Ganhar dinheiro com Comida - Primeiros Passos 1

Olá.

Algumas palavras para você que está chegando hoje a este espaço.

Criei este blog para colocar aqui as minhas receitas, principalmente as que eu fazia para vender.

Eu acredito que existe a possibilidade de se ter ganhos com culinária.

Pensando então em como ajudar quem não tem idéia de como começar, é que a proposta deste blog é Faça e Venda e Seja Feliz. Por que não dá para fazer nada de bom se isso não trouxer satisfação, prazer, alegria, felicidade enfim.

Você, cara amiga, por algum motivo deseja iniciar uma atividade que envolve estas duas palavras: dinheiro e comida.

Seja para aumentar a renda da família, ou por que precise voltar ao mercado de trabalho, mas por algum motivo isso seja quase impossível agora (por idade, por falta de qualificação, etc.), você decidiu que vai ganhar o seu rico dinheirinho fazendo o que sabe fazer melhor: cozinhar.

Todo mundo fala que cozinhar é uma arte. Hoje em dia, os cursos de gastronomia estão em alta, e as faculdades cobram uma pequena fortuna por eles.

Nunca se viu tantos homens na cozinha, chefs na mídia, programas e livros de culinária em todos os lados.

Antes de sair por aí comprando equipamentos e produzindo sei lá o que, você precisa responder algumas perguntas.

Pare e pense sobre elas. Se desejar, anote-as num caderno e uma boa idéia é colocar a data, por que daqui a algum tempo, quando for reler o que escreveu, com certeza você vai ver que suas opiniões mudaram bastante.

Primeiro:

É realmente isso que você quer fazer? Se cozinhar lhe dá prazer, se você adora preparar pratos para sua família, se você leva comidinhas no trabalho, se nas festas todo mundo pede para você fazer "aquele" prato que só você sabe...Bom, você é uma boa candidata a se dar bem neste ramo.

Segundo:

Você tem disponibilidade de tempo? Cozinhar dá trabalho, não só pelo preparo em si, mas principalmente, pelo ANTES e pelo DEPOIS. Se você vai usar apenas as horas de folga, se você trabalha fora de casa, se você não tem ninguém que lhe ajude nas tarefas domésticas, mas mesmo assim, você acha que dá, então, esteja preparada. É possível, mas não é fácil. Vamos falar disso mais para frente, em como se organizar para dar conta do recado.

Terceiro:

O que você faz melhor? Doces? Salgados? Refeições? Defina com exatidão o quê você pode e tem capacidade para fazer. Se você não souber, então terá que aprender e isso pode adiar um pouco seus planos de já sair vendendo. Não que seja uma má idéia, pelo contrário. Aprender sempre é bom, aliás é fundamental.

Bom, você já tem por onde começar. Responda estas questões com a maior sinceridade. Afinal, não é para mim que você está respondendo, é para você mesma. Avalie com carinho mas com realidade (que só você conhece) até onde você quer e pode ir.

Espero ler seu comentário. E nos vemos na próxima, logo, logo.

30 comentários:

  1. Poxa Paula, adorei.
    Vou mostrar pro meu marido pra gente ler junto... meu sonho é abrir um negócio de marmitex sabia? Com comida boa e honesta!
    Bjs
    Fla

    ResponderExcluir
  2. oi, que bom achei esse blog. estava fuçando na net a procura de algo que acrescentasse sobre o assunto de marmitex, e estou gostando das dicas. Se tiver algo mais pra me passar, em marmitex, eu agradeço, bjs e valeu mesmo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de abrir uma doceria na minha casa, só que eu não sei fazer nada de doces, mas tenho muita vontade de aprender e foi exatamente isto o que este blog fez comigo; me incentivar a fazer um curso de doces para aprender, qualquer pessoa pode e eu irei conseguir. Obg. bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá! Achei seu blog fuçando a internet e fiquei maravilhada com essa ajuda sobre faça e venda com comida. Estou querendo entrar nesse ramo de faça e vendas de chocolates, doces e salgados para festas, cestas comemorativas, mas nao sei como fazer. To fazendo uns cursinhos aí, mas estou muito no inicio e esse seu post foi otimo, pq eu me encaixei muito bem. Eu quero fazer dar certo! Espero que de!

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Adorei seu blog realmente as suas dicas são fundamentais para quem que iniciar um negócio.
    Seu blog é maravilhoso.
    Comecei a pouco um trabalho na minha cidade, Resende-RJ, estou trabalhando para me aperfeiçoar e foi assim que encontrei seu blog.
    o meu é http://chocolatesdeliciasdeamor.blogspot.com
    Felicidades
    Beijos

    Glaucia

    ResponderExcluir
  6. Estou apaixonada por este blog, não por coincidência meu nome é Simone. bjssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Que blog maravilhosos. Estou querendo trabalhar com vendas de comida e nem mesmo sei por onde começar, vou visitar sempre o seu blog. Vou ler todos os conteudos e se eu tiver alguma dívida virei aqui com vc ok! Seu blog é bonito, claro, objetivo, tem o layout simples e funcional. excelente para nós leitores. Continue sempre assim, sendo simpática com todos. Já sou sua fã.Rs

    um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá, meu nome é Daniela, e sobre a materia que acabei de ler fiquei com uma duvida. Na verdade eu não sei fazer nem doce nem salgado, na minha familia tem um monte de gente que já ganhou a vida com isso, mas que infelizmente não podem mais me ensinar, minha tia que faleceu a pouco, e minha vó que pode foi uma otima doceira a boleira e no maximo pode me dar umas dicas.eu gosto de cozinhar mas não sou grande coisa, eu sou curioso, e estou com a ideeia de entrar nesse ramo a algum tempo, e queria saber o que é "mais" facil para quem esta começando.
    Muito obrigado
    e parabens novamente pelo blog

    ResponderExcluir
  9. Acredito que vc esteja ajudando muitas pessoas inclusive eu..
    Obrigada.

    Eu quero me dedicar ao pao de mel mas tenho algumas dificuldades.

    -Banhar sendo economico e pratico
    -ter uma massa de pão fofa e aceitavel pelos clientes
    entre outras
    Vc está me dando esperança novamente.

    Um abraço em vc e em toda sua familia.
    Marcela Itoi

    ResponderExcluir
  10. adorei suas dicas era tudo que eu queria saber pois estou pensando em vender so coxinhas mas quero vender com qualidade e nao quero sair no prejuizo,mas com sua ajuda vou coseguir. muuuuiiiiito obrigada pela sua ajuda, que deus te ilumine sempre!

    ResponderExcluir
  11. Olá Deus abençoe por esse blog, amei as dicas e tenho pretensão de começar um negócio de marmitex, e estava com dificuldade de encontrar dicas legais.Obrigada!!!

    Eliane

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Paula adorei este blog.Estou mesmo afim de abrir meu nogócio próprio de mamitex,sou apaixonada por cozinhar,amo cozinhar e meu amigos falam que eu só vou me dar bem quando eu abrir um negócio que seja no ramo de alimentação eles adoram minhas comidas.Obrigada pelas dicas vc é D+.Grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Eu também encontrei seu blog buscando orientação para abrir um negócio de comida.Eu e minha companheira amamos cozinhar e sempre pensamos nisso.Ela já trabalha com cozinha e eu não.Hoje temos um filho especial e precisamos de um modo de ganhar dinheiro estando em casa perto dele.Decidimos começar com Frango Assado por dar um retorno rápido e trabalhar só aos fins de semana, e necessitar de poucos equipamentos, mas temos idéias para ampliar com o tempo, com comidas especiais de fim de semana para quem quer relaxar e não cozinhar.Enfim este blog está me ajudando muito.Já até fiz o caderninho do nosso projeto.Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  14. vc e uma grande guerreira,tenho problema de saúde n posso trabalha fora gostaria de uma orientação sua menina,o q q faço pra vender em casa gosto de fazer artesanato,agradeço desde ja sua colaboração,beijo meu e-mail neiderodrigues23@hotmail.com
    bloog é bloquinho23@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. A todos os que aqui deixam seus comentários, obrigada! Se até hoje eu não te respondi (sabe-se lá porquê!!), deixe seu recado. Se quiser resposta por email, deixe seu email.

    Enquanto isso, leia os demais artigos da série AULAS GANHAR DINHEIRO COM COMIDA, tem muuuita coisa. Veja na lateral do blog, embaixo do índice.

    Boa sorte e obrigada sempre pelo carinho,

    beijos da

    Paula

    ResponderExcluir
  16. Eu estou muito feliz em ver pessoas que dar varias dicas para montar um bom negócio estou animada e já vou por em prática o que estou aqui aprendendo com vcs muito obrigada e vou dar notícias de como vai minhas marmitex se deus quiser.até breve

    ResponderExcluir
  17. ola vc pode mim ajuda gostaria de fazer quentinhas para fora mais to sem ideia de cardapio moro no rio de janeiro e ate o monento moro en uma comunidade e qui as pessoas nao gosta de paga muito vc tem como minda uma ideia de guanto cobra nas quentinhas e as comidas tem q ser bem sinplis nada sufisticado demas obrigado por vc fazer parte da nossa familha

    ResponderExcluir
  18. Mary, vc precisa dar uma olhada aí na lateral do blog. Temos o marcador MARMITEX com tudo o que já foi falado sobre o assunto aqui na Cozinha, com várias sugestões de cardápios, e temos também o marcador AULAS GANHAR DINHEIRO COM COMIDA, onde eu dou dicas inclusive a do preço.

    Os cardápios também estão na aba PARA BAIXAR, no menu lá em cima.

    Obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  19. olá sou Junior de São luis do maranhão, estou querendo abrir um negócio com minha mãe na área de comida e gostei demais do seu blog, espero sempre trocar idéias com vc, já comecei a pesquisar, pois desde já vc me auxiliou, obrigado e sucesso, percebo que serei o único homem a fazer comentários e gostar de cozinha...rsrs, abraços!!!

    ResponderExcluir
  20. bom dia Paula, gostei muito desse seu espaço, sou de Jaú no interior de são paulo, gosto muito de cozinhar e estou querendo começar um negócio na área, porém ainda não sei como começar. por enquanto estou fazendo porções de dobradinha, linga, moela e estão tendo boa aceitação. porém gostaria de fazer comida por encomenda para entrega e ainda não sei como fazer um cardápio para os finais de semana, pois ainda não quero trabalhar com marmita. gostaria de uma opinião sua com relação a cardapio prático e custos. grato teco maia

    ResponderExcluir
  21. TECO, não consegui postar comentário no seu blog, ainda não tem postagem. Tb não posso colocar comentário no facebook, por isso estou respondendo aqui na esperança que vc leia.
    Clique na aba em cima do blog, no menu, onde está escrito PARA BAIXAR. Lá tem o meu link do slideshare, onde vc pode encontrar um modelo de planilha de custos e várias sugestões de cardápios. Além disso, aqui mesmo no blog tem um monte de idéias, procure AULAS GANHAR DINHEIRO COM COMIDA aí na lateral, leia, decida-se e boa sorte! QQ coisa manda um email pra mim: paula.mello@ajato.com.br

    bjsssss

    ResponderExcluir
  22. Olá Paula.Adorei o seu blog,as suas dicas são muito boas.Estou te seguindo.Gosto muito de cozinhar e estou amadurecendo a ideia de vender o que faço.Parabéns por esse blog maravilhoso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. O que gosto de fazer é trabalhar com massas tipo, tortas, Gambaroti, Pizzas, Rocamboles, etc; e gostaria de começar a montar este negócio em minha casa. O que tenho que fazer?
    Li seu blog pela primeira vez e me interessei bastante. Preciso de ajuda


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, seja bem vindo!! A primeira coisa a fazer é planejar! Definir o quê será feito - elaborando um cardápio, depois levante os custos de tudo e com isso você terá uma boa idéia do quanto vai ter que investir para começar.

      Busque a clientela, dê uma volta na sua região e pense em quem poderia comprar o seu produto.

      Depois, é hora de definir embalagem e entrega. Calcule tudo, não esqueça nenhum detalhe, por menor que seja um custo, ele sempre deve ser considerado.

      E é claro, aqui no blog você vai encontrar centenas de dicas e também receitas variadas para começar.

      Boa sorte!!!!

      beijosssssss

      Excluir
  24. Gostaria muito de abrir um restaurante, adoro cozinhar, ver as pessoas degustando os meus pratos, e elogiando o que eu faço, não existe coisa melhor do que fazer comida cm amor.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Patrícia!! Amor é tudo, na vida, na cozinha.

      Boa sorte pra você e seja muito bem vinda!!!

      beijossssss

      Excluir
  25. muito bom mais tenho dificudade para encontra pessoas para conzinhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, não entendi o que você quis dizer.

      beijosssss

      Excluir
  26. adorei as dicas ,vou começar economizar pra próximo ano botar meu negócio na área de alimentação .comida prato feito.obrigadaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Osvaldina, boa sorte!! Planeje muito viu? E aproveite que a Cozinha do Quintal tem muito conteúdo para te ajudar.

      beijossssssss

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.