Torta de Maçã



Torta de Maçã deliciosa, receita boa para vender!


Esta receita já apareceu aqui na Cozinha do Quintal uma vez, meio diferente, relembre:

Torta de Maçã, primeira versão, clique aqui para ver a postagem antiga.



Na outra vez não usei o creme, agora resolvi experimentar e gostei muito da combinação de creminho de baunilha e maçãs! Recomendo o creme com fervor rsrs

Não cobri a torta com massa e diminuí a quantidade de fermento, de 2 colheres para 1 colher rasa de sopa. Não cresceu tanto, ficou melhor, mais equilibrada entre massa e recheio, porque é chato comer uma torta que só tem massa, certo?

Siga o preparo pela ordem. Comece pelo recheio:

6 maçãs picadas (pode misturar verdes e vermelhas a gosto)
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
canela em pó a gosto (opcional)
suco coado de meio limão (opcional)

Em uma panela coloque as maçãs, polvilhe o açúcar e acrescente a água. Leve ao fogo alto até ferver, abaixe o fogo e cozinhe sem mexer (para não quebrar as maçãs, caso queira um recheio cremoso, pode mexer). Acrescente o suco de limão no final e a canela e misture delicadamente. Prove e corrija o açúcar, se necessário. Reserve para esfriar completamente antes de rechear a torta.

Creme

500 ml de leite
2 gemas
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de maisena
1 colher de café de essência de baunilha

Dissolva bem a maisena no leite, junte todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. A essência deve ser colocada por último, quando o creme estiver pronto. Reserve coberto com filme plástico encostando no creme (para não formar película sobre ele) e aguarde esfriar completamente antes de usar para rechear a torta. 

Massa

1 xícara de manteiga gelada em cubinhos
1 xícara de açúcar
2 ovos
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
2 pitadas de sal
aproximadamente 4 xícaras de farinha de trigo

Em uma tigela coloque todos os ingredientes menos a farinha. Misture bem e vá colocando a farinha aos poucos, agregando tudo com as mãos, sem amassar, apenas juntando, até obter uma massa lisa e homogênea. 

Torta de Maçã deliciosa, o creme faz toda a diferença!


Abra a massa com o rolo sobre uma superfície enfarinhada, com espessura de 0,5 cm. Unte e enfarinhe a forma que for usar e coloque a massa no fundo e nas laterais da forma. Eu não consegui abrir com o rolo porque a massa ficou super macia. Então, fui colocando pedacinhos de massa no fundo e nas laterais da forma e apertando com os dedos, até cobrir tudo e deu super certo. Acho que isso acontece em função da manteiga. Por isso se você não conseguir uma massa que não dá para abrir,  não se desespere, nem pense que a receita deu errado, ok?

A seguir, disponha o creme e por último as maçãs. Leve ao forno por 30 minutos ou até dourar a massa.

Torta de Maçã dourada, com massa crocante, creminho delicioso e maçãs doces...


A receita rendeu 2 tortas, lembrando que eu não coloquei massa em cima, apenas nas bases. A minha forma tem 20 cm de diâmetro, mesmo sendo antiaderente é importante untar e enfarinhar, assim a torta fica soltinha e muito mais fácil de desenformar.

Pêssego sem pele, picado e colocado sobre as maçãs, ficou divino... A próxima vou fazer só com pêssegos =)


Fiz uma opção com alguns pêssegos que estavam sobrando e o resultado ficou maravilhoso!! Na verdade, com esta massa você pode usar qualquer fruta que quiser, como abacaxi, peras,  figos!! Ou uma deliciosa mistura das suas frutas favoritas, pode colocar algumas amoras, ou seja, dá para inventar e muito com esta massa, que fica crocante e ao mesmo tempo desmancha na boca. 

Não cozinhei o pêssego, ele foi cru mesmo e ficou muito bom. Deve ser possível cozinhar o pêssego da mesma forma que as maçãs, precisaria testar. 

Use sempre o recheio e o creme frios, assim a massa não fica embatumada. A manteiga deve estar gelada e sim, por favor, use manteiga, não use margarina.

Faça e logo, fica uma delícia. Imagina que presente não dá uma torta dessas, bem acondicionada, com uma tag fofa...

Eu adoro presentear com comida, agrada a gregos e troianos, principalmente quando você precisa de um mimo e não sabe o que a pessoa gosta, ou o dinheiro está curto... Vai por mim, essa torta vai render muito elogio para você rsrs


Cozinha do Quintal, por Paula Mello. 7 anos de dicas e receitas para vender! Todos os direitos reservados.

0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.