Lombo de Porco no Forno


Lombo de Porco no Forno, com Ervas, Cebolas e Batatas na Cozinha do Quintal

Não é de hoje que o mês de janeiro é rico em ofertas... do que sobrou do Natal! Então vamos aproveitar a baixa dos preços!



A única coisa que não dá para comprar agora é panetone. Tenha dó, né gente? Porque eles não vendem mais barato no Natal para todo mundo comprar aos montes? Daí que vai ter panetone nas prateleiras até depois do Carnaval rsrs

Eu gosto muito de carne de porco, acho saborosa, suculenta, deixo bem limpa, sem nada de gordura. Comprei este lombo maravilhoso por 8 reais o quilo, a peça tinha mais ou menos 1,2 kg. Valeu a pena! 

Primeiro temperei bem: alho, um pouco de óleo, ervas secas como tomilho, orégano. Um pouco de sal, um pouco de pimenta rosa (dá para ver uns pontinhos meio vermelhos sobre a carne, é a pimenta, moída grosseiramente). A pimenta rosa não é ardida, é aromática! Deixa qualquer prato perfumado e super saboroso. Eu adoro.

Ficou marinando uma noite na geladeira, dentro de uma caixa tampada. Se você não tiver esse tempo todo, pode deixar 2 horas que já será bom.

Retirei da geladeira e coloquei em uma assadeira grande, untada generosamente com óleo. Ao lado do lombo, coloquei cebolas em quartos, duas cabeças de alho (os dentes separados, mas poderia ser a cabeça inteira), com casca e tudo, só retirei aquela pelinha branca e lavei bem.

Depois, foi a vez de colocar um montão de ervas frescas. Aqui em casa eu tenho uma pequena horta de temperos e uso muito: tomilho fresco, que é totalmente diferente do seco, manjerona com a flor e tudo (muita gente gosta de usar em frango, eu também, mas vai por mim: no porco fica ótimo!) e alecrim fresco, de monte.

Lombo de Porco no Forno, com Ervas, Cebolas e Batatas na Cozinha do Quintal

A seguir, cobri com papel alumínio e levei ao forno, quente, 200 graus. Ficou uns 40 minutos. Abaixei para 160 graus e deixei mais meia hora. A carne é muito macia, ao final desse tempo foi só retirar o papel alumínio e deixar dourar, aumentando um pouco a temperatura.

Usei batatas, só que elas não foram para o forno junto com a carne. Primeiro dei uma boa fervura de uns 5 minutos, escorri e deixei esperando a carne. Na hora em que retirei o papel alumínio, coloquei as batatas na forma e voltei ao forno.

Lombo de Porco no Forno, com Ervas, Cebolas e Batatas na Cozinha do Quintal
Lombo de Porco no Forno, com Ervas, Cebolas e Batatas na Cozinha do Quintal
A carne dourou e junto com ela, as batatas. Uma boa revirada, duas, três vezes e pronto, foi o suficiente para as batatas ficarem saborosas e douradas.

Lombo de Porco no Forno, com Ervas, Cebolas e Batatas na Cozinha do Quintal

E quanto às ervas, vamos falar um pouquinho delas. Se você tiver um cantinho na sua casa que seja ensolarado, é só isso que precisa para cultivar essas plantinhas maravilhosas.

As que eu usei:

Manjerona e Tomilho

aErvas Frescas. Foto original Shutterstock. Todos os direitos reservados.


Alecrim


Ervas Frescas. Foto original Shutterstock. Todos os direitos reservados.

Olha o tomilho no vaso como fica lindo. Ele é delicado, tem folhinhas bem pequenas, mas o perfume... e o sabor...

Tomilho fresco é imprescindível na minha cozinha =)

Faz aí e depois me conta se isso não é dos deuses! E uma ótima opção para vender! Tem que aproveitar os preços melhores desse tipo de carne e incluir no cardápio!


Fotos das ervas frescas gentilmente cedidas pela Shutterstock, todos os direitos reservados.
Fresh herbs images kindly provided by Shutterstock, all rights reserved.



Acompanhe a Cozinha do Quintal por aí:

Facebook    -    Instagram    -     Pinterest     -     Rede BlogsBrasil

Ouça os nossos Podcasts



Cozinha do Quintal por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2016.


2 comentários:

  1. Fiquei,muito satisfeita com as suas dicas muito obrigada.Estou pensando em vender marmitex, com suas dicas fiqeuei muito feliz.








    ResponderExcluir
  2. Adorei as suas dicas muito obrigada,estou pensando em vender marmitex.

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss

  • Início
  • Índice por Categoria
  • Uso e Privacidade
  • Loja Virtual
  • Anuncie
  • Contato


Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Siga pelo Bloglovin'

Follow on Bloglovin

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.