Cardápio Marmitex: Arroz Festivo

O arroz é a acompanhamento praticamente obrigatório do marmitex, um arroz cheio de "tranqueiras" fica bonito no conjunto, varia o seu cardápio e ainda rende bem. Se você já tem a sua receita de arroz, pode adaptar os "recheios" e os temperos a seu gosto. Aqui, apenas uma sugestão. Espero que aproveitem.

Vamos lá:

1 kg de arroz
2,5 litros de água
2 tabletes de caldo de galinha
3 colheres de sopa de margarina ou óleo
2 cebolas picadas
4 dentes de alho amassados

Refogue a cebola e o alho na margarina ou óleo. Acrescente o caldo de galinha dissolvido na água quente. Ajuste o sal, se necessário. Cozinhe o arroz em fogo baixo, em panela semi tampada até que toda a água seque. Reserve.

À parte, refogue em um fio de azeite (sugestão)

200 g de cenoura picada em cubos pequenos cozida
200 g de vagem em rodelas finas cozida
100 g de uvas passas brancas 
50 g azeitonas verdes picadas
sal a gosto
orégano a gosto

Acrescente 

250 g de presunto em cubinhos ou frango cozido desfiado, ou peito de peru cozido desfiado ou em cubos, ou bacon frito em cubos (opcionais)

Solte bem o arroz e coloque em uma travessa grande, acrescente os legumes refogados juntamente com as passas e o presunto (ou os outros opcionais)  e misture bem. Salpique com duas colheres de salsa picada  e utilize.

Uma opção é cozinhar o frango juntamente com o arroz e depois agregar os legumes, pode-se utilizar ervilhas, ovos cozidos, enfim, o que a sua imaginação mandar.

O arroz fica colorido e saboroso. Experimente utilizar 1/3 da quantidade de arroz colocando arroz integral, fica ainda mais bonito, saudável e saboroso. Para os fãs dos grãos integrais, pode-se acrescentar duas colheres de sopa de linhaça ou de arroz selvagem. O visual ficará incrível. 

Darei outras opções de arroz em breve. Esta receita rende 20 porções =)

ATUALIZAÇÃO:  veja aqui o exemplo de planilha de custo para este prato ou clique no menu lá em cima onde está PLANILHAS.


2 comentários:

  1. Tenho acompanhado suas postagens e, à despeito de eu trabalhar com uma área completamente diferente, gostaria de agradecer e te parabenizar pelos seus tutoriais. Super explicadinhos e com aquele toque de carinho que só quem sabe partilhar é capaz de oferecer.
    Meus parabéns, pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Emanuel, obrigada pela sua presença iluminada aqui na Cozinha. Tenha certeza que o carinho se espalha por aí e volta dobrado, viu?

    Até quem não trabalha com comida passa aqui e me deixa um beijo, como você hoje. Vamos juntos!!

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.