Batatas recheadas, deliciosas e super fáceis! Insanas!

em 5 de maio de 2017



Batatas recheadas, quem não ama? Passo a passo para você fazer e degustar =)

Sabe comida de conforto? Aquela que aquece não só o estômago, mas o coração? Pois batatas são assim. Acho que Deus estava muito inspirado quando inventou as batatas, talvez tanto quanto o trigo, outra coisa que me deixa pasma pela imensidão de coisas que se podem fazer com um simples grão.

Batatas são presença constante na minha mesa, pelo menos uma vez por semana, seja assada, frita, apenas cozida, em purê ou assim, recheadas com coisas gostosas!

Fáceis de fazer, elas rendem. Eu costumo fazer duas batatas grandes por cabeça aqui em casa, portanto, 10 unidades. Escolho as maiores e com a casca mais lisa e bonita (e se você tiver acesso a batatas orgânicas pode comer com a casca sem dor na consciência). Lavo muito bem com uma escova e coloco na panela de pressão já cheia de água fervendo, com uma pitadona de sal e um pouco de orégano. Fecho, pegou pressão é só contar 20 minutos. Retiro as batatas e coloco sobre um prato e começo a cortar a tampa de cada uma, no sentido do comprimento.

Além dessa tampinha, com uma colher eu cavo a batata, para fazer espaço para o recheio e já vou colocando o que sai em uma forma, pois não se joga nada fora por aqui. Então vou começar a mostrar como fica essa forma de batatas e depois as recheadas.

Escolha as batatas maiores e mais gordinhas. Que nem eu rsrs


Na verdade você pode colocar o que quiser em cima das batatas! Tudo combina, tudo fica bom. Já fiz com frango desfiado e refogado, com atum, com carne moída, só com legumes, só com verduras refogadas, com tudo junto. Desta vez a primeira camada foi de requeijão, cremooooso!! Ah não precisa amassar e pressionar as batatas, ok? Vá colocando os pedaços aleatoriamente até preencher o fundo, sem muita preocupação, é para ser rústico!


Com as tampas e o que sai de cada batata, você monta mais uma forma e pode comer depois!!


Requeijão Cremoso que delícia!!
Eu gosto muito desse aí.

Usar produtos profissionais é ótimo. Eles rendem mais, custam mais barato e são fáceis de usar e descartar a embalagem. 

Claro que você só vai comprar uma baita bisnaga dessas de 1 quilo se for fazer para vender ou se a sua família é grande (ou como a minha, que apesar de ter 5, parece que são 10 rsrs)

Eu acho que vale a pena. Mesmo que a gente não use tudo de uma vez, é possível porcionar e congelar.



Então, até aqui foram duas camadas: batatas e requeijão. A seguir, espalhei várias fatias de presunto, depois queijo prato em cima.

Usei presunto. Você pode usar o que quiser: peito de peru fica ótimo! Mortadela fica dos deuses!

Minha forma de batatas prontinha para ir ao forno. Com muito azeite.

Não fica bom isso?? Batatas... bom demais.

Depois do queijo prato, espalhei ovos cozidos picados, mussarela ralada, polvilhei com orégano e reguei fartamente com azeite. Tá pronto para ir ao forno. Só com as tampas e com o que sai de dentro das batatas já dá uma refeição =)

Beleza. Enquanto essa foi pro forno, fui cuidar das batatas inteiras. A primeira coisa é colocar uma colher de chá de manteiga dentro de cada uma. Como estão quentes porque acabaram de sair da panela, a manteiga derrete bem. A foto é que não saiu boa, mas dá para ter uma idéia:

Fazendo espaço para o recheio: com carinho fica certinho!

A seguir foi só repetir a mesma sequência: requeijão, presunto, queijo prato, ovos cozidos picados, mussarela ralada e aqui acrescentei ainda cubinhos de bacon que eu fritei bem e escorri em papel toalha. Por último, muito azeite e forno nelas. Acompanhe a sequência:

Requeijão nelas =) Pouco não dá, tem que ser muito!


Depois do requeijão, presunto e queijo prato... calma que tem mais coisa ainda rsrs

Foto linda da minha filha Fernanda. Ficou bem melhor que as outras que eu tirei. Batatas quase prontas!!

Com mussarela e bacon, agora sim, podemos ir ao forno. Quente, rápido!!

 Coloque as batatas em uma assadeira levemente untada com óleo. Olha isso:

Mais uma de pertinho antes.


No forno, elas ficam apenas para aquecer bem e gratinar todo esse montão de queijos. Em torno de 20 minutos no meu forno que é lento, por isso fique de olho no seu para não queimar. Saindo do forno fica assim:

Batatas cremosas, gratinadas, com a casquinha levemente crocante, muito queijo. É o paraíso??


E a da forma separada fica igual a uma torta. Olha:

Nem vou falar nada. Se você não fizer, vai ficar com vontade pelo resto da semana.


Não é de dar água na boca? E que coisa versátil... muitas e infinitas possibilidades, de acordo com o que você tiver sobrando na geladeira ou o que você tiver vontade de comer. Já fiz até com berinjela assada em tiras em cima das batatas, um monte de cebolas, azeitonas... Ah já fiz com abobrinha e alho frito e ficou de arrebentar!!!!

Gente, qualquer coisa mesmo fica bom com batatas =) Sem preconceito!! Se você tiver e gostar (eu amo mas não tinha) coloque bastante salsinha picadinha em cima de tudo assim que sair do forno! Fica di-vi-no!!

AH o tamanho da minha forma quadrada é 24cm e ela tem 5 cm de altura. Claro que você pode colocar em um refratário. Pode jogar um molhinho branco em cima! Pode um molho de tomate! Pode do jeito que você imaginar.

E nem preciso falar... isso também dá para vender!!! Pensa nisso. Batatas recheadas de vários sabores, em barquinhas de papelão, com muito queijo... Tem muita gente ganhando um dim dim com isso, viu? 



Acompanhe a Cozinha do Quintal por aí:


Facebook    -    Instagram    -     Pinterest     -     Rede BlogsBrasil
Ouça os nossos Podcasts




Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2017

Um comentário:

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir