> >

Dúvida no congelamento? Veja aqui como fazer.

Muita gente me manda email perguntando como congela salgadinho, comida, brigadeiro, fruta, doce, purê... Tudo pode ser congelado? Quanto tempo dura? Como??

Então vamos por partes...

Existem várias técnicas de congelamento que podem ser utilizadas. Uma delas é o congelamento em aberto, o que quer dizer que a gente espalha o produto numa bandeja e leva para o freezer até congelar e depois recolhe e ensaca. 


Frutas
Congelar frutas é sempre bom, pois apesar da gente ter frutas no Brasil o ano todo, tem algumas que são sazonais mesmo, ou seja, só aparecem de vez em quando. É o caso dos morangos, das amoras e de algumas outras. 

Coloque as frutas (inteiras ou em pedaços) lavadas e secas (se for morangos, mantenha o cabo e as folhinhas) em uma assadeira que caiba no seu freezer e deixe congelar. Depois, recolha as frutas e ensaque. Validade 1 mês.

Se preferir, pode bater a fruta no liquidificador com um pouco de água e congelar em recipientes com tampa. A polpa da fruta tem maior durabilidade, pode deixar 3 meses no freezer tranquilamente. 

Outro jeito de aproveitar as frutas para o ano todo é cozinhá-las em calda de açúcar ou fazer geléia. Embora desse jeito só já dure bastante, você pode congelar também, em recipente bem fechado. Validade 6 meses.

Salgadinhos
Congelo frito ou pra fritar? Tanto faz, depende do seu cliente e de como vc vende. A maneira é a mesma, congelamento em aberto. Depois de recolher os salgadinhos e ensacar, coloque a etiqueta com a data de fabricação e validade. Frito, no máximo 30 dias, sem fritar, 3 meses de freezer.

Docinho de Festa
Pode congelar brigadeiro, beijinho?? Pode. Mesma coisa: congelamento em aberto, espalhando bem as bolinhas pra não encostar e grudar uma na outra. Depois ensaque. Docinhos valem 6 meses no freezer. Docinhos com chantilly profissional podem ser congelados sem problemas, mas não recomendo congelar o creme de leite fresco, pois ele separa em gordura em cima e água em baixo.

Receitas com chocolate em barra
Pode congelar. Se for bolo, musse, torta, barrinhas cobertas, etc. Procure embalar bem, para o chocolate não pegar a umidade do freezer. 

Bolos prontos, doces com recheio
Se não tem amido na receita, pode congelar bem embalado em pote plástico com tampa que vede bem. A validade depende dos ingredientes, mas lembre que coisas como fruta fresca e creme de leite estragam mais depressa, mesmo congelado. Então olho vivo.

Comida em geral
Pra quem trabalha com comida congelada como eu, é importante tomar muito cuidado com a fase do congelamento, para evitar "acidentes de percurso".

O tempero deve ser mais suave do que o da comida que vc consome na hora, pois o congelamento realça os sabores. O mesmo vale para o sal, diminua se for congelar!
Pode congelar arroz, feijão e grãos prontos em geral, grãos secos como amendoim, nozes, amêndoas, etc, pode congelar verduras e legumes cozidos (já vamos falar deles), enfim, pode-se congelar quase tudo...

Para alimentos líquidos, como sopas, caldos, feijões, coloque um saquinho próprio para congelado dentro do pote e feche com um fechinho plástico e depois a tampa do pote. Quando estiver congelado, retire o saquinho que deverá estar duro e o pote pode ser usado novamente. Isso facilita muito se você tem vários alimentos para congelar e não tantos potes... Além de ser prático, não faz sujeira :)

Legumes cozidos precisam passar por um processo que se chama "branqueamento". Dá mais trabalho, mas garante que eles ficarão com a textura ideal e não perderão nutrientes. Cozinhe os legumes em pedaços em água fervente com uma pitada de sal e retire quando estiverem ao dente, ou seja, um pouco antes de estarem no ponto para comer. Imediatamente mergulhe em água gelada, para interromper o congelamento. Escorra bem e congele, em aberto ou em potes. Essa técnica é ideal para brócolis, couve-flor, cenoura, vagem, mandioquinha e mandioca, etc. 

