Ganhe Dinheiro no Inverno com 4 receitas de Caldos e Sopas

em 12 de maio de 2014

 

Será que o frio veio mesmo para ficar? Parece, então vamos aproveitar para ganhar um dim-dim que não tá fácil, náo!! Este é um looongo post mas quem me acompanha sabe que eu não sei fazer nada resumido... Portanto, prepare-se para ler um monte. Espero que gostem, deixem nos comentários a receita de sopa que vocês querem, ok?

Algumas sugestões do meu caderno de receitas, inclusive a receita de minestra da minha avó, garanto que todas são muito boas para o consumo da família e também para vender.

Caldo de Feijão com Bacon

5 xícaras de feijão carioca cozido (isso dá 1 kg de feijão, tá?)
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola grande bem picadinha
3 dentes de alho fatiados bem fininho
200g de bacon em cubinhos
salsa picada para polvilhar
sal e pimenta a gosto

Bata o feijão no liquidificador, aos poucos, usando a água do cozimento e acrescentando mais conforme for necessário. Vá despejando em uma panela grande ou em uma bacia.

Em outra panela grande coloque o óleo e o alho e frite até dourar. Acrescente a cebola e continue fritando até que fique transparente. Acrescente o feijão batido e misture bem. Tem gente que coa o feijão, mas acho que se você bater bem e conseguir um creme, não vai precisar. Só mesmo se ficarem cascas de feijão, aí sim, dê uma coada. Acerte o sal e a pimenta, a gosto.

Mantenha em fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e mantenha assim por mais 3 a 4 minutos ou até engrossar. 


Sirva acompanhado do bacon polvilhado por cima da sopa e caso goste, com um fio de azeite. 


Na minha versão que você vê aqui nas fotos eu não coloquei o bacon, em vez disso, usei 2 paios e 2 linguiças portuguesas que eu fritei bem e descartei a gordura. Depois, deixei ferver junto com o caldo. Fica divino! Para decorar, usei um pedaço da rama da erva-doce, eu gosto muito por que perfuma, fica gostoso.

Acompanhei com um pão rústico (venho com a receita sim).

Na foto, o bowl é da JO Decor. Olha ele aqui mais de pertinho - é lindo!


Sopa de Mandioquinha

1 kg de mandioquinha sem casca cortada em rodelas
2 litros de água
1 caldo de legumes
1 colher de sopa de óleo
2 dentes de alho picadinho
1 folha de louro
Salsa, sal e pimenta
1/2 xícara de cebolinha em rodelinhas finas

Numa panela grande coloque a água para ferver, acrescente o caldo, a folha de louro e as mandioquinhas. Tampe e cozinhe até que estejam macias. Bata no liquidificador (retire a folha de louro) e reserve.

Em outra panela refogue o alho no óleo até dourar. Junte a mandioquinha batida e mantenha em fogo alto até ferver. Acerte o sal e a pimenta a gosto. Coloque no prato e salpique com a cebolinha.

Se quiser uma sopa mais cremosa, acrescente uma caixinha (200ml) de creme de leite ao final do preparo, deixando no fogo apenas para aquecer. 

Outro tempero que combina bem aqui é a noz-moscada, uma pitadinha dá um perfume delicioso.

Minha Sopa de Carne

Essa é a receita que eu faço aqui em casa, rende muito e fica deliciosa.

1 kg de carne limpa (uso muito músculo, mas pode ser: acém, capa de filé, qualquer carne de segunda ou de terceira que seja saborosa)

4 litros de água
4 cenouras
4 batatas grandes
2 chuchus
1 mandioquinha
1 beterraba pequena
1 cebola grande
2 dentes de alho
1/2 pé de escarola ou chicória ou couve ou espinafre ou qualquer outra verdura, de preferência escura. Você ainda pode usar a rama da cenoura, da beterraba, da erva-doce ou ainda pode guardar as folhas do brócolis e acrescentar na sopa. Verduras escuras são saborosas e cheias de nutrientes, recomendadas para crianças e idosos, pra nós também, claro!

Corte a carne em cubos não muito grandes e coloque na panela com todos os outros ingredientes juntos, inclusive a verdura.

Deixe cozinhar (na pressão) por 40 minutos. Retire a pressão da panela e separe a carne. Bata os legumes com a água do cozimento no liquidificador aos poucos e vá reservando em uma bacia grande.

Desfie toda a carne e volte à panela, refogue em uma colher de sopa de azeite e um pouco mais de alho se gostar. Acrescente a sopa batida e misture muito bem. Deixe ferver e abaixe o fogo, mantendo por 3 a 5 minutos.

Normalmente eu acompanho com 500g de macarrão para sopa cozido, pode ser ave-maria, conchinha, cabelinho de anjo, argolinhas, o que você preferir.

Costumo servir colocando a sopa no prato e em cima um ovo cozido bem picado. Sapeco queijo ralado e azeite e fica uma delícia. 

