Dicas para cozinhar com segurança alimentar



O leitor que me segue aqui no blog já deve ter lido várias vezes sobre esse assunto, que é super importante para quem cozinha, seja para vender, seja para a família.

A cozinha é um ambiente muito propício ao desenvolvimento de bactérias e outras criaturas que não são boas para a saúde! Por estar constantemente úmida, por misturarmos vários tipos de alimentos no preparo de refeições, por falta de uma limpeza profunda diariamente - que poucas pessoas têm tempo suficiente para realizar!


A limpeza e a higiene no preparo da comida não é item opcional para quem faz para vender, é obrigatório! Segurança para quem produz e para quem consome os alimentos que você vende. Falo sempre que esses dois itens são um dos segredos para o sucesso do seu negócio.

Separei algumas dicas que podem ajudar a aumentar ainda mais o nível de segurança alimentar na sua cozinha:

Touca para evitar que caiam cabelos. Ninguém merece encontrar um cabelo na comida, é nojento e pode acabar com qualquer negócio. Por isso, usar touca é fundamental.


Uma das melhores marcas de acessórios higiênicos descartáveis para alimentos é a Lagrotta. Com vários modelos para os profissionais da área, elas são vendidas em caixas nos atacados de embalagens. Então já sabe: quando for comprar as suas embalagens, aproveite e compre as toucas também. Aposente os lenços e as toucas de tecido, elas não são higiênicas.




Outro item indispensável para quem cozinha são as luvas! Descartáveis, higiênicas, em vários tipos de materiais, elas inibem a contaminação e devem ser usadas principalmente por aqueles que manipulam carnes e frango. Se no preparo normal das refeições você não gosta de usar luvas, lembre de lavar as mãos constantemente. Mas no preparo de carne, frango e peixe, a luva é indispensável.

As luvas de vinil são confeccionadas em várias cores, o que permite separar uma cor para cada uso ou para cada pessoa.
São normalmente usadas para a limpeza, mas podem ser usadas para manipular alimentos também.








As luvas de látex são bem fininhas e dão mais sensibilidade às mãos. Devem ser trocadas várias vezes ao longo do dia, ou quando rasgarem ou furarem. Estas são as ideais para usar quando for preparar carne, frango ou peixe.






Além dos descartáveis, você pode usar aventais emborrachados para se proteger da umidade e também de respingos quentes na hora do preparo dos alimentos.

Os acessórios ajudam a manter a higiene, mas não vão adiantar nada se você não lavar as mãos constantemente (e as luvas!) e higienizá-las com produtos bactericidas. Na versão doméstica, bastam algumas gotas para higienizar e desinfetar verduras, legumes e até a água. Para grandes utilizadores, a versão profissional é a ideal.

Estes são os produtos que eu usei no meu negócio e continuo usando na minha casa, não é publicidade de marca, ok? Pesquisando você provavelmente vai encontrar bons produtos no mercado para deixar a sua cozinha segura no quesito higiene. 

O único cuidado é comprar marcas que sejam regulamentadas e aprovadas pela ANVISA, somente assim você tem a certeza de estar adquirindo um produto eficiente e de qualidade. Não compre chinglings, não compre produtos baratinhos. Segurança alimentar é investimento no seu negócio, não é custo.

Quer saber mais sobre o assunto? No meu slideshare tem o Manual de Boas Práticas da ANVISA para você baixar e ficar dentro das normas:


E tem também o Manual de Boas Práticas - Alimento Seguro, da Prefeitura de SP:


Boas vendas!!!

2 comentários:

  1. Boa tarde e obg .pois estas dicas me foram muito uteis pois pretendo vender bolo No pote.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde e obg .pois estas dicas me foram muito uteis pois pretendo vender bolo No pote.

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.