Limão pra que te quero


Bolo de Limão Cozinha do Quintal



A Cozinha do Quintal começou a partir de um outro blog que eu tinha, que era o Quintal da Paula. Nele eu mostrava as minhas plantinhas, minhas árvores, meu quintal. Essa continua sendo uma grande paixão, mais ainda: um privilégio. Poder ter um quintal grande cheio de pés de fruta numa cidade como São Paulo é realmente bom.

Eu gosto mesmo de colocar a mão na terra, plantar e cuidar. Hoje minhas plantinhas são árvores! Não tem nada igual a pegar uma fruta no pé. Mesmo que o espaço não seja muito grande, quem quer consegue.

E aproveitando que o meu pé de limão tá todo prosa, bateu aquela vontade de um bolo de limão. Não sei se foi o cheiro do limão que entra pela janela da minha cozinha, pois ele fica bem em frente, se foi sugestão mental mesmo, a verdade é que eu precisava de um bolo...

Em uma tarde preguicenta de domingo, a última coisa que eu queria era pegar batedeira, bater clara... Fiz uma receita do tipo nega maluca e não é que ficou bom? Nega maluca de limão, tá aí um bom nome pra esse bolinho.

Mais básico impossível: 2 xícaras de farinha, 1 de leite quente, 1 de açúcar, 4 colheres de sopa de margarina, 1 colher de sopa de fermento. Para o sabor, meia xícara de suco de limão (não coei), muitas raspas à vontade. Ah os ovos, quatro. Pronto. Cobertura a mais preguiçosa possível, leite condensado misturado com suco de limão, mais raspas por cima. Se você for chique e tiver um zester, pode colocar em cima do bolo aqueles fiozinhos da casca do limão.

O cheiro disso é indescritível, por que o limão sem agrotóxico e colhido na hora, você não imagina. 

Quem pensa que dá um trabalhão e precisa muita coisa pra ter um pé de limão tá muito enganado. Uma muda enxertada custa em torno de 30 reais. Em um espaço de 1 metro quadrado já dá pra botar o menino e em dois, três anos você já poderá colher seus limões direto no pé. 


Cozinha do Quintal


No ano passado a minha casa estava vestida de verde e azul e meu pé de limão começava a produzir, dando as primeiras flores e logo vindo os primeiros frutos. Como foi a primeira vez dele, os limões estavam secos, quase sem suco. Mesmo assim, aproveitei e muito as raspas para várias receitas.

Cozinha do Quintal

Cozinha do Quintal

No jardinzinho em frente à minha cozinha (que fica na frente da minha casa, à moda árabe), meu pé de limão dá as boas vindas a quem chega e me faz companhia todos os dias. 

Cozinha do Quintal

Da janela da minha cozinha acompanho o movimento dos passarinhos...

Cozinha do Quintal

Cozinha do Quintal

Hoje ele cresceu e os frutos estão suculentos, cheios de suco.

Bolo de Limão Cozinha do Quintal

E o bolo de limão ficou uma delícia.

 Bolo de Limão Cozinha do Quintal


Vai um pedaço aí??


Esse bolo é uma boa idéia para presentear a amiga, a professora, a vizinha, pra levar numa reunião, enfim!! 

Ah, não jogue os limões espremidos fora!! Use para limpar o fogão, os queimadores, o fundo das panelas, tudo o que estiver engordurado. Esfregue e deixe por alguns minutos e depois lave normalmente... Com as folhas, pode-se colocá-las no álcool e usar na limpeza geral, álcool perfumado de limão. Ou se você tem gengivas sensíveis ou que estejam machucadas, experimente ferver algumas folhas rasgadas e bochechar com essa água morna. Tiro e queda. Sobrou raspas? Não jogue fora!! Congele e tenha sempre à mão para qualquer receita, incluindo biscoitos, geléias e onde mais você gostar.


Quer mais receitas com limão? Então veja o que já saiu aqui na Cozinha:

Bolo de Limão Joy of Baking

Tarteletes de Limão 

Trufa de Limão

6 comentários:

  1. Gostei do bolo!! parece tão macio!! vou anotar quem sabe me arrisco! bjs
    Maura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça sim, Maura, fica uma delícia e é muito fácil.
      beijoooooo

      Excluir
  2. Respostas
    1. Lurdes, eu adoré!! Qualquer versão de bolo de limão me conquista.

      beijooooooo

      Excluir
  3. minha linda este limão no pezinho é tudo n´mesmo? eu tenho aqui em casa limão cravo e no litoral de ubatuba eu tenho taiti..adoro ..parabens amei o bolinho é o meu preferido bjokas doces ahh recebi as reveitas e amei bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sadhia!! Que bom que vc gostou das revistas! E limão, taiti ou cravo é sempre bom demais!! Eu gosto dos dois também.

      beijoooooo

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.