Para as verduras que se cozinha refogando, como espinafre, escarola, couve, mostarda, etc, vale o mesmo princípio, terminando um pouco antes e dando um "choque" térmico nelas. Nesse caso, das verduras refogadas, você pode colocar a panela dentro de uma bacia com gelo, mexendo até que a preparação fique fria. Depois é só colocar em potes com tampa e congelar. A dica do saquinho também vale aqui.

Carnes, frango e peixe 
Carnes refogadas, cozidos, picadinhos, moída, de panela... Tão bom ter uma carninha pronta no freezer para faciliar a vida. Coloque em potes, espere uns 5 minutinhos só para sair o vapor e freezer neles. O choque térmico vai ser dado no próprio freezer, o que garante mais segurança contra as bactérias na cozinha.

Filé de frango pode ser congelado empanado, em aberto. Ensaque e retire para fritar quando necessário. O mesmo vale para bife à milanesa. 

Peixe e frutos do mar
Cuidado redobrado com os campeões de contaminação na cozinha! Se for congelar fresco, lave bem e na última água coloque suco de limão para dar um banho no pescado. A seguir, congele filés ou postas de peixe em aberto, cobertas com filme plástico para não criar muitos cristais de gelo em cima. O mesmo vale para camarões e lula, polvo, essas coisas. Ah, não sei se pode congelar ostra e marisco, acho que não... Se alguém souber, nos informe por favor. 

Tempero fresco
Se você faz seus potes de tempero como eu (ensinei aqui) pode congelar os potes tranquilamente. Se quiser congelar salsa, cebolinha e ervas em geral também pode. Tem gente que coloca em forma de gelo, cobre com água e congela, mas eu não gosto pois desperdiça muito e fica uma aguaceira, às vezes eu não quero água na minha receita. Então, bato bem a salsa e a cebolinha e as ervas frescas e coloco em potes com tampa, mas sem água. Depois, na hora de usar, é só dar uma raspada e pronto. Não se compara com as ervas frescas, mas ajuda bastante quando a gente não tem frescura à mão.

Molho de tomate
Eu gosto de comprar molho de tomate em embalagem grande de 2, às vezes de 3 quilos, por que uso bastante. Mas sempre sobra e eu não vou jogar fora, certo? Uso o truque do saquinho dentro do pote e fica ótimo. 

O que não pode congelar

Ovo inteiro e cru - a clara pode, separada, em pote bem fechado. 

Iogurte, cremes à base de amido, maionese - separam o líquido e você acaba com uma gordureba de um lado e um monte de água do outro.

Verdura pra salada não fica bom de jeito nenhum, nem legumes aguados como tomate cru ou pepino, pois mucham demais e ficam borrachudos. 

Frutas cruas, como banana, pera e manga não congelam bem, perdem a textura e ficam horríveis.

Gelatina - é um produto delicado, que não resiste e acaba cristalizando. Entretanto, se estiver presente em musses e pudins, tudo bem. 

BATATA - muita gente não recomenda o congelamento. A minha experiência é a seguinte: purê de batata e escondidinho congelam perfeitamente. Batata cozida na carne de panela ou no picadinho, também dá certo. Batata crua eu nunca tentei nem acho que seja necessário pra ninguém. Batata pra fritar, só se você fizer uma pré-fritura em gordura vegetal, mas dá tanto trabalho e faz uma meleca tão grande que não compensa, compre umas bints da vida e pronto. 

O que vale pra tudo, sempre: higiene absoluta, acondicionamento correto, descongelamento na geladeira.

Espero que tenham gostado e que tenha sido útil. Ainda tem dúvidas ou não falei aqui o que você quer saber? Pergunte nos comentários ou deixe a sua dica.



62 comentários:

  1. Amei! Ficou ótimo! Posso copiar e postar no meu blog com o crédito para você?

    ResponderExcluir
  2. Claro que pode, Anne!! Obrigada, viu?

    beijooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada Paula, tenho certeza que as dicas serão muito úteis.

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, pois tenho um serviço de entrega de marmitex aqui em Caraguá e não tenho como ficar comprando tudo toda hora e sempre há sobras que são úteis é só saber acondicioná-las direito.

