Como ser um empreendedor de sucesso: 5 dicas imperdíveis para começar




Hoje em dia muito se tem falado a respeito de empreendedorismo. Até os candidatos a presidência falaram disso e disseram que vão incrementar a área com mais recursos e facilidades. Veremos, né?

Poucas pessoas, entretanto, possuem o chamado "perfil empreendedor", aquele conjunto de qualidades, características que a pessoa deve ter para ser um bom empreendedor ou empreendedora.

Quando você começa o seu negócio, é você e mais ninguém, você é o famoso empreendedor individual, aquele que na maioria das vezes não tem estrutura, não tem dinheiro, não tem nada, certo?

Errado!! Para ser um empreendedor de sucesso, claro que você precisará de recursos, de estrutura e de dinheiro, mas não só isso. 

Aqui listo as características pessoais que você precisa ter para se dar bem nos negócios e ir crescendo aos poucos, melhorando e evoluindo:

1. Potencial: não estar fora da realidade, acreditar no próprio potencial e saber como explorá-lo.

2. Paixão: fazer aquilo que se gosta (ou se ama, melhor ainda) é um grande diferencial e um fator importante para o sucesso do seu negócio. Portanto, se você não gosta de cozinhar (e de limpar, entregar, comprar, etc) é melhor pensar em outra coisa para fazer.

3. Iniciativa: pessoas com perfil empreendedor não ficam sentadas esperando as coisas caírem do céu: vão atrás, pesquisam, perguntam, vão ver equipamentos, estudam, pensam em maneiras melhores e mais produtivas de fazer as coisas.O planejamento é a parte mais essencial do seu negócio.

4. Inovação: o grande trunfo do sucesso é ser diferente, não oferecer o que já existe igual a todo mundo. Se for para trabalhar com um produto que já exista, ele deve ter algo a mais ou algo que o faça diferente de todo o resto. Sim, o seu produto tem que ser melhor do que "o resto".

5. Ética: bons empreendedores fazem as coisas certas!! Trabalham por conta própria, não copiam e não desrespeitam o trabalho alheio.

Tá bom, falando parece fácil e todo mundo é capaz de ter essas qualidades. Mas por onde começar??


Pense naquilo que você já sabe fazer. É mais fácil aprimorar um conhecimento existente (fazendo cursos, por exemplo), do que começar do zero. Começar do zero também é possível, só vai dar um pouco mais de trabalho. Procure ser honesto com você mesmo e se pergunte: o que eu sei fazer de melhor? E comece a partir daí.




Expanda o seu círculo de conhecidos. Isso significa ir à escola das crianças e conhecer os outros pais, ir à igreja com mais frequência e fazer amizades lá também, enfim, aproveitar os lugares que você já está inserido e aumentar o número de conhecidos. Uma boa rede de pessoas ao seu redor pode dar o início ao seu negócio sem grandes investimentos. Para isso, perca a vergonha de uma vez e CONVERSE com as pessoas, explique o que você faz, diga porquê o seu produto ou serviço é bacana, veja as reações, analise e aproveite as dicas.

 
Comece pequeno mas sonhe com um negócio maior, com mais possibilidades. Mesmo que agora você não tenha os recursos necessários, procure ficar por dentro das novidades do mercado em equipamentos especiais, como aquele forno maravilhoso que assa tudo muito mais rápido, ou até mesmo aquele curso de gastronomia que você poderá fazer sim! Lembre-se que a grande maioria dos negócios de alimentos começaram pequeninos e foram aumentando e crescendo ao longo dos anos. Inclusive temos hoje grandes redes que começaram... em casa!! Por isso, esperança e foco: você chegará lá.
 
Planeje o seu negócio, mas esteja preparado para fazer as mudanças e ajustes necessários ou que aparecerem no meio do caminho. Como assim? Bom, pode ser que o sonho da sua vida seja abrir um negócio de comida vendendo doces e que ao pesquisar e se informar sobre esse segmento você descubra que a sua paixão mesmo é o chocolate e é nele que você vai focar. Ou em relação à divulgação, você pode achar que fazer folhetos impressos e distribuir é uma boa idéia, mas lá na frente pode se encantar com as possibilidades de divulgar o seu negócio pela internet. Esteja atento e aberto às possibilidades.

Não seja uma ilha!! Ninguém consegue fazer tudo sozinho. Busque ajuda, seja na sua própria família, seja ajuda profissional. Divida a tarefa de desenvolver as idéias e buscar as soluções, arrume um amigo ou parente de confiança para isso e descubra que dividindo é muito mais fácil enxergar os problemas e dificuldades e resolver o que tem que ser resolvido.




No mais, prepare-se para trabalhar muito, pois os empreendedores costumam despender muito mais horas de trabalho do que um assalariado, isso provavelmente vai acontecer com você também! Organize-se da melhor maneira possível, preste atenção no que é importante e consulte sempre a Cozinha do Quintal para dicas maravilhosas como estas rsrsrs

Sucesso!!!!

4 comentários:

  1. Olá Paula, adorei seu blog e todas as dicas.
    Sou Sheila, desempregada e sem grana, e tudo que estou lendo está me servindo em muito, pois estou me embasando de informações para começar a "fazer e vender"!
    Gostaria de saber, se eu precisar de socorro, posso tirar minhas dúvidas com você?
    Obrigada.
    Super beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda, Sheila!! Estou sempre à disposição, aqui ou no email.

      beijossssss

      Excluir
  2. Paula, boa tarde ! Parabéns pelo blog e pelo nível de informações disponível. Já li muitos artigos aqui mais ainda, muitos questionamentos de leitores e visitantes empolgados em abrir um negocio de entrega de alimentos. Acho isso bem bacana, até porque estou fazendo um plano de negócios para o meu ! Apenas uma dúvida, qual o percentual de sucesso de todas essas pessoas que visitam seu blog sugerindo que abrirão um negócio ? Voce tem esse número ? Não precisa ser exato, apenas um número para referência. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, não tenho. As pessoas só costumam falar alguma coisa quando algo dá errado, quando não conseguem fazer algo que eu recomendo rsrs

      Ninguém me deu esse retorno. Eu acho que você não deve se basear nisso. Deve, sim, continuar o seu planejamento, com o pé no chão, com inteligência, que você tem, pesquisando bem e pensando muito antes de começar.

      Fazer comida para vender é para os fortes, é muito trabalho, retorno vem mas demora, é preciso persistir de verdade. Não é fácil.

      Sucesso!!

      beijosssssss

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.