Não ao Plágio - Panelaço Coletivo contra a falta de respeito na web






Eu não sou muito de participar de blogagens coletivas dos blogs amigos, principalmente pela falta de tempo, mas neste caso faço uma exceção, pois o assunto é de relevância. Não só para nós, blogueiras, para todos. Vi a postagem da Gina, do Naco Zinha, um blog que eu adoro, sigo, faço as receitas, enfim, admiro. A postagem dela tá aqui: Eu respeito, tu respeitas, ele respeita...Será? (Clique no link para ler)

Que a gente vive uma época de falta de ética, todo mundo sabe. Mas isso vem desde o império romano, não vai mudar enquanto as pessoas não mudarem. Bem que tava na hora.

Tô falando de plágio, de cópia, de publicar receitas, fotos, conteúdos, em blogs, sites e redes como o facebook de coisas que não são de sua autoria. Feio para dizer o mínimo, quando o mínimo que a gente pede é que a pessoa dê os créditos. 

Mas tem gente que acha que dar os devidos créditos desmerece, fere o orgulho, sei lá!! Qualé!! Se eu vejo algo interessante, cujo conteúdo vai servir para o público que me lê, eu compartilho sim, se não fui eu quem escreveu, tudo bem, vale a informação. Sempre citando a fonte, como se deve fazer.

Não são apenas os blogs de receitas que sofrem com isso. Tudo é plagiado: fotos, poemas, textos, imagens, animações, vídeos... Qualquer conteúdo que não seja seu, publicado em seu face, ou outra rede, ou seu blog é plágio.

Então, na prática. Se você frequenta meu blog, já reparou em algumas coisas. A primeira é que não dá para selecionar o meu texto e copiar, aqui não. Não é porque eu sou chata (até sou um pouco!!), é para evitar a mania nacional do Ctrl C - Ctrl V.

Muita gente reclama disso para mim por email. Não reclame, pois não vou mudar. Se você quiser copiar a receita, copie à mão no papel, imprima pelo seu computador ou mande um email para mim pedindo que eu te envio. Se a pessoa manda email para reclamar, porquê não pode mandar um email para pedir a receita??? 

Para quem está começando um blog agora, não tem problema colocar uma receita vista em algum outro lugar. ESSE não é o problema. Faça direito: PEÇA AUTORIZAÇÃO para a dona da receita, ESPERE receber o sim, depois publique no seu blog e POR FAVOR CITE A FONTE, colocando um link para a autora. É difícil? Não, né? 

Se você fez a receita, mudou alguma coisa, fotografou do seu jeito, tudo bem!! A origem continua a mesma e não é feio dizer tudo isso e AINDA citar a autoria. Eu já fiz muito isso aqui, vejo a receita, faço, às vezes mudo do meu jeito, coloco as minhas fotos, mas a pessoa que deu origem a isso tudo é sempre citada, leva o link para o seu blog e sempre, sempre peço. E se você copiar a imagem do blog alheio, seja honesto: peça, dê o crédito e salve a imagem no seu computador primeiro, para não roubar a banda da outra pessoa!!!!

Outro blog onde aprendo muito é o da Elaine - Um pouco de Mim. A Elaine também já passou por isso. Ela tem a maior paciência e carinho do mundo para ensinar aquilo que ela aprende sozinha, por esforço próprio, e tem ajudado a muita gente, eu inclusive. Porquê não dizer que se aprendeu com outra pessoa? Qual é a dificuldade em admitir isso?

Uma pena. Criar uma rede de amigos virtuais de verdade, com base no respeito, na troca saudável de informações, dicas, de carinho mesmo dá trabalho, mas vou te dizer: compensa. A camaradagem, a amizade, isso é muito mais importante do que o número de visitas que um blog possa ter, pelo menos para mim. Sucesso todo mundo quer, principalmente os que adoram os 15 minutos de fama, mas eu tenho certeza de esses passarão, serão esquecidos... Construa a sua "vida virtual" com respeito, respeitando os outros, dê o exemplo. É bom e não dói.

As meninas que começaram esta reclamação coletiva são: 

A Marly (Saboreando a Vida), a Renata (Testado e Aprovado), a Tânia (Zakuskas), a Angela (Ora, Pitangas!), a Gina (Naco Zinha)


Quer saber mais ainda? Leia o artigo sobre Direitos Autorais do Portal Brasil

Ainda tem a legislação completa aqui: Lei 9610 de 19 de fevereiro de 1998

Artigo no blog da Elaine, Um Pouco de Mim, especial sobre Plágio para quem é blogueiro e quer proteger o seu patrimônio.

E só para encerrar, se você quiser participar do panelaço, por favor: não copie este texto. Escreva o seu!!

