Faça e Venda Feijoada Branca



Outro dia um leitor me perguntou o que ele poderia fazer de diferente para oferecer aos clientes além da feijoada tradicional que ele vende aos finais de semana.

A idéia da Feijoada Branca apareceu logo, pois é uma delícia, muito fácil de fazer, com certeza os seus clientes vão gostar muito.

Lembra um pouco o puchero, tradicional prato espanhol que é feito com grão de bico e carnes (que também é ótimo!)

Receita para 10 porções

1 kg de feijão branco
5 dentes de alho amassados ou picados
1 cebola grande cortada em rodelas finas ou picadinha
1/2 xícara de salsa 
1/2 xícara de cebolinha
5 folhas de louro
2 gomos de lingüiça portuguesa (1 pacote - 400g) cortados em rodelas grossas
2 gomos de paio (1 pacote - 370g) cortados em rodelas grossas
400g de bacon em cubos grandes (antes de picar retire o couro e reserve)
500g de carne seca 
1 kg de costelinha de porco
Os ingredientes são os mesmos da feijoada normal. Opte por aqueles que você achar melhor! No meu caso, não coloquei nem bacon e nem costelinha, mas acredito que para ficar uma verdadeira feijoada, tem que ter tudo isso.

Preparo:

Escolha e lave o feijão em água corrente. Coloque em uma bacia e cubra com água quente e deixe por 2 horas. Após este período, descarte a água, enxágüe novamente e coloque numa panela de pressão, junte as folhas de louro, o couro do bacon, cubra com água e feche. O feijão branco demora para ficar pronto mais ou menos 20 minutos após pegar pressão. Enquanto o feijão cozinha, siga a receita.

À parte, em uma panela grande, frite todos os pedaços de costelinha e reserve. Depois, na mesma panela, frite o bacon aos poucos, reserve. Nesta mesma panela, continue fritando as linguiças e o paio, reserve. Descarte o óleo e a gordura que sobraram em um pote de louça, deixe esfriar completamente antes de jogar  no lixo (ou reciclar!)

Volte a panela das carnes para o fogo. Acrescente 1 fio de óleo novo e refogue o alho e a cebola, até ficar transparente. A cebola vai "limpar" a panela, absorvendo todos os sabores das carnes que você acabou de fritar. Acrescente a carne seca, dessalgada previamente, cozida e desfiada. Adicione um pouco de água, deixe apurar e cozinhar em fogo baixo. 

Agora é hora de verificar o feijão. Retire do fogo, abra a panela e veja se está bom. O ideal é que esteja cozido, mas um pouquinho al dente, porque ainda vai cozinhar com as carnes. Retire o couro do bacon e descarte.

Separe duas conchas de feijão e amasse bem. Coloque esse feijão amassado na panela com a carne seca e acrescente o restante do feijão cozido. Não coloque sal ainda.

A seguir, mexa bem e volte as carnes todas para esta panela. Observe a quantidade de líquido, se estiver muito grosso ou se as carnes não ficarem cobertas, acrescente água.

Mantenha em fogo médio até ferver. A seguir, abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando e com a panela semi-tampada, até que as carnes estejam macias e tenras, principalmente a costelinha. Se necessário, acrescente mais água durante esse processo.

Quando as carnes estiverem macias, prove e ajuste o sal se necessário. Coloque a salsa e a cebolinha, misture bem e pronto! É só servir. 


Já ensinei a calcular o custo da feijoada aqui, você pode usar o mesmo raciocínio para esta e para qualquer receita.


Capriche nos acompanhamentos, como uma bela farofa, mandioca frita, couve refogadinha, humm irresistível! Boas vendas!!

0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Não peça para calcular o preço de venda de nada, pois eu não tenho como fazer isso, ok? Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss

  • Início
  • Índice por Categoria
  • Uso e Privacidade
  • Loja Virtual
  • Anuncie
  • Contato


Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Siga pelo Bloglovin'

Follow on Bloglovin

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.