Minha cozinha, meu quintal, simplicidade, plágio, um desabafo e novos caminhos!

 
Já falei pra vocês, caros leitores e leitoras, porquê o meu blog se chama Cozinha do Quintal? Por causa... do meu quintal ué! rsrsrs 

Aviso aos incautos: LOOONGO texto, só pra quem tem coragem rsrsrs

Recebo muitos emails toda semana. São muitos, às vezes mais de cem. Pessoas de todo o país, com dúvidas e com as quais muitas vezes a conversa vai longe e descobrimos afinidades além da culinária e do fazer para vender.

Este blog, pois, não é um blog de receitas. Não tem a pretensão de ensinar ninguém a cozinhar nem a fazer malabarismos na cozinha. O que rola aqui é simplicidade, sem falsa modéstia, porque eu sou competente no que eu faço: ensinar a vender comida. Fazer as minhas artes de comer e vender. Isso eu sei. E quando não sei, eu digo, não acho vergonhoso, pelo contrário: eu não tenho a pretensão nem a obrigação de saber tudo. Saber tudo é muito chato!

Assim, esta é a minha cozinha. Muitos leitores me perguntam, mandam fotos das suas, querem saber se com a cozinha que têm é possível cozinhar pra fora. Veja bem a minha. Nela eu já fiz uma média de 40 marmitas por dia, já fiz 20 a 30 quilos de massa fresca por dia. Já fiz muito salgadinho e muito chocolate. 


Se na minha cozinha deu, na sua também dará. 


Minha cozinha não é chique. Não tem armários planejados, inclusive esse comprido aí da foto foi presente recente da minha mãe, chegou apenas há alguns meses e estou nesta casa há 10 anos. 


Não tenho os últimos lançamentos em equipamentos. Minha geladeira e meu freezer são de quando eu mudei, portanto, de dez anos atrás. O fogão, tadinho, tá detonado. Sim, cozinhar pra fora detona o fogão. Ainda não troquei e sinceramente nem sei quando vou. Por isso está assim, coberto e quietinho, descansando debaixo da toalha de mesa velhinha como ele.


Quem me conhece sabe que não sou de rococó nem de enfeitinhos, não tenho cortinas, tapetinhos, e demais inhos. Nada contra, gente!! Acho que cada um é um e deve ter suas coisinhas do seu jeito, do jeito que lhe faça feliz. Eu sou feliz assim, nesta cozinha simples, com essas bancadas de concreto mesmo, que meu marido e meu sogro fizeram quando estavámos construindo a casa.

Essa cozinha branca viu os primeiros passos do meu caçula João. Viu  muitos aniversários, encontros de amigos, serviu a muitas pessoas, à minha família principalmente. Aqui nesse espaço tenho minhas melhores idéias, insights, viagens na maionese. Da janela vejo os passarinhos, vejo meu pé de limão florir e dar frutos. Essa cozinha mora em mim.


Então pensa aí. Se na minha cozinha, que nem é tão grande, não tem nada de mais, nenhum super ultra mega equipamento, nem uma tonelada de armários, nichos e que tais, deu pra ganhar o meu santo dinheirinho com a comida, na sua que deve ser muito mais lindona, vai dar também. E como na época me ajudou!!

Ah, sim. Aonde quero chegar com isso? Bom, quero reafirmar aqui a minha Presença. Isso, com maiúsculas, por que é importante, tá? Estou aqui e sou assim. Não copio ninguém, não faço comercial de coisas que não vão interessar os meus leitores, e quando o faço, sinalizo que se trata de artigo pago, seja ele em dinheiro ou em produtos.

De modos que eu tenho a minha presença: no meu blog, na fanpage dele - que leva meu nome e não do blog, porque sou eu, entende? Já estou nessa vida desde 2006. Muita água já passou debaixo da minha ponte, muita mesmo. Por isso eu acho que não preciso provar nada pra ninguém, nem em números, nem em likes, nem em tuítes (confesso que odeio o twitter - dá pra imaginar como eu poderia escrever qualquer coisa em 140 caracteres???)

