Faça e Venda Empadinha: Truques e Segredinhos para a Perfeição



Depois de muitos anos resolvi voltar a esta receita que é uma delícia, boa para vender, boa para comer.


Quando eu tinha cantina em uma escola, vendia muito. A massa que é super macia e saborosa conquista adultos e crianças! A receita é simples, mas tem segredinhos que vou contar para vocês, claro que com base na minha experiência.


Receita
Rende 12 unidades grandes

500g de farinha de trigo
3 gemas
1 ovo inteiro
200g banha vegetal
1/4 xícara de leite
1 colher chá de sal
1 gema para pincelar

Coloque a farinha em uma bacia e abra um buraco no meio. Coloque aí os ovos e misture levemente, com a mão mesmo, apenas para quebrar os ovos. Acrescente o sal, o leite e a banha vegetal. 

Mão na massa? Comece espremendo a banha e incorporando a farinha aos poucos. Vá puxando a farinha e amassando com os outros ingredientes. Tenha paciência pois parece que vai virar um angu de caroço, mas é assim mesmo. O próprio calor das mãos vai agregando a gordura à massa.

Quando estiver uma massa bem uniforme, sem esfarelar, forme uma bola, cubra com filme plástico ou coloque dentro de um saquinho e leve à geladeira por 15 minutos. 

Enquanto isso, prepare o recheio:
1 vidro de palmito
150g de ervilha (pode ser a congelada ou a de lata bem escorrida)
alho, cebola, orégano, salsinha, sal a gosto
100g de azeitonas verdes picadas

Faça um refogado com alho, cebola e um fio de óleo. Acrescente o palmito e as ervilhas e continue refogando, acrescente os temperos e o sal e experimente para ver se está bom. Por último adicione as azeitonas.

Segredinho número 1: não trabalhe com azeitona inteira. Você teria que comprar a menorzinha para não ficar só azeitona na empadinha e sinceramente? Não compensa! Ninguém gosta de ficar cuspindo caroço, tem o problema de alguém quebrar um dente por causa dele, tudo isso depõe contra o seu produto, certo? Então compre logo um quilo de azeitonas, deixe de molho em água, troque duas, três vezes (sempre na geladeira) para dessalgar. Depois que elas estiverem sem sal, escorra muito bem e retire os caroços.

Sim, dá trabalho, mas pensa: você vai ficar com uma boa quantidade de azeitonas picadinhas e prontas para uso.

A seguir, coloque as azeitonas picadas em um pote grande, de preferência de boca larga, pode ser um pote para mantimentos, dos menores, ok? Cubra as azeitonas com óleo (de milho, girassol, canola - não use óleo de soja, não fica bom). Tempere com temperinhos secos, como orégano, tomilho, alecrim, um pouquinho de cada. Pode colocar um dente de alho inteiro e uma folha de louro, misture bem. Tampe e guarde na geladeira. Você terá dois produtos: primeiro, um óleo super saboroso que pode ser usado em qualquer receita e as suas azeitonas ficarão conservadas e deliciosas.

Conforme for usando, complete o óleo para que as azeitonas estejam sempre cobertas. Validade? Aqui em casa duram um mês. Experimente sempre e a qualquer sinal de mofo ou cheiro de azedo descarte. É preferível perder as azeitonas do que colocar azeitona estragada na sua empadinha ou em qualquer outro prato, certo? 


Tudo pronto, massa gelada e recheio frio, é hora de enformar. Separe metade da massa para iniciar o trabalho. Pegue uma porção e aperte na forma, girando e apertando suavemente com os dedos para que a massa suba as paredes da forminha e preencha até em cima. O excesso pode ser cortado, é só apertar a borda da forminha.

