Banha Vegetal X Gordura Hidrogenada

em 22 de junho de 2009

As gorduras vegetais (na verdade não existem gorduras vegetais, mas sim óleos), foram criadas para substituir as animais, isso fez com que os processos industriais ficassem mais baratos.

A única gordura vegetal mesmo que eu conheço é a gordura de côco, que se usava muito, antigamente, para cozinhar, antes do aparecimento dos óleos de soja em lata.

Acontece com a gordura vegetal hidrogenada um processo de solidificação de óleos vegetais, feita através da inserção de bases hidrogenadas (hidrogênio) neste óleo, que agora deixa de ser líquido e se torna sólido.

Depois, esta gordura solidificada passa por um "branqueamento" para ficar clarinha, e por uma desodorização, para perder o mau cheiro adquirido no processo.

Quanto a gordura hidrogenada é aquecida, derrete e acaba envolvendo o alimento, criando uma película, que normalmente a gente adora nas batatinhas fritas, ou seja, dão crocância ao alimento.
Veja a tabela nutricional da gordura higrogenada da Bunge, para uma porção de 150g:

Valor Calórico
140 kcal
6 %
Carboidratos
0 g
0 %
Proteínas
0 g
0 %
Gorduras Totais
15 g
19 %
Gorduras Saturadas
3 g
12 %
Colesterol
0 mg
**
Fibra Alimentar
0 g
0 %
Sódio
0 mg
0 %
Ferro
0 mg
0 %
Cálcio
0 mg
0 %

Ou seja, uma porção de 150g. corresponde a 12% de toda a gordura que você pode ingerir em um dia. É bastante.


No caso do chocolate hidrogenado, ele tem um ponto de fusão mais alto do que o fracionado, que por sua vez é mais alto do que o chocolate comum. Isto quer dizer que o chocolate aguenta temperaturas mais altas, por isso ele é utilizado em receitas que vão ao forno, por exemplo. Mas o sabor não é bom, sei lá, eu não gosto.

A gordura vegetal, simplesmente, ou banha vegetal, como é mais conhecida, é mais saudável pois não tem gordura trans.

Veja aqui a tabela nutricional da Gordura Vegetal da Sadia:



Valor Nutricional
Por unidade de peso médio porção de 10 g (1 colher de sopa) tal qual exposto à venda
Valor Calórico90 kcal = 378 kj5%
Carboidratos0 g0%
Proteínas0 g0%
Gorduras Totais10 g18%
Gordura Saturada3,9 g18%
Gordura Trans0 g**
Colesterol7,2 mg2%
Fibra Alimentar0 g0%
Sódio0 mg0%

A gordura vegetal, embora tenha bastante gordura saturada (18% do valor recomendado para ingestão diária, é menos prejudicial do que a trans).

De qualquer forma, a gente deve sempre maneirar na ingestão de gorduras, e evitar a hidrogenada. Ela está presente em biscoitos recheados, nas batatinhas fritas das lanchonetes, e em mais um milhão de produtos. A dica é: leia a embalagem para saber mais.

18 comentários:

  1. Ola Paula, grande o seu trabalho aqui! Gostaria de saber como substituir a banha para receitas como empada. Moro fora do Brasil e estou tendo dificuldades em encontrar. Posso utilizar manteiga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. geralmente tem banha da sadia no carrefour foi onde achei aqui em sampa...

      Excluir
    2. Tente alterar sua massa. Use somente como gordura a manteiga/margarina. Fica mais leve e mais saborosa. Se tiver dúvidas me manda um e-mail:paulo.a.pereira@gmail.com

      Excluir
  2. Pink teoricamente pode, mas teste ok?

    Depois me conta?

    beijoooooo

    ResponderExcluir
  3. Olá Paula gostaria de saber qual a melhor para fritura de pastel, uso atualmente oleo de soja, mas vi materias onde explica que gordura vegetal hidrogenada é melhor que o óleo.
    Desde já agradeço e parabenizando pelas dicas e explicações do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, a função da gordura hidrogenada é deixar o pastel super crocante. Vc pode testar usando meio quilo de gordura para cada litro de óleo, com cuidado para não super aquecer e queimar. Veja se o resultado te agrada, pois a gordura deixa um sabor característico. Não é ruim, mas depende do gosto de cada um. Empresas como a Pastel do Trevo usam, as redes de fast food tb.

      Sucesso!!

      Excluir
  4. Olá Paula Mello gostaria de saber qual tipo de gordura é melhor para fritura de pastel, Pois atuaente uso oleo de soja
    , e ouvi comentarios de que a gordura vegetal hidrogenada é melhor.
    Desde já agradeço e parabenizando pelas dicas e explicações postadas.

    ResponderExcluir
  5. olá paula eu posso usar óleo de soja com gordura vegetal? e qual a diferença entre gordura vegetal e gordura hidrogenada???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, mantenha a proporção de 1 litro de óleo para cada 500g de gordura vegetal. A hidrogenada passa por um processo que transforma a gordura líquida em sólida e ganha alguns aditivos, ela é bem mais gordurosa e deixa um sabor residual, eu acho que se você encontra a vegetal, vá com ela que é melhor. Leia mais sobre a gordura vegetal hidrogenada aqui:

      http://www.cozinhadoquintal.com.br/2009/06/banha-vegetal-x-gordura-hidrogenada.html

      beijossssss

      Excluir
  6. Olá, tenho um carrinho de batata fritas, e uso olé, gostaria de usa gordura vegetal mas não sei usa a gordura vegetal,t3m algum segredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use um pouco de cada: para cada litro de óleo, 1 pacote de gordura vegetal de 500g.

      No resto é igual: tente manter sempre a mesma temperatura, para não queimar o óleo nem a gordura, renove sempre, após o uso retire do tacho e coe, guarde em recipiente tampado.

      Beijosssssssss

      Excluir
  7. Respostas
    1. Leonardo, eu sei que ele é saudável e é utilizado na indústria alimentícia em geral, mas não sei mais nada a respeito. Você tem que pesquisar. Lamento não poder ajudar mais.


      beijosssssssss

      Excluir
  8. Respostas
    1. Nada é ruim se usado corretamente.

      beijosssssss

      Excluir
  9. Paula vi que a gordura vegetal apesar de não ter gordura trans, tem muito colesterol. É verdadeiramente saudável, vc recomenda usa-la no dia a dia para substituir o óleo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo não, Meire. Apenas para casos especiais, como salgadinhos, por exemplo, mesmo assim na fritura meio a meio (meio gordura, meio óleo) apenas para dar mais crocância.

      Existem outras boas alternativas mais saudáveis para cozinhar, como o óleo de côco. Ele é caro, mas vale a pena se for para usar pouca quantidade.

      No mais, continue com os óleos vegetais (canola, girassol), evitando soja e milho que são transgênicos.

      Beleza?

      beijosssssss

      Excluir
  10. olá , gostaria de saber como comprar a gordura hidrogenada correta já que nas embalagens e rótulos só vem escrito GORDURA VEGETAL, é não gordura HIDROGENADA., SAO A MESMA COISA?

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir