Inspirações para uma loja de comida

O foco do blog é mostrar para os leitores o que pode ser feito com o menor orçamento possível, mantendo a qualidade, tanto em receitas quanto em dicas para a organização e o dia a dia do seu negócio.


Quando uma leitora me pediu sugestões para a loja de doces e cups que ela pretende montar, não pensei duas vezes e corri no meu painel do pinterest (me segue lá que tem muito mais!!) para buscar as imagens que eu carinhosamente vou guardando, na esperança, claro, de ter a minha própria lojinha um dia.

Vamos ver? Post recheadíssimo de fotos XD

Sugestões tanto para fachada quanto para o interior, preste atenção aos detalhes, à combinação de elementos e cores para criar um ambiente que reflita a qualidade do que você faz, a sua personalidade, enfim, tudo aquilo que o seu negócio é. Capricho, bom gosto e cuidado não quer dizer que vão custar uma fortuna!


Flores na entrada conferem cor e charme, com pouquíssimo custo. Essas são primaveras, o único cuidado é com os espinhos. Resistente, com cores lindas, ficará maravilhosa na sua porta.


Mais flores, no caso são petúnias! Repare no que eu falei sobre as cores: a cor predominante da loja se repete nas flores. Usar uma bicicleta como elemento decorativo está na moda, se puder, faça igual! Vai tirar um sorriso de quem passar em frente ao seu negócio, no mínimo =)


Acredite se quiser, isso aí em cima é uma barbearia!! Olha que linda combinação de elementos: a bicicleta talvez seja de um cliente, mas é legal! O banco e a placa, além da vitrine e das plantas na porta. Eu achei sensacional e ficaria lindo em uma loja de comidas.


Se o seu estabelecimento só tem uma janela para a rua, não tem problema! Aproveite, não para colocar alimentos, mas alguma coisa que indique que se trata de uma loja de doces, um café, o que for.


Lojas com vitrines são uma coisa séria. Chamam a atenção, "buscam" o cliente na rua. Com o espaço tematizado pelas cadeiras e pela floreira, o clime é convidativo! Imagina você passando em frente! Repare na combinação das cores, um azul como base e o toldo em preto e branco, apenas com o logo no mesmo azul. Simples e muito bonito. E essas cadeiras de praia são super comuns aqui, né?


Eu sou apaixonada pela idéia das vitrines. Gostaria que aqui no Brasil o pessoal usasse mais para lojas de comes. Essa é de uma loja de calçados, mas a tipologia foi bem trabalhada e ficou legal!


Mais uma junção das duas coisas: bike e vitrine para conseguir um visual urbano, moderno e bem clean. O que destoa são as flores, mas se você é como eu, sempre acha que flores combinam com qualquer coisa. Eu gostei do tom de cinza, o colorido ficaria por conta dos doces expostos.


Isso é uma padaria em Amsterdã. Em vez de exibir pães, tem uma coleção de pratos e nas placas é que se descrevem os produtos. Já imaginou uma padaria assim aqui no Brasil? Desculpa se você tem uma, mas as nossas padarias são muito feias!!



Esse café é super contemporâneo!! Muita madeira. pendentes industriais, repare o esquema das cores: preto, madeira, branco. Muito clean, leve e muito chique!

 Agora algumas idéias para o lado de dentro da loja! O balcão é o apoio principal da sua loja, certo? Além de apoiar, servir, separar o ambiente, manter os clientes no lugar certo, ele tem que ser lindo!!


Coisa mais chique isso!! Os suportes são em concreto, você pode encontrar parecidos em lojas de jardinagem!! O tampo provavelmente é de mármore, mas imagina isso em madeira! As pastilhas de vidro preto são bárbaras e a lousa atrás é super na moda. Adorei a disposição dos produtos. E claro, um verdinho para levantar o astral sempre é bem vindo.


Esse balcão refrigerado é muito comum em lanchonetes, bares... Ele não tem nada de especial, nenhum atrativo! Mas ficou bacana com o restante da decoração, que se resume a uma parede pintada com tinta lousa e desenhada. Umas plantinhas completam o clima descontraído, achei simples, fácil de copiar e com um efeito bem legal!


Estufas comuns aqui também! Elas não tem nada de espetacular, você encontra no mercado muitas semelhantes. O segredo: cores combinando em tudo, super organização dos produtos com suas plaquinhas, a estante com os cafés, as máquinas, tudo limpo e arrumado. Faltou um charme, como um poster bem bacana no fundo, uma foto em preto e branco ficaria lindo, no geral achei bem bonito!


Por outro lado, se o seu negócio é cor, porquê não? Olha essa idéia geométrica, que você mesma pode fazer! Super alegre e chamativo. A foto é de uma cozinha, mas quem disse que o balcão da sua loja não pode ser assim? Plaquinhas, peduricalhos, bules e xícaras, repare na decoração! E flores para ajudar a compor um colorido. Eu amei...


Pirei na batatinha quando vi esta foto. As caixas lá de trás deveriam ser forradas, claro, para acomodar os pães com mais higiene, mas repara no balcão. Essas bases com cúpulas existem aqui sim, você pode comprar e exibir os seus doces com a maior classe! As plaquinhas identificam, tudo simples e muito bonito!


O uso da madeira é bem legal porque ela aquece o ambiente. Repare o piso, avermelhado, também poderia ser de cerâmica comum. O aparador com revistas é uma idéia bacana e a lousa agora é mais comum ainda, daquelas verdes que a gente tinha quando criança. As prateleiras são super simples, com mãos francesas em um tom verde bem cor de doce mesmo.

Só mais uma?


O cardápio básico está lá atrás, mas os especiais do dia ganharam um espaço bem legal! O rolo de papel pendurado é uma idéia barata e original. Você pode escrever e no dia seguinte, se os itens forem diferentes, é só arrancar e jogar fora, descer a folha e escrever de novo. O balcão é bem bonito, repara na gamela de frutas!! Eu tenho uma quase igual a essa. O latão de leite com flores também é fácil de conseguir, e no mais, a decoração é bem fácil de copiar: caixas com maçãs (podem inclusive ser artificiais, se a sua loja não for de sucos como esta), colheres de pau (quem não tem aos montes?) e madeira desgastada com cara de velha no balcão. As cores estão bem combinadas, apesar que eu não gosto muito desses marrons anos 70, poderia ser verde ou azul, ou amarelo, ou salmão, ou.... rsrs

Quantas idéias para te inspirar!! Procure coordenar os elementos, veja como é a sua comunicação visual (o seu logo, o tipo de fonte que você usou, as cores), como as embalagens que você escolheu podem ser o ponto de partida. Mantenha simples e de acordo com o seu gosto pessoal, hoje em dia menos é mais. E sucesso para você com uma loja bem lindona. Depois me mostra que eu vou adorar ver!!!

Um comentário:

  1. Estou visitando seu blog éla primeira vez e gostei muito. Super útil. Parabéns.

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.