Coloque o recheio e abra uma nova porção de massa na mão mesmo, bem achatada e fina, para cobrir a empadinha. Posicione essa porção de massa sobre a empadinha e aperte suavemente nas bordas, para que uma massa grude na outra. Coloque as empadinhas em uma forma, proceda assim até terminar. Pincele a gema e leve ao forno pré-aquecido, quente, 200 graus, até dourar. No meu que está meio desregulado, levou 45 minutos. Acompanhe para ter certeza, pois cada forno é de um jeito e dependendo do tamanho da sua empadinha pode ir mais ou menos rápido.

Segredinho número 2: a massa, embora não leve fermento, cresce. Por isso, como você pode ver no detalhe da foto acima, a minha ficou grossa demais. Porquê? Por que guardei na geladeira e só fui abrir no dia seguinte, pois não tinha o tal palmito e já era tarde da noite para comprar. Não faça como eu, por que a massa grossa fica feia na empadinha, não muda o sabor, fica gostoso mas não fica bonito. Ok? Por isso é importante testar as receitas para ver na prática como fica, acertar os detalhes e só depois sair vendendo.

A receita pede banha vegetal, outra opção muito boa é usar a banha de porco. Para isso, você deve primeiro pesquisar os preços, ver se compensa. Depois, precisa saber se o seu público aprova, pois muitas pessoas não gostam de gorduras animais, ultimamente a tendência aponta para a substituição delas por gorduras vegetais, mais leves e saudáveis mesmo sendo gorduras.

Usei esta marca, mas existem muitas no mercado. Você deve testar e ver a que melhor combina com o seu orçamento, com a sua farinha e avaliar o resultado final. Já me falaram também da margarina profissional, com teor de gordura acima de 70% (que é o teor da banha vegetal), pode ser outra opção caso você não encontre a banha, novamente faça o teste para ver como fica, se ficar bom, manda ver. E não esqueça de avaliar o custo, certo? Esta eu paguei bem caro, pois comprei no mercadinho aqui perto de casa: 8,50 no pacote de 500g. Acho que para vender não compensaria, claro. Teria que comprar em um local com preço melhor ou testar outra alternativa. 

Essas considerações você tem que fazer, sempre que for fazer uma receita para vender, seja ela qual for. Testar, mudar os ingredientes, ver como fica, como o rendimento é alterado e como isso reflete no custo.

Para degustar em casa, ficou muito bom. Com as devidas correções, dá para vender numa boa. A massa ficou bem quebradiça, desmancha na boca.


Acomodei as minhas empadinhas em forminhas de papel - essas são da Ultrafest, nova parceria que está chegando ao blog. Recebi muitos produtos e vou começar a mostrar em breve. Gostei desta pelo tom de azul lindo que combina com o meu blog rsrsr

O post ficou enorme mas não teve jeito: eu quis contar para vocês exatamente o que deu certo e o que deu errado, pois a cozinha é assim mesmo. Testando e corrigindo, aperfeiçoando, melhorando sempre, os resultados serão melhores.

Você tem uma dica esperta sobre empadinhas? Faz de um jeito especial? Conta para mim nos comentários, vou adorar saber e testar.

91 comentários:

  1. amei o post, que enorme que nada, qdo é interessante a gente não canse de ler.... já salvei a pág nos favoritos, q no dia em q fizer empada, tenho uma bela fonte de informação para me ajudar
    obrigada
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se tiver dúvida, é só perguntar, Adriana =)

      beijossssss

      Excluir
    2. Me chamo André.
      Uso uma receita que leva óleo e qualy. Fica uma delícia, mas gostaria que ficasse mais firme a empada...qual a sua dica?

      Excluir
    3. André, a minha dica é: use margarina profissional (como a Amélia) ou se não tiver, use manteiga. Esquece margarina qualy, ela não é para cozinhar.

      beijossssssss

      Excluir
    4. oii , gostaria de saber quanto devo vender cada empadinha , e quanto tempo dura no congelador ?

      Excluir
    5. Dirce, no congelador só de um dia para o outro, se precisar que dure mais tempo congele no freezer.

      O custo eu não sei, nem por quanto você vai vender. Veja que aqui no blog já ensinei a calcular um montão de coisas, procure no índice que você vai aprender e vai calcular tanto o seu custo, quanto o seu lucro =)

      beijossssssss

      Excluir
  2. O meu único segredo que vou compartilhar com vc é que fiquei com vontade de comer esta empada. Me deu água na boca.
    Bom, falando serio, gostei de todos os detalhes que vc passou, imprescindível para um produto final de qualidade.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tânia, você que é super caprichosa vai tirar de letra, é fácil.

      Tenho certeza que os seus meninos vão adorar. E você pode variar os recheios, não é ótimo?


      beijossssss

      Excluir
  3. Ontem mesmo estava falando com o marido que estava com vontade de comer, eu vou anotar sua receita, e será que da pra fazer tipo empadão?
    Bj www.blogsemprebelas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim, Luh. Abra a massa com os dedos mesmo e forre uma forma maior. Fica 10,

      beijosssssss

      Excluir
  4. Delicinhassssssssssss!
    Esse coraçãozinho ai é pra derreter corações.
    Adoro essas dicas e conto tudo pro maridão!
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei dessa de contar para o marido, manda ele fazer um monte já rsrsrs

      beijosssssss

      Excluir
    2. OI Paula, você já experimentou a receita? A massa é bem leve?
      Obrigado Um abraço

      Excluir
    3. Leonara, essa receita foi executada por mim sim, a massa é quebradiça, desmancha na boca, muito fácil de trabalhar. Experimente, você vai gostar.

      beijossssssss

      Excluir
  5. Que vontade que me deu, eu adoro empada.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. A pergunta é massa de empada e empadão tem diferença? E no lugar de banha vegetal pode usar margarina qualy? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem muitas versões da "massa podre", que leva bastante manteiga. Pode usar esta para empadão se quiser. E não, não use margarina qualy.

      beijosssssss

      Excluir
  7. Obrigada por postar essa delícia de empada, estou com dificuldades financeiras e quero vender!!
    só de ver encheu a boca Dágua hummm.. a página do blog não permiti realizar colar vs copiar??

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana, aqui não tem copiar e colar. Se quiser salvar a página, mande imprimir e selecione pdf.


      beijossssss

      Excluir
  8. Respostas
    1. Sim, veja o comentário abaixo, expliquei =)

      beijosssss

      Excluir
  9. bom dia tenho uma duvida....
    Para congelar como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzy, congele as empadas prontas. Desenforme depois de completamente frias e coloque em uma bandeja ou caixa com tampa. Se for na bandeja, cubra bem com filme plástico. No dia seguinte, recolha e ensaque. Coloque a data de validade de 20 dias.

      beijosssss

      Excluir
    2. Oi Paula,nao entendi essa parte de recolha e ensaque,tira do freezer e ensaco? Vai p/forno de novo?

      Excluir
    3. Depois que as empadinhas estiverem congeladas, você recolhe todas e coloca em sacos próprios para congelar, a quantidade é a seu critério. Depois, fecha bem o saco (o ideal é ter uma seladora), coloca as suas etiquetas e volta o produto para o freezer. Só vai ao forno novamente quando for consumida, ou seja, quem coloca no forno é o seu cliente.

      beijossssss

      Excluir
  10. Olá, muito obrigada por compartilhar! Vc disse que para congelar tem ser com elas prontas, ok! Mas na hora de consumir, deixa descongelar antes de ir ao forno? Vai ao forno ainda congelada? Já na forminha de papel? O forno é só pra aquecer ou terminar de assar? Desculpa a qtd de perguntas... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não precisa descongelar para reaquecer, basta ter cuidado e verificar como o seu forno trabalha, cada um é de um jeito. Então, depois de uns 20 minutos a 180 graus, tire uma e veja se o recheio está quente.
      Não esqueça de anotar na sua receita quanto tempo levou e qual foi a temperatura, assim na próxima fornada, essa informação já estará na receita.

      beijossssss

      Excluir
  11. Olá Paula Mello, gostaria de saber se posso congelar as empadas depois de prontas e quanto tempo dura?
    Ah! Parece que fica uma delicia, vou fazer amanhã mesmo.
    bjos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica muito boa sim, de derreter na boca.

      Congele depois que estiverem completamente frias: coloque numa assadeira, cubra com papel alumínio ou filme, leve ao freezer. No dia seguinte, recolha e ensaque. Coloque a data de validade: 30 dias.

      Boas vendas!!

      Excluir
    2. Qual a melhor forma de congelamento ela já assada ou massa crua?

      Excluir
  12. Paula boa receita. Você pode fazer uma também que leva 500g de farinha 2 ovos 250g de margarina, mistura tudo sova bem e pronto a massa é perfeita derrete na boca fica muito saborosa não precisa por sal pois a margarina já tem. faça o teste e me fala depois ok.

    ResponderExcluir
  13. bom dia amiga vi sua receita e parecida com a minha,so notei que a sua leva mas ovos e menas claras,na minha receita uso 4 ovos para um kilo,e qual e o segredo de usar menas claras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empadinha é que nem massa de macarrão feito em casa: quando mais clara, mais dura a massa fica. Experimente usar mais gemas do que claras e você terá uma massa macia e que derrete na boca.

      E claro, manteiga de qualidade, ou margarina profissional.

      Um bom recheio, feito no capricho, que pode ser carne seca, frango, com catupiry, com legumes, muito palmito, olha, não tem como não ficar bom =)

      Quando fizer me chama rsrs que eu amo empadinha!!

      beijossssssss

      Excluir
  14. Adorei,gostaria de fazer de frango,quero uma receita em q o recheio de frango não fique seco,vc poderia me ajudar?É para vender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, leve umidade ao seu recheio sem pesar no custo: você pode usar cebola beeem picadinha, um tanto de molho de tomate, ou ainda um pouco de creme de leite.

      Se quiser fazer uma empadinha de chorar, use os 3 ingredientes acima juntos =)

      Faça o custo bem certinho, ok?

      Sucesso!!!!

      beijossssss

      Excluir
  15. Paula você tem alguma receita de creme de leite? Compensa fazer ou comprar pronto (para colocar no recheio da empada). Como faço para descongelar a empada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graziela, não tenho receita não. Acho que não compensa e depois tem a questão da validade. Use sempre o creme de leite de caixinha que não tem soro, congela melhor. Para descongelar, coloque direto no forno de baixo para médio para aquecer, ou deixe na geladeira algumas horas. Depende do que você vai fazer com as empadas, certo? Se já for servir, descongele no forno. Se for servir depois, mantenha na geladeira.

      beijosssss

      Excluir
  16. boa noite, como faço para o catupiry nao sair da empada hora de assar, todas as vezes o catupiry sai quase tudo. obirgada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas coisas: rever o fechamento da empada, se está vazando é porque fica aberto em algum lugar, depois diminuir a quantidade de catupiry.

      beijosssssss

      Excluir
  17. Paula,boa tarde.Pra empada NÃO ficar "podre" feita com banha,que faço?Grata,Georgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar uma massa de liquidificador comum, mas aí não é empada, é tortinha...

      beijossssss

      Excluir
    2. Paula tenho umas entras de empadas como faço para entregar a melhor opção seria isopor?
      Aguardo sua resposta ansiosa....abraço.

      Excluir
    3. Depende, se for entregar para o cliente aquecer, sim, coloque primeiro em bandejas de isopor e depois cubra bem com filme plástico. Daí coloque no isopor grande de entrega. Caso vá vender as empadinhas quentes, você pode optar por usar embalagens de alumínio, como as quentinhas (marmitas). Depois, coloque no isopor =)

      Boas vendas!!

      beijosssss

      Excluir
  18. Paula faço empadas de camarão para vender. O creme que misturo ao camarão já refogado leva leite,amido e requeijão. Gostaria de saber qual o tempo da validade dessas empadas fora da geladeira,se posso e como faço para congelar e o tempo de validade congelada. Desde já agradeço e aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Isabel, não deixe fora da geladeira se for possível. Mas se necessário, acho que aguenta um dia, nunca mais do que isso, para o caso de você colocar na estufa, somente aquelas 5, 6 horas, certo? Para congelar, engrosse com farinha no lugar do amido de milho, asse e congele dentro da própria forminha. Quando estiverem congeladas (no dia seguinte), você retira da forminha e coloca em bandejas, cobre com filme plástico e coloca a sua etiqueta.
      Leia o artigo que fala sobre a responsabilidade do empreendedor de alimentação, é importante saber =)

      beijosssss e sucesso!!

      Excluir
    2. Ah esqueci: congeladas a validade é de 30 dias!

      beijosss de novo!!

      Excluir
  19. Oi, minha dúvida é com relação às empadas congeladas, posso assar direto nas forminhas de papel? Retiro do freezer e asso? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris! Eu sempre congelo minhas empadas já assadas, depois reaqueço no forno. Nunca congelei crua, sem assar primeiro, portanto, não saberia dizer... Se for somente para descongelar e reaquecer, você pode colocar as empadas em suas forminhas originais ou somente em uma assadeira grande e depois na forminha de papel.

      beijosssssss

      Excluir
  20. Respostas
    1. Renata, aguarde esfriar, mantenha na forminha, coloque todas em uma assadeira, cubra bem e leve ao freezer. Depois que estiverem congeladas, retire das forminhas e coloque em bandejas.

      beijosssssss

      Excluir
  21. Oláa, queria saber a respeito da gema, não entendi muito bem. Eu tenho que colocar 1 ovo inteiro e mais 3 gemas na massa? e separar mais uma gema para pincelar depois (no caso uma quarta gema?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Patrícia! São 3 gemas MAIS um ovo inteiro na massa e mais uma gema para pincelar.

      Depois me conta se você gostou?

      beijosssssss

      Excluir
  22. Oi boa tarde gostaria de saber se posso guardar as empadas quentinhas em saco plástico e etiquetas com os sabores ...pois estou querendo vender na praça perto da minha cs ..obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, não coloque em saco plástico não! Vai suar e ficar murcha... Salgadinho quente é um abacaxi para conservar quente!!

      A melhor opção no seu caso é colocar em quentinha de alumínio, aquelas para marmita, sabe? Tampe e coloque em uma sacola térmica. O calor não vai durar, corre o risco de murchar um pouco também, mas é a melhor opção que eu conheço. Assim também você pode separar os sabores, basta escrever na tampa da forma.

      beijossssss

      Excluir
  23. Oiiii Paula tudo bem??
    Ameiiii seu Post nunca havia lido um tão bom,interesante e tão bem explicado,com tantas dicas e informações... Obrigada!!! Xeroooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê Claudinha!! Que bom que você gostou!!

      Aqui sempre tem muitas dicas para quem faz e vende =)

      Sucesso!!!!

      beijosssssss

      Excluir
  24. como faço para a forminha não ficar cheia de gordura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não entendi a sua pergunta... Não deve ficar cheia de gordura, mas tenha em mente que esta massa é calórica e empadinhas são gordurosas mesmo.

      No caso da minha receita, não é necessário untar as forminhas, a própria gordura da massa já é mais do que suficiente para elas não grudarem.

      beijossssss

      Excluir
  25. Bom dia! As minhas empadinhas, eu faço pra vender. A minha massa é feita adsim: 1 ķg de f de trigo, 250 de qual + a metade do por de gordura vegetal+200ml de guaraná uma pitada de sal. Elas ficam uma delicia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!! Cada um na sua e todo mundo ganhando $$$$ rsrs

      beijossssssss

      Excluir
  26. adorei a massa e as dicas pois vendo salgadinho e salgados gourmet para bares e festas e tava atrás de uma receita dessa para congelar ...amei...muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salgados gourmet?? Que delícia!!!

      Esta massa é ótima, depois que você pega as "manhas" não faz mais nenhuma outra!!

      beijosssssss

      Excluir
  27. Amei o post, mas gostaria de saber: quanto tempo dura uma empada pronta fora da geladeira?
    Sei que deve variar de acordo com o recheio, mas existe uma media de segurança? Pra nao ter que fazer todo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayana, se você não quer fazer todo dia e não quer ninguém doente depois de comer a sua empadinha, congele.
      Faça uma batelada, congele e descongele somente a porção diária.
      Você não disse se faz para vender ou para consumo próprio, em qualquer um dos casos, não existe uma "média de segurança". Qualquer alimento fora da geladeira corre risco de ser contaminado com bactérias e toda essa fauna que é prejudicial à saúde.

      beijossssss

      Excluir
  28. Sandra,Boa noite,
    Você tem alguma sugestão de recheio de carne seca?
    Muito obrigada ☺☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia! Refogue a carne seca dessalgada com cebola, alho, muito cheiro verde! Fica uma delícia! Se quiser incrementar e fazer render, coloque abóbora cozida, refogue bem, fica bommmmm!! Carne seca com abóbora é bem tradicional e muitas pessoas gostam.

      Sucesso!!

      beijosssssss

      Excluir
  29. Boa tarde Paula amei sua receita eu fiz e ficou maravilhosa, e vou fazer para vender,mais gostaria que você me ajudasse com uma dúvida: eu posso colocar as empadas em saquinhos plásticos decorados para vender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque! Que bom que gostou!! Pode colocar sim, primeiro coloque na forminha de papel, vai ficar mais bonito, E não esquece de embalar somente depois de frias.

      Boas vendas =)

      beijossssss

      Excluir
  30. Oi Paula! Obrigada minha linda por me ajudar tanto nas minhas dúvidas. Agradeço por todas as dicas e truques que com certeza me ajudarão nesse novo caminho que comecei a trilhar. Como hoje não posso mais trabalhar fora pois, tomo conta do meu pai, tive que optar em fazer algo dentro de casa e estava com muitas dúvidas em o que vender e principalmente como calcular os valores e tudo o que vc posta, parecia que era tudo pra mim. kkkkk
    Obrigada e te desejo todo sucesso do mundo de todo coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai, é para você e para todo mundo que vai fazer para vender =) Que delícia ler o seu comentário e saber que é útil!! Agora fiquei contente hahahaha

      Todo o sucesso para nós, principalmente pra você, continue planejando, pesquisando e fazendo as contas, devagar e sempre vai dando certo!!!!

      beijossss Kuca Legal <3

      Excluir
  31. Oi Paula, parabéns pelo post. Uma dúvida: Se eu assar para congelar e depois reaquecer... Qual a temperatura e tempo para assar inicialmente e qual a temperatura e tempo aprox. para reaquecer e consumir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, você sabe que tempos e temperaturas são apenas estimativas, certo? Porque cada forno é de um jeito, cada pessoa faz com uma espessura de massa, ou seja, nem a pau eu vou conseguir te dar um tempo e uma temperatura exatos.

      Mas, em geral, para assar 30 a 40 minutos a 180, deve dar. Para reaquecer, mantenha os 180 e teste, porque daí varia demais...

      Sempre faça os seus testes e anote os seus resultados, assim você terá o seu próprio guia do que já deu certo.

      beijosssssss

      Excluir
  32. Boa madrugada!

    Amei a sua receita.
    Eu faço empadas mais vou tentar fazer desse jeito também para experimentar.
    Obrigado!
    Bjs"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Anny, Bom Dia!
      Me passa a receita da empada que você faz.
      Estou precisando fazer para vender. Vou experimentar algumas receitas.
      Obrigado

      Excluir
    2. Anny Y, faça sim que você vai amar. Essa receita é ótima!!

      beijossssss

      Excluir
    3. Oi Paula!!!
      Minha dúvida é posso congelar crua a massa na forma? E rechear depois quando eu for assar?
      Desde já agradeço

      Excluir
    4. Oi Aline!! Olha, tem que testar, porque eu não sei. Eu deixei a massa na geladeira para abrir no dia seguinte e não gostei, ficou grossa. No freezer, como eu disse, não sei. Em termos de qualidade, sim, é possível, pois o congelamento não vai fazer a massa perder a qualidade dos ingredientes mas o resultado pode não ser o que você espera.

      Testa aí e depois me fala se deu certo =)

      beijossssssss

      Excluir
  33. Boa noite, trabalho com empada e esta acontencendo um fato estranho; as empadas de camarão estão ficando com a massa da tampa escuras, depois de dois dias no camara frigorífica! E como se fosse pontinhos de mofos. Espero que vc possa me ajudar!!!bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O camarão, como qualquer fruto do mar, assim como o frango, tem validade CURTÍSSIMA. É super arriscado manter na geladeira por mais tempo do que 24 horas, porque você estará colocando em risco a saúde e a vida das pessoas que vão consumir.

      Se está escuro, se apareceu mofo, pelo amor de Deus: JOGA FORA!!

      É preferível você congelar a empada, logo que ela esfrie um pouquinho, já coloque no freezer.

      Não deixe na geladeira, não conserva. Não se arrisque. Por falar nisso, leia o post sobre Responsabilidade Civil do Empreendedor. A coisa é séria, você é responsável, mesmo que não tenha empresa, nem CNPJ.

      http://www.cozinhadoquintal.com.br/2016/06/responsabilidade-civil-do-empreendedor.html

      Não é "fato estranho": está estragado mesmo.

      beijossssssss

      Excluir
  34. Obrigado pelas dicas ainda mais eu q estou começando agora, fiz umas mais a massa não saiu tão boa eu coloquei ovo, manteiga sem sal, farinha de trigo e guarana, não ficou boa, daí fiz uma outra massa e coloquei banha, ficou bem melhor, só q coloquei muito, senti q ela ficou muito gordurosa, vi q o segredo da empada é a banha, eu estou fazendo a empada gde para vender vc pode me dar uma dica na qtidade da banha para não ficar tão oleosa ou eu posso pegar um pacote e cortar em 4 partes, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xará, se você mantiver a proporção da receita não vai ficar engordurado. Pode até aumentar um pouco: para cada 500g de farinha, use 250g de gordura. Se você reparou, na minha receita eu uso um pouco menos, 200g apenas e fica bom.

      beijossssssss

      Excluir
  35. Boa noite eu faço empadas tem alguma dica pra não levantar a casca da empada obg abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jalcenir, não sei o que pode estar acontecendo, com a minha receita isso nunca aconteceu, verifique se a massa tem a quantidade de gordura suficiente, ok? E use banha vegetal, banha de porco ou margarina profissional - com mais de 70% de gordura. Margarina para usar em casa, de mesa, tipo qually, não serve.

      beijossssssss

      Excluir
  36. olá bom dia você disse que pode congelar .
    mais congela ela depois de assada? e depois que ela é descongelada a textura e a mesma ?
    ou perde qualidade???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Congele depois de assada, não perde qualidade não. É só ter cuidado no congelamento.

      beijossssssss

      Excluir
  37. Bom dia, posso congelar as empadas com recheios a base de queijos (quatro queijos por exemplo) e tbm empadas doces. Adorei o Blog, parabéns.

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.