Espaço da Leitora com Favo de Mel e Bala de Côco

A fofa da Renata é leitora da Cozinha e está fazendo e vendendo balas de côco... no Japão!!
Olha que coisa linda de viver!! Fiquei super feliz em receber o depoimento, a receita e as fotos dela e a permissão para compartilhar com todas vocês.

 Então, vamos lá, a palavra é da Renata do Favo de Mel: 


 Receita
1Kg de açucar
200ml de leite de coco
200ml de água

Coloque tudo em uma bacia e com uma colher mexa bem até o açucar se dissolver por inteiro.

Coloque em uma panela (a minha é grande) no fogo médio. aos poucos vai escurecendo, quando estiver na cor de um caramelo claro vc pega uma xícara com um pouco de água e coloca um pouco do caramelo ... se não prender embaixo e endurecer um pouco é pq já está na hora de tirar do fogo.

Em uma pedra de marmore (untada com margarina) despeje o caramelo e deixe esfriar por alguns minutos (eu coloco um ventilador em frente a pedra além de esfriar mais rápido não açucara a massa).

Quando o caramelo estiver morno (mas pra quente do que pra frio) vc vai pegar e começar a puxar, puxar e puxar (untar bem as mãos com margarina. Eu deixo o pote do meu lado e vou passando quando sentir queimar ou grudar na minha mão) o caramelo vai clareando e mudando e vai ficar cada vez mais pesado de puxar, quando a massa estiver ficando mole e vc sentir meio aspera é pq ja está ficando boa.

No final procure sempre puxar bem. Não tem problema da massa endurecer de repente é só no final você puxar e esticar bem que mesmo dura dá para cortar.

Quando estão prontas eu molho com um pouquinho de leite de coco e jogo coco ralado assim elas derretem na boca.

A válidade é  3 dias,  devido ao leite de coco.

Se  quiser dar sabor na bala é só adicionar uma colher de sopa de pó de sorvete e dissolver junto com o açucar, o leite e a água.

Rende 1kg de bala, eu faço potinhos de 500gr para vender.

Ahh antes de colocar a massa na panela eu passo uma água e não seco por dentro (não deixo água dentro apenas a panela úmida) me ensinaram assim para a massa não cristalizar na panela.



 Delícia! Então... Vamos animar e fazer?



4 comentários:

  1. Oiii paula, adorei seu blog.. estou te seguindo, comecei o meu tem pouco tempo.. me visite e me siga tb.. http://acasa23.blogspot.com/

    BjSS
    Karyny

    ResponderExcluir
  2. Oii adorei o blog .Uma dúvida o pó para sorvete é uma colher de sopa?Bjsss

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.