Cálculo de Calorias dos alimentos

Quantas vezes você já teve um cliente perguntando quantas calorias tem no prato, no doce, no salgado que você vende?? Muitas, acredito.

Existe uma portaria da Anvisa que determina que todos os negócios de comida devem ter a contagem de calorias e a elaboração dos cardápios feitos por um profissional nutricionista. Que bom seria se nós, que trabalhamos com comida, pudéssemos arcar com o salário e os encargos desse profissional, mas todos sabemos que isso é impraticável para a grande maioria dos micro-empreendedores. 

Gente, que como eu, trabalha sozinha, faz a comida, embala, vende, entrega, recebe, faz as compras, faz as propagandas possíveis, enfim, que faz tudo, E ainda vê o faturamento do negócio que raramente ultrapassa a cobertura dos custos, e a gente se consola achando que no começo é assim mesmo, que as coisas vão melhorar com o tempo, etc.

Eu acredito que sim, é possível que as coisas melhorem com o decorrer do tempo, a gente vai conquistando clientes, vai aprimorando o conhecimento, vai encontrando formas novas de fazer melhor a cada dia. Essa é uma curva de aprendizado, leva tempo.

Eu sempre defendo aqui que a gente deve se profissionalizar, na medida do possível, e sou totalmente a favor da presença de outros profissionais que possam contribuir para que o negócio da gente fique dentro da lei.

Mas tudo isso para dizer que, para facilitar a nossa vida, eu ando sempre em busca de informações, dicas, macetes, tabelas, enfim, tudo o que possa nos ajudar a profissionalizar o nosso negócio.

E se você, como eu, ainda não pode nem sonhar com a ajuda profissional de um nutricionista, aproveite e baixe o arquivo que estou colocando no slideshare hoje, tem tabelas completíssimas para o cálculo das calorias e de nutrientes da maioria dos produtos que a gente faz. Andei lendo, como tem bastante coisa, ainda não acabei, mas acho que pode ser uma boa ajuda para que o seu produto fique ainda melhor.

Agora, como sempre, não tem moleza, haja consultar tabelas e fazer contas e mais contas, Além disso, para calcular corretamente, é preciso que todos os alimentos sejam pesados e medidos com a maior certeza, mas afinal, capricho é o nosso nome do meio, certo? 

Então vai lá, baixe o arquivo, debulhe nas contas e depois me diga se foi útil. Espero que sim!!

O nome do arquivo é Tabela de Composição dos Alimentos, elaborado pelo IBGE em 1999. Dê uma boa olhada na bibliografia no final e veja quantas referências para consultar que podem ajudar e muito no dia a dia do seu negócio.

Aprender é fundamental em qualquer área, para  nós que trabalhamos com comida, é a única maneira de se destacar e sobreviver.

Boas contas...

Tá aqui o link:

http://www.slideshare.net/PaulaMelloSP/tabela-de-composicao-de-alimentos

Se não funcionar, entre no meu slideshare e procure o arquivo, então baixe.

Dica:

Quando você clicar no link acima deve aparecer esta tela:


Repare que na barrinha cinza em cima do documento tem email, favourite e SAVE, clique no SAVE para salvar o arquivo no seu computador. Ele é meio pesado, tem cento e tantas páginas, então pode demorar um pouco.

10 comentários:

  1. Obrigada, Paula!
    Faz tempo que eu queria fazer esses cálculos, mas não tinha ideia como.
    Você está convidada a visitar o meu blog www.quitandasemgluten.com.br
    Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaína. vou lá sim!! Obrigada pela presença!!

      beijooooo

      Excluir
  2. Olá! Acabo de conhecer o seu site e este artigo me chamou atenção.
    Para fazer a rotulagem dos produtos você não precisa necessariamente contratar um funcionário da área para trabalhar contigo, pode contratar apenas uma consultoria que rotulará cada um dos seus produtos. Existem algumas empresas juniores no Brasil, em Nutrição, que fazem essas consultorias por preços acessíveis e com qualidade.

    :) Estou adorando seu site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, que dica preciosa!! Obrigada por compartilhar... Eu havia visto e perdido o seu comentário :( Agora achei!! rsrsrs

      brigadu e beijooooooooooooooooo

      Excluir
  3. De fato, como dito acima, nem sempre a rotulagem profissional significa taxas elevadas. Em tese, é tabelado pelo Sindicato dos Nutricionistas do Estado de SP em 150 reais o rótulo. Mas existem receitas e receitas. Umas são grandes e difíceis, outras são pequeninas e portanto não se aplicaria a tabela. Na maioria das vezes, faço um pacote com as receitas, transformando-as em rótulos de informação nutricional. Abs.

    ResponderExcluir
  4. Olha só, que pena que vc não deixou contato!! Se vc aparecer aqui novamente, me escreva no email, tenho certeza de que muitas pessoas que lêem o blog ficaram interessadas neste serviço, seria muito importante a gente divulgar e compartilhar. Vou esperar seu contato!!

    Obrigada pelas informações!!

    beijooooooo

    ResponderExcluir
  5. Tentei baixar o arquivo e dá time out.
    Vou abrir uma fábrica de pizza congelada e gostaria de saber como calcular as calorias de minhas pizzas pra poder colocar nas etiquetas.
    Será que vc poderia me ajudar de alguma outra forma? Sei que este artigo é meio antigo, mas só o encontrei agora.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Tentei das duas maneiras baixar o arquivo que vc cita acima, mas não consegui de jeito nenhum...sempre dá time out. Será que vc poderia me ajudar de alguma outra maneira? Vou abrir uma pequena fábrica de pizzas congeladas e queria poder colocar o maior número de informações (corretas) nas etiquetas.
    Aguardo uma resposta sua e desde já agradeço,
    Carmen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmen, já enviei o arquivo para vc. Não sei porquê não deu certo... Mas enfim, quem não conseguir é só me mandar um email que eu passo o arquivo.

      beijoooooooooo

      Excluir

Não são permitidos comentários anônimos.

Respondo aqui mesmo, então venha ver a resposta, ok? Obrigada!!

Caso prefira entrar em contato por email: paulamellomorgana@hotmail.com

Atenção: para sorteios, não valem inscrições por email!!

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.

Estatísticas

Dias Online
Postagens
Comentários
Widget by Elaine Gaspareto
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha

Protetora da Cozinha
Santa Clara, clareai os caminhos!