> >

Faça e Venda: Pão de Mel Super Econômico


Fiz um curso há alguns anos de pão de mel, no tempo em que ainda nem se falava de pão de mel trufado, fotográfico, etc, etc...Esta é a receita mais econômica que eu já vi, não vai praticamente nada. Faço sempre, para vender, presentear e para a família comer. A foto aqui, sim, é minha mesmo.

O truque desta receita é fazer em um dia e usar no outro. A massa pode ser congelada, por até três meses, e fica ótima.

Recheios a gosto, use a imaginação, além do tradicional doce de leite, e do brigadeiro, dá para usar trufa de praticamente todos os sabores, a única coisa que não pode é umidecer a massa, pois senão na hora de banhar no chocolate ou modelar na forma, não dá certo. Lembrem-se que chocolate odeia umidade. Capriche no acabamento, se for utilizar uma embalagem transparente, por exemplo, fazendo os arabescos com chocolate de outra cor, fica lindo...Ou salpicando nozes moídas, ou granulado, ou ainda confeitos.

Validade: 20 a 30 dias, embalados, dependendo do recheio.

Mão na massa:

1 ovo inteiro
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1/2 xícara de chocolate em pó ou cacau em pó
1/2 xícara de açúcar (mascavo ou comum)
1 xícara de água ou leite
1/2 xícara de favinho (ou glucose de milho)
2 colheres de sopa de margarina amélia derretida
2 colheres de chá de bicarbonato
1 colher de café de fermento em pó
1 colher de chá de cravo em pó
2 colheres de chá de canela em pó
1 saquinho de chá de erva doce (abra o pacotinho e coloque as sementes)
1 pitada de noz moscada

Dissolva o bicarbonato na água. Misture bem todos os ingredientes líquidos e acrescente os secos em seguida. Não precisa batedeira.

Asse em forma untada e enfarinhada até que o bolo fique opaco e seco em cima, mais ou menos meia hora. Deixe na própria forma até o dia seguinte, não precisa ser na geladeira, no forno mesmo.

Veja o passo a passo desta receita na forminha de acetato (igual a bombom) clicando aqui.


ATUALIZAÇÃO: Atenção: para fazer o preço de venda clique aqui e veja o cálculo detalhado para esta receita.

51 comentários:

  1. Ai que fiquei com vontade...hummmm...
    Bjs
    Fla

    ResponderExcluir
  2. Lindo seu blog, quanto carinho.
    Vc parece ser um espírito iluminado. Que Deus a conserve assim, abençoando vc e toda sua família.
    (vou fazer sua receita, sei que ficará deliciosa)
    Obrigado
    Wagner

    ResponderExcluir
  3. OLá Paula estou buscando receitas para vender pães de mel e vi o seu blog adorei. VOu fazer, mas a minha maior dificuldade é que qdo tentei fazer pão de mel na forma BWB ficou feio quando desenformei ele quebrava . ME dê dica por favor. Já tentei fazer pão de mel com forminhas de papel número zero. Qual forma vc acha que fica mais apresentável para vender? Abraços e sucesso sempre Annelise aariasmorales@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ola , gostaria de saber se não vai mel mesmo nesta receita?
    Obrigada,
    Carol

    ResponderExcluir
  5. ola, gostei do seu blog e gostaria de saber como usar a forminha de silicone para pao de mel como esta da sua foto nao sei como fazer atampinha.
    lumar.arte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Carol, vc pode colocar o mel no lugar da glucose, mas garanto que não muda nada, e a glucose é beeem mais barata.

    Lumar, o processo é o mesmo de um bombom: casquinha na forma - depois recheio: pão de mel + doce de leite + pão de mel - em cima de tudo faça a tampa com uma camada de chocolate, quando desenformar a tampa é o "fundo" do pão de mel. Espero que tenha entendido. Qualquer coisa, escreva novamente.

