Maracujá e Temperos em casa




Olá gente amiga!

Hoje não tem receita, mas tem dica. A primeira é aí de cima, na foto: meu lindo pé de maracujá começou a florir e muito em breve teremos frutas...Não vejo a hora.

O maracujá azedo é uma trepadeira, de grande porte, mas você pode ir guiando a planta por onde quiser. Com um pouco de capricho e de cuidado, dá para mantê-lo até numa varanda de apartamento.

Basta plantar as sementes e transplantar quando estiverem com uns quinze a vinte centímetros. Conforme a planta vai subindo, você vai prendendo, precisa ter algum tipo de suporte para ela, que pode ser uma treliça, ou alguma outra coisa que você improvise.

O único senão é com relação às mamangavas, o inseto que poliniza as flores do maracujá. Elas não são agressivas, mas não convém provocá-las. Ao contrário da abelha, elas não morrem depois de picar, e só quem já viu de perto uma picada desse bicho sabe o que é. O melhor, portanto, é deixar as meninas fazerem seu trabalho em paz.

Olha só uma aqui:


A outra dica é cultivar uma pequena horta. Para provar para você que dá pé, veja as minhas floreiras aqui. Apesar de ter muito espaço no quintal, nunca consegui manter meus temperos vivos por causa da Lola, nossa cachorra, que adora fuçar em tudo. A solução foi usar a floreira e manter em local longe do alcance da madame.

Aí em cima tem cebolinha, orégano e manjericão.

E nesta aí, tem manjerição roxo, hortelã e erva-doce.

Fica a dica e olha, não tem como um temperinho colhido na hora, é outro sabor...

Com o início das aulas, espero que a cozinha também volte ao normal. Até breve então.

4 comentários:

  1. Eu queria muito morar em uma casa pra poder ter árvores e temperinhos. Mas no meu apê é bem difícil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei tudo ,estou em reformas e vou dezativar um varal no quintal tive a idéia de aproveita lo para plantar um pé de maracuja, mas tenho um pouco de medo das manmangavas pode me dizer se elas não vão ficar entrando dentro de casa , será q da certo plantalas para subirem no varal??pode tirar minhas duvidas bjs.

    ResponderExcluir
  3. Flavinha, torço para que um dia vc tenha sua casa, ou pelo menos, uma varanda bem legal no seu apê para ter também seus temperinhos!!

    Toninha, a idéia do varal é legal, dá certo sim. Quanto aos insetos, é bom pensar por que se vc deixar a janela aberta, elas entrarão sim, não para "atacar", mas por que isso é natural, às vezes até o vento pode empurrá-las para dentro de casa...É uma coisa que a gente tem que conviver. E olha, para matar esse bicho dá trabalho, viu??

    ResponderExcluir
  4. Olá :) Me chamo Mariana e moro na Dinamarca. Achei seu blog quando estava à procura de informação sobre o plantio de maracujá. Tenho duas varandas fechadas porém uma delas é grande e gostaria de plantar maracujá. Será que consigo alguma coisa?? Aqui não se acha para vender (somente um tipo de sorvete de verão para crianças que se chama Is Lolly, diz que o sabor é "Exotic" mas tem gosto de maracujá)e eu sou louca por maracujá, mas andei lendo pela net que tem pessoas plantando em apartamento e que moram em Portugal...e é aqui pertinho. Tenho na varanda tomates cherry, pepinos baby, pimentão e algumas ervas. Só falta mesmo uma ou duas frutinhas de maracujá uma vez ou outra para eu ficar feliz!! :D Parabéns pelo lindo blog e Obrigado!!

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.