> >

Como montar um Cardápio para Marmitex

Já falamos aqui de pratos que podem compor o cardápio do seu serviço de marmitex. Para quem está na fase de pesquisa e planejamento, essa é uma parte essencial para o  sucesso.

Como elaborar um cardápio atrativo, rentável, bonito e gostoso? 

Algumas opções que você pode oferecer:

EXECUTIVO - muito conhecido aqui em SP, o cardápio chamado executivo é composto de uma entrada (que pode ser uma salada), um prato principal (que pode ser por exemplo, uma carne de panela com batatas coradas) e uma sobremesa, com um preço só. Se optar por trabalhar com um menu executivo, procure manter uma base padrão (arroz e batatas, por exemplo, mais a salada de entrada) e variar no acompanhamento (carne, frango, peixe, legumes, etc.)

O executivo deve oferecer receitas mais elaboradas, com mais de um ingrediente, como por exemplo, filé mignon ao molho madeira com cogumelos. 

PRATO DO DIA - é o mais tradicional cardápio para os serviços de marmitex, pois oferece uma única opção de prato para cada dia da semana. É claro que podem ser agregados a salada e a sobremesa, mas em geral, o prato do dia é mais simples.  Vale a mesma dica, mantenha uma base única e varie os acompanhamentos: arroz branco e feijão carioquinha + carne, frango, peixe, etc.

ESPECIAL DO CHEF - você pode criar uma opção para cada dia, oferecendo um prato especial e diferente. Claro que esta opção precisará de um preço diferenciado, por ser especial. Um prato a base de massa, incrementado com um molho bacana, uma salada diferente com passas, frutas, etc e/ou uma sobremesa mais elaborada também podem compor o seu Especial do Chef.

Porquê é importante variar o cardápio? 

Bom, as pessoas que se utilizam do serviço de marmitex, se forem bem atendidas e se o produto for bom ao preço adequado, podem com muita chance disso acontecer, se tornarem clientes regulares (e meu Deus, é isso mesmo que a gente quer, não é?)

Uma das maneiras de fidelizar seu cliente continuamente é variar o cardápio, oferecendo novas opções, que podem ser incorporadas ao cardápio regular, se emplacarem, ou podem aparecer sazonalmente, ou seja, quando houver abundância de um determinado produto, você pode colocar pratos especiais elaborados com este produto, por exemplo, se na sua região o tomate só aparece no mercado de vez em quando, aproveite as épocas de safra para oferecer opções com este ingrediente.

No Brasil, normalmente não estamos sujeitos a esse problema da sazonalidade, temos tudo o ano inteiro para comprar, as vezes os preços variam e sobem, mas nunca um produto desaparece totalmente em determinada época do ano.

De qualquer forma, vale a dica de sempre: pesquise os ingredientes, as receitas, faça tabelas de preços dos produtos que vai usar, pesquise opções de locais para a compra (nem sempre o mais barato compensa de for o mais longe, por exemplo!), planilhe seus custos, estude o seu negócio e pense, pense, pense... E depois, planeje, planeje e planeje!!

Em breve eu volto com opções de ingredientes profissionais e algumas receitas com rendimento grande para a gente incrementar os cardápios dos amigos marmiteiros.

Dúvidas ou comentários? Deixe aqui que eu respondo, com o maior prazer.

Quer ler as outras postagens que falam sobre marmitex?

Clique nos links:

Faça e Venda com Cardápio

Dicas para Fazer Marmitex

Dez Dicas para Fazer Marmitex

Mais um Cardápio para Marmitex

Procure lá no meu slideshare a planilha de custo de um prato. Se vc não conseguir baixar ou não encontrar, me mande um email que eu envio. Tem muitos outros arquivos interessantes lá:

http://pt.slideshare.net/PaulaMelloSP/

Bons ventos a todos!!

14 comentários:

  1. OLÁ, FAZ TEMPO QUE VC NÃO VISITA MEU BLOG, ELE ESTA MAIS BONITO E DIVERSIFICADO TENHO CERTEA QUE VC IRÁ AMAR. ESTOU SEGUINDO SEU BLOG E SE PUDER SIGA O MEU TB. BJOS

    http://massoterapiaassis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. AMEI O BLOG É TUDO QUE ESTAVA PROCURANDO , TEM TUDO!!! MUITOS PARABÉNS...

