Série Rotisserie 1 - Rocambole de Carne Moída



O Natal está chegando e as rotisserias estão com tudo, já mandando ver nas encomendas!! Por isso preparei uma série de posts com comidas de rotisserie, que você pode fazer e vender, nem todas para o Natal é verdade, mas todas deliciosas, econômicas, práticas e testadas por mim, são todas receitas que eu fiz e vendi, por isso tem alguns truques e macetes que são importantes e que vão ajudar no rendimento. 

O post de hoje não é para Natal, nem para festas. É para fim de semana, quando as pessoas têm aquela preguiça monstro de cozinhar mas precisam comer (graças a Deus né?) 

Esta é uma das minhas receitas favoritas. Fiz e vendi muito, continuo fazendo e... comendo!! Não consegui fotografar um passo a passo nem as fatias deles prontos, porque máquina de blogueira é temperamental, mas a receita abaixo rende 4 rocamboles bem grandes!! Experimente que você vai amar!!


Aqui na foto você vê que eu exagerei no recheio e ele abriu durante o douramento. Isso não pode acontecer se você vai vender, por isso tenha bom senso e não faça como eu, que lasquei recheio demais. Mas ó, como é pra comer em casa mesmo, não fez diferença rsrsr

É um prato coringa, pois com uma salada ou um arroz branquinho você tem uma refeição.

Pode ser feito com inúmeros recheios, vai do gosto de cada um, mas uma coisa é certa: sempre fica uma delícia.

Ingredientes

1,7 kg de carne moída (use patinho, coxão mole ou coxão duro)
1 kg de ervilha em conserva
500g de presunto fatiado
4 ovos cozidos
Requeijão
4 pães franceses
100g bacon

Mais: cebola, 1 maço de salsa, alho, orégano, sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer

Molhe os pães em água, você pode deixá-los em uma travessa e colocar um copo de água, vire para que fiquem bem molhados e deixe por uns 10 minutos, dê uma leve espremida. Reserve.

Pique o bacon em cubinhos bem pequenos, se você tiver um moedor de carne passe ele junto com a carne. Se o seu bacon for em fatias, melhor, pique bem miúdo e reserve.

Coloque a carne moída em uma tigela grande, coloque o pão, acrescente a cebola bem picadinha, o bacon, o alho amassado, a salsa bem batidinha, tempere com sal e pimenta. Amasse bem até que tudo fique bem incorporado. Divida esta "massa" em 4 porções iguais (pode usar uma balança para pesar, é o ideal ok? Isso garante que todos sairão do mesmo tamanho).

Sobre o papel alumínio abra uma porção da "massa", com a palma da mão vá ajeitando para que ela fique espalhada por igual, formando um retangulo bem certinho. Aqui precisa um pouco de capricho, isso é para que eles fiquem uniformes e na hora de cortar você vai ter fatias lindas.

Espalhe o recheio. O meu foi: presunto, requeijão (não anotei a medida, mas acho que 1 xícara para cada rocambole, mais ou menos...), 250g de ervilha, 1 ovo cozido picado. Um fio de azeite é bom nessa hora.

Eu usava e continuo usando estas bisnagas de requeijão. Elas são super práticas e são bem econômicas. Claro que se você for usar aquele requeijão chique, sabe, né? Então. Ele é bem mais caro, por isso olho no custo e no preço.


Com a ajuda do papel alumínio, vá enrolando a carne sobre o recheio. Use o papel alumínio para embrulhar o rocambole e aperte bem as pontas para que o recheio não fuja.

Coloque em uma assadeira grande untada com um pouco de óleo e leve ao forno, mais ou menos 45 minutos. Depois, abra o papel alumínio, afaste-o e deixe no forno até dourar, isso pode levar mais ou menos uns 30 minutos, depende do seu forno.

Depois de assados, deixe esfriar completamente. Transfira para uma tábua grande e corte fatias de mais ou menos um dedo de espessura (tente cortar todas iguais, uma faca grande de pão, daquelas com serrinha, é ótima pra isso).

Eu acabei encontrando uma foto do tempo da Morgana (quando eu vendia). A foto tá horrível mas dá pra você ter uma idéia.


Esta seria a apresentação no prato, sem molho. Eu vendia em marmitinhas com meio quilo cada uma, sendo 300g de rocambole e 200g de molho, como na foto abaixo:


Já vendia congelado, ok? Embalagem com 500g.

Outras opções de recheio podem incluir palmito, tomate seco, apenas legumes, lombo, peru, todos os frios fatiados ficam muito bons no meio da carne moída. Você pode ter uma versão 4 queijos, enfim, a imaginação é o limite.

Aguarde o próximo post da Série Rotisserie, enquanto isso me conta aí nos comentários o quê você faz de delicioso para vender!!

Um comentário:

  1. Olá, estou vendo que esta tudo bem por aqui, ainda mais com esta deliciosa receita. Eu não preparo rocambole de carne moída, porque todos (acho que foi 1 ou 2) que preparei ficaram horríveis (o orrível tem que ser sem o h, porque ficou mesmo, kkk), mas vendo o seu vou me aventurar e fazer para este final de semana. Ah! Posta o molho que acompanha, este deve ficar tão bom quanto o rocambole.

    Bjs

    http://arroz-di-leite.blogspot.com.br/

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.