    Beijos a todos!! Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  7. oi,estou tentando vender pão de mel a algum tempo, agora estou querendo fazer o alfajor, gostaria que me ajudasse pois tenho muitas duvidas qto ao preço de venda.hoje vendo o pão de mel a 2 reais, gostaria de saber qual o valor do alfajor sei que depende de qto vou gastar , mais gostaria que vc me ajudasse de alguma forma , ele é mais barrato que o pão de mel?abraços e aguardo.

    ResponderExcluir
  8. Nélia, aqui em São Paulo a gente acha pnao de mel a 2,50. Não tenho como dizer o preço para vc, esse cálculo vc vai ter que fazer. Se na sua região não tem para vender, talvez vc possa cobrar um pouquinho a mais, por ser a única que vende.

    Se já existe, vc pode ficar na média, mas não fique abaixo dos preços dos outros, pois eu acho que isso desvaloriza o seu produto.

    Dê uma olhada aí na lateral do blog, tem um artigo que se chama PREÇO DE VENDA, acho que pode te dar algumas dicas para fazer o preço.

    Qualquer coisa a mais, deixe outro comentário ou me mande um email tá?

    Obrigada pela visita e pelo carinho de todos.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. ola me chamo reinaldo gostaria de saber quantas forminhas pequenas a receita da
    obrigado desde já

    ResponderExcluir
  10. Reinaldo, não sei!! Putz só faço na forma de acetato, uma quadrada pequena, mans nunca faco uma massa só... Vc vai ter que testar...

    Obrigada pela visita e desculpe!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Oi,adorei tudo e parabéns!!!
    Gostaria de saber se molhando o pão de mel com alguma calda e colocando recheio ele dura menos que 10 dias.
    Meu nome é Luciane.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  12. Luciane! Não molhe o pão de mel não!! Se vc for fazer na forma, ele não vai desenformar, por que a gente não pode molhar o chocolate.

    Mesmo que vc faça apenas banhando, não recomendo, vai esfarelar dentro do banho, e vc vai ter que ficar coando toda hora.

    Beijos e obrigada pela visita!!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    amei seu blog e gostaria de fazer uma perguntinha. A massa do pão de mel é congelada após misturar todos os ingredientes ou depois de assado?
    e-mail: driele_mf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Ola!!! sou nova por aki e ja cheguei com uma duvidazinha, rsrsrsr gostaria de saber se vc corta os pães de mel em formato retangular pra depois montar dentro da casquinha em forma de presentinho como as da sua foto, é pq qdo faço nas casquinhas eu asso em forminhas individuáis de formato redondo como as de acetato q uso pra fazer as casquinhas e depois monto nas cascas q ja deixo pronta. To amando tudo q to aprendendo por aqui, parabens!!!

    ResponderExcluir
  15. Sonia eu já faço o contrário, faço a casquinha e monto o pão de mel lá dentro, por que asso a massa numa forma grande e depois vou cortando o que preciso apenas. às vezes até os farelinhos de massa a gente usa e eu acho que assim é bem mais prático.

    Fico feliz que esteja gostando! Volte sempre!!

    ResponderExcluir
  16. quantos rende? se for para fazer nas forminhas tradicionais mesmo, quanto rende a receita?
    das receitas que eu ja vi rtealmente e´a que vai menos ingredientes.... e isto é importante para se ter lucro..adorei, mas antes queria saber o rendimento ... grata... Iza

    ResponderExcluir
  17. Respondendo: congele a massa do pão de mel depois de assada e fria.

    Quantidade de 1 receita: 40 pães de mel nestas forminhas que vc viu aí. Usei 1 kg de chocolate para as casquinhas.

    beijoooos

    ResponderExcluir
  18. ihhh...gente...já vi q tô redondamente por fora de tudo.... e acho q vou dar trabalho a vcs.....parece q estão falando inglês....rsrs....minha filha quer vender pãozinho de mel na faculdade...aí navegando por esses mares nunca dante navegados....cheguei até vc...e vc diz aqui q é SUPER ECONÔMICO...então me chamou atenção....só que parei na parte...DEIXE NA PRÓPRIA FORMA ATÈ O DIA SEGUINTE.....e PENSEI...(imagina "lora" pensando) pois é...se vc ñ me disser oq tenho q fazer....akilo vai fkr ali.....mas até quando???...rsrs.....ñ entendo nada de GASTRONOMIA e nunca tive mt vontade de saber....mas quero ajudar minha filhota a ganhar um dindin.....será q vc teria PACIÊNCIA com essa marinheira de primeira viagem ???? vou fkr ansiosa aguardando sua resposta...beijokas mil no seu coração

    ResponderExcluir
  19. Lilian, é par deixar o bolo na forma até o dia seguinte. Este bolo é a massa do pão de mel, que vc vai usar para montar dentro da forma. Espero ter ajudado! Abra seu perfil no seu blog para que eu possa te visitar!!
    E aguarde, em breve vou colocar aqui um passo a passo bem explicadinho.

    bj grande e sucesso!!

    ResponderExcluir
  20. Olá, ontem eu fiz esta receita e ficou uma delicia. Só o banho no chocolate que nao achei que ficou bom, acho que ficou muito apurado de chocolate e escorrendo, o chocolate ficou mole, mais de resto ficou muito bom.O que devo fazer para nao ficar escorrendo chocolate quando da o banho ?

    ResponderExcluir
  21. Midelei, não sei como vc fez, aí não posso dizer o que aconteceu. Do jeito que eu faço (metade de choc normal ao leite e metade de choc fracionado meio amargo) na forma para fazer a casquinha, nunca deu errado!

    Mande mais detalhes para eu poder saber tá?

    beijo grande!

    ResponderExcluir
  22. oi boa noite ,gostaria de saber a validade tambem uso estas forminhas,e recheio com docê de leite e mozes ,a validade do meu é pouca 4dias ,uso uma receita que vai leite condensado na masa 1 lata 400nl de leite 3ch de trigo eas especiarias fermento ,bicabornato bate tudo liqudificador os liquidos depois o secos numa basia ,sera que é a masa

    ResponderExcluir
  23. qual o recheio dura mais ,e como congela a masa,pode ser ja cortadinhos os pedaços ou inteira e como descongelo ,logo apos descongelar e montar ,quanto tempo dura beijos obrigada

    ResponderExcluir
  24. qual o recheio dura mais ,e como congela a masa,pode ser ja cortadinhos os pedaços ou inteira e como descongelo ,logo apos descongelar e montar ,quanto tempo dura beijos obrigada

    ResponderExcluir
  25. Oi , adorei a receita, mas..fiquei na dúvida , eu corto em quadradinhos ou redondo? e na hora de banhar no chocolate ele não abre não?? e como consigo cortar tudo do mesmo tamanho?
    Desde já agradeço a atenção.
    Cássia

    ResponderExcluir
  26. "Amores" Quantas dúvidas hein? Hehehe... Meu conselho é: vc pode congelar a massa, apenas, tá? Tanto faz cortada ou inteira, fica a seu critério, desde que bem embalada para não pegar umidade no freezer. A massa congelada dura 3 meses.

    O recheio que dura mais - sem congelar - é o doce de leite tradicional. Quando vc recheia com trufa, já diminui um pouco a validade, por que na trufa vai creme de leite. Então, recheado com trufa - 7 dias, recheio doce de leite, 15 dias.

    ResponderExcluir
  27. Cássia, teste para ver o jeito que vc se adapta melhor. Eu gosto de fazer na forma por que ficam todos iguais e não me dá trabalho na hora de embrulhar. Se vc for banhar, para cortar todos iguais tem que usar um cortador de biscoito no formato que vc quer. Mas dá sobra tá?

    Veja a postagem Pão de Mel passo a passo. Vai te ajudar a decidir.

    beijos a todos e obrigada pela paciência!

    ResponderExcluir
  28. que DEUS te abençoe muitoe te ilumine os seus passos.

    ResponderExcluir
  29. Olá....

    Amei seu blog, vc realmente tem o dom de ensinar pena q não vi ele antes paguei carissímo no mél.Moro em SP e gostaria de saber de vc quanto cobro?
    Já faço truffa mas pão de mél é novo pra mim rs.... Parabéns amei seu blog com certeza o melhor q encontrei (e sou adolecente fuço mto rs...)

    ResponderExcluir
  30. Lolita, dá uma olhada aqui ó:
    http://cozinhadoquintal.blogspot.com.br/2011/04/calculo-de-preco-de-venda-atualizado.html

    Vá na lateral do blog e procure embaixo do índice onde está escrito
    Cálculo do Preço de Venda Atualizado

    ou copie o link acime e cole na barra do seu navegador.

    beijo

    ResponderExcluir
  31. Oi Paula gostaria de tirar umas duvidas com vc!!O chocolate para banhar fiz com o meio amargo da harald ficou muito bom e firme ja o com leite ficou mais mole e da a impressão de umido apesar de não ter entrado em contato com agua alguns ficaram firmes e outros dessa forma o que pode ser?

    ResponderExcluir
  32. Cynthia, só pode ser o choque térmico. Se vc usou chocolate ao leite normal, o choque térmico pode ter dado problema. Se vc usou o chocolate fracionado, aí eu não sei o que pode ter dado errado, pois normalmente o fracionado (que não precisa de choque térmico) não dá problema.
    Me escreva novamente com mais detalhes, ok? Assim a gente tenta descobrir o que acontece.

    beijo

    ResponderExcluir
  33. Oi Paula!

    Queria te elogiar pelo blog e, especialmente, por essa receita de pão de mel.
    Eu já fiz duas vezes e todo mudo que provou adorou e pediu mais. Postei a receita no meu blog que está começando agora e coloquei os créditos pra você. Sei que não pedi, mas se vc se incomodar, me avisa que eu tiro na hora ok?!

    Passa lá e dá uma conferida.

    Bjs e sucesso.

    Amanda

    ResponderExcluir
  34. Olá Paula!

    Fiz a receita de acordo com o que vc ensinou, mas não deu muito certo =/
    Gostaria de saber se tem uma ordem exata para os ingredientes, por exemplo, fermento por último na mistura. E gostaria de saber se devo assar em temperatura média ou alta e se tem algum segredo, do tipo nos últimos minutos abaixar a temperatura.

    Minha massa ficou murcha e dura, pode me dar uma forcinha? rsrsrs


    Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Marcela, essa receita não tem segredo nem pegadinha. O ideal é manter o forno constante, para o bolo assar por igual. Não precisa abaixar nem aumentar, nem no meio nem no fim do processo.

    A única coisa que me ocorre é com relação aos ingredientes. Normalmente, um bolo (qualquer receita) fica duro e mucho se vc usar uma farinha de má qualidade. Será que não foi isso?

    Use a melhor farinha que vc puder. De preferência, Renata. Vc já economiza não usando mel, então não tem por que economizar na farinha.

    Depois me conta?

    beijos

    ResponderExcluir
  36. Paula,
    Amei suas receitas e suas dicas! Parabéns!!

    Gostaria de saber qual a validade (fora da geladeira) do pão de mel recheado com trufa (com creme de leite).

    Bjs e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  37. Paula,

    Amei suas receitas e suas dicas! Parabéns!

    Gostaria de saber a validade do pão de mel, fora da geladeira, quando recheado com trufa.

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  38. UPA, fora da geladeira a validade é 7 dias no máximo. Recomendo testar. Não use creme de leite fresco, apenas o de caixinha.

    Veja tb o passo a passo das trufas com fotos, procure no lado direito, no índice.

    bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  39. Parabéns pelo carinho. Tenho uma dúvida: Posso congelar já cortado e recheado com o doce de leite, e só retiro no dia para banhar no chocolate?! Tenho que fazer muitas coisas pro aniversario da minha sobrinha, queria adiantar tudo que eu puder. Obrigada.

    ResponderExcluir
  40. Ariani, eu acho que não tem problema, não. Faça um teste e veja como fica. A dica é embalar bem para não pegar umidade no freezer senão depois a cobertura de chocolate não vai grudar no pão de mel.

