Cardápio Marmitex: Arroz Festivo

O arroz é a acompanhamento praticamente obrigatório do marmitex, um arroz cheio de "tranqueiras" fica bonito no conjunto, varia o seu cardápio e ainda rende bem. Se você já tem a sua receita de arroz, pode adaptar os "recheios" e os temperos a seu gosto. Aqui, apenas uma sugestão. Espero que aproveitem.

Vamos lá:

1 kg de arroz
2,5 litros de água
2 tabletes de caldo de galinha
3 colheres de sopa de margarina ou óleo
2 cebolas picadas
4 dentes de alho amassados

Refogue a cebola e o alho na margarina ou óleo. Acrescente o caldo de galinha dissolvido na água quente. Ajuste o sal, se necessário. Cozinhe o arroz em fogo baixo, em panela semi tampada até que toda a água seque. Reserve.

À parte, refogue em um fio de azeite (sugestão)

200 g de cenoura picada em cubos pequenos cozida
200 g de vagem em rodelas finas cozida
100 g de uvas passas brancas 
50 g azeitonas verdes picadas
sal a gosto
orégano a gosto

Acrescente 

250 g de presunto em cubinhos ou frango cozido desfiado, ou peito de peru cozido desfiado ou em cubos, ou bacon frito em cubos (opcionais)

Solte bem o arroz e coloque em uma travessa grande, acrescente os legumes refogados juntamente com as passas e o presunto (ou os outros opcionais)  e misture bem. Salpique com duas colheres de salsa picada  e utilize.

Uma opção é cozinhar o frango juntamente com o arroz e depois agregar os legumes, pode-se utilizar ervilhas, ovos cozidos, enfim, o que a sua imaginação mandar.

O arroz fica colorido e saboroso. Experimente utilizar 1/3 da quantidade de arroz colocando arroz integral, fica ainda mais bonito, saudável e saboroso. Para os fãs dos grãos integrais, pode-se acrescentar duas colheres de sopa de linhaça ou de arroz selvagem. O visual ficará incrível. 

Darei outras opções de arroz em breve. Esta receita rende 20 porções =)

ATUALIZAÇÃO:  veja aqui o exemplo de planilha de custo para este prato ou clique no menu lá em cima onde está PLANILHAS.


2 comentários:

  1. Tenho acompanhado suas postagens e, à despeito de eu trabalhar com uma área completamente diferente, gostaria de agradecer e te parabenizar pelos seus tutoriais. Super explicadinhos e com aquele toque de carinho que só quem sabe partilhar é capaz de oferecer.
    Meus parabéns, pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Emanuel, obrigada pela sua presença iluminada aqui na Cozinha. Tenha certeza que o carinho se espalha por aí e volta dobrado, viu?

    Até quem não trabalha com comida passa aqui e me deixa um beijo, como você hoje. Vamos juntos!!

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Não peça para calcular o preço de venda de nada, pois eu não tenho como fazer isso, ok? Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss

  • Início
  • Índice por Categoria
  • Uso e Privacidade
  • Loja Virtual
  • Anuncie
  • Contato


Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Siga pelo Bloglovin'

Follow on Bloglovin

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.