A prova de que o meu trabalho cumpre a proposta de ajudar quem faz comida pra vender é o retorno que eu tenho nos bastidores. Sim, nos emails que recebo, nas mensagens que meus leitores, que você me deixa por aí. Nas vezes em que tecemos juntos longas conversas no pé do fogão. Quando pensamos em alternativas que sejam viáveis, de acordo com o que você tem e o que sabe fazer.

A Cozinha do Quintal é pra isso. É pra conversar no pé do fogão rsrsrs com um café fresco e um bolo de fubá. Com uma geléia das amoras que colhi no meu quintal.



No meu quintal tem roupa lavada, lençol com cheiro de sol, tem fruta no pé.


Tem cachorra saliente e tem moleque bagunçando. 


Tem mato, tem terra seca e planta morta pela falta de chuva, tem esperança em dias melhores.    


Mesmo sendo assim, simples, tem gente que me copia. Copia minhas imagens, usa meus posts sem me mencionar, ensina o que eu ensino e diz que sabe, compartilha os meus arquivos por aí e não tem a decência de sequer dizer onde encontrou, ou onde viu, ou onde aprendeu.

Esta semana mesmo conversando no facebook com a Gina do Naco Zinha, falávamos sobre isso. Como somos copiadas!! As imagens de flores da Gina, que lindamente encerram cada post dela foram parar no site de uma floricultura, pode? As receitas, muitas vezes pesquisadas, elaboradas, enfim, aquele trabalhão todo... copiadas. E postadas na web por gente de "blog grande" seja lá o que for que isso queira dizer, já que o meu blog é enorme, é do tamanho do meu coração e do meu quintal e nele cabe muita, mas muita gente mesmo.

Basta de cópia, gente. Vamos usar a criatividade, cada um produzindo o seu próprio material, seja ele artesanato, receitas, flores, o que for. Faça você mesmo, desde o começo até o fim. Não utlize imagens e conteúdos alheios, muito menos para fins comerciais!! É feio e é crime.

Algumas coisas vão mudar por aqui. Na aparência, porque a essência continuará sempre a mesma e isso ninguém pode copiar, porque eu sou única, mamãe só fez uma rsrsrs

O que não muda é a alegria de poder compartilhar o que eu sei, do meu jeito mesmo, assim, sem frescura, pensando em como eu posso ajudar você que faz aí na sua simples cozinha uns quitutes delciosos pra vender e sustentar a família. 



É isso. E quero agradecer aos meus leitores e leitoras, obrigada por fazerem do blog, extensão da minha cozinha real, um lugar para trocar experiências e aprender, para rascunhar e passar a limpo, para fazer bonito, todo dia.

Para uma prosa maior ainda ao pé do fogão, você sempre vai encontrar o meu email à disposição: paulamellomorgana@hotmail.com

beijoooooooooo

da 

Paula Mello


E para você que me copia, aviso: os sabiás estão de olho.

18 comentários:

  1. Oi Paula !

    Te acompanho há pouco tempo, mas não dá pra deixar de comentar...
    Sinceramente, não consigo entender porque as pessoas copiam. será que é falta de competência ou preguiça? Que falta de originalidade!
    Gostei da sua cozinha. Pode não ter equipamentos de última geração (e precisa?) mas é ampla, clara, muito boa.
    Parabéns pelo post.

    beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renata!! Seja sempre bem vinda!! Tb não sei por que isso acontece, mas é fato e é chato =)

      beijossssss

      Excluir
  2. Oi Paula, tudo bem?
    Há alguns dias, adquiri sua apostila Marmitex, pois estou querendo começar um negócio de venda de comidas.
    Fiquei feliz de ver que sua cozinha é uma cozinha bem "normal", rs. A minha cozinha é pequena e sem muitas firulas, pois moro em um apartamento. Só cabe um fogão de 4 bocas, uma geladeira e uma pequena bancada. O freezer, vou ter que deixar na área de serviço, rss. Por muitas vezes fiquei na dúvida se ela daria conta, mas vendo o seu post e seus incentivos, acho que dá sim!
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos, sou completamente nova na área e tenho aprendido muito por aqui.
    beijo,
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Marcia, eu sou tudo menos normal kkkkkk a cozinha, sim, bem, parece... mas é doida tb, viu? Tá sempre bagunçada mas eu adoro. E cozinho muito!! Eu tenho certeza que você vai conseguir sim, é só se organizar direitinho e espero que a apostila esteja ajudando.

      Bons negócios pra vc e apareça sempre =)

      beijossssssss

      Excluir
  3. É minha amiga, a coisa tá feia... as pessoas copiam, e ainda te chamam de egoísta se você reclama...
    Gostei de ver a cachorra saliente rsrsrs
    Casa que tem cachorro já me ganha de cara...e se for uma dog saliente então, nem se fala rsrsrs
    beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe e como, Elaine!! Lolita, nossa quarta filha =)

      A coisa tá feia mesmo. Mas os sabiás estão olhando, então... tô tranquila, ou como meu filho André diz, "na boa, véio"

      beijossssss

      Excluir
  4. Adorei essa cozinha sem frufru.Tenho uma dúvida: Como você faz para os sábias não comerem todas as amoras? Aqui em casa,não sobra uma pitanga,nem pra tirar uma foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili, eu corro todo dia pra colher as amoras rsrsrs não tem jeito, as que estão altas eles comem todas. Mesmo assim sobram muitas. São pequenas e espalhadas pelos galhos, então não dá pra ensacar, como goiabas e pêssegos... Mas vc pode atrair os passarinhos para outras frutas, experimente deixar banana e mamão à disposição deles e com certeza as suas pitangas ficarão em paz. A minha está toda florida, em breve terei pitangas também!!! Adorooooo!!

      beijosssssssss

      Excluir
  5. Eu li tudo e vou comentar tudo, pode?
    Assim, primeira coisa, amei sua cozinha e seu quintal. Tem ares de casa de verdade... sabe o que quer dizer? Que tem gente de coração morando aí, disposta a fazer o bem sempre... lugar onde tem amor pelo que se faz e respeito por quem quer que seja. Casa com cachorro, criança, amor e união.
    Também não gosto disso de me sentir cobrada por mostrar números. O Arte na Cozinha é e sempre foi a minha terapia, meu mundinho particular. Quando me senti pressionada, até mesmo pelos leitores, em mostrar mais, mais e mais, eu resolvi me afastar. Tudo tem sem tempo, tudo tem sua medida, e a minha preocupação naquele momento era em terminar meus estudos. Quando vi que o blog estava tomando uma proporção que eu não queria naquele momento, eu parei com tudo.
    Acho muito bacana tudo o que você faz e ensina. Frequento aqui faz tempo, e mesmo que tenha ficado afastada, percebo em cada palavra a sua verdade.
    Sobre cópias e afins, já pude conversar com a Gina a respeito também, acho quem faz isso digno de pena. É gente querendo ganhar em cima dos outros e por uma coisa sem necessidade, porque se fosse alguém de bem, iria pedir para usar sua postagem e explicaria os motivos de querê-la não é mesmo?
    Enfim, parabéns por tudo o que você faz e ensina!
    E tenho certeza que são tantas pessoas gratas a você pelas conquistas que tiveram... e dividir a sua história, suas receitas, seus acertos, seu erros e ensinar o que sabe, só mostra o quão do bem você é!
    Parabéns querida!
    Um beijo com todo carinho do mundo,
    Fla - www.artenacozinha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rá!! Nem acredito que é você Fláviaaaa!!