16 comentários:

  1. Paula, isso que é panelaço!!! Ficou muito bom seu post!
    Obrigada mesmo por ter aberto uma exceção para essa blogagem, afinal, para tudo há um limite, não é mesmo? Já estamos fartas de ver tanta coisa errada!
    Você sabe que ainda hoje uma das blogueiras que costumam não conceder os créditos fez um post citando "essa receita tem aparecido muito pelo facebook". São as sutilezas a que me referi no post.
    Estou comunicando às companheiras de coletiva da sua participação.
    Obrigada pelo carinho de sempre e saiba que isso alimenta nossa vontade de seguir em frente, apesar desses percalços...
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gina, tamos juntas!!

      Eu é que agradeço sua presença iluminada e constante aqui na minha Cozinha...

      beijooooooooo

      Excluir
  2. Oi, Paula,

    Que bom que você aderiu à blogagem coletiva! É muito bom sabermos que não estamos sozinhas na indignação referente ao desrespeito que tem reinado na web! Acho que já passa da hora de a gente tentar colocar um pouco de ordem nisso, pois, afinal, há muita gente como nós nesse meio, e fica até parecendo que não, pois os "espertos" dominam tudo, rsrs. Gostei do seu post, ele resultou bem claro e detalhado! Vou levar o seu link para o meu post!

    Um beijo e boa tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly!

      Que bom que vc veio! Seja bem vinda. Vamos tricotar muito daqui pra frente rsrsrsr

      beijoooooo

      Excluir
  3. Oi Paula, não conhecia seu blog, mas já virei sua fã :o) Muito bem colocado! Você me lembrou bem que vou usar o mesmo artifício que impede o "copia-cola".
    Muito prazer, eu sou a Renata do Testado, Provado e Aprovado.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei te conhecer, Renata! Seu blog é ótimo. Coloque sim este recurso, não impede a cópia, mas ajuda muito.

      beijooooooooo

      Excluir
  4. Paulinha,
    excelente como sempre o teu post.
    Já nos conhecemos há muito tempo, somos amigas, e sei perfeitamente dessa sua seriedade.
    Conheci na época do meu Viajantes, e passei a amar o seu Quintal da Paula.
    Muitas águas já rolaram rs e vi você se firmar numa pequena empresa, que vai além de simplesmente um Blog.
    Havia uma docilidade no seu Quintal, fotos lindas de suas frutíferas, que me cativaram E a nosso amor à espiritualidade. Até mudei a cor do fundo do meu por tanto que você reclamava!!!
    Outro ponto que nos liga é a sinceridade.
    Vou depois ler os links que postou aqui. E sou totalmente a favor desse panelaço.
    Não frequento muito sites de culinária. E, claro fica, então, que nunca copiei nada. não sou uma blogueira de Profissão, até acho meio ridículo essa nova profissão: Sou Blogueira! O fato de uma pessoa copiar a receita para fazê-la em casa é até viável. Pois quem publica me parece qque é para que outros façam a gostosura.
    Agora, copiar e colar num outro blog sem os devidos créditos é defeito de caráter mesmo, amiga.
    Eu escrevinho, atualmente tenho postado poesias de livros que tenho e compro. Dizem que eu poetizo. Não coloco fotos defilhos e netos em blog nem por sonho!!!
    Bem, já recebi de uma pessoa no facebook me pedindo se podia publicar um post meu que ela recebeu por e-mail e sem nome do autor, assim o fez e colocou lá . Pelo Marcelo Dalla, que viu e fez um post e colocou meu nome é que soube disso. Um dos motivos que fechei o Memórias( 567 seguidores ou carinhas que estão a fazer propaganda de seus blogs?) foi esse: uma entrada considerável de pessoas e só comentários de minhas amigas. Me dei conta que ia ficar ali é sendo copiada.
    Acho alguns blogueiros muito cheio de soberba. Não valorizo isso.
    Estou hoje num blogue com 24 seguidores. Nem sei se esse google + funciona também para copiar e colar.
    Enfim, Paulinha, quem quer também total privacidade publica um livro e não um Blog. E ando meio cheia de Blogagens Coletivas onde em nome da amizade quem fica na crista da onda é o dono ou a dona do Blog Cabeça que se acha a maravilha do século.
    Bem faz você , amiga, que está juntando seu nome a marca, é profissonal mesmo. E boa.
    E a idéia de fazer o povo copiar a mão é ÓTIMA!!!!
    Mas tem a Ana Maria Braga que é di grátis. rs
    Amiga querida, ando muito cansadinha deste universo virtual pois, sinceramente, quem entra fica sem a privacidade mesmo!
    No FB, que acabei de "dar um tempo" só tinha 56 amigos escolhidos a dedo. Pois deletei um monte de gente angelical e hipócrita demais.
    Felizes Dias para você, minha linda!!!!
    Beijooooooos!!!!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida e sábia Maria Izabel... Que delícia ler o seu comentário, longo como os meus rsrsr

      Temos muito em comum, o mesmo não-economizar de palavras e a mesma falta de paciência com a falsidade.