    Depois passa aqui e conta pra nós?

    bjs

    ResponderExcluir
  41. Olá Paula, adoro suas receitas! Queria uma ajudinha: faz muito tempo que não faço pão de mel e recebi uma encomenda, fiquei numa dúvida cruel: Tenho 2 tamanhos de forminhas, 5,5 cm e 7,5 cm (redonda), qual o tamanho que faço para vender a R$2,50? Estou pesquisando para ver quanto o pessoal cobra em média, pois estou sem idéia, principalmente pelo tamanho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evelyn para decidir vc vai ter que fazer uma receita (sugiro fazer na forma menor primeiro) e ver quanto vai gastar, dividindo pelo total de unidades. Isso vai te dizer se o que vc quer cobrar é suficiente para os gastos e mais o seu lucro.

      Boa sorte!!!

      Excluir
  42. Oi Paula, eu adorei a sua receita, super econômica e maravilhosa!!
    Adorei seu blog inteiro!
    Mto legal o carinho e a dedicação com que vc ensina a todos!
    Que Deus abençoe!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  43. Oi Paula,adorei as tuas receitas! Estou precisando da tua ajuda: estou com uma encomenda de 300 pães de mel para um casamento em outubro. Quanto tempo antes posso fazer a massa e os recheios? Que tipo de recheio é usado para casamento? Nunca usei esta forma de silicone BWB. A encomenda é pão de mel quadrado na forma número 1. Aguardo tua resposta.

    Um abraço

    Glacy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glacy, se vc for usar o doce de leite como recheio, minha sugestão é preparar várias massas e congelar já cortado, uma semana antes vc começa a rechear e embala bem, vai dar tempo certinho e vc não corre o risco de estragar nada. Outros recheios para casamento dependem primeiro da noiva, claro, depois do custo, vc pode usar brigadeiro, trufa, creme de nozes ou de ovos, enfim, até musse!! Faça as contas e veja o que é possível.

      Depois vem contar pra nós como foi, tá?

      beijoooooo

      Excluir
    2. Olá Paula, se eu congelar a massa tenho que embalar ela? o que seria melhor, embalar com papel alumínio, papel filme, ou outro? Quando for rechear eu tenho que descongelar a massa primeiro? Deixo ela descongelando na geladeira? Quanto tempo deixo a massa fora do freezer para descongelar?
      Eu posso tb fazer a massa, rechear com doce de leite, cortar e congelar já recheado? Na hora de descongelar ele não fica úmido?

      Excluir
    3. Vc pode congelar embrulhado no papel alumínio ou filme tanto faz, desde que não pegue umidade do freezer. Nunca congelei recheado então não sei, faça o teste. Para descongelar deixe em temperatura ambiente.

      Excluir
  44. boa noite
    Por favor ;qual é o prazo de validade
    dos pães de mel de doce de leite ,brigadeiro
    o de trufa eu já vi que é de 7 dias ,porem eu tenho uma receita de
    trufa que não vai creme de leite ,porem vai leite ,o prazo de validade
    tbm é a msm

    ResponderExcluir
  45. Camilly, a validade é 7 dias para ter segurança, isso fora da geladeira, recheado e embalado, tá?

    beijooooooooo

    ResponderExcluir
  46. Obrigado pelas dicas minha esposa está começando e eu achei muito vaçiosas parabéns

    ResponderExcluir

Não são permitidos comentários anônimos.

Respondo aqui mesmo, então venha ver a resposta, ok?

EMAILS E COMENTÁRIOS SÃO RESPONDIDOS 1 VEZ POR SEMANA, então não adianta você deixar 200 comentários aqui... Apenas 1 é suficiente, e você não vai visualizar por que antes EU preciso aprovar o seu comentário, ok?

Caso prefira entrar em contato por email: paulamellomorgana@hotmail.com

Agradeço a paciência e a compreensão.

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.

Estatísticas

Dias Online
Postagens
Comentários
Widget by Elaine Gaspareto
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha

Protetora da Cozinha
Santa Clara, clareai os caminhos!