Contra a Pesca Predatória

Pedi um quilo de pescada na peixaria do supermercado, além de alguns outros peixes, em filé, etc. Quando chego em casa, é isto que encontro: pescadas minúsculas, que cabem na mão.

Não é uma vergonha? Um peixe que poderia chegar tranquilamente aos três, quatro quilos, perdeu a chance de crescer. Imagine isso em escala industrial, como a pesca é feita, e podemos pensar sem muito medo de errar que os cardumes de pescada branca estarão desaparecendo em pouquíssimo tempo. Se eu tivesse visto antes, não teria comprado. Onde estão as autoridades que não fiscalizam? Por que, meu Deus, os pescadores ainda não entenderam que é preciso respeitar o mar, e só sabem tirar, tirar e tirar?

Quando meu pai tinha casa em Cananéia, litoral Sul de SP, a gente conheceu inúmeros pescadores de Santa Catarina que tinham ido para lá por que não havia mais peixe onde eles viviam...O mais triste é que hoje não tem mais em Cananéia também. Cheguei a comer lá pescadas de mais de 5 quilos, que não cabiam no forno, de tão grandes.

Eu não entendo. Na pesca esportiva, o tamanho mínimo para se embarcar uma pescada é de 25 cm. Estas daí da foto não tinham quinze, mesmo se você considerar a cabeça, que a gente não recebe quando compra.

Uma pena. Mesmo.

O nosso presidente-turista acabou de criar um Ministério da Pesca, e eu vou lá fuçar para ver se é possível saber quem fiscaliza isso e se a gente pode reclamar.

A melhor coisa que nós consumidores, podemos fazer, é não comprar peixe assim, desse tamanho. Quem sabe...

Um comentário:

  1. Nossa Paula, que dó...
    Da próxima vez comente com eles, porque com certeza isso é proibido, e eles estão fazendo algo contra a lei.
    Bjs

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.