Geléia de Amora

Amor amoras colhidas e congeladas, na Cozinha do Quintal

Este ano minha amoreira deu muito mais amora do que eu imaginava. Foi duro colher e muito se perdeu por causa das tempestades e ventos fortes. Infelizmente. 

O que deu para salvar, que foi quase 10 quilos, congelei depois de lavar e higienizar. Na semana passada, resolvi fazer uma parte das frutas como geléia, pois queria presentear alguns amigos queridos que vieram aqui em casa no sábado.


Não tem uma receita certa, nem verdades absolutas quando se trata de geléia. Acho que aos poucos vamos pegando o jeito próprio, o gosto pessoal. 

Não pesei. Fui no olho, vou passar as dicas do que eu fiz, com um resultado pra lá de bom. Primeiro separei as maiores, porque gosto de colocar algumas frutinhas inteiras no final do preparo para não ficar só a parte pastosa.

Amora orgânica. Se você plantar, vai ter =) Na Cozinha do Quintal


Depois, coloquei em uma panela grande (a de pressão de 6 litros deu certinho) em duas camadas: amoras, açúcar. Repeti. Usei açúcar cristal, mas já fiz com o comum e fica bom do mesmo jeito.



Deixei em fogo mínimo até descongelar e começar a derreter o açúcar. Depois, com o tempo, a mistura ferve. Vá misturando de vez em quando, mantendo sempre o fogo baixinho. Se quiser uma geléia bem transparente, é preciso tirar a espuma que se forma durante todo o cozimento, veja:


Como essa é uma geléia escura, não tem tanto problema. Se você for fazer com frutas claras, como pêssegos, pêras, maçãs, etc. fica muito mais bonito que a geléia tenha transparência.

Ferveu e cozinhou por uma hora. Reduziu, encorpou. Quase no fim desse tempo acrescentei uma xícara (de café) de suco de limão coado, para servir como conservante e para ajudar a liberar a pectina da própria amora, que é o que faz a geléia engrossar. Já tinha meus potes separados e prontos: você tem que lavar, secar e esterilizar no forno por 20 minutos. Os potes devem ser preenchidos enquanto ainda estão quentes, e a geléia também deve estar. Tampe imediatamente. Em alguns você vai ouvir um ploct da tampa, isso é o normal. Mas se não fizer o barulhinho, não tem problema.


Aguardei esfriar completamente antes de tirar do lugar e guardar. 
Coloquei algumas na geladeira, porque adoro uma geléia geladinha =)

Ficou linda e deliciosa.



Geléias são uma opção maravilhosa para presentear e para comer! Principalmente para as crianças, já que fazendo em casa não há conservantes, nem corantes, nem nada químico ou artificial, o que é ótimo!! E são muito fáceis de fazer, só precisa de carinho...


2 comentários:

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Estou com minha mãe internada, hoje é 24 de agosto de 2016. Graças a Deus ela já está aqui na minha casa, hoje é 10 de outubro! Estou respondendo os comentários aos poucos, então.. tenha paciência comigo rsrs. Obrigada!! Beijosssssssss



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Protetora da Cozinha do Quintal

Santa Clara

Santa Clara
Ilumine nosso caminho!

Ajude a FIC

Fraternidade Irmã Clara

Conheça uma casa especial
para crianças especiais!!

Blogs Brasil

Direitos Autorais

É proibido fazer cópias do conteúdo (imagens, textos, etc) da Cozinha do Quintal. Plágio (copiar) é crime previsto no artigo 184 do Código Penal Lei 9610.