    ResponderExcluir
  5. This is such excellent and useful info Paula, thanks so much!

    ResponderExcluir
  6. Paula, estou adorando seu blog! Obrigada pelas dicas e truques!!! Ja estou te seguindo. comecei o meu ha pouquinho! tenho alguns videos no you tube tambem! Se puder confira! Beijos e muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Paula

    Vim conhecer se blog e estou seguindo
    Convido vc para conhecer o meu
    http://www.meuespelhoqueodiga.com.br/

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. E na hora de fritar tem que esperar descongelar?

    ResponderExcluir
  9. Forever, o ideal é retirar do freezer com pelo menos uma hora e deixar em temperatura ambiente. Passado uma hora, frite em fogo médio, aumentando no final só pra dourar.

    Se vc congelou frito, então pode aquecer no forno convencional, colocando o salgado congelado mesmo.

    beijooooo

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Adorei sei blog muito instrutivo, estou começando a trabalhar com doces e ficou uma dúvida quanto aos docinhos tipo brigadeiro, hj os brigadeiro especiais usam chocolate em barra em sua formulação, mais farinha ou ovos. Irei preparar um casamento em outubro e gostaria de saber sobre o congelamento desses doces, se podem ser congelados e as trufas que levam creme de leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivonete, eu não aconselho congelar nada que leve chocolate em barra. Mas para vc tirar a dúvida mesmo, sugiro que vc entre em contato com o fabricante do chocolate que vc usa. Veja na embalagem o número do SAC, normalmente são ligações gratuitas pelo 0800. As trufas tb não podem ser congeladas, não por causa do creme de leite (creme de leite congela bem), mas de novo, por causa do chocolate.

      Boa sorte!!!

      Excluir
  11. Post muito completo e explicativo! (y)

    ResponderExcluir
  12. ola amei sua dicas mais fiquei com uma pequena duvida os doces como brigadeiro e beijinho quando congelados eles são passados em que para não grudar?

    espero reposta meu nome é ALLANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allana, se os docinhos já estiverem passados no granulado, pode congelar sem problemas. No caso do beijinho, se vc passa no açúcar, é só cobrir bem a forma onde eles estão para não pegarem umidade do freezer. Fora isso, congelamento em aberto, ou seja, espalhe bem e depois que estiverem bem duros vc recolhe e ensaca.

      beijoooooooooooo

      Excluir
  13. Docinho que leva coco desidratado pode ser congelado? E docinho que leva geleia de pimenta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, pode sim! Todos os dois. Congelamento em aberto...

      beijoooooooo

      Excluir
  14. Bom dia.
    eu derreti o chocolate em barra e quando fui misturar o creme de leite ele ficou estranho arenoso e nao misturava com o creme de leite direiro, ai para nao jogar fora resolvi congelar. ja tem 2 semanas; posso redutiliza-lo para fazer um brigadeiro?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia.
    Misturei a barra de chocolate derretida com o creme de leite ( de caixinha). e ele ficou pastoso, e arenoso e nao misturou direito. Aí para nao jogar fora resolvi condgelar.
    Ja faz 2 semanas.

    Posso fazer um brigadeiro com ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chocolate não congela bem, eu não sei se isso vai dar certo. Vc viu a postagem sobre as trufas? Tem passo a passo, veja aí na lateral.

      boa sorte!!

      Excluir
  16. Olá, Paula!
    Sou fanzoca do seu blog e admiro muito o seu trabalho e sua competência. A forma como vc compartilha informações que outros, por puro egoísmo, preferem fechar a sete chaves é sensacional! Vc é muito gente!
    Minhas dúvidas são as seguintes: massas como nhoque, ravioli, rondeli, o ideal é congelar com molho ou sem? Se com, qual a quantidade de molho necessário para que o processo de descongelamento e aquecimento dê certo?

    Nhoque que leva batata na massa congela bem? Pq comecei fazendo uma massa de nhoque (que chamam nhoque de leite) e a achei meio pesada, quero uma massa mais leve e saborosa como as que levam batatas e queijo ralado.

    Amido de milho na massa do empadão pode? Pq tenho um medo danado e congelar qualquer coisa que leve amido, ainda que seja uma mistura seca.

    Por enquanto é isso.

    Agradeço muitíssimo por suas dicas e peço a Deus que abençoe muito a sua vida e traga sempre muito sucesso para o seu trabalho.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Chris, que delícia ler seu comentário! Vc se deu ao trabalho de escrever um monte, coisa que poucas pessoas fazem, obrigada mesmo. Fico muito feliz quando me dizer que o blog ajuda de alguma forma, a idéia sempre foi essa, não ser um blog apenas de receitas - nada contra! mas tb ensinar aquilo que os anos de barriga na pia me deram rsrsrsr

      Respostas às suas dúvidas: nhoque que leva batata na massa não congela legal, não. A batata é uma das poucas coisas que às vezes não dão certo. Vale testar para ver, depende da receita.

      Amido de milho na massa do empadão pode, sim. Não vai criar água, vai congelar bem. A dica é embalar para não pegar a umidade do freezer.

      Congelar massa com molho pode, sim. Vc tem que cozinhar a massa um pouco mais dura do que o normal e tem que colocar mais molho do que o usualmente, a massa precisa ficar bem envolta nele. Principalmente no caso da lasanha, pode dobrar o molho.

      Logo vai sair uma revista Malu com a minha receita de nhoque, a que eu faço para vender e com as dicas de congelamento tb. Se não quiser esperar, manda um email pra mim que eu te mando a receita. Ainda não coloquei aqui porque não consegui fotografar, por falta de tempo mesmo. Mas quero dividir essa receita pois ela é super econômica. Ah vai ter o custo e a sugestão de venda, serviço completo.

      Obrigada por sua presença iluminada no meio das minhas panelas!!!

      beijoooooooooooo

      Excluir
  17. Oi Paula, adorei te-la conhecido também.Espero nos encontrarmos novamente dia 04, será um enorme prazer.Beijos e obrigada pela visita em meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Léia! Adorei seu blog e teremos muito o que tricotar daqui pra frente, né? Só coisas boas!!

      beijooooooooo

      Excluir
  18. Oi Paula! Lindo nome! Sou sua xará! rs rs rs Amei seu blog viu? Valeu as dicas de congelamento. Já tinha ouvido sobre a batata. Nunca congelei porque ouvi que não dá certo. Gostei de saber sobre o iogurte. Não sabia... Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  19. Oi Paula! Se eu for congelar brigadeiros, beijinhos, esses tipos de doce para encomendas de festas, como vc me aconselha fazer?Ex. :a festa é a noite, eu tiro do frezzer passo para geladeira e só retiro na hora da entrega?Ou tiro do freezer, passo para a geladeira e deixo um tempo fora antes do evento?Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Oi Paula! Se eu for congelar brigadeiros, beijinhos, esses tipos de doce para encomendas de festas, como vc me aconselha fazer?Ex. :a festa é a noite, eu tiro do frezzer passo para geladeira e só retiro na hora da entrega?Ou tiro do freezer, passo para a geladeira e deixo um tempo fora antes do evento?Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana, vc pode tirar do freezer um dia antes e manter na geladeira, se tiver espaço. Se não tiver onde colocar os doces, vc pode tirar do freezer direto umas 2 horas antes de levar para o evento mantendo em temperatura ambiente, coberto, ok? Procure usar aquelas torrações de plástico dentro da forminha de papel, pois os doces costumam "suar" e molhar as forminhas. Entretanto, quando a gente congela corretamente (cobrindo bem), a chance disso acontecer diminui muito, às vezes não acontece. Tudo depende do freezer que cada um tem em casa, mas cuidado é sempre bom, pois vc está vendendo e não pode ir forminha de papel molhada, certo? É um desleixo que o seu cliente não vai deixar passar.

      Calma que dá tudo certo!!


      beijooooooo

      Excluir
  21. Oi Paula! Muito boas as suas dicas! Ameiii!
    Me tira uma dúvida?
    Hj congelei 3 tortas (morango, limão, maracujá), 1 manjar, 1 pudim, 1 brigadeirão e um Chescake....Vou usar daqui a 8 dias...Quando for usar tenho que colocar na geladeira pra descongelar???
    Bjus, Michele.

    ResponderExcluir
  22. Michele, o ideal é descongelar na geladeira, sim. Vc pode tirar do freezer de 6 a 8 horas antes de sair a sua entrega, mantenha na geladeira.

    Que delícia de encomenda, hein?? Hmmmmmmm

    beijoooooo

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Paula!!!! Adorei seu blog, e gostaria de saber se a torta de camarão com batata pode ser congelada ou se tem algum problema? Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, pode sim se estiver tudo assadinho!! Cubra bem com filme plástico (passe várias voltas). Depois me conta?

      Ahhh manda a receita!!

      beijoooooooo

      Excluir
  24. Se vc não quiser empilhar tudo no freezer, existem técnicas de armazenamento em vidros com tampa de metal, que não vão nem a geladeira, e ficam ótimas!
    Da pra armazenar feijão cozido, carnes prontas, legumes em caldo, doces e geléias.

    Preparo dos vidros:
    De preferência compre os vidros, vidros reutilizados (usar vidro de palmito e azeitona por exemplo) também funcionam,mas vc corre o risco de não ter uma vedação completa da tampa, porque ela já foi vedada uma vez e aberta, e perder o alimento com o tempo.

    Preparo dos vidros:
    Vidros: lave, aqueça em forno os vidros por cerca de 5 min.
    Tampas: lave, lave, lave..

    Armazenando feijões.
    Cozinhe o feijão normalmente até que os grãos fiquem al dente. Nesse cozimento vc pode incluir carnes, linguiça, legumes como por exemplo abóbora, cenouras..deixa o feijão saboroso e é prático quando for fazer uso do alimento armazenado.
    Transfira o alimento pré-cozido para os vidros ainda quentes, não coloque alimento até o topo do vidro, deixe cerca de 10 cm de espaço dentro, adicione uma colher de sopa de vinagre branco, será seu conservante e tampe.
    Embrulhe os vidros em pano limpo, pode ser guardanapos de pano, e leve-os para a panela de pressão com água quente. Cozinhe os alimentos no vidro por 50 minutos.
    O que vai acontecer? O processo de cozimento e pressão da panela vão vedar os vidros, e o alimento que estava pré-cozido vai terminar de cozinhar dentro da panela.
    Depois de desligar o fogo, deixe a panela perder a pressão naturalmente, sem interferência.
    Após sair a pressão da panela, pode secar seus vidros e guardá-los. Você terá comida pronta que pode ser guardada no armário por até 1 ano sem estragar.

    CARNES:
    Tanto a carne vermelha como o frango podem ser armazenados assim.
    O mesmo procedimento de preparo dos vidros, adicione pedaços de carne crua temperada nos vidros, cubra-os com molho de tomate quente (lembre-se do limite de 10cm nos vidros). O molho deve cobrir toda a carne.
    1 colher de vinagre branco.
    O mesmo procedimento na panela de pressão. Cozinhe por 1 hora.
    Depois que perder a pressão naturalmente é só guardar.

    Legumes
    Guarde legumes pensando numa sopa, ou caldo.
    Coloque pedaços de legume no vidro, cubra com caldo temperado quente. 1 colher de vinagre branco.
    O mesmo procedimento na panela de pressão. 40 minutos.

    Doces
    Após o preparo do doce, seja de abóbora, laranja, pêssego, figo, geléias.. o que for..
    Ele deve ser colocado pronto dentro dos vidros e levado na panela de pressão somente para vedar, o que irá conservar o doce é o açúcar e o fechamento do frasco.
    Panela de pressão por 40 minutos. Pode guardar pelo prazo de 1 ano a 1 ano e 6 meses sem o menos problema.

    Atente para os seguintes detalhes: tanto o alimento como o vidro devem estar quentes quando transferir da panela.
    A água da panela de pressão deve estar fervente quando os vidros forem colocados dentro dela.
    Arrume os vidros devidamente embrulhados no pano (tem que estar embrulhados, para nao baterem um no outro e quebrar), um ao lado do outro. Ocupe sua panela com vidros de forma que não espaço para ele ficar "nadando", eles devem passar pelo processo e permanecer em pé, um ao lado do outro.. sendo assim, não dá pra fazer com 1 vidro, ou 2... a menos que sua panela seja pequena o suficiente para que caibam apenas essa quantia.
    Após organizados os vidros dentro da panela, adiciona-se a água fervendo, até a altura da tampa dos vidros.

    Lembre-se de etiquetas seus vidros com a data em que foi feito, para saber quanto tempo eles durarão.

    Os legumes armazenados podem ser guardados com macarrão dentro, basta deixar mais que 10cm de 'folga' dentro dos vidros para comportar o crescimento do macarrão.

    Nunca esqueça de adicionar o vinagre, ele irá ajudar a conservar suas compotas salgadas.

    Dúvidas?
    dias_mayara@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom né? Mas TUDO o que está escrito aqui não é minha responsabilidade.

      Excluir
  25. Paula, queria fazer um recheio de morango para bolo que leva: chocolate branco, creme de leite e gelatina de morango... tipo trufa, mas queria montar o bolo e congelar já com recheio... faltando apenas a cobertura porque será chantilly, o tempo de congelamento será menos de um mês... tem problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cicinha, me preocupa essa gelatina. Isso não congela legal. Trufa não vai gelatina, menina... Mas tudo depende da sua receita. Teste congelando uma pequena porção para ver se solta água. Se der certo, manda ver!!

      beijão

      Excluir
  26. Oi Flor! muito legal seu blog, estou desesperada e ainda bem que te achei, olha é o seguinte, tinha um freezer de 66 lts quando começei a fazer bem casados, as encomendas aumentaram e tive que trocar de freezer, esse tem 400 lts, só que ele está congelando muito bem outros alimentos como linguiça e agua que eu coloquei dentro pra testar,más os bem casados não estão congelando, o rapaz que me vendeu veio ver e colocou um termômetro dentro e está marcado -20, más mesmo assim meu bem casado quando vc aperta ainda nã está firme, o que eu faço? muitíssimo obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, vc ainda não me retornou para dizer se congela o seu bem casado recheado. Mas tudo bem... Eu tenho um freezer desses grandes tb e vou te falar da minha experiência, pode ser que aconteça o mesmo com vc.

      Eu fazia massa fresca para vender. Imagina capeleti? Tem que congelar em aberto, ou seja, colocar os bichos numa assadeira, congelar e depois ensacar. Assim eles ficam soltos dentro da embalagem e a pessoa pega quantos quiser comer.

      O freezer grande dava o mesmo problema que vc tem: eles ficavam moles. O jeito que eu encontrei foi congelar em aberto em levas, no freezer da geladeira. Por incrível que pareça, deu certo, esse freezer da geladeira parece mais forte do que o grande, mas acredito que como o espaço é menor, o frio é mais concentrado. Enfim, congelou, ensaquei e aí sim, guardei no freezer grande.

      Claro que tem o inconveniente de fazer a coisa em duas etapas, mas se o seu freezer está bem regulado como parece, pode ser a solução para vc tb. Mesmo que vc congele os bem casados recheados, acredito que vai dar certo.

      Outra dica é cobrir a bandeja na primeira etapa, pode ser com um plástico ou filme, apenas para não pegar umidade no produto. Aqui em casa a minha geladeira é muito úmida, não sei porquê, mas tenho que fazer assim. Apanho no chocolate por causa disso que vc nem imagina.

      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma coisa que eu puder responder, tô por aqui.

      beijos

      Excluir
  27. Olá, Gostei muito desse blog, parabéns.
    Minha vida é muito corrida e esto fazendo minha primeira experiência no congelamento de alimentos. Posso congelar todo o prato em um mesmo pote? feijão, arroz e uma panqueca por exemplo?
    obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda, Suellen!! Pode congelar tudo junto sim, tipo uma marmita, é isso? Dá certo.

      beijão

      Excluir
  28. olá querida Paula te admiro muito e amo o cozinha de quintal,querida estou na luta quero montar um negocio de massas frescas e todo tipo de comida amiga me oriente por favor ja vendo massas e meus clientes pedem algumas congeladas e outras so refrigerada para que eles conservem na geladeira, como faço para manter a massa refrigerada por varios dias sem estragar quero vender algumas refrigeradas e outras congeladas, penso em comprar um freezer horizontal para congelar e uma geladeira comercial da gelopar com grau de+1+7 aquela em inox, como faço para montar um negocio assim e vender algumas massas congeladas e outras refrigeradas e que embalagem usar
    querida aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, olha são muitas questões que vc tem e que eu não posso resolver todas elas. A compra do equipamento adequado deve levar em conta o andamento do negócio. Não adianta sair investindo só por que alguns clientes querem assim ou assado.

      Precisa pesquisar, ver se isso vai mesmo funcionar...

      Massa refrigerada por vários dias é um problema!! Estraga, não tem jeito!! Ou vc congela, ou vc seca o macarrão, se for sem recheio. Caso contrário vc corre o risco de entregar um produto estragado.

      Quanto às embalagens, vc pode usar as quentinhas de alumínio, elas dão conta do recado e são baratas. Mas se vc precisar sofisticar o negócio, oferecendo uma embalagem que possa ir do freezer para o microondas, recomendo as da Galvanotek.

      Boa sorte!!

      beijoooooooooo

      Excluir
  29. GOSTEI DESTE POST MAS FIQUIEI COM UMA DUVIDA !!!

    POSSO CONGELAR CARNE MOIDA COZIDA COM BATATA E CENOURA ?

    E PRA DESCONGELAR TUDO ISSO, COMO SE FAZ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Paulo, pode. Para descongelar tem várias formas, dependendo da sua pressa:

      - no microondas
      - na geladeira, de um dia para o outro
      - em temperatura ambiente (o menos recomendado, devido à possibilidade de contaminação)

      beijos

      Excluir
  30. oi paula adoro seu blog.A dica da salada de pote que vc deu esta dando muito certo comigo estou vendendo bastante crescendo aos poucos.
    mais me tira só uma dúvida caldos (tipo caldo verde,de feijão etc). Pode ser congelado pra vender sim ou não.Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, fico feliz em saber que vc está conseguindo, ebaaa!!

      Vc pode congelar qualquer tipo de caldo, desde que eles não sejam engrossados com amido (maisena). Se precisar engrossar, use farinha, daí vc pode congelar sossegada.

      Boa sorteeee!!!!

      Excluir
  31. Boa tarde Paula estou precisando muito da receita da massa de lasanha,canelone e outras e aprender fazelas pré cozida e congelar, voce pode me ajudar? me ensinando ficarei muito grata se puder me ajudar

    abraços
    Denise

    ResponderExcluir
  32. Paula querida voce poderia me dar a receita da massa de lasanha e me ensinar como fazer pré cozida

    abraços
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, eu não tenho como ensinar isso aqui. Essa coisa de massa fresca tem manhas, pegadinhas... O melhor seria vc fazer um curso e ver ao vivo como deve ser feito.

      Sucesso!!

      Excluir
  33. Boa Noite Paula, conheci a pouco tempo o seu blog e quero lhe parabenizar pelo sucesso!

    Gostaria de tirar uma dúvida já que nunca experimentei congelar. Qual seria a validade de um Risoto e um Sanduiche Natural armazenado no freezer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, o sanduíche não deve ser congelado tá? Agora o risoto eu não sei, nunca congelei por que aqui em casa nunca sobra. Se vc fizer o tradicional com arroz arbóreo, talvez dê certo pois ele fica mais al dente, mas precisaria testar.

      beijo

      Excluir
  34. Olá.. Gostaria de saber como congelar Gurjão de frango e peixe, bolinho de bacalhau e camarão empanado no coco? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel, já te mandei a resposta por email, mas deixo aqui para quem estiver em dúvida: todo prato pode ser congelado, desde que vc não use amido (maisena). Se usar e precisar congelar, substitua o amido por farinha de trigo e congele tranquila.

      beijão

      Excluir
  35. Olá Paula!
    Parabéns pelas ótimas dicas!
    Gostaria de saber se tu achas se é possível congelar doce de leite???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Luciane, já respondi pra vc por email. Se o doce entrar como recheio de bolos e outras preparações, não tem problema. Quanto a congelar o doce de leite sozinho, eu sinceramente nunca fiz, então vale testar. Se perder a textura, soltar água, já sabe que não dá. Certo?

      beijossss

      Excluir
  36. gostaria de saber se posso congelar chesecake ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Allana!! Pode congelar tranquilamente. Embale bem em filme plástico para não pegar umidade do freezer. Validade: 3 meses.


      beijãooo

      Excluir
  37. Olá Paula...estava procurando algo sobre congelados e achei seu blog...excelente...vou colocar em meus favoritos...suas dicas são ótimas.
    Minha dúvida é a seguinte:
    Não usamos arroz integral na minha casa, e eu gostaria de fazer marmitas para congelar...uso pessoal, mas não sei que tipo de arroz posso utilizar para as marmitas? Você poderia me dar uma dica? E a questão do purê de batata...li acima que pode ser congelado normalmente...o meu faço com leite e margarina e sal...ainda sim posso congelar normalmente?
    Sucesso pra você...adorei seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clau, vc pode congelar o purê sem problemas. Quanto ao arroz, depende da sua preferência, todos podem ser congelados. Se você não gosta do integral, pode deixar o arroz branco um pouco mais saudável acrescentando grãos como linhaça, quinua, aveia, etc. Ou pode comprar um ráris que congela super bem também.

      beijosss

      Excluir
  38. Oi Paula!

    Adorei as dicas! Muito muito úteis!

    Queria saber sobre bem casados... Como posso congelá-los? Posso congelar prontinhos? Recheados e embalados?

    E em relação aos docinhos, quando vc fala pra cobrir bem, o que seria? Espalho os doces prontos na forma e cubro com um plástico filme antes de colocar no congelador? É suficiente?

    Se puder me ajudar, serei mto grata!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Gabi, já respondi pra vc por email né? Os doces têm que ficar bem cobertos. O bem casado pode ser congelado pronto no celofane, depois é só embalar e decorar.

      beijosssss

      Excluir
  39. Oi Paulaaaaaaaaaaaa socorro...rs...
    Sei que deixou claro que com amido congelamento não da, mas só para confirmar, estou com uma cliente e ela encomendou um Pave de Sonho de Valsa para o Natal, porem ela quer para o dia 23 congelado pois ira viajar para Ribeirão, e no caso iria desconelar lá. Ai Ai, essas minhas clientes me dão trabalho rsrs... Enfim, os cremes do meu Pave contém amido, da para congelar ou não? e se der qualo melhor recipiente?
    Obrigada amore, vc é um maximo, com suas dicas e tal, comecei fazendo bolachinhas, passei para as trufas (que incluse aprendi aqui e são um sucesso), agora faço também, bolos, doces de festas, salgadinhos, já fiz eventos, casamentos e aniversario e só enho recebido elogios e claro se tenho alguma duvida ou preciso aprener algo, passo aqui no Cozinha do Quintal!!!
    Obrigada por tudo Paula, que Deus continue te iluminando
    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosi como vai no recheio, tem bastante coisa pra "segurar", eu acho que não vai ter problema não. Isso no caso do pavê pronto, montado, aí vc pode congelar.

      Só o creme não vai dar certo pois vai soltar líquido.

      Vc tb é um máximo, tá fazendo tudo isso, caramba!!! Parabéns!!!!!

      Que Deus continue iluminando a todas nós!!

      beijosssssssss

      Excluir

Não são permitidos comentários anônimos.

Respondo aqui mesmo, então venha ver a resposta, ok?

EMAILS E COMENTÁRIOS SÃO RESPONDIDOS 1 VEZ POR SEMANA, então não adianta você deixar 200 comentários aqui... Apenas 1 é suficiente, e você não vai visualizar por que antes EU preciso aprovar o seu comentário, ok?

Caso prefira entrar em contato por email: paulamellomorgana@hotmail.com

Agradeço a paciência e a compreensão.

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.

Estatísticas

Dias Online
Postagens
Comentários
Widget by Elaine Gaspareto
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha

Protetora da Cozinha
Santa Clara, clareai os caminhos!