Como organizar o espaço do meu negócio de comida?

 

Essa é uma perguntinha que tem aparecido com frequência nos emails que vocês mandam para mim.

A resposta é: depende! Depende do espaço que você tem disponível, da quantidade de refeições que planeja servir, do estilo da sua comida e claro, principalmente dos recursos que você dispõe.

Como o nosso público aqui da Cozinha do Quintal é de microempreendedores, considero que o mais simples é o melhor, a maioria não tem mesmo recursos para fazer uma decoração refinada e vamos falar a verdade? Nem precisa! Clique na panelinha para continuar a ler.

Pense em você mesmo indo a um restaurante. O que chama a sua atenção no espaço? É a maneira como mesas e cadeiras estão distribuídas? É a cara geral do ambiente? Você consegue se movimentar, sentar, levantar com conforto sem ter que empurrar e incomodar os demais?

A distribuição interna dos seus equipamentos deve ser pensada de modo que as pessoas tenham espaço, quem vai servir também precisa poder caminhar e se movimentar sem derrubar as coisas nem incomodar os que já estão acomodados.

A primeira coisa então, é definir uma idéia mais geral, uma cara para o seu negócio. Você vai montar um restaurante de comidas rápidas onde as pessoas são atendidas rapidamente e no mesmo tempo comem e saem? Ou você vai fazer um espaço para famílias, onde seus clientes sentam e passam mais tempo do que somente comendo? Ou você tem em mente um restaurante que só vai abrir para jantares, pensando em clientes que buscam um espaço mais íntimo e reservado para namorarem além de apreciarem a comida?

Quando eu vou a um restaurante, sempre procuro prestar atenção nessas coisas. Tem lugares que são tão bem montados que até a cor dos guardanapos e das toalhas de mesa combinam com o logotipo do negócio, é assim mesmo que deve ser.

Tudo isso vai influenciar as suas decisões, inclusive na compra de mesas, cadeiras, aparadores e decoração. E tudo isso tem que combinar com a comida que você serve.

Por exemplo, se o seu negócio é servir feijoada aos sábados, considere que você terá um fluxo grande de pessoas (e estou pensando que você já resolveu a questão da localização do seu negócio!) e a circulação precisa ser bem montada para que as pessoas possam ter conforto.

Algumas dicas que podem ajudar você a começar a planejar o seu espaço:

- mesas de vários tamanhos dão opção aos clientes, sejam eles uma família de seis pessoas, um casal ou até uma pessoa sozinha.

- as mesas maiores devem ocupar o centro do espaço. Assim, os garçons conseguem servir com mais rapidez.

- mesas para dois devem ficar nas laterais até por que você terá dois lados dela que não serão ocupados, então ganhe espaço encostando um dos lados na parede.

- evite juntar demais as mesas: o espaço mínimo é 1m entre elas. Ninguém gosta de comer com estranhos muito próximos em com os garçons esbarrando nas mesas.

- se você tem bastante espaço mas mesmo assim não pretende fazer do seu restaurante um refeitório de fábrica, aproveite para criar áreas mais separadas, assim você consegue criar um clima mais aconchegante e seus clientes poderão observar um salão charmoso ao invés de se sentirem em um refeitório comunitário.

- se não há recursos para decoração, invista em plantas. Vasos distribuídos pelo espaço trazem privacidade e também conforto visual, deixando seu restaurante agradável. Escolha plantas de interior, com cuidado para não colocar nenhuma com espinhos, ou folhas duras demais que possam ferir quem passa, pense também nas crianças e evite as espécies venenosas. A manutenção das plantas deve ser constante para que estejam sempre bonitas, sem bichos, sem folhas caindo. Cuidado com a água das regas para não molhar o chão, evitando acidentes.

- atenção para o trânsito dentro do restaurante, se você tem um self-service, procure distribuir o espaço de maneira que as pessoas que vêm da cozinha e as que vão ao banheiro por exemplo, não estejam na rota do buffet onde fica a comida. Essa área deve ter a circulação em direção às mesas. 

O assunto é amplo e tem muita coisa para a gente falar, mas espero que seja um ponto de partida para você montar o seu espaço, veja uma idéia de como começar a "ver" as coisas:

1 - Meça o espaço destinado às mesas. Faça uma planta em uma cartolina, marcando as portas, janelas, balcões fixos que possam existir e outros elementos que você não possa mexer, como por exemplo, colunas de sustentação. Mantenha a proporção: por exemplo, cada metro corresponde a 5cm.

2 - Desenhe em outra cartolina quadradinhos que vão representar as mesas e as cadeiras. Tente manter a proporção. Por exemplo, se você usou cada metro como 5cm para o cálculo do chão, use o mesmo para os móveis, assim uma mesa de 1m vai ser representada por um quadradinho de 5cm.

3 - Com os quadradinhos das mesas e das cadeiras recortados você já pode espalhá-los pela planta. Procure fazer a distribuição levando em conta o que a gente já falou aqui. 

4 - Teste várias configurações e veja como fica melhor. Uma boa idéia é fazer um novo desenho à parte com a que ficou melhor. 

Não precisa ser arquiteto para fazer isso mas dá trabalho sim, principalmente para manter as medidas das coisas todas na mesma proporção. Quem sabe você não pede ajuda aí para os seus filhos? As crianças adoram fazer esse tipo de atividade e podem realmente ajudar! Outra coisa que facilita demais é usar papel quadriculado!! 

Você vai chegar em algo mais ou menos assim:



Agora é se divertir um pouco e encontrar a melhor forma de ocupar o espaço. Refaça até ficar legal e acredite, não vai ser na primeira vez, então tenha paciência, ok?

Eu volto em breve com mais dicas para a organização do seu negócio de comida. Deixe seu comentário ou pergunta!

2 comentários:

  1. O que é preciso pra começar a vender quentinhas? por onde começar? como ´posso me planejar?

    ResponderExcluir
  2. Como começar as saladas de potes, estou com esta ideia a algum tempo hj vendo seu blog me deu vontade de começar. obrigada

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.