A gente ensina a pescar

Meninas, boa segunda a todas!

Tenho recebido sempre muitos emails de amigas que querem entrar no mercado de produção de alimentos, mas profissionalmente.

Eu sempre falo aqui e repito: a melhor maneira é aprender, aprender e aprender! Se você puder, procure em sua cidade os órgãos públicos que possam oferecer os cursos que você precisa: SENAI, SESC, SENAC, SESI, escolas experimentais de grandes indústrias, atacados de distribuição de produtos alimentícios profissionais...

Enfim, não tem jeito: tem que sair da casca e pesquisar! Pesquise bastante, com certeza em algum lugar você vai encontrar o curso certo.


Se onde você mora não tem nada disso, quem sabe cursos em vídeo que possam ser comprados? O Portal CPT de Cursos para Capacitação Profissional dispõe de cursos em vídeo em vários assuntos, você pode ver amostras dos vídeos dos cursos no youtube também, para ver como é.

A internet também pode ser uma fonte inesgotável de aprendizado. Assim como você chegou até aqui, pode pesquisar um pouco mais e descobrir receitas verdadeiramente profissionais. Existem muitos vídeos no youtube, por exemplo, que ensinam a decorar bolos, fazer musses, trabalhar com chocolate... Joga no google e veja quanta coisa é possível achar.

Só se preparando bem é possível entrar nesse mercado com segurança e com menos chances de errar. Lembre-se que quem começa nessa área precisa buscar ajuda, eu sou uma super fã do Sesi e do Senai. Se nesses lugares você não encontrar nada, então provavelmente você não está na Terra.

Quer ver?


Chegou a São José dos Pinhais a Unidade Móvel de Gastronomia do Senac. O ônibus é preparado para oferecer cursos de culinária e possui a estrutura semelhante a uma cozinha pedagógica, com fogões, pias e demais utensílios da gastronomia, porém, sobre rodas. A sala de aula itinerante está instalada na Regional Borda do Campo e vai oferecer gratuitamente as aulas de atendente de lanchonete, pizzaiolo, preparo de doces e salgados para confeitaria. Os cursos fazem parte do convênio entre a Prefeitura e o Senac, que vai oferecer mais de 7 mil vagas em aulas de qualificação e capacitação durante o ano.

Segundo o secretário de Trabalho e Emprego de São José dos Pinhais, Adilson Stuzata, a Unidade Móvel veio para o município atendendo pedido da Prefeitura. “A procura por profissionais nesta área está bem grande. Ao constatar isso, fomos conversar com o Senac que atendeu nossa solicitação”, explica.

As primeiras aulas, do curso de pizzaiolo e atendente de lanchonete começam dia 31 de janeiro. São 36 vagas disponíveis e a duração é de 160 horas. Para participar basta ter mais de 18 anos e ter cursado até a 6ª série do ensino fundamental. As inscrições já estão abertas.

As inscrições para os dois outros cursos – de preparo de doces e salgados para confeitaria – iniciam no dia 01 de fevereiro. São 30 vagas disponíveis para 21 horas de aula e os pré-requisitos são os mesmos.

A Unidade Móvel fica em São José até o final de março. Em seguida, ela vai para Piraí do Sul. De acordo com o diretor regional do Senac, Vitor Monastier, as unidades possuem toda estrutura que o aluno encontra nos Centros de Educação Profissional. “Com os ônibus podemos levar à população dos municípios que não possuem uma unidade do Senac a oportunidade de qualificação profissional”, afirma.

A sala de aula itinerante está instalada na Regional Borda do Campo, que fica na Estrada da Roseira, nº 5.800. Mais informações sobre esses e outros cursos pelo telefone 3381-8374. 



 
Quem souber de cursos legais também pode mandar para a gente divulgar para todo mundo, tem leitoras de todos os cantos do Brasil, desde o Tocantins até o Rio Grande do Sul!!

Boa semana e logo tem mais preparando a Páscoa!!

Um comentário:

  1. Olá , Boa noite, muito Prazer, adorei visitar sua "casa"!
    Fiquei muito Feliz ao encontrar a Cozinha do Quintal, e foi sem querer, pois buscava a receita de palha Italiana pra fazer para as crianças (e pra mim, rs)e foi de muita serventia, pois, além de dona de casa e mãe, sou estudante, e em julho 2010 passei a levar Empadas pra vender na faculdade, que fizeram muito sucesso, mas tive que parar por falta de tempo, mas esse semestre, preciso muito, e vou me virar pra conseguir, e creio que com dicas tão valiosas conseguirei!
    Um grande beijo,
    Maria Antonieta

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.