Canja - Chicken Soup

Chicken Soup Cozinha do Quintal

Outro dia uma amiga do Pinterest (se você ainda não está lá, deveria!) me perguntou sobre sopas brasileiras, ela ouviu dizer que são muito gostosas, claro que eu não posso perder a oportunidade de apresentar para os gringos uma das maiores delícias da nossa culinária, a canja! 

Pra mim parece que os americanos em geral não se alimentam bem, haja visto tanta campanha do governo deles e de celebridades falando sobre a obesidade, que já virou caso de saúde pública. Tem gente lá que não sabe o que é uma alface!! 

Cada um tem a sua versão, cada região do nosso país aproveita as suas tradições culinárias para enriquecer os pratos, como aqui em sampa o frio aparece de vez em quando, nada melhor do que uma sopa bem nutritiva. 

Bom, então vou matar dois coelhos com uma cacetada só, apresentando aqui a minha versão de canja e postando lá no Pinterest também. Se quiser me acompanhar lá, clique aqui ou veja o link aí na lateral.

E você aproveita e inclui uma sopitcha esperta no seu cardápio de quentinhas, aqui se vende meio litro de sopa na média, a 15 reais!! Já falei disso aqui também, com uma receita de rendimento grande.

Vamos lá pra receita logo, senão eu não acabo hoje rsrsr

1 peito de frango sem pele e sem osso em pedaços
1 cebola fatiada
2 tomates sem casca cortados em cubos
1 chuchu picado
3 cenouras médias picadas
3 mandioquinhas médias picadas
3 batatas médias picadas
ramos de salsa, cebolinha, talos de salsão ou erva-doce (a gosto)
ervas a gosto (eu fui de tomilho e orégano)
4 dentes de alho inteiros
Sal a gosto

Na panela de pressão coloque água até a metade e adicione os ingredientes picados, inclusive o peito de frango. Tampe e conte 20 a 30 minutos depois de pegar pressão. 

Depois de passado este tempo, coloque a panela cuidadosamente dentro da pia e libere a pressão. Retire os pedaços de frango que ainda estiverem inteiros e desfie, reservando. Se desejar, bata os legumes no liquidificador, usando a água do cozimento e depois retorne o frango desfiado. Acerte o sal, os temperos secos se necessário e se desejar, macarrãozinho de sopa cozido e escorrido.

Aqui em casa eu não posso deixar os legumes inteiros, pois a molecada só come a batata, então passo tudo no liquidificador. Usei macarrão ave-maria, mas você pode variar com conchinhas, cabelinho de anjo ou outro de sua preferência.

Dicas que eu faço para enriquecer: acrescentei 4 colheres de sopa de arroz tipo ráris (que eu mesma preparo os grãos, como ensinei aqui) para cozinhar junto com tudo, adicionei também 3 colheres de aveia em flocos. Se você tem crianças em casa, ou idosos, ou precisa aumentar ainda mais a quantidade de fibras, essas são duas boas opções. Pode-se colocar também linhaça ou qualquer outro cereal integral que você queira. Pode-se acrescentar folhas de verduras escuras, como as do brócolis (quandoo eu faço já guardo as folhas no freezer para isso), ou couve, chicória, espinafre. Vai do que você tiver sobrando na geladeira. 

Na hora de servir, aqui em casa eu costumo colocar junto uns ovinhos de codorna, ou ovos cozidos e picadinhos em cima da sopa. Um pouco de queijo parmesão ralado, um fio de azeite, umas torradinhas se desejar e tá pronto. Nutritiva, deliciosa e super fácil.

Rendeu 4 litros de sopa, medidos antes de colocar o macarrão. O que sobrou foi pro freezer.

E agora temos uma apostila especialmente desenvolvida para você complementar o seu negócio de comida ou começar um!! Apostila Digital Sopas e Caldos, conheça na loja!!


Chicken Soup
Ingredients

1 chicken breast without skin and bone cut into pieces
1 onion, sliced
2 tomatoes, peeled diced
1 chayote, chopped
3 medium carrots chopped
3 medium parsnips chopped
3 medium potatoes chopped
sprigs of parsley, chives, celery stalks or fennel (to taste)
herbs to taste (I put thyme and oregano)
4 whole garlic cloves
Salt to taste

In the pressure cooker place water halfway and add the chopped ingredients, including the chicken breast. Cover with water and count 20 to 30 minutes after picking up pressure. You can use a regular pan just wait for the cooking of vegetables. Bring to a blender and blend until creamy. Add noodles, boiled eggs chopped, grated cheese, olive oil and serve hot.


0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.