveitem a receita, maravilhosa!! Obrigada Fernanda, boa sorte sempre para você!!



Leves e prontas para levar, marmitinhas gourmet são feitas sem um pingo ou pedaço de gordura

A cozinheira Fernanda Canto aposta na cocção dos mais diversos pratos sem adicionar qualquer tipo de gordura em suas receitas


Comer de tudo sem culpa ou sem se preocupar tanto assim com a balança é um dos propósitos da Danada da Nanda Comidinhas. A diferença: todos os pratos comercializados em forma de marmita são confeccionados sem adição de gordura. Estrogonofes, lasanhas e até mesmo feijoada são feitas e servidas sem a adição de um pingo de óleo ou naco de manteiga. Da carne se aproveita toda a gordura para sua própria cocção enquanto os demais cremes e afins recebem tratamento diferenciado para alcançar o sabor da receita original.


A ideia de Fernanda Canto, que é cozinheira há 4 anos e também jornalista, não nasceu para ser comercializada, mas ao contar para os amigos a iniciativa acabou virando negócio. Hoje, ela vende para uma seleta clientela da cidade de São Paulo, cerca de 250 pratos por semana, embalados para viagem, congelados em recipientes que vão ao freezer e microondas. “Na verdade é um serviço de marmitas diferenciado”, explica a cozinheira. “É uma marmitinha gourmet, bem apresentada e com variação semanal. Tudo muito leve.”

Toda semana, o cardápio oferece receitas caseiras como a queridinha dos clientes: a carninha moída “lá de casa”, que ela faz como aprendeu com sua mãe. A diferença é que não há a adição de óleo ou azeite. Batatas cozidas com alecrim acompanham nacos de lombo suíno acebolado; estrogonofes de frango seguem com arroz integral cozido no caldo de ervas; e o quibe assado de bandeja faz sucesso ao lado da pasta de grão-de-bico ao alho.

Cliente há um ano, Camilla Costa destaca a vantagem de uma alimentação saudável como principal motivo de consumir as comidinhas Danada da Nanda. “Além de ser uma opção muito mais barata que as encontradas perto do trabalho, a certeza de que terei todos os dias comidas saudáveis é uma grande vantagem”, conta Camilla. “O atendimento, a agilidade, flexibilidade e simpatia completam a lista de serviços da Nanda.”

Estrogonofe sim, lasanha também

Em um prato onde a manteiga e o creme de leite são ingredientes indispensáveis, na Danada da Nanda comidinhas tornam-se ingredientes dispensáveis. A cebola entra depois da carne, ao contrário do que dita a receita. “Coloco as tiras de carne na panela e espero seu caldo se soltar. Quando isso acontece, jogo a cebola picadinha e dali segue o prato”, explica Fernanda. Ao secar seu próprio caldo, a carne dá aquela fritada propiciada por seguidas mexidas para não grudar na panela. Entra então um tanto de conhaque e aí sim ela alimenta o prato com molho inglês, catchup e caldo de carne. “Para acentuar o sabor, deito uma boa porção de água para a carne curtir bem no tempero. Quando bem reduzido entro com o leite desnatado e para cremosidade um pouco de amido de milho.”

Sai de cena o creme de leite e entra o requeijão light. Um toque de pimenta-do-reino e um acerto no sal. Está pronto um estrogonofe sem um toque sequer de gordura. Com estes tipos de substituições é que a Danada da Nanda mantém cerca de 150 clientes satisfeitos e apreensivos por mais um cardápio a ser escolhido semanalmente por meio de seu blog: http://danadadananda.blogspot.com/
<http://danadadananda.blogspot.com/> .

Molho branco sem manteiga, mas com sabor, somado a uma ricota temperada e blanquet de peru ralado ainda formam deliciosos pratos únicos de lasanha. “É possível fazer quase tudo sem gordura e com muito sabor”, garante Fernanda, que compartilha suas experiências e dia-a-dia na mídia social. “São muitos os clientes que escrevem pedindo receitas ou pratos depois de verem fotos e comentários nas redes sociais.”

A história danada de boa

A fim de perder uns quilinhos e se alimentar de forma mais saudável, Fernanda Canto resolveu aplicar um comentário que ouviu de um amigo médico em sua alimentação: reduzir o nível de gordura ingerida. Levando a sério demais, resolveu não só conferir as tabelas nutricionais de embalagens de alimentos, como também cozinhar sem gordura.

Glutona assumida e louca por uma panela, Fernanda achou por bem desenvolver todos os pratos que quisesse comer, mas sem gordura. “Eu nunca gostei de filé de frango com salada e sempre precisei fazer regime. Logo, achei que deveria criar os pratos para meu bel prazer”. Um bom tempo depois, sua chefe na área de comunicação precisou fazer uma dieta pobre em caloria e principalmente na tal da gordura. “Foi aí que ofereci um prato à minha primeira cliente. Por sorte e boa vontade ela aceitou e adorou, só que me pediu que mandasse em embalagem mais profissional. Aceitei de pronto e ali mesmo, na sala dela, nasceu a Danada da Nanda Comidinhas”, explica a jornalista, que virou cozinheira.




Fricassê de frango com batatinhas palito no açafrão

Ingredientes:

400g de peito de frango
4 litros de água
1 cenoura
3 cebolas
2 talos de salsão 3 tomates
Sal a gosto
2 colheres de catchup
1 colher de sopa de de mostarda
1 colhere de sopa de molho inglês
100 gramas de milho verde
350 ml de leite desnatado
4 colheres de requeijão sem gordura
2 colheres de sopa de amido de milho

Para batata palito no açafrão

5 batatas
2 colheres de chá de açafrão-da-terra
Sal
2 litros de água



Modo de preparo

Cozinhe o peito de frango na água com a cenoura, duas das cebolas, os tomates, o salsão e sal a gosto por 40 minutos. Coe o caldo e desfie o frango escorrido. Em uma panela média, coloque 150 ml do caldo e a cebola restante, bem picada. Junte a carne desfiada, o catchup, a mostarda e o molho inglês e, depois, o restante do caldo coado, bem quente. Cozinhe por mais 20 minutos, em fogo baixo. Dilua o amido em um pouco de leite. Coloque o leite restante e acrescente a preparação. Misture com cuidado para dar corpo ao molho. Adicione o milho verde e o requeijão.

Batatas no açafrão

Corte as batatas em palito. Pré-cozinhe as batatas na água com sal e o açafrão. Quando estiverem quase cozidas, escorra e leve ao forno em temperatura média por 15 minutos.

2 comentários:

  1. Vizinha,eu estava indo pegar uma xícara de açúcar na amiga ao lado, quando passei e ví as luzes de sua casa (blog) ...nossa que lindo aqui ...
    Quando tiver um tempinho passe lá em Casa para um café...
    Se resolver se hospedar por lá , preparo minha melhor roupa e também venho para ficar !
    Se precisar de algo é só gritar ,moro entre as montanhas e por lá tem eco.
    Meu nome é Valeria , mas pode gritar KIM ...que é meu apelido!

    ResponderExcluir
  2. Paula,
    tem aspecto de ter ficado bem saborosa esta tua receita, nao ha nada como umas batatas palito feitas em casa! Beijinhos :)

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.