Dicas para fazer o Peru do Natal


Ando passeando pela web em busca de dicas e receitas para o Natal e acabei encontrando uma série de boas dicas no site Design Mom, no artigo "Sete segredos para um peru de Ação de Graças Molhadinho" numa tradução livre :)


O peru faz parte das comemorações do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e também em países da Europa. Um momento de reunir a família em torno de uma mesa farta e agradecer pelas bênçãos recebidas. Eu não posso deixar de desejar que este feriado vire moda um dias desses por aqui e não apenas a "black friday" ou o dia de loucura de compras que alguns shoppings e lojas brasileiras já andam inventando.

Mas vamos às dicas principais, a que eu achei mais interessante foi a da salmoura, uma coisa que eu nem imaginava que poderia deixar o peru mais suculento. 

A Michelle, que escreve o blog-site ensina a preparar uma salmoura onde o peru deve ficar submerso usando 1 xícara de sal e 1/2 xícara de açúcar bem dissolvidos em três litros e meio de água. Nessa água, ela coloca também vários temperos e ervas, que a gente pode escolher conforme nosso paladar. As sugestões são alho-poró, alho, alecrim, louro e alguns cravos. Aí ele deve permanecer, na geladeira, por no mínimo 8 horas. 

A outra dica super interessante para nós que não dispomos da parafernália cozinhística dos americanos e europeus, é substituir aquelas formas enormes com grelhas que eles usam (e que são maravilhosas) por um rolo de papel alumínio torcido e enrolado como uma espiral, colocado no fundo da assadeira onde o peru será assado e besuntado com óleo ou margarina. Isso faz com que a ave não grude no fundo da forma, permitindo virá-la tantas vezes quantas necessárias, e permitindo que o calor circule por todo o peru, assando por igual. Eu achei essa dica genial e pretendo usá-la em breve. 

Essa dica ela mesma copiou de outro site super bacana que eu recomendo, o The Kitchn.



A outra dica importante é para a gente não ficar molhando o peru a toda hora, quando fazemos isso a carne e a pele ficam amolecidas e o objetivo é que tudo fique crocante e bem dourado, portanto, regue apenas na primeira hora de cozimento, depois não. 

Dá para conferir todas as dicas em um passo a passo super bem explicado e com muitas fotos indo por aqui para o Design Mom.

Por último, capricho na apresentação é fundamental. Na foto a decoração foi feita com romãs e sálvia fresca - que tem um tom azulado lindo, além de nozes e das "berries" ou frutinhas vermelhas que são comuns por lá. A fruta amarela eu não sei o que é, mas imagino que alguns limões sicilianos cortados decorativamente fariam bonito. Vale usar o que a gente tiver com criatividade.

Obs: este post foi devidamente autorizado pela autora do blog através de resposta ao pedido que eu fiz por email:

"Hi Paula, I'm so glad you like the post.  You are welcome to use a photo or two and link back to the original post. Best, Lindsey"

Links desta postagem:
http://www.designmom.com/2012/11/living-well-7-secrets-to-the-juiciest-thanksgiving-turkey/
http://www.thekitchn.com/good-tip-what-to-do-if-you-don-70493


Um comentário:

  1. Super interessante as dicas de como fazer este peru.
    Não vejo ahora da ceia *-*
    E este ano eu que iei querer cozinhar.


    Nega, gostaria de dizer que eu te sigo,
    se puder e se gostar da uma passadinha no meu blog e se gostar de verdade me segue? http://aquelahistoriana.blogspot.com.br
    Você aceita afiliados? E que eu estou editando a minha página de afiliações, se topar te coloco na lista e você me diz comentado neste link: http://aquelahistoriana.blogspot.com.br/p/blogroll.html.

    beijos :*

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.