      Te vi de relance lá no EG3 mas não deu pra te puxar pro cantinho kkkk

      Obrigada por suas palavras, tocaram meu coração.

      Isso quer dizer que vc está voltando??? Ueba!!!!

      beijosssssss

      Excluir
  6. .. estimada, iluminado e magnânima Paula, bom dia!
    .. gostei muito desta leitura, foi muito real, viva, atual e descontraída.
    .. saudações guido lunardini em www.chefguidolunardini.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei Guido!!

      Sempre uma alegria e uma honra ter você por aqui, chef!!!

      beijossssss

      Excluir
  7. Paula,
    Claro que vim correndo conferir esse post! Senta que lá vem história, porque falar pouco, quando se tem tanta afinidade, é para os fracos...rs!
    Gente do céu, o que é essa janela? Você sabe que é meu sonho de consumo ter uma janela assim na cozinha, voltada para o verde, né?
    Não apenas penso que sua cozinha é um espetáculo, tenho certeza, já provei o que saiu de suas mãos! Também já senti o carinho de suas palavras, sua solidariedade, sua alegria com as músicas do meu filho (e mãe, já viu, se derrete toda, né?). Acho o máximo você ensinar a pescar, o que dá dignidade às pessoas em produzir algo feito por elas mesmas e sustentar suas famílias.
    Seu comentário lá no face sobre o plágio acabou me incentivando a denunciar mais uma vez ao Google os plagiadores. E mais uma vez surtiu efeito. Minhas ponderações foram acatadas e alguns posts foram removidos por eles.
    Mas voltemos ao lado doce, no próximo EG espero que tenhamos muito mais tempo para prosear. Enquanto isso, vamos trocando figurinhas por todos os meios, para encher nosso "álbum" (rs!), porque a vida é formada de laços, energias, que chegam ao destino, independente do quão distante estejamos.
    Por falar em post longo (absolutamente, nada contra), amanhã tem um assim lá no blog. Venha tirar um "naco" de bolo comigo...rs!
    Beijos e obrigada pela força, sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim seja, Gina!!
      Estou sem palavras....
      Conte comigo, sempre!!!
      Vou lá sim, cê sabe que eu adoro um bolo rsrsrs
      beijossssss

      Excluir
    2. Bom dia amada!
      Obrigada por nos permitir esta visita em sua cozinha! Amei conhecer o cantinho onde você faz todas as gostosuras e criações.E isso me deu mais animo,pois como voce faco minhas quentinhas em minha humilde cozinha,sem rococos,rsrsr.E sei que vou crescer ainda mais! O que falar do seu quintal....Otimo pra um churrasquinho e bate papo com as pessoas que se amam.Tudo de bom,como você transmite pra nos.
      Sobre os plágios,infelizmente o ser humano ainda tem muito que evoluir,nao que sejamos perfeitas,mas temos respeito,pelo trabalho dos outros e vibramos muito com cada conquista,pois sabemos que pra que tudo saia perfeito,teve - se muito trabalho antes. Enfim,forca na peruca,pois Deus e mais, e esta ao seu lado.
      Parabéns e obrigada mais uma vez.
      Bjos no coração.

      Excluir
    3. Rachel, é isso aí, sem rococó, mas com carinho. E respeito é o mínimo, né?

      Obrigada pelas palavras gentis, adorei te conhecer.

      beijossssss

      Excluir
  8. Ai querida achei lindo seu post e muito verdadeiro, pois alguns blogs se perdem em meio a produtos e divulgadores e deixam de mostrar coisas boas feitas com nossas próprias mãos, e esse tipo de gente que perde seu tempo simplesmente copiando são pessoas de uma mente tão pequena que não se da ao prazer de fazer algo diferente. Ah!!! gente o que é esse quintal um sonho ter uma árvore fruitífera no meu quintal..Bjussss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, lindona!! Não é fácil!! Obrigada pela presença iluminada!!

      beijoooooooss

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.