Kibe de Bandeja Passo a Passo



Estamos na estação mais gostosa do ano, que é a primavera! Para comemorar, rosas amarelas do meu quintal e para inaugurar também a nova programação visual da Cozinha, que entra no ar em breve =)

Sempre me pedem esta receita, inclusive já postei uma outra versão dela, que é parte do processo, o kibe frito. Acompanhe a receita e as fotos e você já vai entender.

Ingredientes

1 quilo de carne moída de boa qualidade (patinho, coxão mole, coxão duro)
1/2 quilo de trigo para quibe
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 xícara de óleo de milho, canola ou girassol
1 colher de sopa de pimenta síria (ou caiena)***
1 colher de sopa de sal
1 xícara de salsinha
1/2 xícara de hortelã (opcional)

*** A pimenta síria, também conhecida como Bahar (leia bárrarrrr)  na verdade é uma mistura de especiarias: canela, cravo, noz moscada e pimenta do reino e pimenta da jamaica. Não é ardida, é levemente picante e muito aromática. Você pode misturar as especiarias a gosto e criar o seu próprio tempero sírio =) Veja na foto: canela, noz moscada, pimenta e cravo:



Na culinária árabe em geral se utiliza muito as especiarias, como a noz moscada, o aniz, a canela, o cravo, o cardamomo, açafrão, louro, enfim, muita coisa deliciosa!


Vamos para o preparo?

Kibe Modo de Fazer

Em uma peneira grande, coloque o trigo e lave em água corrente. A seguir, coloque em uma tigela grande e cubra com água. Deixe de molho no mínimo por 2 horas. Escorra na peneira, esprema para retirar o excesso de água e deixe escorrer por um tempo, enquanto prepara os outros ingredientes.

Bata no liquidificador o óleo, a cebola e o alho. Acrescente o sal, a pimenta, salsa e a hortelã, se gostar. Coloque o trigo escorrido em uma tigela grande.



A seguir, misture a carne moída e os temperos batidos. Assim:


Comece misturando bem, com as mãos. Vá espremendo e não sove como pão, ok? Assim:


Depois de um tempo você terá uma massa homogênea e bem ligada.


Aqui, você pode parar e modelar kibes para fritar.


Se for fazer o kibe assado, continue a receita. Pegue uma assadeira grande e unte levemente com óleo. A seguir, coloque a massa do kibe e pressione uniformemente. Alise bem a superfície, molhando as mãos durante todo o processo. Vai ficar assim:


Agora vamos cortar. Isso serve para que o kibe asse melhor e não encolha, se você não fizer os cortes, vai encolher. Além disso, facilita muito depois de assado, pois já vai estar tudo dividido. Molhe uma espátula na água e passe por toda a volta da bandeja. Vá molhando a cada duas ou três vezes que a espátula for entrar na massa. A volta toda, ok?


Faça os cortes a seu gosto, podem ser quadrados simples, ou podem ser triângulos, faça como achar melhor.



Aqui é o "pulo do gato" para o kibe ficar macio, saboroso, tenro, úmido! Essa é a dica que ninguém ensina rsrs Sobre cada junção, coloque um pedacinho de manteiga (não use margarina para cozinhar, por favor!!!), inclusive nas junções com as bordas da assadeira.


Pode parecer muito, mas não é e acredite, faz toda a diferença. Cubra com papel alumínio, com o lado brilhante voltado para dentro e leve para assar em forno médio, pré-aquecido a 180 graus, por 30 minutos. Passado esse tempo, retire o papel alumínio e aumente a temperatura para 220 graus, deixe até dourar a superfície. Retire do forno e sirva.


O kibe é um prato delicioso. Seus acompanhamentos tradicionais: nijadra (arroz com lentilhas), humus (creme de grão de bico e tahine), o tahine sozinho, tabule (salada de trigo com pepino, tomate e hortelã) e não pode faltar uma coalhada seca, que eu já ensinei a fazer aqui e fica maravilhosa. Relembre ou veja essa receita super especial:

Coalhada Seca ou Iogurte Grego, faça que é divino!!

É um pouco trabalhoso, você pode dizer. Depois que você pegar as manhas, vai fazer em 20 minutos e vai fazer sempre, pode crer. 

O kibe assado pode ser congelado, em porções, a seu gosto. Basta acondicionar em um recipiente plástico com tampa e levar ao freezer. Validade 30 dias.


Todo mês teremos um passo a passo especial como este e em breve uma nova programação na Cozinha do Quintal, com assuntos do seu interesse.  Não perca.

Espero que tenham gostado. Dúvidas, deixe um comentário, ou se você fizer, me conta como ficou, vou adorar saber.

As fotos das especiarias foram gentilmente cedidas pela Shutterstock
Todos os direitos reservados. Fotos do passo a passo de minha autoria. 


3 comentários:

  1. Olá Paula!!!
    Assim nunca experimentei, simplesmente amei a sugestão! Fácil de preparar e parece realmente delicioso!
    Beijos mil e ótimo final de semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com,br

    ResponderExcluir
  2. .. boas noites e bons ares Paula!!!
    .. fazia muitas primaveras que não passava por aqui, então lhe deixo um abraço bem apertado, e foi com gosto que lhe fiz uma visita.
    .. saudações guido lunardini (www.chefguidolunardini.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons ares, chef!! Sempre poeta. Obrigada pela visita!!

      beijossssss

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.