A gente ensina a pescar

Meninas, boa segunda a todas!

Tenho recebido sempre muitos emails de amigas que querem entrar no mercado de produção de alimentos, mas profissionalmente.

Eu sempre falo aqui e repito: a melhor maneira é aprender, aprender e aprender! Se você puder, procure em sua cidade os órgãos públicos que possam oferecer os cursos que você precisa: SENAI, SESC, SENAC, SESI, escolas experimentais de grandes indústrias, atacados de distribuição de produtos alimentícios profissionais...

Enfim, não tem jeito: tem que sair da casca e pesquisar! Pesquise bastante, com certeza em algum lugar você vai encontrar o curso certo.


Se onde você mora não tem nada disso, quem sabe cursos em vídeo que possam ser comprados? O Portal CPT de Cursos para Capacitação Profissional dispõe de cursos em vídeo em vários assuntos, você pode ver amostras dos vídeos dos cursos no youtube também, para ver como é.

A internet também pode ser uma fonte inesgotável de aprendizado. Assim como você chegou até aqui, pode pesquisar um pouco mais e descobrir receitas verdadeiramente profissionais. Existem muitos vídeos no youtube, por exemplo, que ensinam a decorar bolos, fazer musses, trabalhar com chocolate... Joga no google e veja quanta coisa é possível achar.

Só se preparando bem é possível entrar nesse mercado com segurança e com menos chances de errar. Lembre-se que quem começa nessa área precisa buscar ajuda, eu sou uma super fã do Sesi e do Senai. Se nesses lugares você não encontrar nada, então provavelmente você não está na Terra.

Quer ver?


Chegou a São José dos Pinhais a Unidade Móvel de Gastronomia do Senac. O ônibus é preparado para oferecer cursos de culinária e possui a estrutura semelhante a uma cozinha pedagógica, com fogões, pias e demais utensílios da gastronomia, porém, sobre rodas. A sala de aula itinerante está instalada na Regional Borda do Campo e vai oferecer gratuitamente as aulas de atendente de lanchonete, pizzaiolo, preparo de doces e salgados para confeitaria. Os cursos fazem parte do convênio entre a Prefeitura e o Senac, que vai oferecer mais de 7 mil vagas em aulas de qualificação e capacitação durante o ano.

Segundo o secretário de Trabalho e Emprego de São José dos Pinhais, Adilson Stuzata, a Unidade Móvel veio para o município atendendo pedido da Prefeitura. “A procura por profissionais nesta área está bem grande. Ao constatar isso, fomos conversar com o Senac que atendeu nossa solicitação”, explica.

As primeiras aulas, do curso de pizzaiolo e atendente de lanchonete começam dia 31 de janeiro. São 36 vagas disponíveis e a duração é de 160 horas. Para participar basta ter mais de 18 anos e ter cursado até a 6ª série do ensino fundamental. As inscrições já estão abertas.

As inscrições para os dois outros cursos – de preparo de doces e salgados para confeitaria – iniciam no dia 01 de fevereiro. São 30 vagas disponíveis para 21 horas de aula e os pré-requisitos são os mesmos.

A Unidade Móvel fica em São José até o final de março. Em seguida, ela vai para Piraí do Sul. De acordo com o diretor regional do Senac, Vitor Monastier, as unidades possuem toda estrutura que o aluno encontra nos Centros de Educação Profissional. “Com os ônibus podemos levar à população dos municípios que não possuem uma unidade do Senac a oportunidade de qualificação profissional”, afirma.

A sala de aula itinerante está instalada na Regional Borda do Campo, que fica na Estrada da Roseira, nº 5.800. Mais informações sobre esses e outros cursos pelo telefone 3381-8374. 



 
Quem souber de cursos legais também pode mandar para a gente divulgar para todo mundo, tem leitoras de todos os cantos do Brasil, desde o Tocantins até o Rio Grande do Sul!!

Boa semana e logo tem mais preparando a Páscoa!!

Um comentário:

  1. Olá , Boa noite, muito Prazer, adorei visitar sua "casa"!
    Fiquei muito Feliz ao encontrar a Cozinha do Quintal, e foi sem querer, pois buscava a receita de palha Italiana pra fazer para as crianças (e pra mim, rs)e foi de muita serventia, pois, além de dona de casa e mãe, sou estudante, e em julho 2010 passei a levar Empadas pra vender na faculdade, que fizeram muito sucesso, mas tive que parar por falta de tempo, mas esse semestre, preciso muito, e vou me virar pra conseguir, e creio que com dicas tão valiosas conseguirei!
    Um grande beijo,
    Maria Antonieta

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Não peça para calcular o preço de venda de nada, pois eu não tenho como fazer isso, ok? Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss

  • Início
  • Índice por Categoria
  • Uso e Privacidade
  • Loja Virtual
  • Anuncie
  • Contato


Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Siga pelo Bloglovin'

Follow on Bloglovin

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.