Como empanar salgadinhos e minha nova coluna no Um Pouco de Mim

Se você está chegando aqui na Cozinha hoje, pode ler depois com calma um extenso artigo já publicado onde eu falo tudo o que eu sei sobre salgadinhos:

A grande dúvida das pessoas, que deixam comentários e mandam email para mim é sempre a mesma: porquê meu salgado estoura?


Explode dentro do óleo, espirra pra todo lado, além, claro, de ser super perigoso, pois a pessoa pode se queimar gravemente.

Sempre respondo a mesma coisa: o problema é o empanamento. Se você quer economizar ao máximo e empana o seu salgado na água, lamento, mas vai explodir mesmo. Água e óleo quente não combinam... 

Este é o meu jeito, desde que aprendi em um curso do senai, há muito tempo. Faço assim há anos e nunca, jamais, tive problema.

Use 1 clara. Dá para empanar 100 salgados como esses que eu fiz que você vai ver aí.

Aproveite, essa dica é ótima, pois é econômica e mantém a qualidade do seu produto com segurança.

Este vídeo foi feito para a minha nova coluna no blog da Elaine Gaspareto, o Um Pouco de Mim. A cada quinze dias estou lá compartilhando dicas, segredinhos e receitas. Aproveita e dá uma passada lá no Um Pouco de Mim, um blog lindo de viver que eu adoro e recomendo. 

Veja o post original no blog da Elaine:

 
Ah, não sei se eu já falei aqui, foi a Elaine quem fez o template novo da Cozinha, deixou tudo instalado, configurado e funcionando!! Se você, como eu, não tem tempo ou não sabe como mexer no template do blog, como fazer esse monte de códigos funcionar, faça como eu, contrate a Elaine e tenha um blog assim, lindo e profissional. Vale a pena!!




Em breve mais uma dica legal lá no Um Pouco de Mim. Acompanhe, palpite, comente! Sua dúvida ou sugestão pode virar um post, ou um vídeo. A gente faz de tudo para responder e ensinar =)


13 comentários:

  1. Paula minha flor
    Amei essa dica e vou te dizer que eu empanava com gema e clara, mas acho que a clara sozinha empana bem melhor. Vou testar...
    Obrigada pela dica e parabéns por estar no blog da Elaine...
    Bjos

    Blog Pesquei Na Net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmen dá super certo. E as gemas vc ajunta, congela em um pote com leite e depois faz um belíssimo quindim. Me chama, que eu adoro =)

      beijos

      Excluir
  2. Bom, eu confesso que adoro fazer salgadinhos, sendo dois os prazeres: fazer e comer, é claro! Uma das coisas que não consigo solucionar é empanar duas vezes. Sempre que tento isso forma uma bolha nos salgados. Já tentei só com a clara, com a clara e a gema, passando primeiro na farinha de rosca, depois na clara e novamente na farinha, enfim... Sempre forma aquela bolha no salgado. Você sabe porque isso acontece? E outra, outro dia comi um salgadinho que parecia ter sido empanado em farinha de trigo ou maizena, pois a casquinha tinha aspecto bem liso, porém muito crocante. Sabe de algo a respeito? Você tem alguma dica? Parabéns pelo site, para mim foi um achado!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu confesso que adoro fazer salgadinhos, sendo dois os prazeres: fazer e comer, é claro! Uma das coisas que não consigo solucionar é empanar duas vezes. Sempre que tento isso forma uma bolha nos salgados. Já tentei só com a clara, com a clara e a gema, passando primeiro na farinha de rosca, depois na clara e novamente na farinha, enfim... Sempre forma aquela bolha no salgado. Você sabe porque isso acontece? E outra, outro dia comi um salgadinho que parecia ter sido empanado em farinha de trigo ou maizena, pois a casquinha tinha aspecto bem liso, porém muito crocante. Sabe de algo a respeito? Você tem alguma dica? Parabéns pelo site, para mim foi um achado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, não sei qual é o sentido de empanar duas vezes. O que se costuma fazer para "aumentar" o tamanho, é empanar no ovo, na farinha de trigo, no ovo de novo e na farinha de rosca. O único problema é que isso cria uma casca que solta.

      É muito bom para bife a parmeggiana, mas não funciona com salgadinho.

      Eu sinceramente nunca empanei nem com maisena nem com farinha de trigo. Sempre faço como mostrei aí no vídeo.

      Só tem um jeito: é continuar testando até obter o resultado que vc quer =)

      Sucesso!!!

      Excluir
  4. Ei eu adorei suas dicas. Me salve.
    Pq quando frito a coxinha sobe tanta espuma. É tanta q as vezes derrama. Ja coloquei rolha na gordura e nao funciona. Tenho q fritar de 2 em 2. Quanto mais coxinha coloco mais espuma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, não sei o que acontece, como você empana? Não tenho idéia porquê sobe espuma... Explique melhor, quem sabe consigo te ajudar mais.



      beijosssssss

      Excluir
  5. Ei Paula
    espuma como se fosse leite. as vezes tenho q desligar o fogo pq sobe e derrama no fogão.

    e agora estou fazendo a coxurros. as massas passadas na internet não funcionam. Elas racham. você já tentou a coxurros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não me disse como o seu salgado é empanado. Eu só consigo pensar nisso, alguma reação ao que você usou para empanar. Não conheço coxurros não rsrs

      beijossssss

      Excluir
    2. ei
      sabe quando ali em baixo vc escreveu NAO EMPANE NA AGUA
      pois é! NAO EMPANE NA AGUA
      mudei td e agora faço igualzinho a você. empano na clara de ovo e farinha. o problema acabou! Desobediencia é uma coisa terrivel ne

      coxurros sao coxinhas de massa doce com recheio de doce de leite

      Excluir
    3. Hahahaha Juliana!! Que bom que deu certo!! Vou procurar a receita dessa tal de coxinha com massa doce e recheio de doce de leite, caramba, deve ser bommm!!

      beijossssss

      Excluir
  6. Paula boa tarde!

    Meus salgados quando coloco no óleo com 180 graus de temperatura, noto que algumas bolha são criadas e a massa da parte de dentro começa a sair... detalhe, coloco pouco salgados no óleo, como posso resolver isso? Obridado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei!! Tem que rever:

      1- a massa. tem gordura suficiente?
      2- o empanamento: você empana em água, leite ou outro líquido? Pode ser isso, use apenas clara de ovo para empanar e você não terá problemas.
      3- validade: se você deixa o salgado na geladeira 2, 3 dias depois de feito para então fritar, está correndo um risco danado de oferecer produto estragado ou acontecer isso de começar a borbulhar, as bolhas podem ser o salgado azedando já. Cuidado. Se não for fritar no mesmo dia, congele, é mais seguro.

      Sucesso!!

      beijossssssss

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.