7 dicas para manter a cozinha sempre limpa


Hoje em dia com a vida corrida que a gente leva, com mil coisas a fazer, não dá para ficar perdendo tempo com a limpeza, certo?


Criando uma rotina na cozinha, tudo fica muito mais fácil, a limpeza pesada, aquela de desencostar geladeira, pode ficar para de vez em quando, o dia a dia não precisa muito se você se organizar e tirar o máximo proveito das facilidades de hoje em dia, como freezer e microondas.

Vamos lá? As minhas dicas:

1. Não retire os ingredientes das embalagens para colocar em potinhos para preparar a refeição, a não ser que você vá ensinar alguém a cozinhar ou seja uma cozinheira iniciante. Já reparou que os grandes chefs cozinham no olho? Um pouco disso, mais ou menos uma xícara, e assim vai. Com a prática a gente consegue. Se for necessário, meça conforme for usar, já feche e guarde a embalagem. Isso elimina os 500 potinhos sujos ao final do preparo.

2. Lave a louça que usar para preparar... durante o preparo! Assim quando você acabar de cozinhar, terá apenas os pratos de servir e os talheres para lavar depois.

3. Lave a louça assim que acabar a refeição. Deixar para depois só dá preguiça e a pia acaba cheia. Quando você for preparar a próxima refeição vai xingar muito por ter que lavar tudo primeiro antes de começar.

4. Procure manter a despensa o mais próxima possível da sua área de cozinhar, pois se for muito distante, os potes vão acabar ficando sem serem guardados, causando confusão em cima da pia e das bancadas. Experiência própria!

5. Prepare a refeição em quantidade dobrada e congele o que não for consumido. A próxima refeição estará pronta. Descongele o que a família vai comer e faça o prato e aqueça no microondas.

6. Uma coisa que eu faço há anos: forre a mesa do seu fogão com papel alumínio. Ele é mais barato do que aqueles forra-fogão comuns do mercado, com a vantagem de não cortar as suas mãos no manuseio. Se você não cozinha para um batalhão, troque o papel uma vez por semana, basta retirar, limpar o fogão rapidinho e colocar outra camada de papel alumínio. Uso inclusive na tampa do fogão. Isso evita que a gordura de eventuais frituras fique impregnada, ou se cair alimentos no fogão durante o preparo, é só recolher. Depois desse período, você enrola o papel e joga tudo fora. Limpar fogão todo dia? Tô fora.

7. Uso muito vinagre e bicarbonato de sódio para a limpeza mais difícil. Funciona no microondas, se você ferver um pote com água e essa mistura por uns minutos, depois é só limpar facinho, facinho. Uso a mesma mistura para passar nas bancadas e portas de armários. Não fica cheiro de vinagre, pois ele é diluído, ok? Uma xícara de vinagre para 2 litros de água e uma colher de sopa bem cheia de bicarbonato. Pronto... Quando não tenho vinagre, uso limão, que é melhor ainda, porque tudo fica com um cheirinho delicioso. Fiz um video bem rapidinho para mostrar como faço, ele foi feito para um post no blog da Elaine (também escrevo por lá e o blog inteiro tem dicas preciosas, vá conhecer!)



E você? Tem dicas para facilitar a limpeza da cozinha? Conte aí nos comentários, vou adorar saber.

Se você está lendo por email e quer ver o vídeo, clique no link:
https://youtu.be/-JO9UcMC610

3 comentários:

  1. Bom dia Paula!!!
    Dicas pra lá de preciosas, adorei a do papel alumínio, vou botar em prática por aqui!
    Beijos e uma deliciosa semana pra ti! =)

    ResponderExcluir
  2. Amei, amei, amei. Vou praticar. bjus

    ResponderExcluir
  3. QUe bom que gostaram,, dicas espertas para quem não quer ficar hoooras limpando a cozinha. Eu, hein? rsrs

    beijossss meninasssss

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.