      Também transformei o meu facebook em fanpage, por que assim não fico mais vendo aquelas milhares postagens alheias, só vejo as minhas (puro egoísmo kkkk) Mas sabe? Perco muito menos tempo agora.

      Eu acho que quem quer nos seguir, quem gosta do que escrevemos, quem realmente nos lê, vai continuar mesmo assim apesar do nosso (ou pelo menos do meu) mau humor rsrsr

      Ser copiado é muito chato, só demonstra a falta de estatura moral da criatura que copia. E eu conheço gente que plagia não só conteúdo, mas a vida de outros. O mundo anda meio perdido, fazer o quê? O jeito é se proteger como dá.

      Agradeço imensamente a tua presença iluminada aqui neste canto... É uma honra e uma alegria contar com a sua amizade, mesmo que virtual, por todos esses anos.

      beijo, amada!!

      Excluir
    2. Maria Luiza,
      Achei muito interessantes alguns pontos que você colocou.
      Já faz um tempo que não me alinho às coletivas. Essa foi uma exceção, porque resultou num desabafo, para deixar claro que estamos percebendo as sutilezas que as pessoas se utilizam, não concedendo os créditos. E sabe que esse tipo de coletiva não tem muitos comentários? É um assunto que incomoda e, quem age dessa forma que citei, não tem o que contestar, fica na "moita".
      Também não gosto da soberba de algumas pessoas. Mantenho o blog, desde o início, com muito prazer. Não custa nada ser gentil, compartilhar e... conceder os créditos, quando necessários, não é mesmo?
      Bjs.

      Excluir
    3. Gina. é muito bom quando o papo rende, fora a oportunidade de conhecer novas pessoas que tb pensam como a gente. Essas coisas chatas tiram o mais gostoso da internet, que é a troca de experiências, que se transformam em amizade.

      Quanto ao incômodo, como diz o ditado, os incomodados que se mudem, eu quero mais é continuar a incomodar muita gente (no bom sentido, claro!) para ver se o povo acorda para a ética, o respeito, a solidariedade, a educação... Coisas tão em falta hoje em dia.

      Sempre bom ler seus comentários e tenho certeza que a Maria Izabel concorda com você também. Aproveito para convidar a todos para conhecê-la!!! Ela escreve com as tintas da alma, com o coração cheio de amor por este mundão.

      beijooooooo

      Excluir
  5. Oi Paula,
    Já passei por isso e a primeira vez a gente nunca esquece. Depois de 3 anos na net, aprendi que quem age assim não dura muito tempo, pois a única pessoa que está enganando é a si mesma.
    Tenha um ótimo meio de semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Betty! Não é fácil, mas a gente sempre pode usar alguns truques para dificultar. Eu tb acho que essas pessoas passarão...

      beijoooooo

      Excluir
  6. Querida Paula,
    Já sigo seu blog há algum tempo mas essa é a primeira vez que comento.
    Adoro suas receitas e o modo que escreve. Concordo absolutamente com toda a questão do plágio... Copiar sem dar crédito é muito feio, né?
    Entretanto, seria muito bacana se você disponibilizasse algum tipo de recurso que transformasse suas receitas em PDF para que a gente possa imprimir. Eu não sei o custo e/ou dificuldade envolvida nisso mas eu adoraria que existisse... rs Você deixou aberta a possibilidade de enviarmos e-mails a você solicitando a receita mas o que fazer quando tenho vontade de fazer quase todas as receitas e/ou imprimi-las para deixa-las em meu fichário de receitas?? Para ilustrar o que digo, dê uma olhada no blog de uma moça linda e suuuuper prendada chamada Patricia Scarpin. O nome do blog é Technicolor Kitchen. Ela tem um "programinha" que transforma as receitas em pdf.
    Com ou sem "programinha pdf" continuarei fã do blog!
    Sucesso sempre!!
    Beijo grande!
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol a sua idéia é perfeita e já estou vendo isso. Eu já tinha pensado, acontece que não deu certo a primeira vez que eu coloquei. Eu tb tenho pensado em montar umas apostilas com os posts agrupados por assunto e disponibilizar para baixar, por enquanto tá só na idéia porque falta o bendito do tempo rsrsrs

      Obrigada por sua sinceridade e delizadeza. Pessoas como vc fazem a diferença.

      beijooooooo

      Excluir
    2. Oi Paula! Que legal ver sua resposta! Adorei a idéia das apostilas!! Vou ficar aqui torcendo para que você ache um tempinho para confecciona-las em breve!!
      Quanto à sinceridade e delicadeza, é o mínimo que posso fazer para retribuir por todas as coisas lindas que você divide conosco, não é mesmo??
      Beijo grande!!

      Excluir
  7. Paula,
    Tem mais uma participação nessa coletiva. Dê uma olhada:
    http://www.sonhareser.com.br/2013/08/eu-respeito-tu-respeitas-ele-respeita.html
    Estou fazendo uma réplica à Maria Izabel Viégas, porque achei muito pertinentes algumas ponderações dela.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.