    ResponderExcluir
  3. PERFEITO O SEU BLOG , É TUDO QUE EU PROCURAVA ...PARABÉNS...CRISTIANE

    ResponderExcluir
  4. ADOREI AS DICAS EU ESTAVA NERVOSA DEMAS.
    MAS AGORA ESTOU MAS TRANQUILA, ENCONTREI O
    OQUE PROCURAVA, PQ AS PESSOAS DA MINHA
    REGIÃO SÃO MUITOS EXIGENTES, OBRIGADA PELA
    FORÇA, NÃO SEI OQ SERIA DE MIM, ESTAVA QUASE DESANIMANDO
    DEPOIS QUE COMPREI TODOS OS MATERIAS BEIJOSS......

    ResponderExcluir
  5. Raquel, obrigada a você!! Não esqueça de checar o índice para achar tudo o que vc precisa. Se faltar alguma coisa ou no caso de dúvida, escreva um comentário ou mande um email pra mim.

    beijoooooo

    ResponderExcluir
  6. ola meu nome e Dsieree e tenho 24 anos e vou abrir o meu próprio negocio vou começar com a marmitex depois vou avançando e melhorando cada vez mais o seu site eo melhor de todos por que me ensinou muitas coisas obrigado por tudo bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dsieree, a gente fica aqui torcendo pra que tudo dê certo!!

      Beijoooooooo

      Excluir
  7. Querida Paula Mello,estou com duvidas gigantescas em minha cabeça...porem ja decidir que vou montar meu proprio negocio vender marmitex! (SOU MUITO DETERMINADA)Irei fazer em minha casa porem nao sei como iniciar,qual o primeiro passo,qual a quantidade de comida a ser comprada,misturas,saladas....No primeiro dia qual a quantidade exata de arroz,feijao...misturas a fazer para nao estragar...ja que nao tenho ideia de quantas marmitex vai sair no dia...estou confiante pois estou tendo o apoio do meu esposo para fazer as entregas que eu acredito que e uma parte complicadas.bjos e obrigada desde ja pela atençao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nahia, primeiro comece PLANEJANDO tudo... Vc só viu esta postagem? Tem muito mais coisas no blog. Recomendo primeiro as AULAS GANHAR DINHEIRO COM COMIDA, depois veja o marcador MARMITEX. Tem tudo o que eu sei lá... Espero que ajude. Ah não tem essa de "quantidade exata" viu? Isso ninguém sabe. A gente pode tentar estimar, mas com certeza vai sobrar ou vai faltar não tem jeito. Boas leituras e boa sorte!!!

      beijooooooooooooo

      Excluir
    2. Muito bom! eu estou começando e precisando de orientações inicias achadas aqui estão me ajudando muito, Preciso de dicas de como calcular pratos e meu trabalho. Muito obrigado não só por mim, mais pela à atenção aos demais e as transformações que acredito não teres ideia o quanto ajudam pessoas, eu mesmo vir achar por indicação de amigos.

      Excluir
    3. Adailton, sempre fico muito contente quando recebo comentários como o seu! Obrigada! Continue acompanhando o blog, teremos novidades em breve.

      beijooooo

      Excluir
  8. me chamo Rose e adorei
    essas dicas , eu tb to começadndo com meu proprio negocio em casa de marmitex , grazie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cáspita, mais uma italiana =)

      Rose, vá com fé, vai dar certo! E como dizia a minha avó, mangia che te fa bene!!!

      beijooooo

      Excluir
  9. Hummm pelo visto esse negocio de Marmitex deve ser bom mesmo, pois tbm estou investindo nele rsrs e pra variar meu nome tbm é Rose rsrs adorei esse seu blog Paula, tem me ajudado muito, inclusive te mandei um e-mail e a resposta veio por aqui, por esta sua pag. obg..

    ResponderExcluir

Não são permitidos comentários anônimos.

Respondo aqui mesmo, então venha ver a resposta, ok?

EMAILS E COMENTÁRIOS SÃO RESPONDIDOS 1 VEZ POR SEMANA, então não adianta você deixar 200 comentários aqui... Apenas 1 é suficiente, e você não vai visualizar por que antes EU preciso aprovar o seu comentário, ok?

Caso prefira entrar em contato por email: paulamellomorgana@hotmail.com

Agradeço a paciência e a compreensão.

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.

Estatísticas

Dias Online
Postagens
Comentários
Widget by Elaine Gaspareto
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha

Protetora da Cozinha
Santa Clara, clareai os caminhos!