Essa sopa fica bem encorpada, caso queira mais como um caldo acrescente mais água. Dá mais de 5 litros de sopa. Pode ser congelada em porções, com ou sem o macarrão.

Sopa Minestra ou Minestrone

Não existe uma receita dessa sopa italiana, cada região e mesmo cada família fazem de um jeito. O espírito da coisa é aproveitar os legumes que você tem disponíveis, quanto maior a variedade melhor. 

É uma sopa que não deve ser batida no liquidificador para que não se perca o efeito dos legumes, ela fica linda pela variedade, pode-se acrescentar arroz ou macarrão, inclusive macarrões maiores como o gravatinha, o pena e até mesmo capeleti, fica maravilhoso.

1 xícara de feijão carioca cozido
1/2 kg de carne (acém, patinho, músculo, fraldinha)
4 cenouras
2 batatas
2 abobrinhas
1 talo de salsão ou erva-doce
1 xícara de ervilha fresca
2 tomates
2 cebolas
3 a 4 dentes de alho

Corte a carne em cubos e frite no óleo juntamente com o alho. Pode deixar os dentes de alho inteiros. Cubra com água e acerte o sal, junte os temperos de sua preferência. Cozinhe na pressão por 30 minutos. 

Enquanto isso, bata o feijão no liquidificador com água suficiente. 

Retire a pressão da panela e acrescente os legumes cortados em cubos, de preferência todos mais ou menos do mesmo tamanho e o feijão batido. Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela semi-tampada até que os legumes estejam macios.

Acrescente 1 xícara de salsa picada, macarrão a gosto, queijo parmesão e azeite.

Outras versões de minestra não usam o feijão, apenas os legumes e a carne. Varie os legumes e obtenha sopas diferentes, experimente couve-flor e brócolis, algumas tiras de pimentão vermelho ou amarelo, substitua a carne por frango, enfim, dá para criar muitas versões.

Atualização: Já temos Apostila Digital de Sopas e Caldinhos para você faturar nos dias frios, complementando o seu negócio de comida ou iniciando um novo! 
Acesse a lojinha e saiba mais!!


http://loja.cozinhadoquintal.com.br/

E mais: já são 5 idéias de negócios caseiros para você apostar e começar a mudança na sua vida!

Ebooks de negócios caseiros de alimentação da Cozinha do Quintal




Cozinha do Quintal por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2017

15 comentários:

  1. Suas dicas são sempre maravilhosas, obrigada por nos ajudar tanto!!!Que tal postar a receita da sopa de cebola???Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm boa idéia!! Uma sopa de cebola saindo =)

      beijão

      Excluir
  2. olá!
    esse pão que acompanha o caldo é caseiro?
    manda a receita! ;))
    vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizandra, esse é o meu "Pão da Rosa Amarela", já saiu aqui ó:

      http://www.cozinhadoquintal.com.br/2014/03/o-pao-da-rosa-amarela.html

      beijosssss

      Excluir
    2. Paula,, estou desempregada a um ano.,e vendo suas receitas de caldos maravilhosos.me deu coragem de fase para vender ,em frente de casa..vc poderia me ajudar, ? com dicas sugestões...vou tomar coragem e sair dessa pindaíba brava. Obrigada bjs..

      Excluir
    3. Margareth, todas as minhas dicas estão aqui no blog, você precisa procurar =) Acesse o índice, lá no menu.

      BOAS VENDAS!!!!!

      beijossss

      Excluir
  3. Respostas
    1. Claro, você pode falar comigo pelo email

      paulamellomorgana@hotmail.com

      beijosssssssss

      Excluir
  4. Adorei as dicas só não consegui a receita do pão seria possível enviar. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda um email pra mim?

      paulamellomorgana@hotmail.com

      beijosssssss

      Excluir
  5. Olá!!

    Gostei muito das suas dicas, e quero começar a vender os caldos também. Só fiquei com uma dúvida? é possível congelar os caldos? Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim =)

      Se for engrossar, não use maisena, use farinha de trigo.

      Olho na validade e boas vendas!!

      AHH não esqueça a etiqueta com os ingredientes, data de fabricação e validade e claro, seus contatos!

      beijossssss

      Excluir
  6. Oi Paula seria possivel vc me dizer pra quantos pratos ou pessoas da cada sopa e caldos? estou pensando em fazer para vender. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer. Sempre existe muita diferença entre uma sopa que eu faço e uma que você faz, seja pela maneira de fazer, pelo tamanho dos legumes, etc.

      Veja que aqui no blog já falamos da ficha técnica e da importância de testar e padronizar as receitas para que elas saiam sempre iguais e com o mesmo rendimento.

      Dá uma olhada no índice que você vai achar.

      Beleza? Boas vendas!!!

      beijosssssssss

      Excluir
  7. Ola adoreiii suas dicas,quero vender caldo de mandioca e canjicao doce gostaria de saber a medida dos copos pra vender e os vvalores que posso vender os dois???
    Obrigaduuuu
    Estefânia

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir