Inspirações para a minha loja

Muitas pessoas me enviam email perguntando sobre a montagem de uma loja para alimentos, o que usar, como decorar, enfim, eu não sou decoradora mas gosto muito de ver projetos de lojas, principalmente as lá de fora.

Aproveitando que tenho um painel no Pinterest só para isso, resolvi puxar de lá algumas idéias que acredito, podem ser adaptadas para a nossa realidade e para o nosso bolso.

Com boa vontade, capricho e um pouco de trabalho, você será capaz de transformar o seu espaço em algo diferente, charmoso e que vai agradar à sua clientela. E todo mundo vai ficar pensando que você gastou os tubos com arquiteto, decorador... Gente, se você tiver $$ então gaste tá? Nada contra esses profissionais, pelo contrário. Mas "nóis" é pobre, né? Então temos que usar a criatividade e a mão na massa.

Vamos dar uma olhada?

O que eu gostei aqui foi da idéia do balcão. Bem legal ter um texto, aqui diz: siga o seu coração, confie no seu julgamento e faça com alegria. Poderia ser um texto que você mesmo escreveu, uma citação bacana de um autor que você goste (uma boa idéia para livrarias), ou até mesmo um versículo da bíblia para abençoar o seu negócio. Só cuidado para a loja não ficar parecendo um templo, por que aí não tem nada a ver, certo?


Aqui gostei da idéia de usar plantas para dar um colorido. Quem sabe as suas plantas estão em casa, exuberantes e lindas e você aproveita para enfeitar a sua loja? Gosto dos detalhes rústicos como o balcão de pedra e as madeiras utilizadas também não são novas. O charme fica por conta das cadeiras fofas e da prateleira, além da lousa.


Para quem tem mais espaço e precisa expor produtos, prateleiras básicas e brancas ampliam ainda mais e a mesa de madeira aquece o ambiente. Veja que a decoração é simples também, mas charmosa, em cima das estantes. E elas não são iguais!


Gostei de tudo nesta loja. O nome, Valentina, é bacana! A decoração é simples mas bem pensada. A distribuição colocou as mesas próximas às paredes e isso facilita a circulação, principalmente de quem não vai sentar para comer.

Repara no piso quadriculado em preto e branco, que sobe pela parede! E ainda foi colocado na área de maior circulação lá atrás, na porta por onde entram e saem as comidas.

A estampa floral das banquetas está no mesmo tom das luminárias, na mesma cor das caixas decorativas ou de produtos lá do fundo e o piso laminado reveste o chão e o balcão.

Repare que os móveis não precisam ser todos iguais!! Cada lado é de um jeito e do lado de fora da loja tem outras mesas que são diferentes das de dentro.


Esse é um café em algum país nórdico que agora eu não me lembro, não sei se Suécia, Dinamarca, enfim, uma decoração super simples, com cara de industrial, poucas cores neutras.

Achei que faltou uma cor, mas no geral dá uma sensação de limpeza e profissionalismo, o chão poderia ser o nosso nacional cimento queimado, né? E o balcão poderia ser colorido ou ter um poster bem bonito nele. Gostei das luminárias de papel, são baratas e charmosas. Aqui em sampa você encontra na Liberdade, na faixa de 30 reais cada uma.


Parede de tijolo aparente é sempre lindo, bom, eu acho! Evita você ter que ficar pintando essa meleca toda hora e dá um charme, junto com prateleiras legais. Quem disse que os seus livros de culinária não podem ir para a sua loja?

A história da lousa para anunciar as ofertas rende e fica lindo. Só não gostei da luminária que está estranha!

De resto, tudo simples: parede de azulejo branco, balcão de cimento pintado (e manchado), banquetas simples.  Reparou no tubo de metal que provavelmente leva a fiação bem no alto da parede? Às vezes não esconder as coisas funciona.


Quando vi essa estante de louças achei bonito! Uma combinação de cores neutras, mas tudo arrumado fica legal mesmo. Quem sabe algumas peças coloridas dariam um charme a mais? Já pensou uma linda chaleira vermelha, daquelas antiguinhas?


Esta fachada é muito parecida com as casas que a gente tem aqui no Brasil, né? E um amarelão sempre me cativa (minha casa é dessa cor, gente!) Simples e bonito. Reparou no chão? Um cimentado meia boca, e as plantinhas ajudam a dar leveza.


Olha que charmoso esse balcão! Uma confeitaria (lá tá escrito pastries), achei bem legal o rolão de papel kraft em cima, os porta-bolos em vidro são lindos e tem por aqui também e a prateleira no fundo bem arrumada. De novo a idéia da lousa, já viram que eu curto muito, né? E a estufa pode ganhar molduras em madeira ou até mesmo contact se não for aquecida, para combinar com o restante. Faltou uma corzinha, mas se você trabalha com embalagens bem coloridas e transadas, elas ficariam lindas lá no fundo.


Essa loja aí embaixo tem um espaço que às vezes nós não temos, mas a idéia do preto como cor de fundo para os produtos super coloridos é bem legal. O balcão é lindo! Tudo bem organizado, de encher os olhos.


Gostou? Estou preparando mais um post só com fachadas, quem sabe você não encontra a "cara" da sua loja?

E se você quiser me acompanhar lá no Pinterest também, será um prazer!! Eu adoro e passo muito tempo por lá rsrsrs

2 comentários:

  1. Nossa que aconchegantes as suas inspirações, adorei as idéias...maravilha mesmo..... beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei Siça, já pensou uma loja assim pra você?? Seria lindo e com as suas fotos, vc ia arrebentar.

      beijos

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.