8 Acompanhamentos para Dietas de Restrição Alimentar

em 2 de dezembro de 2019

Sugestões de Acompanhamentos para Dietas de Restrição Alimentar - Cozinha do Quintal


Depois que fiquei sabendo que sou diabética, comecei a pesquisar alternativas para incrementar o cardápio, pois a base aqui em casa sempre foi alguns legumes (cenoura, chuchu e batata, muita batata rsrs) além de verduras, em sua maioria como saladas.

Assim, a necessidade de variar as opções para o dia a dia começaram a aparecer, já que não posso mais consumir batata. As opções que estou usando no meu cardápio diário são simples mas foram orientadas por uma nutricionista, por isso acredito que você possa usar no seu serviço de alimentação para dietas com restrições ou vegetarianas.

Lembrando que estas são tendências da alimentação dos últimos anos que devem permanecer para o ano que vem: alimentação natural, sem conservantes, sem excesso de carboidratos, pensadas para as pessoas com algum tipo de restrição, como eu com diabetes, ou outros tipos como pessoas com alto colesterol, em dietas de emagrecimento em geral, celíacos, enfim, tanta gente passando por mudanças nos hábitos alimentares, vamos aproveitar para faturar nesse nicho também!

Comida caseira, bem feita, caprichada, com ingredientes frescos, saudáveis e se forem orgânicos o seu lucro vai aumentar mais ainda. Entrega com amor, naquela embalagem ideal para o seu cliente e um pós-venda de arrancar suspiros, certo?

Então, vamos às sugestões!

Sugestões de Acompanhamentos para Dietas de Restrição Alimentar - Cozinha do Quintal

Erva-doce no forno, assada com um fio generoso de azeite extra-virgem, temperos secos (tomilho, orégano e alecrim), um pouquinho de sal. Abra as erva-doces no sentido do comprimento. Coloque na assadeira e leve ao forno 180 graus até ficarem macias e douradas. No meu caso levou 30 minutos. O que sobrar da erva-doce, aproveite para uma salada, cortando bem fininho, inclusive a rama é deliciosa, aproveite.

Sugestões de Acompanhamentos para Dietas de Restrição Alimentar - Cozinha do Quintal

Abóbora cabotiá (ou como alguns conhecem, cabotchã) cortadas em fatias e assadas no forno, com uma pitada de sal, um fio de azeite, ervas e gergelim. Ficou no forno 180 por 40 minutos.

Dicas para assar abóbora: corte as fatias não muito finas, algo como 2 cm de espessura. Não retire a casca, é mais fácil tirar depois de assada. O ponto é quando estiverem macias, espete um garfo e confira.

Não se pode exagerar no consumo da abóbora, mas assim como a batata doce, ela é um tipo de amido de digestão lenta. E fora que assada fica uma delícia!

Sugestões de Acompanhamentos para Dietas de Restrição Alimentar - Cozinha do Quintal

Aí em cima você confere a erva-doce, a abóbora sem a casca e um mix de pimentas (americana e cambuci ou chapéu de bispo) bem refogadas com bastante cebola, um pouco de alho e um tanto de temperos. Essas pimentas não são ardidas e picantes, são muito saborosas e são um excelente acompanhamento.

Sugestões de Acompanhamentos para Dietas de Restrição Alimentar - Cozinha do Quintal

Acima, meus favoritos: couve manteiga (a escura, tem uma outra mais clara também), refogada com bastante alho e um fio de azeite e pouquíssimo sal. Eu gosto da minha couve cortada larga, acho que muito fininha fica dura. Brócolis cozidos em bastante água fervente e depois só passados no azeite de leve com um pouco de alho e uma pitada de sal e pimenta, claro, a gosto.

Ao lado, dois repolhos, o roxo e o branco, refogados com bastante tempero. O segredo para não perder a cor linda do repolho roxo é não cozinhar demais, nem colocar muita água no cozimento. Vá aos poucos, conforme for necessário e acompanhe de perto para não passar do ponto.

Sugestões de Acompanhamentos para Dietas de Restrição Alimentar - Cozinha do Quintal

As duas últimas sugestões são couve-flor simplesmente cozidas em bastante água fervente e um vinagrete delicioso, feito com tomate, cebola picados bem pequenininhos, muita cebolinha, um toque de vinagre balsâmico e azeite extra-virgem.

Todos esses acompanhamentos vão enriquecer o seu cardápio e são opções baratas e deliciosas. Aguardem, que em breve venho com mais idéias, inclusive para os doces, já que diabético que se preza adora um açúcar rsrs (mas não pode né? Adeus pudim, pavê e brigadeiro rsrs)

Acredite, vale a pena incluir pratos saudáveis no seu cardápio, a sua clientela vai amar.


Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir